Cosmologia Chinesa
Plano de Aula
Plano de aula: A origem da humanidade: Criacionismo
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Surgimento da espécie humana
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI03 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Quadro, pincel, textos, tabela e acessórios teatrais.
Material complementar:
Cosmologia chinesa
Cosmologia judaica
Tabela
Para você saber mais:
GLEISER, Marcelo. A dança do Universo: dos mitos de criação ao big-bang. Disponível em: http://www.valdiraguilera.net/bu/a-danca-do-universo.pdf. Acesso 25 de Jan de 2019.
Bíbliaonline. Gênesis 1: 1-28. Disponível em: https://www.bibliaonline.com.br/acf/gn/1. Acesso 25 de Jan de 2019.
CRUZ, Marcelo Silveira da. Mitos-suas origens e sua importância para o homem contemporâneo. Disponível em : http://ecsbdefesa.com.br/fts/MITOS.pdf. Acesso 30 de Jan de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. É extremamente importante começar a aula com apresentação do objetivo para que entendam que o foco da aula é comparar diferentes perspectivas criacionistas para a origem da humanidade. Nessa etapa seja simples e direto. Evite muitas explicações para não comprometer o protagonismo do aluno nas etapas posteriores.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Organize a sala em grupos (a quantidade de grupo ficará a seu critério). Apresente a imagem disponível neste link:
A imagem pode ser projetada ou impressa. Peça para que os alunos a observem com atenção. Em seguida, eles devem identificar os personagens e descrever a imagem em seus cadernos.
É esperado que nas descrições haja destaque ao personagem que sobrevoa a paisagem, situando-o como um ser sobrenatural (Deus). Seguindo a mesma lógica associarão o outro personagem a Adão, destacando a presença dos animais ao redor e a ausência de vestimentas.
Caso não identifiquem os personagens, pergunte:
- Dentro da perspectiva religiosa judaico-cristã quem poderia ser o personagem que está sobrevoando a paisagem?
Para finalizar escolha 1 aluno de cada equipe para ler a sua descrição à turma.
A intenção é oferecer um contexto para introduzir a temática que será problematizada na próxima etapa.
Para você saber mais:
GLEISER, Marcelo. A dança do Universo: dos mitos de criação ao big-bang. Disponível em: http://www.valdiraguilera.net/bu/a-danca-do-universo.pdf. Acesso 25 de Jan de 2019.
Bíbliaonline. Gênesis 1: 1-28. Disponível em: https://www.bibliaonline.com.br/acf/gn/1. Acesso 25 de Jan de 2019
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Sem desfazer os grupos, entregue cópias dos textos. Textos disponíveis aqui:
Os alunos deverão fazer a leitura dos textos. Para esta etapa do plano de aula você pode valer-se da ferramenta Rotação por Estação. Ela funciona da seguinte maneira:
- Supondo que você tenha dividido a turma em 6 grupos, entregue o texto 01 para 3 equipes e o texto 02 para as outras. Estabeleça um tempo para leitura. Em seguida, troque os textos das equipes. Assim, as equipes que ainda não leram o texto 02 terão a oportunidade e vice-versa.
Dessa forma, apenas 3 cópias do texto 01 e 3 do texto 02 serão suficientes para realizar a atividade.
Caso não seja possível reproduzir esse material, você pode optar por projetá-lo ou mesmo escrevê-lo no quadro e seguir normalmente a proposta de leitura.
Apresente para a classe a tabela que pode ser desenhada no quadro, impressa ou projetada. Tabela disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mcw6ZAzpygdYC2DVAM7edE2yWENGBAaeyF8vZbctUSKXkgUVjKAU8XrGpJ7E/his6-03und03-tabela.pdf
Selecione um aluno para que a leia ou você também pode pedir que um aluno se voluntarie.
Após a leitura, os alunos deverão discutir as respostas a serem colocadas na tabela. Ofereça um tempo para esse momento. Em seguida, cada equipe apresentará um representante para preencher a tabela.
Observação: conforme a quantidade de equipes a tabela deve ser ajustada para que todas participem.
É esperado que os alunos façam alguns apontamentos semelhantes a esses:
- Semelhança: a existência de um Deus criador
- Diferença: o homem surge a partir de vermes do corpo de P’an Kur ou o homem é criado imagem de Deus.
- Era importante para oferecer respostas diante de acontecimentos difíceis de explicar, como a origem do homem.
Caso tenham dificuldades em elaborar a última resposta você pode realizar o seguinte questionamento:
- Essas narrativas, para os povos que as construíram, serviam para que?
Ao término faça a leitura da tabela para a classe ou escolha alguém para fazer.
Para você saber mais: Quando falamos das cosmologias de diversos povos é primordial ter em mente que a construção delas se dava a partir da necessidade do ser humano em explicar sua origem e o mundo onde vivia. Os povos valiam-se de misturas de elementos naturais e sobrenaturais, por isso as narrativas, geralmente, apresentaram pouco ou nenhum sentido para outros povos.
GLEISER, Marcelo. A dança do Universo: dos mitos de criação ao big-bang. Disponível em: http://www.valdiraguilera.net/bu/a-danca-do-universo.pdf. Acesso 25 de Jan de 2019.
Bíbliaonline. Gênesis 1: 1-28. Disponível em: https://www.bibliaonline.com.br/acf/gn/1. Acesso 25 de Jan de 2019.
CRUZ, Marcelo Silveira da. Mitos-suas origens e sua importância para o homem contemporâneo. Disponível em : http://ecsbdefesa.com.br/fts/MITOS.pdf. Acesso 30 de Jan de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Sem desfazer os grupos, entregue cópias dos textos. Textos disponíveis aqui:
Os alunos deverão fazer a leitura dos textos. Para esta etapa do plano de aula você pode valer-se da ferramenta Rotação por Estação. Ela funciona da seguinte maneira:
- Supondo que você tenha dividido a turma em 6 grupos, entregue o texto 01 para 3 equipes e o texto 02 para as outras. Estabeleça um tempo para leitura. Em seguida, troque os textos das equipes. Assim, as equipes que ainda não leram o texto 02 terão a oportunidade e vice-versa.
Dessa forma, apenas 3 cópias do texto 01 e 3 do texto 02 serão suficientes para realizar a atividade.
Caso não seja possível reproduzir esse material, você pode optar por projetá-lo ou mesmo escrevê-lo no quadro e seguir normalmente a proposta de leitura.
Apresente para a classe a tabela que pode ser desenhada no quadro, impressa ou projetada. Tabela disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mcw6ZAzpygdYC2DVAM7edE2yWENGBAaeyF8vZbctUSKXkgUVjKAU8XrGpJ7E/his6-03und03-tabela.pdf
Selecione um aluno para que a leia ou você também pode pedir que um aluno se voluntarie.
Após a leitura, os alunos deverão discutir as respostas a serem colocadas na tabela. Ofereça um tempo para esse momento. Em seguida, cada equipe apresentará um representante para preencher a tabela.
Observação: conforme a quantidade de equipes a tabela deve ser ajustada para que todas participem.
É esperado que os alunos façam alguns apontamentos semelhantes a esses:
- Semelhança: a existência de um Deus criador
- Diferença: o homem surge a partir de vermes do corpo de P’an Kur ou o homem é criado imagem de Deus.
- Era importante para oferecer respostas diante de acontecimentos difíceis de explicar, como a origem do homem.
Caso tenham dificuldades em elaborar a última resposta você pode realizar o seguinte questionamento:
- Essas narrativas, para os povos que as construíram, serviam para que?
Ao término faça a leitura da tabela para a classe ou escolha alguém para fazer.
Para você saber mais: Quando falamos das cosmologias de diversos povos é primordial ter em mente que a construção delas se dava a partir da necessidade do ser humano em explicar sua origem e o mundo onde vivia. Os povos valiam-se de misturas de elementos naturais e sobrenaturais, por isso as narrativas, geralmente, apresentaram pouco ou nenhum sentido para outros povos.
GLEISER, Marcelo. A dança do Universo: dos mitos de criação ao big-bang. Disponível em: http://www.valdiraguilera.net/bu/a-danca-do-universo.pdf. Acesso 25 de Jan de 2019.
Bíbliaonline. Gênesis 1: 1-28. Disponível em: https://www.bibliaonline.com.br/acf/gn/1. Acesso 25 de Jan de 2019.
CRUZ, Marcelo Silveira da. Mitos-suas origens e sua importância para o homem contemporâneo. Disponível em : http://ecsbdefesa.com.br/fts/MITOS.pdf. Acesso 30 de Jan de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Sem desfazer os grupos, entregue cópias dos textos. Textos disponíveis aqui:
Os alunos deverão fazer a leitura dos textos. Para esta etapa do plano de aula você pode valer-se da ferramenta Rotação por Estação. Ela funciona da seguinte maneira:
- Supondo que você tenha dividido a turma em 6 grupos, entregue o texto 01 para 3 equipes e o texto 02 para as outras. Estabeleça um tempo para leitura. Em seguida, troque os textos das equipes. Assim, as equipes que ainda não leram o texto 02 terão a oportunidade e vice-versa.
Dessa forma, apenas 3 cópias do texto 01 e 3 do texto 02 serão suficientes para realizar a atividade.
Caso não seja possível reproduzir esse material, você pode optar por projetá-lo ou mesmo escrevê-lo no quadro e seguir normalmente a proposta de leitura.
Apresente para a classe a tabela que pode ser desenhada no quadro, impressa ou projetada. Tabela disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mcw6ZAzpygdYC2DVAM7edE2yWENGBAaeyF8vZbctUSKXkgUVjKAU8XrGpJ7E/his6-03und03-tabela.pdf
Selecione um aluno para que a leia ou você também pode pedir que um aluno se voluntarie.
Após a leitura, os alunos deverão discutir as respostas a serem colocadas na tabela. Ofereça um tempo para esse momento. Em seguida, cada equipe apresentará um representante para preencher a tabela.
Observação: conforme a quantidade de equipes a tabela deve ser ajustada para que todas participem.
É esperado que os alunos façam alguns apontamentos semelhantes a esses:
- Semelhança: a existência de um Deus criador
- Diferença: o homem surge a partir de vermes do corpo de P’an Kur ou o homem é criado imagem de Deus.
- Era importante para oferecer respostas diante de acontecimentos difíceis de explicar, como a origem do homem.
Caso tenham dificuldades em elaborar a última resposta você pode realizar o seguinte questionamento:
- Essas narrativas, para os povos que as construíram, serviam para que?
Ao término faça a leitura da tabela para a classe ou escolha alguém para fazer.
Para você saber mais: Quando falamos das cosmologias de diversos povos é primordial ter em mente que a construção delas se dava a partir da necessidade do ser humano em explicar sua origem e o mundo onde vivia. Os povos valiam-se de misturas de elementos naturais e sobrenaturais, por isso as narrativas, geralmente, apresentaram pouco ou nenhum sentido para outros povos.
GLEISER, Marcelo. A dança do Universo: dos mitos de criação ao big-bang. Disponível em: http://www.valdiraguilera.net/bu/a-danca-do-universo.pdf. Acesso 25 de Jan de 2019.
Bíbliaonline. Gênesis 1: 1-28. Disponível em: https://www.bibliaonline.com.br/acf/gn/1. Acesso 25 de Jan de 2019.
CRUZ, Marcelo Silveira da. Mitos-suas origens e sua importância para o homem contemporâneo. Disponível em : http://ecsbdefesa.com.br/fts/MITOS.pdf. Acesso 30 de Jan de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Os alunos, em grupos, deverão escolher uma das narrativas anteriores ou mesmo outras que conheçam a respeito da origem do homem e construir um roteiro teatral.
Observação: Nos planos HIS6_03UND01 e HIS6_03UND02 você terá a sua disposição outras narrativas criacionistas de origem do homem que poderão ser usadas neste plano na construção do roteiro teatral.
Projete ou escreva no quadro e apresente para a turma o comando indicado no slide.
Reunidos em grupos eles devem construir o roteiro, ou seja, escolher o texto e definir os personagens, falas (opcional) e acessórios. Comunique às equipes que eles devem incluir a figura do narrador, pois as cenas devem acontecer conforme o texto for sendo narrado.
Exemplo de acessórios: tecidos, fantasias, máscaras e outros objetos.
Sugestão: Em uma próxima aula os alunos poderão realizar apresentações teatrais a partir do roteiro construído. Se a sua escola dispor de auditório, as apresentações podem ocorrer nesse espaço. Outras turmas podem ser convidadas para prestigiar.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link); Whatsapp.
- Optativas: Hangouts, Google.
Contexto
O objetivo desta aula é comparar diferentes perspectivas criacionistas para a origem da humanidade. Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp ou email os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrem da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Proponha que os alunos realizem a observação da imagem. Para que descrevam e interpretem as personagens presentes, direcione-os com perguntas:
- Dentro da perspectiva religiosa judaico-cristã, quem poderia ser o personagem que está sobrevoando a paisagem? E o rapaz no solo?
Caso tenham dificuldades em entender a imagem, você pode expor outra pintura com temática e composição semelhantes, como “A Criação de Adão” (Michelangelo, 1511). Os alunos poderão expor as interpretações por meio de interação no chat do Hangouts, por exemplo.
Problematização
Disponibilize os textos referentes à origem dos seres humanos nas perspectivas chinesa e judaica. Vocês poderão realizar uma leitura em voz alta, caso estejam em videoconferência (escolha alguns leitores e abra seus microfones).
- O que estas culturas têm de semelhante e diferente em relação à criação dos seres humanos?
Envie a eles a tabela para organizarem as comparações e estabeleça um prazo para que te deem a devolutiva. Os alunos podem realizar a atividade individualmente, em grupos, por meio do Whatsapp, ou, até mesmo, em interação durante videoconferência.
Sistematização
Oriente os alunos a elaborar pequenos verbetes no modelo “Você Sabia?”, a respeito das concepções criacionistas chinesa e judaica-cristã. Eles poderão compor uma coleção de verbetes junto aos demais produzidos nas atividades dos planos HIS6_03UND01 e HIS6_03UND02, que também tratam de narrativas criacionistas.
Convite às famílias
Convide as famílias a conhecer mais a respeito das mitologia chinesa. Uma opção interessante é assistirem juntos a uma animação sobre a concepção criacionista estudada, e pesquisarem imagens que as representem no Google Imagens.
- “O mito de Pan ku” (disponível aqui).
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Aline Moura
Mentor: Elisa Vilalta
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: História: tempo, espaço e formas de registros
Objeto (s) de conhecimento: As origens da humanidade, seus deslocamentos e os processos de sedentarização.
Habilidade(s) da BNCC: (EF06HI03) Identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade e analisar os significados dos mitos de fundação.
Palavras-Chave: Origem, criacionismo e humanidade.