Plano de Aula

Plano de aula: Criacionismo e Evolucionismo

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Surgimento da espécie humana

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI03 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: imagens, quadro, pincel e acessórios teatrais.

Material complementar:

Imagem 01- Criacionismo

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nTHxFnVyY7XJCczDrP5DdHgTNGwSqnNwx3dFdrmUPWxDnFPFcYjnRgg3DJz2/his6-03und05-criacionismo.pdf

Imagem 02- Evolucionismo

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9SN3cn2BncDKfMSR9MqUEj2hZzVWBJ9dBaEqMh5sPUxqSDk4yzSWtZgYataD/his6-03und05-evolucionismo.pdf

Funções de personagens- Júri simulado

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8hNk25bhcrzYgrS2U3PHy9A429kk94hujqeutyzkdzqW5dxGktG6QQ2apDS6/his6-03und05-funcoes-juri-simulado.pdf

Modelo de ficha avaliativa

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HXfutRVNmTyFJaw7AGvH2AgD4vVSQapgrwADJpk2UtRhaAJ8nJzUdeWrjF4j/his6-03und05-ficha-de-avaliacao.pdf

Para você saber mais:

SILVA, Ricardo Fernandes; PIGNATA, Maria Isabel Barnez. Charles Darwin e a teoria da evolução. Disponível em : https://www.cepae.ufg.br/up/80/o/TCEM2014-Biologia-RicardoFernandesSilva.pdf. Acesso 03 de fev de 2019.

CRUZ, Marcelo Silveira da. Mitos-suas origens e sua importância para o homem contemporâneo. Disponível em : http://ecsbdefesa.com.br/fts/MITOS.pdf. Acesso 30 de Jan de 2019.

A criação de Adão. Europeana Collections. Disponível em : https://www.europeana.eu/portal/pt/record/9200579/vuzbn6pn.html?q=Michelangelo#dcId=1549720352559&p=26. Acesso 09 de Fev de 2019.

PINTO, Tales dos Santos. Evolucionismo; Mundo Educação. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/evolucionismo.htm. Acesso 05 de mar de 2019.

SOUSA, Rainer Gonçalves. A evolução do homem; Mundo Educação. Disponível em:

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/a-evolucao-homem.htm. Acesso 04 de mar de 2019.

FERREIRA, Fabricio Alves. Design Inteligente; Brasil Escola. Disponível em : https://brasilescola.uol.com.br/biologia/design-inteligente.htm. Acesso 07 de mar de 2019.

SOUSA, Rainer Gonçalves. Criacionismo; Mundo Educação. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/criacionismo.htm. Acesso 07 de mar de 2019.

FAITANIN, Paulo. Michael Behe: Intelligent Design. Disponível em: http://www.aquinate.com.br/wp-content/uploads/2016/11/02-Michael-Behe-revisado.pdf. Acesso 07 de mar de 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. É extremamente importante começar a aula com apresentação do objetivo para que entendam que o foco da aula é contrapor as afirmações evolucionistas com as criacionistas.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO