17142
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 1º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Representações gráficas e cartográficas

Plano de aula de Geografia com atividades para 1º ano do Fundamental sobre interpretar representações gráficas e cartográficas como elementos de localização.

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elaine Aparecida Paraguai

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF01GE08) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Caixa de papelão média para ser o baú - enfeite-a como quiser.

O tesouro deverá ser algo de valor simbólico, uma frase com elogio, uma imagem da turma etc. Recomenda-se evitar guloseimas, se for algo relacionado à alimentação, que sejam frutas ou algo saudável. Ficará à critério da professora ou professor a escolha.

Se desejar, para dar um toque ainda mais divertido à caça ao tesouro, você poderá imprimir chapéus e tapa-olhos para as crianças. Há um modelo disponível neste site:

http://coisinhasdakikaartesanato.blogspot.com/2017/02/especial-carnaval-chapeu-de-pirata-e.html

Material complementar:

Enigmas https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Ze4fhgAppShZNE6B9kD8FD8gaBYR8nr2cvfd6DsgfF2QX73sxYzS5t7n94pm/geo1-08und10-acao-propositiva-enigmas.pdf

Atividade de montagem do mapa final: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UhkuvZfheRkbbZpab6xvkPAQKFYtHFD7USxD9AWE8AJeeCVYd8gPxmHc3nWq/geo1-08und10-sistematizacao-atividade-de-montagem-do-mapa-final.pdf

Para você saber mais:

Jogos no espaço escolar e Alfabetização cartográfica:

http://docplayer.com.br/17508353-O-uso-de-jogos-no-processo-de-ensino-aprendizagem-na-geografia-escolar.html

Contextos prévios: Conhecer o ambiente escolar.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro se necessário. Pergunte às crianças o que imaginam que farão nessa aula: Que tesouro será esse? Quem deixou?

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Motive as crianças, dramatize a situação. Diga que o pirata esteve ali há muitos anos atrás, que precisava esconder o baú e queria que pessoas de bom coração o encontrassem. Para isso, deixou pistas espalhadas.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete as imagens ou imprima e afixe-as no quadro.Pergunte aos estudantes se sabem o que é e o que significam as imagens. Diga-lhes que o pirata Barba Ruiva usou uma espécie de código para levar ao tesouro. São adivinhas e símbolos como os hieróglifos (imagem da esquerda). Questione-os sobre o que podemos utilizar para encontrar um tesouro?

Depois de deixar as crianças pensarem, conte-as que a imagem da esquerda é um hieróglifo - escrita antiga dos egípcios. Eles utilizavam combinações de símbolos para escrever suas mensagens e que os códigos da esquerda foram utilizados pelo Barba Ruiva para espalhar as pistas.

Aproveite a dinâmica da atividade para trabalhar as relações projetivas (direita, esquerda).

Para saber mais:

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-significavam-os-hieroglifos-do-egito-antigo/

https://brasilescola.uol.com.br/historiag/hieroglifos-egipcios.htm

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 45 minutos

Orientações: As pistas/enigmas deverão estar distribuídas previamente pela escola nos locais que serão indicados. Você pode modificar o arquivo como quiser e achar necessário. Entregue também um alfabeto de símbolos para cada criança.

Verifique se as crianças estão interpretando os símbolos e figuras corretamente.

Material complementar:

Enigmas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Ze4fhgAppShZNE6B9kD8FD8gaBYR8nr2cvfd6DsgfF2QX73sxYzS5t7n94pm/geo1-08und10-acao-propositiva-enigmas.pdf

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Divida as crianças em grupos de 4 integrantes e entregue a primeira pista para todos os grupos. Eles deverão adivinhar e se encaminhar para o próximo espaço no qual encontrarão a próxima pista. Deixe pistas para todos os grupos, pois, todos deverão ser capazes de completar a tarefa no seu tempo.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Aqui os estudantes deverão ilustrar o percurso realizado. Verifique a capacidade de sequenciação das crianças bem como a capacidade de representação bidimensional dos espaços visitados.

Imprima a atividade para os estudantes, caso não seja possível, entregue-os folhas de papel A4 em branco e peça para ilustrarem o trajeto percorrido.

Material complementar:

Atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UhkuvZfheRkbbZpab6xvkPAQKFYtHFD7USxD9AWE8AJeeCVYd8gPxmHc3nWq/geo1-08und10-sistematizacao-atividade-de-montagem-do-mapa-final.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF01GE08) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Caixa de papelão média para ser o baú - enfeite-a como quiser.

O tesouro deverá ser algo de valor simbólico, uma frase com elogio, uma imagem da turma etc. Recomenda-se evitar guloseimas, se for algo relacionado à alimentação, que sejam frutas ou algo saudável. Ficará à critério da professora ou professor a escolha.

Se desejar, para dar um toque ainda mais divertido à caça ao tesouro, você poderá imprimir chapéus e tapa-olhos para as crianças. Há um modelo disponível neste site:

http://coisinhasdakikaartesanato.blogspot.com/2017/02/especial-carnaval-chapeu-de-pirata-e.html

Material complementar:

Enigmas https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Ze4fhgAppShZNE6B9kD8FD8gaBYR8nr2cvfd6DsgfF2QX73sxYzS5t7n94pm/geo1-08und10-acao-propositiva-enigmas.pdf

Atividade de montagem do mapa final: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UhkuvZfheRkbbZpab6xvkPAQKFYtHFD7USxD9AWE8AJeeCVYd8gPxmHc3nWq/geo1-08und10-sistematizacao-atividade-de-montagem-do-mapa-final.pdf

Para você saber mais:

Jogos no espaço escolar e Alfabetização cartográfica:

http://docplayer.com.br/17508353-O-uso-de-jogos-no-processo-de-ensino-aprendizagem-na-geografia-escolar.html

Contextos prévios: Conhecer o ambiente escolar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro se necessário. Pergunte às crianças o que imaginam que farão nessa aula: Que tesouro será esse? Quem deixou?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Motive as crianças, dramatize a situação. Diga que o pirata esteve ali há muitos anos atrás, que precisava esconder o baú e queria que pessoas de bom coração o encontrassem. Para isso, deixou pistas espalhadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete as imagens ou imprima e afixe-as no quadro.Pergunte aos estudantes se sabem o que é e o que significam as imagens. Diga-lhes que o pirata Barba Ruiva usou uma espécie de código para levar ao tesouro. São adivinhas e símbolos como os hieróglifos (imagem da esquerda). Questione-os sobre o que podemos utilizar para encontrar um tesouro?

Depois de deixar as crianças pensarem, conte-as que a imagem da esquerda é um hieróglifo - escrita antiga dos egípcios. Eles utilizavam combinações de símbolos para escrever suas mensagens e que os códigos da esquerda foram utilizados pelo Barba Ruiva para espalhar as pistas.

Aproveite a dinâmica da atividade para trabalhar as relações projetivas (direita, esquerda).

Para saber mais:

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-significavam-os-hieroglifos-do-egito-antigo/

https://brasilescola.uol.com.br/historiag/hieroglifos-egipcios.htm

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 45 minutos

Orientações: As pistas/enigmas deverão estar distribuídas previamente pela escola nos locais que serão indicados. Você pode modificar o arquivo como quiser e achar necessário. Entregue também um alfabeto de símbolos para cada criança.

Verifique se as crianças estão interpretando os símbolos e figuras corretamente.

Material complementar:

Enigmas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Ze4fhgAppShZNE6B9kD8FD8gaBYR8nr2cvfd6DsgfF2QX73sxYzS5t7n94pm/geo1-08und10-acao-propositiva-enigmas.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Divida as crianças em grupos de 4 integrantes e entregue a primeira pista para todos os grupos. Eles deverão adivinhar e se encaminhar para o próximo espaço no qual encontrarão a próxima pista. Deixe pistas para todos os grupos, pois, todos deverão ser capazes de completar a tarefa no seu tempo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Aqui os estudantes deverão ilustrar o percurso realizado. Verifique a capacidade de sequenciação das crianças bem como a capacidade de representação bidimensional dos espaços visitados.

Imprima a atividade para os estudantes, caso não seja possível, entregue-os folhas de papel A4 em branco e peça para ilustrarem o trajeto percorrido.

Material complementar:

Atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UhkuvZfheRkbbZpab6xvkPAQKFYtHFD7USxD9AWE8AJeeCVYd8gPxmHc3nWq/geo1-08und10-sistematizacao-atividade-de-montagem-do-mapa-final.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Formas de representação e pensamento espacial do 1º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01GE08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano