Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Lápis, material impresso, lápis de cor, cola, fita dupla face ou fita crepe.
Material complementar:
Pistas para afixar: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pGnmMhU374CVhXR4MfNKmn4wwMhz7s535vu6nrKTPmkG43c2PGTfExNbU2vf/geo1-08und09-pistas-para-fixar.pdf
Pistas para adivinhar e carta para a bruxinha Caracol: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rDvGEAnpQ953crepumrFqXhmBR8VVwKcjDWRYvd6HXuay8acR3MwrBm6cZqj/geo1-08und09-pistas.pdf
Para você saber mais:
Neste texto, os conceitos mais importantes da alfabetização cartográfica são explanados objetivamente. Um deles é o conceito de legenda. O uso dos símbolos para representar situações reais será muito importante na compreensão dos mapas futuramente.
DIAS, Wagner da Silva; OZÓRIO, Augusto Monteiro. Alfabetização cartográfica nas séries iniciais: uma proposta para a formação de professores. Disponível em: <https://edutec.unesp.br/images/stories/pdf/alfabetizacao_cartografica_nas_series_iniciais.pdf>. Acesso em: 21 fev 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o tema para os alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Pergunte a eles: Vocês já ouviram falar da Bruxinha Caracol? Quem e como será ela?
Como adequar à sua realidade: Caso haja alguma restrição em relação à crenças e/ou superstições em sua região ou escola, substitua a bruxinha por um garoto ou garota atrapalhada ou por um personagem de livros infantis - ex: um dos dos três porquinhos, um dos sete anões, etc.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Conte a história da bruxinha Caracol às crianças. Incentive-as a entrar no mundo da imaginação e inventar que esse é o castelo da bruxinha. Onde será que ela escondeu as chaves?
Será que nós iremos descobrir?
Contexto prévio: As pistas deverão ser afixadas nas paredes da sala antes da entrada das crianças.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Questione-os sobre como podemos representar os elementos da paisagem. Permita que falem livremente sobre as diferentes possibilidades de representação e deixe fluir a criatividade. Em seguida lance a eles os seguinte desafio: Para sairmos do castelo, temos que decifrar um enigma que é uma imagem que representa um objeto presente em nossa sala. Vamos encontrar o objeto e com as pistas achar a saída do castelo. Oriente as crianças a ouvirem atentamente as pistas/enigmas e se dirigirem aos objetos o mais ordenadamente possível quando descobrirem a resposta.
No próximo objeto haverá outra pista e assim sucessivamente até encontrarem as chaves da sala.
Para não correrem, evitando acidentes, se necessário, diga que a bruxinha pediu para que andem em câmera lenta, então elas se deslocarão devagar pela sala.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações: Nesta etapa, as crianças irão passear pela sala e identificarão as pistas/enigmas deixadas “pela bruxinha” pelas paredes.
Não se esqueça de que as pistas deverão ter sido afixadas nas paredes antes da entrada das crianças em sala.
Leia em voz alta com entonação de mistério e deixe que as crianças observem a imagem afixada nas paredes e procurem o objeto correspondente.
Pistas:
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Após os estudantes encontrarem as soluções para os enigmas e conseguirem as chaves (Você pode deixar no último local chaves verdadeiras ou réplicas grandes feitas em papelão) eles realizarão uma atividade para “explicar” para a bruxinha, como cumpriram os desafios.
Converse com eles sobre as representações gráficas utilizadas nesta atividade, exponha os objetos próximos às suas ilustrações, peça que comparem e percebam a forma/posição em que foram fotografados. Nesse momento, avalie se as crianças conseguiram perceber as representações em diferentes pontos de vista e ser conseguiram identificar as representações gráficas, como numa legenda.
Nesta atividade, os estudantes completarão as lacunas com o nome dos objetos representados e ilustrarão estes objetos no espaço destinado para tal.
Você pode adaptar os objetos e formas livremente conforme a realidade da sua sala de aula.
Para você saber mais:
As diferentes representações, a partir de visões oblíquas e verticais, serão essenciais no futuro para a interpretação das legendas dos mapas.
SILVA, Simone Aparecida. Alfabetização Cartográfica para os alunos do curso de formação de docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Londrina, 2008. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1481-6.pdf>. Acesso em: 21 fev 2019.