17214
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 1º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Na Frente e atrás: vivenciando o conceito

Plano de aula de Geografia com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Propiciar situações nas quais as noções espaciais: frente-atrás sejam vivenciadas tendo o corpo como elemento de localização.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Aline Pereira Ramirez Barbosa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: E-mail, WhatsApp e celular ou tablet para gravação de vídeos

- Optativas: Google Meet e Google Docs

Valor trabalhado

- Cidadania

Apresentação do tema da aula (20 minutos)

Este plano de aula tem por objetivo que os alunos sejam capazes de elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência da Geografia, o que consta na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. O envio das atividades poderá ser realizado por meio de WhatsApp ou e-mail. Se você preferir, pode realizar a aula utilizando o Google Meet.

Envie o questionamento proposto na etapa de apresentação do plano original aos alunos por meio de áudio. Pergunte se eles já escutaram essas palavras e em quais momentos. Comente que este será o tema da aula e que participarão de diversos momentos nos quais os termos serão requisitados.

Contextualização (20 minutos)

Encaminhe a imagem que está na etapa de contextualização do plano original aos alunos. Permita que eles observem a cena e manifestem-se individualmente sobre o que estão vendo. Questione-os: quem provavelmente vencerá a corrida? Por quê? Você pode pedir que eles escrevam mensagens de texto ou enviem áudios.

É provável que os alunos respondam que o menino chegará primeiro. Questione o motivo para tal constatação. Possivelmente dirão que isso ocorrerá porque o garoto está à frente e a menina, atrás. Você também poderá apresentar uma imagem semelhante que retrate uma situação de pessoas em ordem, como numa corrida esportiva, numa fila etc. 

Problematização (50 minutos)

Envie o slide que está no plano original para a turma. Realize a problematização verbalmente, mostrando a imagem (grave um vídeo para esta etapa). Para auxiliá-los a pensar, solicite que alguns alunos descrevam a cena que estão visualizando. Eles devem enviar as mensagens por WhatsApp ou pela ferramenta que for adotada para a comunicação da classe.

Neste momento observe se os alunos usam os termos "frente", "atrás", "ao lado" etc., e se observam e descrevem a posição dos objetos presentes, como os livros. Em seguida, faça dois questionamentos:

- Quantas crianças estão sentadas à frente da professora?

- O que há atrás da professora?

Ação propositiva (60 minutos)

Esta atividade ocorrerá de forma assíncrona. Informe aos alunos que eles jogarão um tipo diferente de jogo de tabuleiro. Nesta brincadeira, o tabuleiro deverá ser algum cômodo da residência, as casas serão feitas com folhas de jornal e as peças serão eles próprios.

Oriente os alunos que formem duas fileiras com 10 folhas de jornal cada, dispostas de modo que fiquem com aproximadamente cinco centímetros de distância uma da outra. É muito importante que um adulto auxilie a criança em todas as etapas e que participe da brincadeira. Solicite que os jogadores lancem o dado. Quem tirar o número maior inicia o jogo.

Ao iniciar, o jogador deverá jogar o dado e andar para frente a quantidade de casas indicadas no lançamento. É importante enviar aos alunos algumas cartas que tragam informações como: "ande duas casas para trás", "ande uma casa para frente", "volte três casas para trás", "dê um comando para a dupla adversária", "avance duas casas para frente". Ao término, pergunte quais foram as dificuldades e as facilidades, bem como a direção que seguiam quando o comando indicava para frente e quando indicava para trás. Nesta etapa é necessário gravar um vídeo com todas as orientações e enviar o molde do dado, disponível aqui.

Sistematização (40 minutos)

Nesta etapa, peça que os alunos enviem um vídeo, áudio ou uma fotografia de um desenho sobre como foi organizado o tabuleiro com o auxílio de um familiar.

Convite às famílias

Professor, oriente que um adulto auxilie os alunos na confecção e organização da trilha. É imprescindível que a família esteja orientando a atividade, considerando que as crianças precisarão das coordenadas das cartas.

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO1_09UND01

(EF01GE09) Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Formas de representação e pensamento espacial do 1º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas