Plano de Aula

Plano de aula: A evolução do ser humano

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Surgimento da espécie humana

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI03 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Atividades, textos, pincel e quadro.

Material complementar:

Mapa ilustrativo

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VWKrW6pRfBgn9nZuMZQGzMmaaKRTsBrsnPCKDyUaqaR6HywGkrGTC8sPAYnM/his6-03und04-mapa-ilustrativo.pdf

Modelo de linha do tempo

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZURa5dF8WMAjcKz4ubzg5mPfEANKYnVmJyRsur5G4Zc4kSUQ5Gywz4NVf6Nw/his6-03und04-modelo-de-linha-do-tempo.pdf

Quadro informativo

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pMnCSNBFXKRN7MZAbkHKNN5DJHMmbeyRSUA85QZ9RRwzcMAA5ygm2Kk4xZxa/his6-03und04-quadro-informativo.pdf

Notícia 01- Desenho Rupestre, África do sul (2018)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KaDSPBWfAqFxhcu5m2MZr6UmkF9CfbZcDP8pxBdgf7yTxRGwhssF3ZEzp3QH/his6-03und04-noticia-01.pdf

Notícia 02- Artefatos em caverna, Quênia (2018)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JfZAY6nnaSSYC7Pb6Ha9M8SFUY7qjtTDz9F2kWqvEVCEvsqwsY4aGWf8gn55/his6-03und04-noticia-02.pdf

Notícia 03- Fóssil, África do norte (2015)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/egM62PktBhKf3GPT7ymQyk7XJzNFVECtx99BMQDtd4nxrUpZFweMHjRDQhhB/his6-03und04-noticia-03.pdf

Dicas para o jogo “adivinhe a palavra”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/C89XHXXZnYWSTspdm6wYA2Jm4WkNYdVmayH568eZF6eTjwm6CMTHgXRpSYzz/his6-03und04-dicas.pdf

Para você saber mais:

SILVA, Ricardo Fernandes; PIGNATA, Maria Isabel Barnez. Charles Darwin e a teoria da evolução. Disponível em : https://www.cepae.ufg.br/up/80/o/TCEM2014-Biologia-RicardoFernandesSilva.pdf. Acesso 03 de fev de 2019.

G1. Fóssil do ‘pé pequeno’ lança luz sobre primeiros ancestrais humanos. Disponível em: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/04/fossil-do-pe-pequeno-lanca-luz-sobre-primeiros-ancestrais-humanos.html. Acesso 06 de fev de 2019.

Revista Galileu. Achados de mais de 48 mil anos revelam primeiros sinais do homem moderno. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Arqueologia/noticia/2018/05/achados-de-mais-de-48-mil-anos-revelam-primeiros-sinais-do-homem-moderno.html. Acesso 05 de fev de 2019.

SERAFIM, Teresa Sofia. Descoberto o desenho mais antigo do mundo. Disponível em : https://www.publico.pt/2018/09/13/ciencia/noticia/descoberto-o-desenho-mais-antigo-do-mundo-1843903#gs.iq5nVY5o. Acesso 08 de fev de 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. É extremamente importante começar a aula com apresentação do objetivo para que entendam que o foco da aula é identificar a evolução da espécie humana e o papel do continente africano. Nessa etapa seja simples e direto. Evite muitas explicações para não comprometer o protagonismo do aluno nas etapas posteriores.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA