17061
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 4º ano > Circulação de pessoas, produtos e culturas

Plano de aula - Meios de Comunicação: o Perigo da Fake News

Plano de aula de História com atividades para 4º ano do EF sobre Meios de Comunicação: o Perigo da Fake News

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Paula Afonso De Borborema

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Dicionário (um exemplar por grupo).
  • Folhas de papel para o jogo da lereia ( uma por aluno).
  • Lápis ( para todos os alunos).

Material complementar:

Problematização - Guerra dos Mundos

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/f749rYhya7Nk7tGEudjV95txkdeHUNcCSv5NuRN8pWWc4sdhbj233mwrrFz6/his4-08und09-problematizacao-guerra-dos-mundos.pdf

Problematização - Vacina

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XuQgHuPdHCukqEv5qY5Y4fHk5ddBtF4R7xQ9Qw7p9RU7w8UqsThjdEK4uBd4/his4-08und09-problematizacao-vacina.pdf

Problematização -Greve dos Caminhoneiros

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bg79j4T8uJuErg7jHpTMX7qbNX4sUFEdTNN953XxM6mAkrAhDGBnW7zrmw8P/his4-08und09-problematizacao-greve-dos-caminhoneiros.pdf

Para você saber mais:

Fake News - é uma expressão em inglês que em livre tradução significa notícia falsa.

O que move as fake news. Tory Oliveira, Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/11824/o-que-move-as-fake-news Acesso em 23 de fevereiro de 2019.

Animação da Disney que mostra as intenções na criação de uma fake news, sua disseminação com consequências. Chicken Little (1943). You tube. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=AILy4KHBIEE acesso em 23 de fevereiro de 2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Oriente um curto debate sobre a fake news. Use perguntas como:

  • Vocês sabem o que é fake news? Caso precise, explique seu significado em inglês.
  • Disseminar é espalhar. Quem já espalhou alguma notícia falsa, seja pela internet ou em seu grupo de amigos? Explique aos alunos que a fake news não está restrito ao meio digital, mas é o boato em geral.
  • Se você já ajudou a disseminar uma fake news, o que aconteceu? Peça para que contem para os colegas.
  • Se nunca repassou uma notícia falsa, o que vocês acham que acontece quando ela é disseminada?

Esse debate não precisa ser aprofundado e nem todos os alunos precisam responder. É somente uma contextualização, com o objetivo de motivar o interesse da turma sobre o tema.

Para você saber mais:

Fake News - é uma expressão em inglês que em livre tradução significa notícia falsa.

O que move as fake news. Tory oliveira. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/11824/o-que-move-as-fake-news Acesso em 23 de fevereiro de 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Organize o jogo do dicionário ou a Lereia.

Regras para jogar a Lereia ou Jogo do Dicionário

“O Jogo do Dicionário consiste em escolher uma palavra estranha e apresentá-la para um grupo de pessoas. Cada um deve criar um significado que acha que "combina" com aquela palavra. Depois a pessoa que escolheu a palavra lê em voz alta todas as definições, entre elas a verdadeira, retirada do dicionário. Cada participante vota na definição que acredita ser a correta. Quem acertar a definição da palavra ganha pontos, e quem tiver a sua definição apontada como a certa pelos outros, também. Se ninguém acertar a definição certa, quem escolheu a palavra vence. Na rodada seguinte, outra pessoa fica com o dicionário e escolhe a palavra.

Por exemplo: sicofanta é...

a. Bebida à base de mate e água gaseificada.

b. Pessoa mentirosa, enganadora.

c. Mania de limpeza e arrumação.

d. Condutor de veículos de tração animal.

A resposta? Está no dicionário.” (Dicionário: convite para jogar. Lorenzo Aldè. Disponível em http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/portugues/0004.html Acesso em 21 de fevereiro de 2016.

Se a turma for muito grande divida em grupos com o mínimo de 4 alunos para otimizar o tempo. Avise a turma que serão disputadas 2 rodadas em aula e que se eles gostarem poderão continuar o jogo em outro momento, como em um intervalo.

Após as rodadas, os alunos devem debater sobre as causas da dificuldade em distinguir os significados falsos dos verdadeiros. Oriente o debate com questões como:

  • Foi fácil descobrir qual a alternativa era a correta?
  • Qual foi a maior dificuldade para acertar? Peça para que explique suas respostas. Chame a atenção dos alunos para o fato de algumas respostas parecerem verdadeiras, outras serem muito parecidas e outras parecerem tão falsas que foi fácil distinguir.
  • Será que com as fake news também acontece assim? Será que também temos dificuldade em distinguir uma mensagem falsa de uma verdadeira

fonte: Banco de imagem da Nova Escola

Para você saber mais:

Três casos de fake news que geraram guerras e conflitos ao redor do mundo. Disponível em:

https://www.bbc.com/portuguese/geral-43895609 Acesso em 04 de março de 2019.

Fake news: Como identificar e não compartilhar.Por Nayá Fernandes. Disponível em:

http://www.osaopaulo.org.br/noticias/fake-news-como-identificar-e-nao-compartilhar Acesso em 04 de março de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos

Orientações: Leia o texto com os alunos e pergunte se eles acreditariam nessa notícia se a ouvissem no rádio. Provavelmente eles negarão. Comente com a turma que um radialista chamado Orson Welles fez essa narração em uma estação de rádio, um dia antes do Halloween, e muitos ouvintes acreditaram.

Conte que ele começou como se fosse um programa de rádio normal, com música e de repente interrompeu para que transmitisse uma “notícia em edição extraordinária” que, na verdade, era o início de uma novela. Ele interpretou um trecho do livro “A Guerra dos Mundos” de H.G. Wells. Esse evento ocorreu na véspera de iniciar a Segunda Guerra Mundial, quando os americanos já esperavam por uma nova guerra. A população dos Estados Unidos ainda vivia tensos pelas lembranças da Primeira Guerra e do período da grande crise de 1929, além de recentes desastres como tempestades de areia que destruíram grande parte da produção agrícola e a queda do zeppelin em 1937. Todas essas situações foram noticiadas pelo rádio.

Pergunte:

  • Nessa época o rádio era o principal meio de comunicação nos Estados Unidos. Hoje qual é o principal meio de comunicação que você usa?
  • Você acreditaria nessa notícia se a lesse na internet?
  • Você acha que estar num clima de tensão facilitou para que quase duas milhões de pessoas entrassem em pânico naquela época?

Fonte: Há 75 anos, rádio transmitiu 'invasão alienígena' à Terra e assustou milhões. Terra. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/educacao/voce-sabia/ha-75-anos-radio-transmitiu-invasao-alienigena-a-terra-e-assustou-milhoes,afb3d216fa802410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html acesso em 23 de fevereiro de 2019.

Link do material para impressão:

Problematização - Guerra dos Mundos

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/f749rYhya7Nk7tGEudjV95txkdeHUNcCSv5NuRN8pWWc4sdhbj233mwrrFz6/his4-08und09-problematizacao-guerra-dos-mundos.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso tenha tido fake news famosos na sua região ou na escola, eles podem ser

relembrados.

Para você saber mais:

1938: Pânico após transmissão de "Guerra dos mundos". Por Jens Teschke. Deutsch Welle. Disponível em:

https://www.dw.com/pt-br/1938-p%C3%A2nico-ap%C3%B3s-transmiss%C3%A3o-de-guerra-dos-mundos/a-956037 acesso em 23/02/2019.

A Segunda Guerra Mundial ocorreu entre os anos de 1939 e 1945, principalmente em território europeu, porém o território americano de Pearl Harbor também sofreu um ataque, marcando a entrada dos Estados Unidos na guerra.

A Primeira Guerra Mundial ocorreu entre 1914 a 1918, sendo centralizada na Europa, não alcançando o território americano. Porém, os Estados Unidos deslocaram 4 milhões de militares para essa guerra.

Resumo da história da queda do zeppelin que foi incendiado nos ares em 1937, matando 33 pessoas. O desastre do Hindenburg - 1937. Youtube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8NCcCwjNlUg Acesso em 04 de março de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Leia o texto para os alunos e pergunte sobre o que é esta fake news?

Pergunte:

  • Quem já foi vacinado?
  • Quem tem medo de tomar vacina?
  • As campanhas de vacinação são realizadas pelo governo e em épocas ou em regiões onde se desconfiam do poder público, os boatos sobre as vacinas se multiplicam. Quem conhece algum boato sobre vacina? Os alunos podem comentar histórias que já ouviram e não sabem ao certo discernir se são verdadeiras. Ajude-os a tirar dúvidas e acabar com os mitos sobre a vacina. Como por exemplo: que o governo quer matar os idosos por causa da aposentadoria ou a mulher que foi vacinada e morreu.
  • É importante tomar vacina?
  • O que pode acontecer se o indivíduo que já possui receio de tomar vacina ouve estas histórias? Comente com a turma que a divulgação deste boatos é apresentado como uma das causas da volta de doenças erradicadas no Brasil como o sarampo. Explique aos alunos que a fake news sempre possui uma ancoragem real, ou seja, a notícia baseia-se em alguma notícia real que é modificada ou em algum medo ou preconceito que já existem e o reforçam.
  • Na sua opinião, por que as fake news antigas das redes sociais continuam a ser repassadas? É importante que eles percebam que as pessoas repassam porque acreditam, porque não pesquisam, porque geralmente vem sem data e não tem como as pessoas saberem que não são recentes.

Fonte : Boatos que matam: os 10 casos mais destrutivos de fake news na história. PorThiago Lincolins, Aventuras da História. Disponível em https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/10-fake-news-historia.phtml Acesso: 20 de outubro de 2018.

Link do material para impressão:

Problematização - Vacina

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XuQgHuPdHCukqEv5qY5Y4fHk5ddBtF4R7xQ9Qw7p9RU7w8UqsThjdEK4uBd4/his4-08und09-problematizacao-vacina.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso esteja próximo de alguma campanha de vacinação é importante ressaltá-la para as crianças. Assim como, se houverem epidemias locais ocorrendo. Se for o caso, essa aula pode gerar um link com ciências.

Para você saber mais:

Boatos podem explicar procura baixa por vacina contra febre-amarela. Por Roberta Jansen, Uol. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/estado/2018/03/09/boatos-podem-explicar-procura-baixa-por-vacina-contra-febre-amarela.htm acesso em 23 de fevereiro de 2019.

Reportagem recente sobre a repercussão que ainda ocorre desta fake news de 1988. Não há ligação entre autismo e a vacina tríplice antiviral, reafirma estudos. O Globo. Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/nao-ha-ligacao-entre-autismo-a-vacina-triplice-viral-reafirma-estudo-23500277. Acesso em 05 de março de 2019.

Fake News. Por Rafael Batista, Mundo Educação. Disponível em https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/curiosidades/fake-news.htm acesso em 23 de fevereiro de 2019.

A ciência explica por que caímos em fake news. Por Ana Prado, Super Interessante. Disponível em: https://super.abril.com.br/blog/como-pessoas-funcionam/a-ciencia-explica-por-que-caimos-em-fake-news/ Acesso em 05 de março de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Leia o texto para os alunos e pergunte sobre o que é esta fake news.

Pergunte:

  • O que esta fake news provocou?
  • Vocês acham que fatos como este em que as pessoas entram em pânico por causa de uma notícia poderiam ser evitados? Como? Lembre-os da Lereia, como que achava a resposta certa do jogo ? Os alunos devem induzir que por meio de pesquisas podemos descobrir se a notícia é falsa. Mas também pelo bom senso.

Lembre aos alunos que as chamadas fake news sempre existiram, mas com o crescimento do alcance e da rapidez dos meios de comunicação, foi ampliado. Oriente que o desenvolvimento dos meios de comunicação e principalmente da internet é benéfico, mas que devemos estar sempre alertas aos perigos.

Para completar, explique que os problemas causados são tão grandes que já existem empresas somente para fazer estas checagens. São as fact checking.

Fonte : Fake News. Rafael Batista, Mundo Educação. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/curiosidades/fake-news.htm acesso em 23 de fevereiro de 2019.

Link do material para impressão:

Problematização -Greve dos Caminhoneiros

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bg79j4T8uJuErg7jHpTMX7qbNX4sUFEdTNN953XxM6mAkrAhDGBnW7zrmw8P/his4-08und09-problematizacao-greve-dos-caminhoneiros.pdf

Para você saber mais:

A próxima greve dos caminhoneiros pode acontecer após o feriado. Boatos.org.Disponível em: https://www.boatos.org/brasil/nova-greve-caminhoneiros-apos-feriado.html Acesso em 23 de fevereiro de 2019.

Agências de Fact checking. Como identificar fake news? Oito sites para checar se notícia é verdadeira. Por Paulo Alves, Tech Tudo. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/noticias/2018/10/como-identificar-fake-news-oito-sites-para-checar-se-noticia-e-verdadeira.ghtml Acesso em 23 de fevereiro de 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete ou copie o texto no quadro e leia junto com os alunos.

Explique aos alunos que eles devem produzir fake news sobre qualquer assunto desde que não seja difamando alguma pessoa de seu convívio. Neste momento, pode até lembrar quantas personalidades públicas são difamadas com fake news ou, para que seu post seja mais disseminado, as pessoas atribuem textos a autoria do “famoso” e ele precisa desmentir publicamente.

Seria interessante que você lembrasse aos alunos que as fake news reforçam um preconceito, um medo ou pré concepções presentes em nossa sociedade. Lembrem que só vai acreditar na fake news sobre a vacinação quem já tiver algum medo ou dúvidas quanto a tomar a vacina, assim como os americanos haviam passado por acontecimentos traumáticos e os brasileiros já estavam com medo de uma outra greve acontecer .

Divida a turma em grupos para que produzam coletivamente suas próprias fake news utilizando as dicas do slide como material de apoio. Depois serão expostas no mural da sala.

Como adequar à sua realidade: Seria interessante que você realizasse uma pesquisa prévia sobre os preconceitos, crenças, lendas urbanas e boatos que vigorem em sua região. Essas informações podem servir de estímulo para a reflexão dos grupos e de temas para as fake news produzidas.

Jogo online sobre como identificar boatos e notícias falsas na internet. Multirio. Disponível em: http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/interaja/jogos-educativos/14409-ca%C3%B4-digital-apresenta%C3%A7%C3%A3o-e-comandos acesso em 30 de março de 2019.

Para você saber mais:

A ciência explica por que caímos em fake news. Por Ana Prado. Disponível em: https://super.abril.com.br/blog/como-pessoas-funcionam/a-ciencia-explica-por-que-caimos-em-fake-news/ Acesso em 05 de março de 2019.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Dicionário (um exemplar por grupo).
  • Folhas de papel para o jogo da lereia ( uma por aluno).
  • Lápis ( para todos os alunos).

Material complementar:

Problematização - Guerra dos Mundos

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/f749rYhya7Nk7tGEudjV95txkdeHUNcCSv5NuRN8pWWc4sdhbj233mwrrFz6/his4-08und09-problematizacao-guerra-dos-mundos.pdf

Problematização - Vacina

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XuQgHuPdHCukqEv5qY5Y4fHk5ddBtF4R7xQ9Qw7p9RU7w8UqsThjdEK4uBd4/his4-08und09-problematizacao-vacina.pdf

Problematização -Greve dos Caminhoneiros

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bg79j4T8uJuErg7jHpTMX7qbNX4sUFEdTNN953XxM6mAkrAhDGBnW7zrmw8P/his4-08und09-problematizacao-greve-dos-caminhoneiros.pdf

Para você saber mais:

Fake News - é uma expressão em inglês que em livre tradução significa notícia falsa.

O que move as fake news. Tory Oliveira, Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/11824/o-que-move-as-fake-news Acesso em 23 de fevereiro de 2019.

Animação da Disney que mostra as intenções na criação de uma fake news, sua disseminação com consequências. Chicken Little (1943). You tube. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=AILy4KHBIEE acesso em 23 de fevereiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Oriente um curto debate sobre a fake news. Use perguntas como:

  • Vocês sabem o que é fake news? Caso precise, explique seu significado em inglês.
  • Disseminar é espalhar. Quem já espalhou alguma notícia falsa, seja pela internet ou em seu grupo de amigos? Explique aos alunos que a fake news não está restrito ao meio digital, mas é o boato em geral.
  • Se você já ajudou a disseminar uma fake news, o que aconteceu? Peça para que contem para os colegas.
  • Se nunca repassou uma notícia falsa, o que vocês acham que acontece quando ela é disseminada?

Esse debate não precisa ser aprofundado e nem todos os alunos precisam responder. É somente uma contextualização, com o objetivo de motivar o interesse da turma sobre o tema.

Para você saber mais:

Fake News - é uma expressão em inglês que em livre tradução significa notícia falsa.

O que move as fake news. Tory oliveira. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/11824/o-que-move-as-fake-news Acesso em 23 de fevereiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Organize o jogo do dicionário ou a Lereia.

Regras para jogar a Lereia ou Jogo do Dicionário

“O Jogo do Dicionário consiste em escolher uma palavra estranha e apresentá-la para um grupo de pessoas. Cada um deve criar um significado que acha que "combina" com aquela palavra. Depois a pessoa que escolheu a palavra lê em voz alta todas as definições, entre elas a verdadeira, retirada do dicionário. Cada participante vota na definição que acredita ser a correta. Quem acertar a definição da palavra ganha pontos, e quem tiver a sua definição apontada como a certa pelos outros, também. Se ninguém acertar a definição certa, quem escolheu a palavra vence. Na rodada seguinte, outra pessoa fica com o dicionário e escolhe a palavra.

Por exemplo: sicofanta é...

a. Bebida à base de mate e água gaseificada.

b. Pessoa mentirosa, enganadora.

c. Mania de limpeza e arrumação.

d. Condutor de veículos de tração animal.

A resposta? Está no dicionário.” (Dicionário: convite para jogar. Lorenzo Aldè. Disponível em http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/portugues/0004.html Acesso em 21 de fevereiro de 2016.

Se a turma for muito grande divida em grupos com o mínimo de 4 alunos para otimizar o tempo. Avise a turma que serão disputadas 2 rodadas em aula e que se eles gostarem poderão continuar o jogo em outro momento, como em um intervalo.

Após as rodadas, os alunos devem debater sobre as causas da dificuldade em distinguir os significados falsos dos verdadeiros. Oriente o debate com questões como:

  • Foi fácil descobrir qual a alternativa era a correta?
  • Qual foi a maior dificuldade para acertar? Peça para que explique suas respostas. Chame a atenção dos alunos para o fato de algumas respostas parecerem verdadeiras, outras serem muito parecidas e outras parecerem tão falsas que foi fácil distinguir.
  • Será que com as fake news também acontece assim? Será que também temos dificuldade em distinguir uma mensagem falsa de uma verdadeira

fonte: Banco de imagem da Nova Escola

Para você saber mais:

Três casos de fake news que geraram guerras e conflitos ao redor do mundo. Disponível em:

https://www.bbc.com/portuguese/geral-43895609 Acesso em 04 de março de 2019.

Fake news: Como identificar e não compartilhar.Por Nayá Fernandes. Disponível em:

http://www.osaopaulo.org.br/noticias/fake-news-como-identificar-e-nao-compartilhar Acesso em 04 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos

Orientações: Leia o texto com os alunos e pergunte se eles acreditariam nessa notícia se a ouvissem no rádio. Provavelmente eles negarão. Comente com a turma que um radialista chamado Orson Welles fez essa narração em uma estação de rádio, um dia antes do Halloween, e muitos ouvintes acreditaram.

Conte que ele começou como se fosse um programa de rádio normal, com música e de repente interrompeu para que transmitisse uma “notícia em edição extraordinária” que, na verdade, era o início de uma novela. Ele interpretou um trecho do livro “A Guerra dos Mundos” de H.G. Wells. Esse evento ocorreu na véspera de iniciar a Segunda Guerra Mundial, quando os americanos já esperavam por uma nova guerra. A população dos Estados Unidos ainda vivia tensos pelas lembranças da Primeira Guerra e do período da grande crise de 1929, além de recentes desastres como tempestades de areia que destruíram grande parte da produção agrícola e a queda do zeppelin em 1937. Todas essas situações foram noticiadas pelo rádio.

Pergunte:

  • Nessa época o rádio era o principal meio de comunicação nos Estados Unidos. Hoje qual é o principal meio de comunicação que você usa?
  • Você acreditaria nessa notícia se a lesse na internet?
  • Você acha que estar num clima de tensão facilitou para que quase duas milhões de pessoas entrassem em pânico naquela época?

Fonte: Há 75 anos, rádio transmitiu 'invasão alienígena' à Terra e assustou milhões. Terra. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/educacao/voce-sabia/ha-75-anos-radio-transmitiu-invasao-alienigena-a-terra-e-assustou-milhoes,afb3d216fa802410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html acesso em 23 de fevereiro de 2019.

Link do material para impressão:

Problematização - Guerra dos Mundos

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/f749rYhya7Nk7tGEudjV95txkdeHUNcCSv5NuRN8pWWc4sdhbj233mwrrFz6/his4-08und09-problematizacao-guerra-dos-mundos.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso tenha tido fake news famosos na sua região ou na escola, eles podem ser

relembrados.

Para você saber mais:

1938: Pânico após transmissão de "Guerra dos mundos". Por Jens Teschke. Deutsch Welle. Disponível em:

https://www.dw.com/pt-br/1938-p%C3%A2nico-ap%C3%B3s-transmiss%C3%A3o-de-guerra-dos-mundos/a-956037 acesso em 23/02/2019.

A Segunda Guerra Mundial ocorreu entre os anos de 1939 e 1945, principalmente em território europeu, porém o território americano de Pearl Harbor também sofreu um ataque, marcando a entrada dos Estados Unidos na guerra.

A Primeira Guerra Mundial ocorreu entre 1914 a 1918, sendo centralizada na Europa, não alcançando o território americano. Porém, os Estados Unidos deslocaram 4 milhões de militares para essa guerra.

Resumo da história da queda do zeppelin que foi incendiado nos ares em 1937, matando 33 pessoas. O desastre do Hindenburg - 1937. Youtube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8NCcCwjNlUg Acesso em 04 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Leia o texto para os alunos e pergunte sobre o que é esta fake news?

Pergunte:

  • Quem já foi vacinado?
  • Quem tem medo de tomar vacina?
  • As campanhas de vacinação são realizadas pelo governo e em épocas ou em regiões onde se desconfiam do poder público, os boatos sobre as vacinas se multiplicam. Quem conhece algum boato sobre vacina? Os alunos podem comentar histórias que já ouviram e não sabem ao certo discernir se são verdadeiras. Ajude-os a tirar dúvidas e acabar com os mitos sobre a vacina. Como por exemplo: que o governo quer matar os idosos por causa da aposentadoria ou a mulher que foi vacinada e morreu.
  • É importante tomar vacina?
  • O que pode acontecer se o indivíduo que já possui receio de tomar vacina ouve estas histórias? Comente com a turma que a divulgação deste boatos é apresentado como uma das causas da volta de doenças erradicadas no Brasil como o sarampo. Explique aos alunos que a fake news sempre possui uma ancoragem real, ou seja, a notícia baseia-se em alguma notícia real que é modificada ou em algum medo ou preconceito que já existem e o reforçam.
  • Na sua opinião, por que as fake news antigas das redes sociais continuam a ser repassadas? É importante que eles percebam que as pessoas repassam porque acreditam, porque não pesquisam, porque geralmente vem sem data e não tem como as pessoas saberem que não são recentes.

Fonte : Boatos que matam: os 10 casos mais destrutivos de fake news na história. PorThiago Lincolins, Aventuras da História. Disponível em https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/10-fake-news-historia.phtml Acesso: 20 de outubro de 2018.

Link do material para impressão:

Problematização - Vacina

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XuQgHuPdHCukqEv5qY5Y4fHk5ddBtF4R7xQ9Qw7p9RU7w8UqsThjdEK4uBd4/his4-08und09-problematizacao-vacina.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso esteja próximo de alguma campanha de vacinação é importante ressaltá-la para as crianças. Assim como, se houverem epidemias locais ocorrendo. Se for o caso, essa aula pode gerar um link com ciências.

Para você saber mais:

Boatos podem explicar procura baixa por vacina contra febre-amarela. Por Roberta Jansen, Uol. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/estado/2018/03/09/boatos-podem-explicar-procura-baixa-por-vacina-contra-febre-amarela.htm acesso em 23 de fevereiro de 2019.

Reportagem recente sobre a repercussão que ainda ocorre desta fake news de 1988. Não há ligação entre autismo e a vacina tríplice antiviral, reafirma estudos. O Globo. Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/nao-ha-ligacao-entre-autismo-a-vacina-triplice-viral-reafirma-estudo-23500277. Acesso em 05 de março de 2019.

Fake News. Por Rafael Batista, Mundo Educação. Disponível em https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/curiosidades/fake-news.htm acesso em 23 de fevereiro de 2019.

A ciência explica por que caímos em fake news. Por Ana Prado, Super Interessante. Disponível em: https://super.abril.com.br/blog/como-pessoas-funcionam/a-ciencia-explica-por-que-caimos-em-fake-news/ Acesso em 05 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Leia o texto para os alunos e pergunte sobre o que é esta fake news.

Pergunte:

  • O que esta fake news provocou?
  • Vocês acham que fatos como este em que as pessoas entram em pânico por causa de uma notícia poderiam ser evitados? Como? Lembre-os da Lereia, como que achava a resposta certa do jogo ? Os alunos devem induzir que por meio de pesquisas podemos descobrir se a notícia é falsa. Mas também pelo bom senso.

Lembre aos alunos que as chamadas fake news sempre existiram, mas com o crescimento do alcance e da rapidez dos meios de comunicação, foi ampliado. Oriente que o desenvolvimento dos meios de comunicação e principalmente da internet é benéfico, mas que devemos estar sempre alertas aos perigos.

Para completar, explique que os problemas causados são tão grandes que já existem empresas somente para fazer estas checagens. São as fact checking.

Fonte : Fake News. Rafael Batista, Mundo Educação. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/curiosidades/fake-news.htm acesso em 23 de fevereiro de 2019.

Link do material para impressão:

Problematização -Greve dos Caminhoneiros

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bg79j4T8uJuErg7jHpTMX7qbNX4sUFEdTNN953XxM6mAkrAhDGBnW7zrmw8P/his4-08und09-problematizacao-greve-dos-caminhoneiros.pdf

Para você saber mais:

A próxima greve dos caminhoneiros pode acontecer após o feriado. Boatos.org.Disponível em: https://www.boatos.org/brasil/nova-greve-caminhoneiros-apos-feriado.html Acesso em 23 de fevereiro de 2019.

Agências de Fact checking. Como identificar fake news? Oito sites para checar se notícia é verdadeira. Por Paulo Alves, Tech Tudo. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/noticias/2018/10/como-identificar-fake-news-oito-sites-para-checar-se-noticia-e-verdadeira.ghtml Acesso em 23 de fevereiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete ou copie o texto no quadro e leia junto com os alunos.

Explique aos alunos que eles devem produzir fake news sobre qualquer assunto desde que não seja difamando alguma pessoa de seu convívio. Neste momento, pode até lembrar quantas personalidades públicas são difamadas com fake news ou, para que seu post seja mais disseminado, as pessoas atribuem textos a autoria do “famoso” e ele precisa desmentir publicamente.

Seria interessante que você lembrasse aos alunos que as fake news reforçam um preconceito, um medo ou pré concepções presentes em nossa sociedade. Lembrem que só vai acreditar na fake news sobre a vacinação quem já tiver algum medo ou dúvidas quanto a tomar a vacina, assim como os americanos haviam passado por acontecimentos traumáticos e os brasileiros já estavam com medo de uma outra greve acontecer .

Divida a turma em grupos para que produzam coletivamente suas próprias fake news utilizando as dicas do slide como material de apoio. Depois serão expostas no mural da sala.

Como adequar à sua realidade: Seria interessante que você realizasse uma pesquisa prévia sobre os preconceitos, crenças, lendas urbanas e boatos que vigorem em sua região. Essas informações podem servir de estímulo para a reflexão dos grupos e de temas para as fake news produzidas.

Jogo online sobre como identificar boatos e notícias falsas na internet. Multirio. Disponível em: http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/interaja/jogos-educativos/14409-ca%C3%B4-digital-apresenta%C3%A7%C3%A3o-e-comandos acesso em 30 de março de 2019.

Para você saber mais:

A ciência explica por que caímos em fake news. Por Ana Prado. Disponível em: https://super.abril.com.br/blog/como-pessoas-funcionam/a-ciencia-explica-por-que-caimos-em-fake-news/ Acesso em 05 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Circulação de pessoas, produtos e culturas do 4º ano :

MAIS AULAS DE História do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04HI08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano