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Plano de aula > História > 6º ano > História: tempo, espaço e formas de registros

Plano de aula - Povos indígenas e a origem do homem

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre Povos indígenas e a origem do homem

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Aline Maria Lopes Moura

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI03 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: folhas de papel sulfite, textos, lápis de cor, quadro e pincel.

Material complementar:

Mito de origem Palikur

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/weWe5n53u75vk8jcDdMdbm3YDNsC3fXrJWj4mNNz4vZxY7GWhQEgG3mCZrar/his6-03und02-palikur.pdf

Mito de origem Wajapi

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4tTD9hSXMUxWfbhHvqnfaCkPkSBFzDnB6Ht6UNpk2y4zPu25Uc2Frdb9W5ps/his6-03und02-wajapi.pdf

Mito de origem Wayana

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FCB3xwFsjSxRdwpmMgxZh9Muu8UUYqYmkmpMEPWTyFJNcuAhFsB5XNqdU4Un/his6-03und02-wayana.pdf

Enquete

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/55nHwj8RvEC9eCrYUtPRpk5hbsrBeTZBbUVPqJAgh445CUBNe4u5Q5eZC4qQ/his6-03und02-enquete.pdf

Para você saber mais:

VIDAL, Lux Boelitz. Povos indígenas do baixo Oiapoque: O encontro das águas o encruzo dos saberes e a arte de viver. Disponível em : https://www.institutoiepe.org.br/media/livros/livro_povos_indigenas_do_oiapoque-baixa_resolucao.pdf. Acesso 20 de Jan de 2019.

SZMRECSÁNYI, Lúcia; KAHN, Marina. Mosikoa’y rã kõ: Plano de ação Wajãpi. Disponível em : https://www.institutoiepe.org.br/media/livros/plano_de_acao_wajapi.pdf. Acesso 19 de Jan de 2019.

ELIWE, Pampila; ORINO, Papeh. O livro da argila. Disponível em: https://acervo.socioambiental.org/sites/default/files/documents/0DL00003.pdf. Acesso 20 de Jan de 2019.

Iepé: Museu Kuhaí. Turé dos povos indígenas do Oiapoque. Disponível em: https://www.institutoiepe.org.br/media/livros/livro_ture_povos_oiapoque.pdf . Acesso 24 de Jan de 2019.

GALLOIS, Dominique Tilken; GRUPIONE Denise Fajardo.Povos indígenas no Amapá e norte do Pará: quem são, onde estão, quantos são, como vivem e o que pensam. Disponível em : https://www.institutoiepe.org.br/media/livros/livro_povos_indigenas_no_AP_e_N_do_PA.pdf. Acesso 15 de Jan de 2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. É extremamente importante começar a aula com apresentação do objetivo para que entendam que o foco da aula é compreender como alguns povos indígenas (Palikur, Wajãpi e Wayana) compreendem a origem do homem. Nessa etapa seja simples e direto. Evite muitas explicações para não comprometer o protagonismo do aluno nas etapas posteriores.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Organize a sala em duplas. Em seguida, apresente o comando indicado no slide escrevendo-o no quadro ou projetando-o. Os estudantes devem debater e expor suas respostas oralmente para o colega de dupla. Não é necessária produção escrita.

É provável que os alunos sintam dificuldades para responder, no entanto, não forneça respostas. A intenção desse questionamento é apenas levantar a curiosidade e confrontar o conhecimento prévio que eles possuem a respeito dos povos indígenas e assim propor uma enquete.

Eles devem perguntar para duas pessoas, podendo ser outros alunos, professores e demais funcionários da escola:

  • Você conhece alguma explicação sobre a origem do homem segundo algum povo indígena?

( ) SIM, Qual?: _______________________________________________ ( ) NÃO

Eles poderão transitar por toda a escola realizando a enquete. Ofereça um prazo de 5 minutos para o retorno à sala.

Sugestão: alunos com aparelhos telefônicos podem colocar um alarme para que retornem à sala no tempo previsto.

A enquete pode ser escrita no caderno ou impressa e distribuída aos alunos. Enquete disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/55nHwj8RvEC9eCrYUtPRpk5hbsrBeTZBbUVPqJAgh445CUBNe4u5Q5eZC4qQ/his6-03und02-enquete.pdf

Ao retornarem, escolha dois alunos para contabilizar o resultado da enquete de todas as duplas. Supervisione a contagem. Ao término exponha para a classe o resultado de pessoas que responderam sim/não e pergunte diretamente para a turma à qual conclusão chegaram. Escolha alguns estudantes para responderem ou deixe que eles se manifestem.

Se desejar, peça aos alunos que calculem o percentual do resultado.

Provavelmente poucas pessoas responderão sim. Dessa forma os alunos perceberão que o conhecimento sobre esse aspecto da cultura dos povos indígenas é frágil. Assim haverá um contexto para o aprofundamento da temática na problematização.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Organize a sala em duplas. Em seguida, apresente o comando indicado no slide escrevendo-o no quadro ou projetando-o. Os estudantes devem debater e expor suas respostas oralmente para o colega de dupla. Não é necessária produção escrita.

É provável que os alunos sintam dificuldades para responder, no entanto, não forneça respostas. A intenção desse questionamento é apenas levantar a curiosidade e confrontar o conhecimento prévio que eles possuem a respeito dos povos indígenas e assim propor uma enquete.

Eles devem perguntar para duas pessoas, podendo ser outros alunos, professores e demais funcionários da escola:

  • Você conhece alguma explicação sobre a origem do homem segundo algum povo indígena?

( ) SIM, Qual?: _______________________________________________ ( ) NÃO

Eles poderão transitar por toda a escola realizando a enquete. Ofereça um prazo de 5 minutos para o retorno à sala.

Sugestão: alunos com aparelhos telefônicos podem colocar um alarme para que retornem à sala no tempo previsto.

A enquete pode ser escrita no caderno ou impressa e distribuída aos alunos. Enquete disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/55nHwj8RvEC9eCrYUtPRpk5hbsrBeTZBbUVPqJAgh445CUBNe4u5Q5eZC4qQ/his6-03und02-enquete.pdf

Ao retornarem, escolha dois alunos para contabilizar o resultado da enquete de todas as duplas. Supervisione a contagem. Ao término exponha para a classe o resultado de pessoas que responderam sim/não e pergunte diretamente para a turma à qual conclusão chegaram. Escolha alguns estudantes para responderem ou deixe que eles se manifestem.

Se desejar, peça aos alunos que calculem o percentual do resultado.

Provavelmente poucas pessoas responderão sim. Dessa forma os alunos perceberão que o conhecimento sobre esse aspecto da cultura dos povos indígenas é frágil. Assim haverá um contexto para o aprofundamento da temática na problematização.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Apresente para os alunos os textos indicados. Eles podem estar impressos, projetados ou escritos no quadro.

textos disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/weWe5n53u75vk8jcDdMdbm3YDNsC3fXrJWj4mNNz4vZxY7GWhQEgG3mCZrar/his6-03und02-palikur.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4tTD9hSXMUxWfbhHvqnfaCkPkSBFzDnB6Ht6UNpk2y4zPu25Uc2Frdb9W5ps/his6-03und02-wajapi.pdf e https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FCB3xwFsjSxRdwpmMgxZh9Muu8UUYqYmkmpMEPWTyFJNcuAhFsB5XNqdU4Un/his6-03und02-wayana.pdf

Selecione 3 alunos para fazerem a leitura dos textos. Não é necessário desfazer as duplas. Em seguida, elas devem discutir e responder o questionamento proposto, registrando as respostas no caderno.

  • Estabeleçam diferenças e semelhanças entre as visões sobre a criação do homem apresentadas nos textos.

A expectativa é que respondam que, segundo o texto Palikur, o surgimento do homem está relacionado a água, ao mar. Espera-se que percebam que no texto Wajãpi a origem está ligada a um instrumento musical. No último o surgimento da mulher é a partir de mandioca, arumã e argila.

Possivelmente os estudantes ao estabelecerem as diferenciações irão descrever de maneira mais detalhada os aspectos presentes nos textos. No entanto, é importante que citem esses três acima, pois são os pontos principais.

Caso eles não cheguem às respostas esperadas peça que leiam com cuidado os textos e pergunte:

  • Segundo os Palikur, em qual lugar nasceu o primeiro homem?
  • Como foram criados os Wajãpi?
  • Segundo os Wayana, que material foi usado para a criação das primeiras mulheres ?

No que se refere a semelhança é esperado que os alunos citem que os seres humanos surgiram a partir de criações, seja de deuses ou heróis míticos.

Se a resposta deles não corresponder ao esperado pergunte :

Como os homens surgiram, segundo os textos?

Para finalizar escolha 3 representantes das duplas para fazerem a leitura das diferenciações e semelhanças que produziram.

Para você saber mais: Segue um breve glossário e indicações de materiais que poderão lhe oferecer um suporte maior para a compreensão dessa temática.

Glossário:

Atenção : Adicione este glossário no quadro para uma maior compreensão dos textos pelos alunos.

Wajãpi: Povo indígena que habita a terra Wajãpi (região situada entre os rios Oiapoque, Jari e Araguari, no Amapá). Falam a língua tupi-guarani.

Palikur: Povo indígena que habita a terra Uaça (porção norte do estado do Amapá) e em diferentes localidades da Guiana Francesa. Fazem parte da família linguística Aruak.

Wayana: Povo indígena que habita o parque do Tumucumaque e a terra Rio Paru d’Este (territórios situados nos estados do Pará e Amapá). Povo de língua Karib.

Turé: Ritual com danças e agradecimentos aos seres sobrenaturais.

Mani: Mandioca

Arumã: Planta que possui um colmo liso e reto. É muito utilizada para a produção de cestarias.

Referências:

VIDAL, Lux Boelitz. Povos indígenas do baixo Oiapoque: O encontro das águas o encruzo dos saberes e a arte de viver. Disponível em : https://www.institutoiepe.org.br/media/livros/livro_povos_indigenas_do_oiapoque-baixa_resolucao.pdf. Acesso 20 de Jan de 2019.

SZMRECSÁNYI, Lúcia; KAHN, Marina. Mosikoa’y rã kõ: Plano de ação Wajãpi. Disponível em : https://www.institutoiepe.org.br/media/livros/plano_de_acao_wajapi.pdf. Acesso 19 de Jan de 2019.

ELIWE, Pampila; ORINO, Papeh. O livro da argila. Disponível em: https://acervo.socioambiental.org/sites/default/files/documents/0DL00003.pdf. Acesso 20 de Jan de 2019.

Iepé: Museu Kuhaí.Turé dos povos indígenas do Oiapoque. Disponível em: https://www.institutoiepe.org.br/media/livros/livro_ture_povos_oiapoque.pdf . Acesso 24 de Jan de 2019.

GALLOIS, Dominique Tilken; GRUPIONE Denise Fajardo.Povos indígenas no Amapá e norte do Pará: quem são, onde estão, quantos são, como vivem e o que pensam. Disponível em : https://www.institutoiepe.org.br/media/livros/livro_povos_indigenas_no_AP_e_N_do_PA.pdf. Acesso 15 de Jan de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Apresente para os alunos os textos indicados. Eles podem estar impressos, projetados ou escritos no quadro.

textos disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/weWe5n53u75vk8jcDdMdbm3YDNsC3fXrJWj4mNNz4vZxY7GWhQEgG3mCZrar/his6-03und02-palikur.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4tTD9hSXMUxWfbhHvqnfaCkPkSBFzDnB6Ht6UNpk2y4zPu25Uc2Frdb9W5ps/his6-03und02-wajapi.pdf e https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FCB3xwFsjSxRdwpmMgxZh9Muu8UUYqYmkmpMEPWTyFJNcuAhFsB5XNqdU4Un/his6-03und02-wayana.pdf

Selecione 3 alunos para fazerem a leitura dos textos. Não é necessário desfazer as duplas. Em seguida, elas devem discutir e responder o questionamento proposto, registrando as respostas no caderno.

  • Estabeleçam diferenças e semelhanças entre as visões sobre a criação do homem apresentadas nos textos.

A expectativa é que respondam que, segundo o texto Palikur, o surgimento do homem está relacionado a água, ao mar. Espera-se que percebam que no texto Wajãpi a origem está ligada a um instrumento musical. No último o surgimento da mulher é a partir de mandioca, arumã e argila.

Possivelmente os estudantes ao estabelecerem as diferenciações irão descrever de maneira mais detalhada os aspectos presentes nos textos. No entanto, é importante que citem esses três acima, pois são os pontos principais.

Caso eles não cheguem às respostas esperadas peça que leiam com cuidado os textos e pergunte:

  • Segundo os Palikur, em qual lugar nasceu o primeiro homem?
  • Como foram criados os Wajãpi?
  • Segundo os Wayana, que material foi usado para a criação das primeiras mulheres ?

No que se refere a semelhança é esperado que os alunos citem que os seres humanos surgiram a partir de criações, seja de deuses ou heróis míticos.

Se a resposta deles não corresponder ao esperado pergunte :

Como os homens surgiram, segundo os textos?

Para finalizar escolha 3 representantes das duplas para fazerem a leitura das diferenciações e semelhanças que produziram.

Para você saber mais: Segue um breve glossário e indicações de materiais que poderão lhe oferecer um suporte maior para a compreensão dessa temática.

Glossário:

Atenção : Adicione este glossário no quadro para uma maior compreensão dos textos pelos alunos.

Wajãpi: Povo indígena que habita a terra Wajãpi (região situada entre os rios Oiapoque, Jari e Araguari, no Amapá). Falam a língua tupi-guarani.

Palikur: Povo indígena que habita a terra Uaça (porção norte do estado do Amapá) e em diferentes localidades da Guiana Francesa. Fazem parte da família linguística Aruak.

Wayana: Povo indígena que habita o parque do Tumucumaque e a terra Rio Paru d’Este (territórios situados nos estados do Pará e Amapá). Povo de língua Karib.

Turé: Ritual com danças e agradecimentos aos seres sobrenaturais.

Mani: Mandioca

Arumã: Planta que possui um colmo liso e reto. É muito utilizada para a produção de cestarias.

Referências:

VIDAL, Lux Boelitz. Povos indígenas do baixo Oiapoque: O encontro das águas o encruzo dos saberes e a arte de viver. Disponível em : https://www.institutoiepe.org.br/media/livros/livro_povos_indigenas_do_oiapoque-baixa_resolucao.pdf. Acesso 20 de Jan de 2019.

SZMRECSÁNYI, Lúcia; KAHN, Marina. Mosikoa’y rã kõ: Plano de ação Wajãpi. Disponível em : https://www.institutoiepe.org.br/media/livros/plano_de_acao_wajapi.pdf. Acesso 19 de Jan de 2019.

ELIWE, Pampila; ORINO, Papeh. O livro da argila. Disponível em: https://acervo.socioambiental.org/sites/default/files/documents/0DL00003.pdf. Acesso 20 de Jan de 2019.

Iepé: Museu Kuhaí.Turé dos povos indígenas do Oiapoque. Disponível em: https://www.institutoiepe.org.br/media/livros/livro_ture_povos_oiapoque.pdf . Acesso 24 de Jan de 2019.

GALLOIS, Dominique Tilken; GRUPIONE Denise Fajardo.Povos indígenas no Amapá e norte do Pará: quem são, onde estão, quantos são, como vivem e o que pensam. Disponível em : https://www.institutoiepe.org.br/media/livros/livro_povos_indigenas_no_AP_e_N_do_PA.pdf. Acesso 15 de Jan de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Apresente para os alunos os textos indicados. Eles podem estar impressos, projetados ou escritos no quadro.

textos disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/weWe5n53u75vk8jcDdMdbm3YDNsC3fXrJWj4mNNz4vZxY7GWhQEgG3mCZrar/his6-03und02-palikur.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4tTD9hSXMUxWfbhHvqnfaCkPkSBFzDnB6Ht6UNpk2y4zPu25Uc2Frdb9W5ps/his6-03und02-wajapi.pdf e https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FCB3xwFsjSxRdwpmMgxZh9Muu8UUYqYmkmpMEPWTyFJNcuAhFsB5XNqdU4Un/his6-03und02-wayana.pdf

Selecione 3 alunos para fazerem a leitura dos textos. Não é necessário desfazer as duplas. Em seguida, elas devem discutir e responder o questionamento proposto, registrando as respostas no caderno.

  • Estabeleçam diferenças e semelhanças entre as visões sobre a criação do homem apresentadas nos textos.

A expectativa é que respondam que, segundo o texto Palikur, o surgimento do homem está relacionado a água, ao mar. Espera-se que percebam que no texto Wajãpi a origem está ligada a um instrumento musical. No último o surgimento da mulher é a partir de mandioca, arumã e argila.

Possivelmente os estudantes ao estabelecerem as diferenciações irão descrever de maneira mais detalhada os aspectos presentes nos textos. No entanto, é importante que citem esses três acima, pois são os pontos principais.

Caso eles não cheguem às respostas esperadas peça que leiam com cuidado os textos e pergunte:

  • Segundo os Palikur, em qual lugar nasceu o primeiro homem?
  • Como foram criados os Wajãpi?
  • Segundo os Wayana, que material foi usado para a criação das primeiras mulheres ?

No que se refere a semelhança é esperado que os alunos citem que os seres humanos surgiram a partir de criações, seja de deuses ou heróis míticos.

Se a resposta deles não corresponder ao esperado pergunte :

Como os homens surgiram, segundo os textos?

Para finalizar escolha 3 representantes das duplas para fazerem a leitura das diferenciações e semelhanças que produziram.

Para você saber mais: Segue um breve glossário e indicações de materiais que poderão lhe oferecer um suporte maior para a compreensão dessa temática.

Glossário:

Atenção : Adicione este glossário no quadro para uma maior compreensão dos textos pelos alunos.

Wajãpi: Povo indígena que habita a terra Wajãpi (região situada entre os rios Oiapoque, Jari e Araguari, no Amapá). Falam a língua tupi-guarani.

Palikur: Povo indígena que habita a terra Uaça (porção norte do estado do Amapá) e em diferentes localidades da Guiana Francesa. Fazem parte da família linguística Aruak.

Wayana: Povo indígena que habita o parque do Tumucumaque e a terra Rio Paru d’Este (territórios situados nos estados do Pará e Amapá). Povo de língua Karib.

Turé: Ritual com danças e agradecimentos aos seres sobrenaturais.

Mani: Mandioca

Arumã: Planta que possui um colmo liso e reto. É muito utilizada para a produção de cestarias.

Referências:

VIDAL, Lux Boelitz. Povos indígenas do baixo Oiapoque: O encontro das águas o encruzo dos saberes e a arte de viver. Disponível em : https://www.institutoiepe.org.br/media/livros/livro_povos_indigenas_do_oiapoque-baixa_resolucao.pdf. Acesso 20 de Jan de 2019.

SZMRECSÁNYI, Lúcia; KAHN, Marina. Mosikoa’y rã kõ: Plano de ação Wajãpi. Disponível em : https://www.institutoiepe.org.br/media/livros/plano_de_acao_wajapi.pdf. Acesso 19 de Jan de 2019.

ELIWE, Pampila; ORINO, Papeh. O livro da argila. Disponível em: https://acervo.socioambiental.org/sites/default/files/documents/0DL00003.pdf. Acesso 20 de Jan de 2019.

Iepé: Museu Kuhaí.Turé dos povos indígenas do Oiapoque. Disponível em: https://www.institutoiepe.org.br/media/livros/livro_ture_povos_oiapoque.pdf . Acesso 24 de Jan de 2019.

GALLOIS, Dominique Tilken; GRUPIONE Denise Fajardo.Povos indígenas no Amapá e norte do Pará: quem são, onde estão, quantos são, como vivem e o que pensam. Disponível em : https://www.institutoiepe.org.br/media/livros/livro_povos_indigenas_no_AP_e_N_do_PA.pdf. Acesso 15 de Jan de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Apresente para os alunos os textos indicados. Eles podem estar impressos, projetados ou escritos no quadro.

textos disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/weWe5n53u75vk8jcDdMdbm3YDNsC3fXrJWj4mNNz4vZxY7GWhQEgG3mCZrar/his6-03und02-palikur.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4tTD9hSXMUxWfbhHvqnfaCkPkSBFzDnB6Ht6UNpk2y4zPu25Uc2Frdb9W5ps/his6-03und02-wajapi.pdf e https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FCB3xwFsjSxRdwpmMgxZh9Muu8UUYqYmkmpMEPWTyFJNcuAhFsB5XNqdU4Un/his6-03und02-wayana.pdf

Selecione 3 alunos para fazerem a leitura dos textos. Não é necessário desfazer as duplas. Em seguida, elas devem discutir e responder o questionamento proposto, registrando as respostas no caderno.

  • Estabeleçam diferenças e semelhanças entre as visões sobre a criação do homem apresentadas nos textos.

A expectativa é que respondam que, segundo o texto Palikur, o surgimento do homem está relacionado a água, ao mar. Espera-se que percebam que no texto Wajãpi a origem está ligada a um instrumento musical. No último o surgimento da mulher é a partir de mandioca, arumã e argila.

Possivelmente os estudantes ao estabelecerem as diferenciações irão descrever de maneira mais detalhada os aspectos presentes nos textos. No entanto, é importante que citem esses três acima, pois são os pontos principais.

Caso eles não cheguem às respostas esperadas peça que leiam com cuidado os textos e pergunte:

  • Segundo os Palikur, em qual lugar nasceu o primeiro homem?
  • Como foram criados os Wajãpi?
  • Segundo os Wayana, que material foi usado para a criação das primeiras mulheres ?

No que se refere a semelhança é esperado que os alunos citem que os seres humanos surgiram a partir de criações, seja de deuses ou heróis míticos.

Se a resposta deles não corresponder ao esperado pergunte :

Como os homens surgiram, segundo os textos?

Para finalizar escolha 3 representantes das duplas para fazerem a leitura das diferenciações e semelhanças que produziram.

Para você saber mais: Segue um breve glossário e indicações de materiais que poderão lhe oferecer um suporte maior para a compreensão dessa temática.

Glossário:

Atenção : Adicione este glossário no quadro para uma maior compreensão dos textos pelos alunos.

Wajãpi: Povo indígena que habita a terra Wajãpi (região situada entre os rios Oiapoque, Jari e Araguari, no Amapá). Falam a língua tupi-guarani.

Palikur: Povo indígena que habita a terra Uaça (porção norte do estado do Amapá) e em diferentes localidades da Guiana Francesa. Fazem parte da família linguística Aruak.

Wayana: Povo indígena que habita o parque do Tumucumaque e a terra Rio Paru d’Este (territórios situados nos estados do Pará e Amapá). Povo de língua Karib.

Turé: Ritual com danças e agradecimentos aos seres sobrenaturais.

Mani: Mandioca

Arumã: Planta que possui um colmo liso e reto. É muito utilizada para a produção de cestarias.

Referências:

VIDAL, Lux Boelitz. Povos indígenas do baixo Oiapoque: O encontro das águas o encruzo dos saberes e a arte de viver. Disponível em : https://www.institutoiepe.org.br/media/livros/livro_povos_indigenas_do_oiapoque-baixa_resolucao.pdf. Acesso 20 de Jan de 2019.

SZMRECSÁNYI, Lúcia; KAHN, Marina. Mosikoa’y rã kõ: Plano de ação Wajãpi. Disponível em : https://www.institutoiepe.org.br/media/livros/plano_de_acao_wajapi.pdf. Acesso 19 de Jan de 2019.

ELIWE, Pampila; ORINO, Papeh. O livro da argila. Disponível em: https://acervo.socioambiental.org/sites/default/files/documents/0DL00003.pdf. Acesso 20 de Jan de 2019.

Iepé: Museu Kuhaí.Turé dos povos indígenas do Oiapoque. Disponível em: https://www.institutoiepe.org.br/media/livros/livro_ture_povos_oiapoque.pdf . Acesso 24 de Jan de 2019.

GALLOIS, Dominique Tilken; GRUPIONE Denise Fajardo.Povos indígenas no Amapá e norte do Pará: quem são, onde estão, quantos são, como vivem e o que pensam. Disponível em : https://www.institutoiepe.org.br/media/livros/livro_povos_indigenas_no_AP_e_N_do_PA.pdf. Acesso 15 de Jan de 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: Os alunos, em duplas, deverão construir histórias em quadrinhos que serão doadas para a biblioteca ou sala de leitura da escola. Entregue folhas de papel sulfite e apresente o comando indicado no slide, que pode ser escrito, projetado ou simplesmente lido. Os alunos escolherão um dos textos abordados anteriormente e irão construir, com base na narrativa, uma história em quadrinhos. Eles devem criar uma capa e título para a história e poderão colorir.

Sugestão: Em uma próxima aula você pode promover um pequeno evento para a entrega das histórias à biblioteca ou sala de leitura , onde os estudantes falaram de sua experiência a respeito da enquete e produção da história. É importante haver também fala de agradecimento dos funcionários responsáveis por essas salas e até mesmo a leitura em conjunto de algumas histórias produzidas.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI03 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: folhas de papel sulfite, textos, lápis de cor, quadro e pincel.

Material complementar:

Mito de origem Palikur

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/weWe5n53u75vk8jcDdMdbm3YDNsC3fXrJWj4mNNz4vZxY7GWhQEgG3mCZrar/his6-03und02-palikur.pdf

Mito de origem Wajapi

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4tTD9hSXMUxWfbhHvqnfaCkPkSBFzDnB6Ht6UNpk2y4zPu25Uc2Frdb9W5ps/his6-03und02-wajapi.pdf

Mito de origem Wayana

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FCB3xwFsjSxRdwpmMgxZh9Muu8UUYqYmkmpMEPWTyFJNcuAhFsB5XNqdU4Un/his6-03und02-wayana.pdf

Enquete

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/55nHwj8RvEC9eCrYUtPRpk5hbsrBeTZBbUVPqJAgh445CUBNe4u5Q5eZC4qQ/his6-03und02-enquete.pdf

Para você saber mais:

VIDAL, Lux Boelitz. Povos indígenas do baixo Oiapoque: O encontro das águas o encruzo dos saberes e a arte de viver. Disponível em : https://www.institutoiepe.org.br/media/livros/livro_povos_indigenas_do_oiapoque-baixa_resolucao.pdf. Acesso 20 de Jan de 2019.

SZMRECSÁNYI, Lúcia; KAHN, Marina. Mosikoa’y rã kõ: Plano de ação Wajãpi. Disponível em : https://www.institutoiepe.org.br/media/livros/plano_de_acao_wajapi.pdf. Acesso 19 de Jan de 2019.

ELIWE, Pampila; ORINO, Papeh. O livro da argila. Disponível em: https://acervo.socioambiental.org/sites/default/files/documents/0DL00003.pdf. Acesso 20 de Jan de 2019.

Iepé: Museu Kuhaí. Turé dos povos indígenas do Oiapoque. Disponível em: https://www.institutoiepe.org.br/media/livros/livro_ture_povos_oiapoque.pdf . Acesso 24 de Jan de 2019.

GALLOIS, Dominique Tilken; GRUPIONE Denise Fajardo.Povos indígenas no Amapá e norte do Pará: quem são, onde estão, quantos são, como vivem e o que pensam. Disponível em : https://www.institutoiepe.org.br/media/livros/livro_povos_indigenas_no_AP_e_N_do_PA.pdf. Acesso 15 de Jan de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. É extremamente importante começar a aula com apresentação do objetivo para que entendam que o foco da aula é compreender como alguns povos indígenas (Palikur, Wajãpi e Wayana) compreendem a origem do homem. Nessa etapa seja simples e direto. Evite muitas explicações para não comprometer o protagonismo do aluno nas etapas posteriores.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Organize a sala em duplas. Em seguida, apresente o comando indicado no slide escrevendo-o no quadro ou projetando-o. Os estudantes devem debater e expor suas respostas oralmente para o colega de dupla. Não é necessária produção escrita.

É provável que os alunos sintam dificuldades para responder, no entanto, não forneça respostas. A intenção desse questionamento é apenas levantar a curiosidade e confrontar o conhecimento prévio que eles possuem a respeito dos povos indígenas e assim propor uma enquete.

Eles devem perguntar para duas pessoas, podendo ser outros alunos, professores e demais funcionários da escola:

  • Você conhece alguma explicação sobre a origem do homem segundo algum povo indígena?

( ) SIM, Qual?: _______________________________________________ ( ) NÃO

Eles poderão transitar por toda a escola realizando a enquete. Ofereça um prazo de 5 minutos para o retorno à sala.

Sugestão: alunos com aparelhos telefônicos podem colocar um alarme para que retornem à sala no tempo previsto.

A enquete pode ser escrita no caderno ou impressa e distribuída aos alunos. Enquete disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/55nHwj8RvEC9eCrYUtPRpk5hbsrBeTZBbUVPqJAgh445CUBNe4u5Q5eZC4qQ/his6-03und02-enquete.pdf

Ao retornarem, escolha dois alunos para contabilizar o resultado da enquete de todas as duplas. Supervisione a contagem. Ao término exponha para a classe o resultado de pessoas que responderam sim/não e pergunte diretamente para a turma à qual conclusão chegaram. Escolha alguns estudantes para responderem ou deixe que eles se manifestem.

Se desejar, peça aos alunos que calculem o percentual do resultado.

Provavelmente poucas pessoas responderão sim. Dessa forma os alunos perceberão que o conhecimento sobre esse aspecto da cultura dos povos indígenas é frágil. Assim haverá um contexto para o aprofundamento da temática na problematização.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Organize a sala em duplas. Em seguida, apresente o comando indicado no slide escrevendo-o no quadro ou projetando-o. Os estudantes devem debater e expor suas respostas oralmente para o colega de dupla. Não é necessária produção escrita.

É provável que os alunos sintam dificuldades para responder, no entanto, não forneça respostas. A intenção desse questionamento é apenas levantar a curiosidade e confrontar o conhecimento prévio que eles possuem a respeito dos povos indígenas e assim propor uma enquete.

Eles devem perguntar para duas pessoas, podendo ser outros alunos, professores e demais funcionários da escola:

  • Você conhece alguma explicação sobre a origem do homem segundo algum povo indígena?

( ) SIM, Qual?: _______________________________________________ ( ) NÃO

Eles poderão transitar por toda a escola realizando a enquete. Ofereça um prazo de 5 minutos para o retorno à sala.

Sugestão: alunos com aparelhos telefônicos podem colocar um alarme para que retornem à sala no tempo previsto.

A enquete pode ser escrita no caderno ou impressa e distribuída aos alunos. Enquete disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/55nHwj8RvEC9eCrYUtPRpk5hbsrBeTZBbUVPqJAgh445CUBNe4u5Q5eZC4qQ/his6-03und02-enquete.pdf

Ao retornarem, escolha dois alunos para contabilizar o resultado da enquete de todas as duplas. Supervisione a contagem. Ao término exponha para a classe o resultado de pessoas que responderam sim/não e pergunte diretamente para a turma à qual conclusão chegaram. Escolha alguns estudantes para responderem ou deixe que eles se manifestem.

Se desejar, peça aos alunos que calculem o percentual do resultado.

Provavelmente poucas pessoas responderão sim. Dessa forma os alunos perceberão que o conhecimento sobre esse aspecto da cultura dos povos indígenas é frágil. Assim haverá um contexto para o aprofundamento da temática na problematização.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Apresente para os alunos os textos indicados. Eles podem estar impressos, projetados ou escritos no quadro.

textos disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/weWe5n53u75vk8jcDdMdbm3YDNsC3fXrJWj4mNNz4vZxY7GWhQEgG3mCZrar/his6-03und02-palikur.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4tTD9hSXMUxWfbhHvqnfaCkPkSBFzDnB6Ht6UNpk2y4zPu25Uc2Frdb9W5ps/his6-03und02-wajapi.pdf e https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FCB3xwFsjSxRdwpmMgxZh9Muu8UUYqYmkmpMEPWTyFJNcuAhFsB5XNqdU4Un/his6-03und02-wayana.pdf

Selecione 3 alunos para fazerem a leitura dos textos. Não é necessário desfazer as duplas. Em seguida, elas devem discutir e responder o questionamento proposto, registrando as respostas no caderno.

  • Estabeleçam diferenças e semelhanças entre as visões sobre a criação do homem apresentadas nos textos.

A expectativa é que respondam que, segundo o texto Palikur, o surgimento do homem está relacionado a água, ao mar. Espera-se que percebam que no texto Wajãpi a origem está ligada a um instrumento musical. No último o surgimento da mulher é a partir de mandioca, arumã e argila.

Possivelmente os estudantes ao estabelecerem as diferenciações irão descrever de maneira mais detalhada os aspectos presentes nos textos. No entanto, é importante que citem esses três acima, pois são os pontos principais.

Caso eles não cheguem às respostas esperadas peça que leiam com cuidado os textos e pergunte:

  • Segundo os Palikur, em qual lugar nasceu o primeiro homem?
  • Como foram criados os Wajãpi?
  • Segundo os Wayana, que material foi usado para a criação das primeiras mulheres ?

No que se refere a semelhança é esperado que os alunos citem que os seres humanos surgiram a partir de criações, seja de deuses ou heróis míticos.

Se a resposta deles não corresponder ao esperado pergunte :

Como os homens surgiram, segundo os textos?

Para finalizar escolha 3 representantes das duplas para fazerem a leitura das diferenciações e semelhanças que produziram.

Para você saber mais: Segue um breve glossário e indicações de materiais que poderão lhe oferecer um suporte maior para a compreensão dessa temática.

Glossário:

Atenção : Adicione este glossário no quadro para uma maior compreensão dos textos pelos alunos.

Wajãpi: Povo indígena que habita a terra Wajãpi (região situada entre os rios Oiapoque, Jari e Araguari, no Amapá). Falam a língua tupi-guarani.

Palikur: Povo indígena que habita a terra Uaça (porção norte do estado do Amapá) e em diferentes localidades da Guiana Francesa. Fazem parte da família linguística Aruak.

Wayana: Povo indígena que habita o parque do Tumucumaque e a terra Rio Paru d’Este (territórios situados nos estados do Pará e Amapá). Povo de língua Karib.

Turé: Ritual com danças e agradecimentos aos seres sobrenaturais.

Mani: Mandioca

Arumã: Planta que possui um colmo liso e reto. É muito utilizada para a produção de cestarias.

Referências:

VIDAL, Lux Boelitz. Povos indígenas do baixo Oiapoque: O encontro das águas o encruzo dos saberes e a arte de viver. Disponível em : https://www.institutoiepe.org.br/media/livros/livro_povos_indigenas_do_oiapoque-baixa_resolucao.pdf. Acesso 20 de Jan de 2019.

SZMRECSÁNYI, Lúcia; KAHN, Marina. Mosikoa’y rã kõ: Plano de ação Wajãpi. Disponível em : https://www.institutoiepe.org.br/media/livros/plano_de_acao_wajapi.pdf. Acesso 19 de Jan de 2019.

ELIWE, Pampila; ORINO, Papeh. O livro da argila. Disponível em: https://acervo.socioambiental.org/sites/default/files/documents/0DL00003.pdf. Acesso 20 de Jan de 2019.

Iepé: Museu Kuhaí.Turé dos povos indígenas do Oiapoque. Disponível em: https://www.institutoiepe.org.br/media/livros/livro_ture_povos_oiapoque.pdf . Acesso 24 de Jan de 2019.

GALLOIS, Dominique Tilken; GRUPIONE Denise Fajardo.Povos indígenas no Amapá e norte do Pará: quem são, onde estão, quantos são, como vivem e o que pensam. Disponível em : https://www.institutoiepe.org.br/media/livros/livro_povos_indigenas_no_AP_e_N_do_PA.pdf. Acesso 15 de Jan de 2019.

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Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Apresente para os alunos os textos indicados. Eles podem estar impressos, projetados ou escritos no quadro.

textos disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/weWe5n53u75vk8jcDdMdbm3YDNsC3fXrJWj4mNNz4vZxY7GWhQEgG3mCZrar/his6-03und02-palikur.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4tTD9hSXMUxWfbhHvqnfaCkPkSBFzDnB6Ht6UNpk2y4zPu25Uc2Frdb9W5ps/his6-03und02-wajapi.pdf e https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FCB3xwFsjSxRdwpmMgxZh9Muu8UUYqYmkmpMEPWTyFJNcuAhFsB5XNqdU4Un/his6-03und02-wayana.pdf

Selecione 3 alunos para fazerem a leitura dos textos. Não é necessário desfazer as duplas. Em seguida, elas devem discutir e responder o questionamento proposto, registrando as respostas no caderno.

  • Estabeleçam diferenças e semelhanças entre as visões sobre a criação do homem apresentadas nos textos.

A expectativa é que respondam que, segundo o texto Palikur, o surgimento do homem está relacionado a água, ao mar. Espera-se que percebam que no texto Wajãpi a origem está ligada a um instrumento musical. No último o surgimento da mulher é a partir de mandioca, arumã e argila.

Possivelmente os estudantes ao estabelecerem as diferenciações irão descrever de maneira mais detalhada os aspectos presentes nos textos. No entanto, é importante que citem esses três acima, pois são os pontos principais.

Caso eles não cheguem às respostas esperadas peça que leiam com cuidado os textos e pergunte:

  • Segundo os Palikur, em qual lugar nasceu o primeiro homem?
  • Como foram criados os Wajãpi?
  • Segundo os Wayana, que material foi usado para a criação das primeiras mulheres ?

No que se refere a semelhança é esperado que os alunos citem que os seres humanos surgiram a partir de criações, seja de deuses ou heróis míticos.

Se a resposta deles não corresponder ao esperado pergunte :

Como os homens surgiram, segundo os textos?

Para finalizar escolha 3 representantes das duplas para fazerem a leitura das diferenciações e semelhanças que produziram.

Para você saber mais: Segue um breve glossário e indicações de materiais que poderão lhe oferecer um suporte maior para a compreensão dessa temática.

Glossário:

Atenção : Adicione este glossário no quadro para uma maior compreensão dos textos pelos alunos.

Wajãpi: Povo indígena que habita a terra Wajãpi (região situada entre os rios Oiapoque, Jari e Araguari, no Amapá). Falam a língua tupi-guarani.

Palikur: Povo indígena que habita a terra Uaça (porção norte do estado do Amapá) e em diferentes localidades da Guiana Francesa. Fazem parte da família linguística Aruak.

Wayana: Povo indígena que habita o parque do Tumucumaque e a terra Rio Paru d’Este (territórios situados nos estados do Pará e Amapá). Povo de língua Karib.

Turé: Ritual com danças e agradecimentos aos seres sobrenaturais.

Mani: Mandioca

Arumã: Planta que possui um colmo liso e reto. É muito utilizada para a produção de cestarias.

Referências:

VIDAL, Lux Boelitz. Povos indígenas do baixo Oiapoque: O encontro das águas o encruzo dos saberes e a arte de viver. Disponível em : https://www.institutoiepe.org.br/media/livros/livro_povos_indigenas_do_oiapoque-baixa_resolucao.pdf. Acesso 20 de Jan de 2019.

SZMRECSÁNYI, Lúcia; KAHN, Marina. Mosikoa’y rã kõ: Plano de ação Wajãpi. Disponível em : https://www.institutoiepe.org.br/media/livros/plano_de_acao_wajapi.pdf. Acesso 19 de Jan de 2019.

ELIWE, Pampila; ORINO, Papeh. O livro da argila. Disponível em: https://acervo.socioambiental.org/sites/default/files/documents/0DL00003.pdf. Acesso 20 de Jan de 2019.

Iepé: Museu Kuhaí.Turé dos povos indígenas do Oiapoque. Disponível em: https://www.institutoiepe.org.br/media/livros/livro_ture_povos_oiapoque.pdf . Acesso 24 de Jan de 2019.

GALLOIS, Dominique Tilken; GRUPIONE Denise Fajardo.Povos indígenas no Amapá e norte do Pará: quem são, onde estão, quantos são, como vivem e o que pensam. Disponível em : https://www.institutoiepe.org.br/media/livros/livro_povos_indigenas_no_AP_e_N_do_PA.pdf. Acesso 15 de Jan de 2019.

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Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Apresente para os alunos os textos indicados. Eles podem estar impressos, projetados ou escritos no quadro.

textos disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/weWe5n53u75vk8jcDdMdbm3YDNsC3fXrJWj4mNNz4vZxY7GWhQEgG3mCZrar/his6-03und02-palikur.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4tTD9hSXMUxWfbhHvqnfaCkPkSBFzDnB6Ht6UNpk2y4zPu25Uc2Frdb9W5ps/his6-03und02-wajapi.pdf e https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FCB3xwFsjSxRdwpmMgxZh9Muu8UUYqYmkmpMEPWTyFJNcuAhFsB5XNqdU4Un/his6-03und02-wayana.pdf

Selecione 3 alunos para fazerem a leitura dos textos. Não é necessário desfazer as duplas. Em seguida, elas devem discutir e responder o questionamento proposto, registrando as respostas no caderno.

  • Estabeleçam diferenças e semelhanças entre as visões sobre a criação do homem apresentadas nos textos.

A expectativa é que respondam que, segundo o texto Palikur, o surgimento do homem está relacionado a água, ao mar. Espera-se que percebam que no texto Wajãpi a origem está ligada a um instrumento musical. No último o surgimento da mulher é a partir de mandioca, arumã e argila.

Possivelmente os estudantes ao estabelecerem as diferenciações irão descrever de maneira mais detalhada os aspectos presentes nos textos. No entanto, é importante que citem esses três acima, pois são os pontos principais.

Caso eles não cheguem às respostas esperadas peça que leiam com cuidado os textos e pergunte:

  • Segundo os Palikur, em qual lugar nasceu o primeiro homem?
  • Como foram criados os Wajãpi?
  • Segundo os Wayana, que material foi usado para a criação das primeiras mulheres ?

No que se refere a semelhança é esperado que os alunos citem que os seres humanos surgiram a partir de criações, seja de deuses ou heróis míticos.

Se a resposta deles não corresponder ao esperado pergunte :

Como os homens surgiram, segundo os textos?

Para finalizar escolha 3 representantes das duplas para fazerem a leitura das diferenciações e semelhanças que produziram.

Para você saber mais: Segue um breve glossário e indicações de materiais que poderão lhe oferecer um suporte maior para a compreensão dessa temática.

Glossário:

Atenção : Adicione este glossário no quadro para uma maior compreensão dos textos pelos alunos.

Wajãpi: Povo indígena que habita a terra Wajãpi (região situada entre os rios Oiapoque, Jari e Araguari, no Amapá). Falam a língua tupi-guarani.

Palikur: Povo indígena que habita a terra Uaça (porção norte do estado do Amapá) e em diferentes localidades da Guiana Francesa. Fazem parte da família linguística Aruak.

Wayana: Povo indígena que habita o parque do Tumucumaque e a terra Rio Paru d’Este (territórios situados nos estados do Pará e Amapá). Povo de língua Karib.

Turé: Ritual com danças e agradecimentos aos seres sobrenaturais.

Mani: Mandioca

Arumã: Planta que possui um colmo liso e reto. É muito utilizada para a produção de cestarias.

Referências:

VIDAL, Lux Boelitz. Povos indígenas do baixo Oiapoque: O encontro das águas o encruzo dos saberes e a arte de viver. Disponível em : https://www.institutoiepe.org.br/media/livros/livro_povos_indigenas_do_oiapoque-baixa_resolucao.pdf. Acesso 20 de Jan de 2019.

SZMRECSÁNYI, Lúcia; KAHN, Marina. Mosikoa’y rã kõ: Plano de ação Wajãpi. Disponível em : https://www.institutoiepe.org.br/media/livros/plano_de_acao_wajapi.pdf. Acesso 19 de Jan de 2019.

ELIWE, Pampila; ORINO, Papeh. O livro da argila. Disponível em: https://acervo.socioambiental.org/sites/default/files/documents/0DL00003.pdf. Acesso 20 de Jan de 2019.

Iepé: Museu Kuhaí.Turé dos povos indígenas do Oiapoque. Disponível em: https://www.institutoiepe.org.br/media/livros/livro_ture_povos_oiapoque.pdf . Acesso 24 de Jan de 2019.

GALLOIS, Dominique Tilken; GRUPIONE Denise Fajardo.Povos indígenas no Amapá e norte do Pará: quem são, onde estão, quantos são, como vivem e o que pensam. Disponível em : https://www.institutoiepe.org.br/media/livros/livro_povos_indigenas_no_AP_e_N_do_PA.pdf. Acesso 15 de Jan de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Apresente para os alunos os textos indicados. Eles podem estar impressos, projetados ou escritos no quadro.

textos disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/weWe5n53u75vk8jcDdMdbm3YDNsC3fXrJWj4mNNz4vZxY7GWhQEgG3mCZrar/his6-03und02-palikur.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4tTD9hSXMUxWfbhHvqnfaCkPkSBFzDnB6Ht6UNpk2y4zPu25Uc2Frdb9W5ps/his6-03und02-wajapi.pdf e https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FCB3xwFsjSxRdwpmMgxZh9Muu8UUYqYmkmpMEPWTyFJNcuAhFsB5XNqdU4Un/his6-03und02-wayana.pdf

Selecione 3 alunos para fazerem a leitura dos textos. Não é necessário desfazer as duplas. Em seguida, elas devem discutir e responder o questionamento proposto, registrando as respostas no caderno.

  • Estabeleçam diferenças e semelhanças entre as visões sobre a criação do homem apresentadas nos textos.

A expectativa é que respondam que, segundo o texto Palikur, o surgimento do homem está relacionado a água, ao mar. Espera-se que percebam que no texto Wajãpi a origem está ligada a um instrumento musical. No último o surgimento da mulher é a partir de mandioca, arumã e argila.

Possivelmente os estudantes ao estabelecerem as diferenciações irão descrever de maneira mais detalhada os aspectos presentes nos textos. No entanto, é importante que citem esses três acima, pois são os pontos principais.

Caso eles não cheguem às respostas esperadas peça que leiam com cuidado os textos e pergunte:

  • Segundo os Palikur, em qual lugar nasceu o primeiro homem?
  • Como foram criados os Wajãpi?
  • Segundo os Wayana, que material foi usado para a criação das primeiras mulheres ?

No que se refere a semelhança é esperado que os alunos citem que os seres humanos surgiram a partir de criações, seja de deuses ou heróis míticos.

Se a resposta deles não corresponder ao esperado pergunte :

Como os homens surgiram, segundo os textos?

Para finalizar escolha 3 representantes das duplas para fazerem a leitura das diferenciações e semelhanças que produziram.

Para você saber mais: Segue um breve glossário e indicações de materiais que poderão lhe oferecer um suporte maior para a compreensão dessa temática.

Glossário:

Atenção : Adicione este glossário no quadro para uma maior compreensão dos textos pelos alunos.

Wajãpi: Povo indígena que habita a terra Wajãpi (região situada entre os rios Oiapoque, Jari e Araguari, no Amapá). Falam a língua tupi-guarani.

Palikur: Povo indígena que habita a terra Uaça (porção norte do estado do Amapá) e em diferentes localidades da Guiana Francesa. Fazem parte da família linguística Aruak.

Wayana: Povo indígena que habita o parque do Tumucumaque e a terra Rio Paru d’Este (territórios situados nos estados do Pará e Amapá). Povo de língua Karib.

Turé: Ritual com danças e agradecimentos aos seres sobrenaturais.

Mani: Mandioca

Arumã: Planta que possui um colmo liso e reto. É muito utilizada para a produção de cestarias.

Referências:

VIDAL, Lux Boelitz. Povos indígenas do baixo Oiapoque: O encontro das águas o encruzo dos saberes e a arte de viver. Disponível em : https://www.institutoiepe.org.br/media/livros/livro_povos_indigenas_do_oiapoque-baixa_resolucao.pdf. Acesso 20 de Jan de 2019.

SZMRECSÁNYI, Lúcia; KAHN, Marina. Mosikoa’y rã kõ: Plano de ação Wajãpi. Disponível em : https://www.institutoiepe.org.br/media/livros/plano_de_acao_wajapi.pdf. Acesso 19 de Jan de 2019.

ELIWE, Pampila; ORINO, Papeh. O livro da argila. Disponível em: https://acervo.socioambiental.org/sites/default/files/documents/0DL00003.pdf. Acesso 20 de Jan de 2019.

Iepé: Museu Kuhaí.Turé dos povos indígenas do Oiapoque. Disponível em: https://www.institutoiepe.org.br/media/livros/livro_ture_povos_oiapoque.pdf . Acesso 24 de Jan de 2019.

GALLOIS, Dominique Tilken; GRUPIONE Denise Fajardo.Povos indígenas no Amapá e norte do Pará: quem são, onde estão, quantos são, como vivem e o que pensam. Disponível em : https://www.institutoiepe.org.br/media/livros/livro_povos_indigenas_no_AP_e_N_do_PA.pdf. Acesso 15 de Jan de 2019.

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Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: Os alunos, em duplas, deverão construir histórias em quadrinhos que serão doadas para a biblioteca ou sala de leitura da escola. Entregue folhas de papel sulfite e apresente o comando indicado no slide, que pode ser escrito, projetado ou simplesmente lido. Os alunos escolherão um dos textos abordados anteriormente e irão construir, com base na narrativa, uma história em quadrinhos. Eles devem criar uma capa e título para a história e poderão colorir.

Sugestão: Em uma próxima aula você pode promover um pequeno evento para a entrega das histórias à biblioteca ou sala de leitura , onde os estudantes falaram de sua experiência a respeito da enquete e produção da história. É importante haver também fala de agradecimento dos funcionários responsáveis por essas salas e até mesmo a leitura em conjunto de algumas histórias produzidas.

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