17103
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - Fontes renováveis de energia no Brasil

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre elencar as diferentes fontes renováveis de energia nas regiões do Brasil, identificando quais as mais utilizadas

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Luiza Mendes Gomes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE07, identificar os diferentes tipos de energia utilizados na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Atividades do plano e lápis de cor.

Material complementar:

Atividade da ação propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/z9QRYNznbpgvcvHg8wqTvvWKXNXEnJtPZmwDjBDcX4MBQ9jr4xGcSAtZd3Cq/geo5-07und01-atividade-da-acao-propositiva.pdf

Atividade da sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/A7MFKvACZGGVSRSau7ke3ShdKXD2abkSPUnJhzVVJXjeUmbAxGep7jk7kmRu/geo5-07und01-atividade-da-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

PENA, Rodolfo F. Alves; SOUSA, Rafaela. Fontes de energia. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/fontes-energia.htm>. Acesso em: 20 fev 2019.

REIS, Pedro. Fontes de energia renováveis e não-renováveis. Disponível em: <https://www.portal-energia.com/fontes-de-energia/>. Acesso em: 20 fev 2019.

Empresa de pesquisa energética. Disponível em: <http://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/dados-abertos>. Acesso em: 20 fev 2019.

Contextos prévios: Espera-se que o conceito e os tipos de fontes de energia renováveis já tenham sido trabalhados em sala de aula.

O conceito de fontes de energia renováveis usado neste plano será: fontes de energia que possuem a capacidade de serem repostas naturalmente, o que não significa que todas elas sejam inesgotáveis. E nem toda fonte renovável de energia é limpa, ou seja, está livre da emissão de poluentes ou de impactos ambientais em larga escala.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia o tema da aula com os alunos. Pergunte: “Vocês sabem me dizer o que são fontes renováveis de energia?”.

Para você saber mais:

PENA, Rodolfo F. Alves; SOUSA, Rafaela. Fontes de energia. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/fontes-energia.htm>. Acesso em: 20 fev 2019.

REIS, Pedro. Fontes de energia renováveis e não-renováveis. Disponível em: <https://www.portal-energia.com/fontes-de-energia/>. Acesso em: 20 fev 2019.

Empresa de pesquisa energética. Disponível em: <http://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/dados-abertos>. Acesso em: 20 fev 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia o slide com os alunos. Espere por respostas.

Se houver alguma fonte de energia renovável que os alunos desconhecem, esclareça o conceito:

Energia Hídrica- A energia da água dos rios que podem ser convertidas em energia eléctrica, como por exemplo as barragens;

Energia Eólica- A energia dos ventos que pode ser convertida em electricidade através de turbinas eólicas ou aerogeradores;

Energia Solar- A energia do Sol pode ser convertida em electricidade ou em calor, como por exemplo os painéis solares fotovoltaicos ou térmicos para aquecimento do ambiente ou de água;

Energia Geotérmica- A energia da terra pode ser convertida em calor para aquecimento do ambiente ou da água;

Energia das Marés- A energia da movimentação natural de subida e descida do nível das águas em um local.

Energia das Ondas- A energia da movimentação da águas de um local para outro.

Energia Biomassa- É a energia que se obtém durante a transformação de produtos de origem animal e vegetal para a produção de energia calorífica e elétrica. Na transformação de resíduos orgânicos é possível obter biocombustíveis, como o biogás e o biodiesel, por exemplo.

Como adequar à sua realidade: Se houver alguma usina que use fontes renováveis para gerar energia na sua região, use-a como exemplo.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia a pergunta com os alunos. Pergunte também:

  • Será que em todo o Brasil são usadas fontes de energia renováveis?
  • Será que em todo o Brasil as fontes de energia renováveis usadas são as mesmas?
  • Qual a importância de aumentar a utilização desse tipo de fontes de energia?

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Divida a turma em pelo menos 5 grupos, um para cada região do Brasil. Distribua as folhas da atividade da ação propositiva disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/z9QRYNznbpgvcvHg8wqTvvWKXNXEnJtPZmwDjBDcX4MBQ9jr4xGcSAtZd3Cq/geo5-07und01-atividade-da-acao-propositiva.pdf, entregue apenas as folhas que correpondem a cada região para cada grupo. Peça para os alunos realizarem a atividade.

A unidade usada nos gráficos é GWH, Gigawatts x hora.

Fonte dos dados dos gráficos: EPE Balanço Energético Nacional 2018

Para você saber mais:

PENA, Rodolfo F. Alves; SOUSA, Rafaela. Fontes de energia. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/fontes-energia.htm>. Acesso em: 20 fev 2019.

REIS, Pedro. Fontes de energia renováveis e não-renováveis. Disponível em: <https://www.portal-energia.com/fontes-de-energia/>. Acesso em: 20 fev 2019.

Empresa de pesquisa energética. Disponível em: <http://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/dados-abertos>. Acesso em: 20 fev 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Monte com os alunos, no quadro, uma legenda para o mapa que será gerado, escolham uma cor para cada fonte renovável de energia usada no Brasil (Energia Hídrica, Energia Eólica, Energia Solar, Energia Termo, Energia Biomassa e Energia Nuclear).

Entregue para cada grupo o mapa da sua região disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/A7MFKvACZGGVSRSau7ke3ShdKXD2abkSPUnJhzVVJXjeUmbAxGep7jk7kmRu/geo5-07und01-atividade-da-sistematizacao.pdf

Então com base na legenda do quadro, oriente os alunos a colorirem cada estado do mapa com a cor da MAIOR fonte renovável de energia, informação disponível nos gráficos da atividade da ação propositiva.

Após este momento, exponha, no quadro, todos os mapas coloridos para os alunos e pergunte:

  • Qual a fonte renovável de energia mais comum no Brasil?
  • Qual a fonte renovável de energia menos comum no Brasil?
  • Na nossa região qual a mais comum?
  • No nosso estado qual a mais comum?

Um exemplo de como os mapas podem ser organizados no quadro está disponível em https://educa.ibge.gov.br/images/vamoscontar/blog/2018_02_23_blog_marcia-muniz.jpg.

Para complementar a atividade, peça aos alunos para escreverem um parágrafo sobre as vantagens do usa da fonte de energia mais utilizada na região que analisou.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE07, identificar os diferentes tipos de energia utilizados na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Atividades do plano e lápis de cor.

Material complementar:

Atividade da ação propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/z9QRYNznbpgvcvHg8wqTvvWKXNXEnJtPZmwDjBDcX4MBQ9jr4xGcSAtZd3Cq/geo5-07und01-atividade-da-acao-propositiva.pdf

Atividade da sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/A7MFKvACZGGVSRSau7ke3ShdKXD2abkSPUnJhzVVJXjeUmbAxGep7jk7kmRu/geo5-07und01-atividade-da-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

PENA, Rodolfo F. Alves; SOUSA, Rafaela. Fontes de energia. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/fontes-energia.htm>. Acesso em: 20 fev 2019.

REIS, Pedro. Fontes de energia renováveis e não-renováveis. Disponível em: <https://www.portal-energia.com/fontes-de-energia/>. Acesso em: 20 fev 2019.

Empresa de pesquisa energética. Disponível em: <http://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/dados-abertos>. Acesso em: 20 fev 2019.

Contextos prévios: Espera-se que o conceito e os tipos de fontes de energia renováveis já tenham sido trabalhados em sala de aula.

O conceito de fontes de energia renováveis usado neste plano será: fontes de energia que possuem a capacidade de serem repostas naturalmente, o que não significa que todas elas sejam inesgotáveis. E nem toda fonte renovável de energia é limpa, ou seja, está livre da emissão de poluentes ou de impactos ambientais em larga escala.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia o tema da aula com os alunos. Pergunte: “Vocês sabem me dizer o que são fontes renováveis de energia?”.

Para você saber mais:

PENA, Rodolfo F. Alves; SOUSA, Rafaela. Fontes de energia. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/fontes-energia.htm>. Acesso em: 20 fev 2019.

REIS, Pedro. Fontes de energia renováveis e não-renováveis. Disponível em: <https://www.portal-energia.com/fontes-de-energia/>. Acesso em: 20 fev 2019.

Empresa de pesquisa energética. Disponível em: <http://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/dados-abertos>. Acesso em: 20 fev 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia o slide com os alunos. Espere por respostas.

Se houver alguma fonte de energia renovável que os alunos desconhecem, esclareça o conceito:

Energia Hídrica- A energia da água dos rios que podem ser convertidas em energia eléctrica, como por exemplo as barragens;

Energia Eólica- A energia dos ventos que pode ser convertida em electricidade através de turbinas eólicas ou aerogeradores;

Energia Solar- A energia do Sol pode ser convertida em electricidade ou em calor, como por exemplo os painéis solares fotovoltaicos ou térmicos para aquecimento do ambiente ou de água;

Energia Geotérmica- A energia da terra pode ser convertida em calor para aquecimento do ambiente ou da água;

Energia das Marés- A energia da movimentação natural de subida e descida do nível das águas em um local.

Energia das Ondas- A energia da movimentação da águas de um local para outro.

Energia Biomassa- É a energia que se obtém durante a transformação de produtos de origem animal e vegetal para a produção de energia calorífica e elétrica. Na transformação de resíduos orgânicos é possível obter biocombustíveis, como o biogás e o biodiesel, por exemplo.

Como adequar à sua realidade: Se houver alguma usina que use fontes renováveis para gerar energia na sua região, use-a como exemplo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia a pergunta com os alunos. Pergunte também:

  • Será que em todo o Brasil são usadas fontes de energia renováveis?
  • Será que em todo o Brasil as fontes de energia renováveis usadas são as mesmas?
  • Qual a importância de aumentar a utilização desse tipo de fontes de energia?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Divida a turma em pelo menos 5 grupos, um para cada região do Brasil. Distribua as folhas da atividade da ação propositiva disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/z9QRYNznbpgvcvHg8wqTvvWKXNXEnJtPZmwDjBDcX4MBQ9jr4xGcSAtZd3Cq/geo5-07und01-atividade-da-acao-propositiva.pdf, entregue apenas as folhas que correpondem a cada região para cada grupo. Peça para os alunos realizarem a atividade.

A unidade usada nos gráficos é GWH, Gigawatts x hora.

Fonte dos dados dos gráficos: EPE Balanço Energético Nacional 2018

Para você saber mais:

PENA, Rodolfo F. Alves; SOUSA, Rafaela. Fontes de energia. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/fontes-energia.htm>. Acesso em: 20 fev 2019.

REIS, Pedro. Fontes de energia renováveis e não-renováveis. Disponível em: <https://www.portal-energia.com/fontes-de-energia/>. Acesso em: 20 fev 2019.

Empresa de pesquisa energética. Disponível em: <http://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/dados-abertos>. Acesso em: 20 fev 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Monte com os alunos, no quadro, uma legenda para o mapa que será gerado, escolham uma cor para cada fonte renovável de energia usada no Brasil (Energia Hídrica, Energia Eólica, Energia Solar, Energia Termo, Energia Biomassa e Energia Nuclear).

Entregue para cada grupo o mapa da sua região disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/A7MFKvACZGGVSRSau7ke3ShdKXD2abkSPUnJhzVVJXjeUmbAxGep7jk7kmRu/geo5-07und01-atividade-da-sistematizacao.pdf

Então com base na legenda do quadro, oriente os alunos a colorirem cada estado do mapa com a cor da MAIOR fonte renovável de energia, informação disponível nos gráficos da atividade da ação propositiva.

Após este momento, exponha, no quadro, todos os mapas coloridos para os alunos e pergunte:

  • Qual a fonte renovável de energia mais comum no Brasil?
  • Qual a fonte renovável de energia menos comum no Brasil?
  • Na nossa região qual a mais comum?
  • No nosso estado qual a mais comum?

Um exemplo de como os mapas podem ser organizados no quadro está disponível em https://educa.ibge.gov.br/images/vamoscontar/blog/2018_02_23_blog_marcia-muniz.jpg.

Para complementar a atividade, peça aos alunos para escreverem um parágrafo sobre as vantagens do usa da fonte de energia mais utilizada na região que analisou.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 5º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05GE07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano