Cosmologia Chinesa
Plano de Aula
Plano de aula: A origem da humanidade: Criacionismo
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Surgimento da espécie humana
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI03 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Quadro, pincel, textos, tabela e acessórios teatrais.
Material complementar:
Cosmologia chinesa
Cosmologia judaica
Tabela
Para você saber mais:
GLEISER, Marcelo. A dança do Universo: dos mitos de criação ao big-bang. Disponível em: http://www.valdiraguilera.net/bu/a-danca-do-universo.pdf. Acesso 25 de Jan de 2019.
Bíbliaonline. Gênesis 1: 1-28. Disponível em: https://www.bibliaonline.com.br/acf/gn/1. Acesso 25 de Jan de 2019.
CRUZ, Marcelo Silveira da. Mitos-suas origens e sua importância para o homem contemporâneo. Disponível em : http://ecsbdefesa.com.br/fts/MITOS.pdf. Acesso 30 de Jan de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. É extremamente importante começar a aula com apresentação do objetivo para que entendam que o foco da aula é comparar diferentes perspectivas criacionistas para a origem da humanidade. Nessa etapa seja simples e direto. Evite muitas explicações para não comprometer o protagonismo do aluno nas etapas posteriores.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO