Criacionismo
Plano de Aula
Plano de aula: Criacionismo e Evolucionismo
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Surgimento da espécie humana
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI03 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: imagens, quadro, pincel e acessórios teatrais.
Material complementar:
Imagem 01- Criacionismo
Imagem 02- Evolucionismo
Funções de personagens- Júri simulado
Modelo de ficha avaliativa
Para você saber mais:
SILVA, Ricardo Fernandes; PIGNATA, Maria Isabel Barnez. Charles Darwin e a teoria da evolução. Disponível em : https://www.cepae.ufg.br/up/80/o/TCEM2014-Biologia-RicardoFernandesSilva.pdf. Acesso 03 de fev de 2019.
CRUZ, Marcelo Silveira da. Mitos-suas origens e sua importância para o homem contemporâneo. Disponível em : http://ecsbdefesa.com.br/fts/MITOS.pdf. Acesso 30 de Jan de 2019.
A criação de Adão. Europeana Collections. Disponível em : https://www.europeana.eu/portal/pt/record/9200579/vuzbn6pn.html?q=Michelangelo#dcId=1549720352559&p=26. Acesso 09 de Fev de 2019.
PINTO, Tales dos Santos. Evolucionismo; Mundo Educação. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/evolucionismo.htm. Acesso 05 de mar de 2019.
SOUSA, Rainer Gonçalves. A evolução do homem; Mundo Educação. Disponível em:
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/a-evolucao-homem.htm. Acesso 04 de mar de 2019.
FERREIRA, Fabricio Alves. Design Inteligente; Brasil Escola. Disponível em : https://brasilescola.uol.com.br/biologia/design-inteligente.htm. Acesso 07 de mar de 2019.
SOUSA, Rainer Gonçalves. Criacionismo; Mundo Educação. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/criacionismo.htm. Acesso 07 de mar de 2019.
FAITANIN, Paulo. Michael Behe: Intelligent Design. Disponível em: http://www.aquinate.com.br/wp-content/uploads/2016/11/02-Michael-Behe-revisado.pdf. Acesso 07 de mar de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. É extremamente importante começar a aula com apresentação do objetivo para que entendam que o foco da aula é contrapor as afirmações evolucionistas com as criacionistas.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Apresente à classe as imagens que se referem ao criacionismo e o evolucionismo. Imagens disponíveis aqui:
Elas podem ser projetadas, impressas ou mesmo os alunos poderão acessá-las pelo celular ou computador nos seguintes links:
Peça que, individualmente, observe-as atentamente e responda:
- Como as imagens narram a origem dos seres humanos? Explique sua resposta.
Nesse momento caminhe pela sala e auxilie os alunos que solicitarem sua presença. Esclareça dúvidas eventuais, no entanto, tome cuidado para não fornecer respostas que interrompam o protagonismo do aluno.
Espera-se que recorram ao aprendizado das aulas HIS6_03UND03 e HIS6_03UND04 e percebam que a primeira imagem se refere ao criacionismo e a segunda ao evolucionismo. Na imagem 01 é possível visualizar um ser sobrenatural (Deus) em contato com o ser humano e na 02 ancestrais dos seres humanos dentro de um processo evolutivo.
Caso os alunos não identifiquem esses aspectos, direcione-os realizando perguntas, tais como:
- Segundo as imagens, como originou-se o ser humano?
A intenção desta atividade é oferecer um contexto para a compreensão do criacionismo e do evolucionismo recorrendo ao conhecimento produzido em aulas anteriores.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Nesta etapa você fará uso da ferramenta pedagógica Júri Simulado que consiste em uma estratégia de ensino que transforma a sala de aula em um “pequeno tribunal” com algumas adaptações.
Divida a turma da seguinte forma:
- Escolha um aluno para ser o juiz e outro o escrivão. Para a função de escrivão selecione um aluno que tenha facilidade para registrar e sistematizar os argumentos.
- Com o restante da classe forme quatro grupos: promotoria, defesa, conselho de sentença e plenário.
Apresente para os alunos as funções do juiz, do escrivão e dos grupos. Elas podem ser projetadas, impressas ou escritas no quadro. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8hNk25bhcrzYgrS2U3PHy9A429kk94hujqeutyzkdzqW5dxGktG6QQ2apDS6/his6-03und05-funcoes-juri-simulado.pdf
Funções
Juiz: responsável pela ordem e prosseguimento do Júri. Ele faz intervenções para que tudo aconteça de maneira organizada e apresenta o veredicto (deverá dizer qual equipe apresentou o argumento mais convincente).
Escrivão: responsável por elaborar um relatório com os argumentos apresentados.
Conselho de Sentença: Avaliar o desempenho da promotoria e defesa.
Plenário: Avaliar o desempenho da promotoria e defesa.
Promotoria: Apresentar argumentos a favor do evolucionismo.
Defesa: Apresentar argumentos em defesa do criacionismo .
Obs: por conta da temática as funções originais da defesa e promotoria em um júri simulado foram adaptadas.
Após a divisão das equipes, apresente a seguinte indagação:
“Criacionismo vs Evolucionismo, qual a origem da vida? ”
Você pode escrevê-la no quadro ou projetá-la.
Todos os alunos devem responder a indagação. No entanto, a equipe da promotoria deve apresentar argumentos a favor do evolucionismo e a equipe de defesa, argumentos a favor do criacionismo.
Para a elaboração dos argumentos ofereça fontes que auxiliem os alunos. Portanto, segue alguns links com materiais que darão esse suporte.
Material para o evolucionismo:
PINTO, Tales dos Santos. Evolucionismo; Mundo Educação. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/evolucionismo.htm. Acesso 05 de mar de 2019.
SOUSA, Rainer Gonçalves. A evolução do homem; Mundo Educação. Disponível em:
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/a-evolucao-homem.htm. Acesso 04 de mar de 2019.
Material para o criacionismo:
FERREIRA, Fabricio Alves. Design Inteligente; Brasil Escola. Disponível em : https://brasilescola.uol.com.br/biologia/design-inteligente.htm. Acesso 07 de mar de 2019.
SOUSA, Rainer Gonçalves. Criacionismo; Mundo Educação. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/criacionismo.htm. Acesso 07 de mar de 2019.
FAITANIN, Paulo. Michael Behe: Intelligent Design. Disponível em: http://www.aquinate.com.br/wp-content/uploads/2016/11/02-Michael-Behe-revisado.pdf. Acesso 07 de mar de 2019.
Os alunos poderão pesquisar essas informações por meio do celular, computador ou biblioteca da escola. As aulas HIS6_03UND03 e HIS6_03UND04 também servirão de base para a elaboração.
É esperado que a promotoria apresente características do evolucionismo, citando as etapas evolutivas, usando como base os achados arqueológicos que denotam ancestrais do ser humano, tais como, Australopithecus, homo habilis, homo erectus, etc.
No que se refere a equipe de defesa a expectativa é que destaquem o criacionismo como uma explicação para a origem que envolve um pilar cultural, atribuindo a origem da vida e, logicamente, do ser humano a um Deus criador ou vários dependendo da cultura de um determinado povo. Eles também poderão valer-se da teoria do Design inteligente para elaborar seus argumentos.
Acompanhe o processo de produção dos argumentos, auxilie os alunos e tire dúvidas eventuais.
Também disponibilize aos alunos que não fazem parte da equipe de Defesa ou Promotoria os materiais de suporte para elaboração das respostas. No entanto, a resposta deles não será direcionada como no caso da promotoria e defesa. Eles poderão optar por qualquer uma das teorias que eles acreditem desde que apresentem argumentos.
Para você saber mais: Em temas que geram polêmicas a ferramenta pedagógica júri simulado é uma ótima opção para desenvolver a argumentação, oralidade e tomada decisão. É um instrumento que auxilia decisivamente no protagonismo do aluno. Durante a realização deste tipo de atividade é importante ter em mente que o objetivo não é dizer qual resposta é a “correta”. Segue alguns materiais que darão suporte para a compreensão desta temática.
SILVA, Ricardo Fernandes; PIGNATA, Maria Isabel Barnez. Charles Darwin e a teoria da evolução. Disponível em : https://www.cepae.ufg.br/up/80/o/TCEM2014-Biologia-RicardoFernandesSilva.pdf. Acesso 03 de fev de 2019.
CRUZ, Marcelo Silveira da. Mitos-suas origens e sua importância para o homem contemporâneo. Disponível em : http://ecsbdefesa.com.br/fts/MITOS.pdf. Acesso 30 de Jan de 2019.
Problematização
Orientações: Nesta etapa você fará uso da ferramenta pedagógica Júri Simulado que consiste em uma estratégia de ensino que transforma a sala de aula em um “pequeno tribunal” com algumas adaptações.
Divida a turma da seguinte forma:
- Escolha um aluno para ser o juiz e outro o escrivão. Para a função de escrivão selecione um aluno que tenha facilidade para registrar e sistematizar os argumentos.
- Com o restante da classe forme quatro grupos: promotoria, defesa, conselho de sentença e plenário.
Apresente para os alunos as funções do juiz, do escrivão e dos grupos. Elas podem ser projetadas, impressas ou escritas no quadro. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8hNk25bhcrzYgrS2U3PHy9A429kk94hujqeutyzkdzqW5dxGktG6QQ2apDS6/his6-03und05-funcoes-juri-simulado.pdf
Funções
Juiz: responsável pela ordem e prosseguimento do Júri. Ele faz intervenções para que tudo aconteça de maneira organizada e apresenta o veredicto (deverá dizer qual equipe apresentou o argumento mais convincente).
Escrivão: responsável por elaborar um relatório com os argumentos apresentados.
Conselho de Sentença: Avaliar o desempenho da promotoria e defesa.
Plenário: Avaliar o desempenho da promotoria e defesa.
Promotoria: Apresentar argumentos a favor do evolucionismo.
Defesa: Apresentar argumentos em defesa do criacionismo .
Obs: por conta da temática as funções originais da defesa e promotoria em um júri simulado foram adaptadas.
Após a divisão das equipes, apresente a seguinte indagação:
“Criacionismo vs Evolucionismo, qual a origem da vida? ”
Você pode escrevê-la no quadro ou projetá-la.
Todos os alunos devem responder a indagação. No entanto, a equipe da promotoria deve apresentar argumentos a favor do evolucionismo e a equipe de defesa, argumentos a favor do criacionismo.
Para a elaboração dos argumentos ofereça fontes que auxiliem os alunos. Portanto, segue alguns links com materiais que darão esse suporte.
Material para o evolucionismo:
PINTO, Tales dos Santos. Evolucionismo; Mundo Educação. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/evolucionismo.htm. Acesso 05 de mar de 2019.
SOUSA, Rainer Gonçalves. A evolução do homem; Mundo Educação. Disponível em:
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/a-evolucao-homem.htm. Acesso 04 de mar de 2019.
Material para o criacionismo:
FERREIRA, Fabricio Alves. Design Inteligente; Brasil Escola. Disponível em : https://brasilescola.uol.com.br/biologia/design-inteligente.htm. Acesso 07 de mar de 2019.
SOUSA, Rainer Gonçalves. Criacionismo; Mundo Educação. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/criacionismo.htm. Acesso 07 de mar de 2019.
FAITANIN, Paulo. Michael Behe: Intelligent Design. Disponível em: http://www.aquinate.com.br/wp-content/uploads/2016/11/02-Michael-Behe-revisado.pdf. Acesso 07 de mar de 2019.
Os alunos poderão pesquisar essas informações por meio do celular, computador ou biblioteca da escola. As aulas HIS6_03UND03 e HIS6_03UND04 também servirão de base para a elaboração.
É esperado que a promotoria apresente características do evolucionismo, citando as etapas evolutivas, usando como base os achados arqueológicos que denotam ancestrais do ser humano, tais como, Australopithecus, homo habilis, homo erectus, etc.
No que se refere a equipe de defesa a expectativa é que destaquem o criacionismo como uma explicação para a origem que envolve um pilar cultural, atribuindo a origem da vida e, logicamente, do ser humano a um Deus criador ou vários dependendo da cultura de um determinado povo. Eles também poderão valer-se da teoria do Design inteligente para elaborar seus argumentos.
Acompanhe o processo de produção dos argumentos, auxilie os alunos e tire dúvidas eventuais.
Também disponibilize aos alunos que não fazem parte da equipe de Defesa ou Promotoria os materiais de suporte para elaboração das respostas. No entanto, a resposta deles não será direcionada como no caso da promotoria e defesa. Eles poderão optar por qualquer umas teorias que eles acreditem desde que apresentem argumentos.
Para você saber mais: Em temas que geram polêmicas a ferramenta pedagógica júri simulado é uma ótima opção para desenvolver a argumentação, oralidade e tomada decisão. É um instrumento que auxilia decisivamente no protagonismo do aluno. Durante a realização deste tipo de atividade é importante ter em mente que o objetivo não é dizer qual resposta é a “correta”. Segue alguns materiais que lhe darão suporte para a compreensão desta temática.
SILVA, Ricardo Fernandes; PIGNATA, Maria Isabel Barnez. Charles Darwin e a teoria da evolução. Disponível em : https://www.cepae.ufg.br/up/80/o/TCEM2014-Biologia-RicardoFernandesSilva.pdf. Acesso 03 de fev de 2019.
CRUZ, Marcelo Silveira da. Mitos-suas origens e sua importância para o homem contemporâneo. Disponível em : http://ecsbdefesa.com.br/fts/MITOS.pdf. Acesso 30 de Jan de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: A turma permanecerá da maneira como está dividida. Em seguida, a equipe da promotoria e defesa deve apresentar, oralmente, para o júri os argumentos levantados por seu grupo. Após ouvir as argumentações, o conselho de sentença e o plenário avaliarão o desempenho e escolherão um representante de suas equipes para expor a avaliação. Modelo de ficha avaliativa disponível aqui:
Você pode projetar, imprimir ou escrever no quadro o modelo de ficha avaliativa para o conselho de sentença e plenário e solicitar que copiem em seus cadernos e façam o preenchimento durante a atividade.
Em uma próxima aula o juiz dará o seu veredicto (Deverá dizer qual equipe apresentou o argumento mais convincente) e o escrivão fará a leitura do relatório que produziu. Atenção, oriente o escrivão a citar os pontos principais das argumentações.
Ao término da leitura do relatório, a turma deve assiná-lo e você poderá fixá-lo no mural da sala.
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: A turma permanecerá da maneira como está dividida. Em seguida, a equipe da promotoria e defesa deve apresentar, oralmente, para o júri os argumentos levantados por seu grupo. Após ouvir as argumentações, o conselho de sentença e o plenário avaliarão o desempenho e escolherão um representante de suas equipes para expor a avaliação. Modelo de ficha avaliativa disponível aqui:
Você pode projetar, imprimir ou escrever no quadro o modelo de ficha avaliativa para o conselho de sentença e plenário e solicitar que copiem em seus cadernos e façam o preenchimento durante a atividade.
Em uma próxima aula o juiz dará o seu veredicto (Deverá dizer qual equipe apresentou o argumento mais convincente) e o escrivão fará a leitura do relatório que produziu. Atenção, oriente o escrivão a citar os pontos principais das argumentações.
Ao término da leitura do relatório, a turma deve assiná-lo e você poderá fixá-lo no mural da sala.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link); Whatsapp, e-mail, Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Padlet.
Contexto
O objetivo desta aula é contrapor as afirmações evolucionistas com as criacionistas a respeito da origem dos seres humanos. Para desenvolvê-la com seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp ou email os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrem da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Disponibilize aos alunos as imagens que se referem ao criacionismo e o evolucionismo, para que reflitam. Pergunte:
- Como as imagens mostram a origem dos seres humanos?
Incentive a interação com os colegas por meio de troca de mensagens ou participação em videoconferência, abrindo o microfone para que alguns comentem as percepções oralmente, enquanto os demais às comentam no chat.
Problematização
Disponibilize aos alunos os links para que acessem os textos sobre criacionismo e evolucionismo. Eles deverão identificar as diferentes argumentações referentes a cada um, e registrá-las por escrito. Para tanto, você pode propor:
- Quais são os argumentos favoráveis a cada uma destas concepções?
- Quem são os defensores de cada uma das concepções?
Estabeleça um tempo para que os alunos possam dar devolutivas. Você pode propor que eles se organizem em duplas, que devem realizar a atividade pelo Whatsapp, para chegar a resolução.
Sistematização
Oriente os alunos a produzirem mapas mentais, visando organizar as informações encontradas a respeito da concepção criacionista e evolucionista. Poderão, também, pesquisar e acrescentar outras informações, como referências atuais dos respectivos apoiadores, livros e filmes que tratam destes temas. Sua elaboração pode ser manual ou por meio de um mural digital colaborativo, como o Padlet (veja aqui como usá-lo).
Saiba mais: “Como usar mapas mentais para melhorar aprendizagem na escola”. Nova Escola, 17/06/2019. Disponível aqui.
Convite às famílias
Esta temática pode ser objeto de uma interessante conversa no âmbito familiar, abordando as caracterizações de discursos científicos e criacionistas, e os limites da abordagem em âmbito escolar. O podcast do Físico Paulo Nussenzveig pode ser um bom ponto de partida para essa discussão.
Jornal da USP. “Design inteligente não é ciência e não deve ser ensinado nas escolas" (disponível aqui).
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Aline Moura
Mentor: Elisa Vilalta
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: História: tempo, espaço e formas de registros
Objeto (s) de conhecimento: As origens da humanidade, seus deslocamentos e os processos de sedentarização
Habilidade(s) da BNCC: (EF06HI03) Identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade e analisar os significados dos mitos de fundação.
Palavras-Chave: Criacionismo; Evolucionismo; Humanidade