16904
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 1º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Representações Gráficas

Plano de aula de Geografia com atividades para 1º ano do Fundamental sobre identificar as representações gráficas em diferentes pontos de vista.

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elaine Aparecida Paraguai

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Lápis, material impresso, lápis de cor, cola, fita dupla face ou fita crepe.

Material complementar:

Pistas para afixar: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pGnmMhU374CVhXR4MfNKmn4wwMhz7s535vu6nrKTPmkG43c2PGTfExNbU2vf/geo1-08und09-pistas-para-fixar.pdf

Pistas para adivinhar e carta para a bruxinha Caracol: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rDvGEAnpQ953crepumrFqXhmBR8VVwKcjDWRYvd6HXuay8acR3MwrBm6cZqj/geo1-08und09-pistas.pdf

Para você saber mais:

Neste texto, os conceitos mais importantes da alfabetização cartográfica são explanados objetivamente. Um deles é o conceito de legenda. O uso dos símbolos para representar situações reais será muito importante na compreensão dos mapas futuramente.

DIAS, Wagner da Silva; OZÓRIO, Augusto Monteiro. Alfabetização cartográfica nas séries iniciais: uma proposta para a formação de professores. Disponível em: <https://edutec.unesp.br/images/stories/pdf/alfabetizacao_cartografica_nas_series_iniciais.pdf>. Acesso em: 21 fev 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o tema para os alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Pergunte a eles: Vocês já ouviram falar da Bruxinha Caracol? Quem e como será ela?

Como adequar à sua realidade: Caso haja alguma restrição em relação à crenças e/ou superstições em sua região ou escola, substitua a bruxinha por um garoto ou garota atrapalhada ou por um personagem de livros infantis - ex: um dos dos três porquinhos, um dos sete anões, etc.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Conte a história da bruxinha Caracol às crianças. Incentive-as a entrar no mundo da imaginação e inventar que esse é o castelo da bruxinha. Onde será que ela escondeu as chaves?

Será que nós iremos descobrir?

Contexto prévio: As pistas deverão ser afixadas nas paredes da sala antes da entrada das crianças.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rDvGEAnpQ953crepumrFqXhmBR8VVwKcjDWRYvd6HXuay8acR3MwrBm6cZqj/geo1-08und09-pistas.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Questione-os sobre como podemos representar os elementos da paisagem. Permita que falem livremente sobre as diferentes possibilidades de representação e deixe fluir a criatividade. Em seguida lance a eles os seguinte desafio: Para sairmos do castelo, temos que decifrar um enigma que é uma imagem que representa um objeto presente em nossa sala. Vamos encontrar o objeto e com as pistas achar a saída do castelo. Oriente as crianças a ouvirem atentamente as pistas/enigmas e se dirigirem aos objetos o mais ordenadamente possível quando descobrirem a resposta.

No próximo objeto haverá outra pista e assim sucessivamente até encontrarem as chaves da sala.

Para não correrem, evitando acidentes, se necessário, diga que a bruxinha pediu para que andem em câmera lenta, então elas se deslocarão devagar pela sala.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Nesta etapa, as crianças irão passear pela sala e identificarão as pistas/enigmas deixadas “pela bruxinha” pelas paredes.

Não se esqueça de que as pistas deverão ter sido afixadas nas paredes antes da entrada das crianças em sala.

Leia em voz alta com entonação de mistério e deixe que as crianças observem a imagem afixada nas paredes e procurem o objeto correspondente.

Pistas:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rDvGEAnpQ953crepumrFqXhmBR8VVwKcjDWRYvd6HXuay8acR3MwrBm6cZqj/geo1-08und09-pistas.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Após os estudantes encontrarem as soluções para os enigmas e conseguirem as chaves (Você pode deixar no último local chaves verdadeiras ou réplicas grandes feitas em papelão) eles realizarão uma atividade para “explicar” para a bruxinha, como cumpriram os desafios.

Converse com eles sobre as representações gráficas utilizadas nesta atividade, exponha os objetos próximos às suas ilustrações, peça que comparem e percebam a forma/posição em que foram fotografados. Nesse momento, avalie se as crianças conseguiram perceber as representações em diferentes pontos de vista e ser conseguiram identificar as representações gráficas, como numa legenda.

Nesta atividade, os estudantes completarão as lacunas com o nome dos objetos representados e ilustrarão estes objetos no espaço destinado para tal.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rDvGEAnpQ953crepumrFqXhmBR8VVwKcjDWRYvd6HXuay8acR3MwrBm6cZqj/geo1-08und09-pistas.pdf

Você pode adaptar os objetos e formas livremente conforme a realidade da sua sala de aula.

Para você saber mais:

As diferentes representações, a partir de visões oblíquas e verticais, serão essenciais no futuro para a interpretação das legendas dos mapas.

SILVA, Simone Aparecida. Alfabetização Cartográfica para os alunos do curso de formação de docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Londrina, 2008. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1481-6.pdf>. Acesso em: 21 fev 2019.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Lápis, material impresso, lápis de cor, cola, fita dupla face ou fita crepe.

Material complementar:

Pistas para afixar: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pGnmMhU374CVhXR4MfNKmn4wwMhz7s535vu6nrKTPmkG43c2PGTfExNbU2vf/geo1-08und09-pistas-para-fixar.pdf

Pistas para adivinhar e carta para a bruxinha Caracol: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rDvGEAnpQ953crepumrFqXhmBR8VVwKcjDWRYvd6HXuay8acR3MwrBm6cZqj/geo1-08und09-pistas.pdf

Para você saber mais:

Neste texto, os conceitos mais importantes da alfabetização cartográfica são explanados objetivamente. Um deles é o conceito de legenda. O uso dos símbolos para representar situações reais será muito importante na compreensão dos mapas futuramente.

DIAS, Wagner da Silva; OZÓRIO, Augusto Monteiro. Alfabetização cartográfica nas séries iniciais: uma proposta para a formação de professores. Disponível em: <https://edutec.unesp.br/images/stories/pdf/alfabetizacao_cartografica_nas_series_iniciais.pdf>. Acesso em: 21 fev 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o tema para os alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Pergunte a eles: Vocês já ouviram falar da Bruxinha Caracol? Quem e como será ela?

Como adequar à sua realidade: Caso haja alguma restrição em relação à crenças e/ou superstições em sua região ou escola, substitua a bruxinha por um garoto ou garota atrapalhada ou por um personagem de livros infantis - ex: um dos dos três porquinhos, um dos sete anões, etc.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Conte a história da bruxinha Caracol às crianças. Incentive-as a entrar no mundo da imaginação e inventar que esse é o castelo da bruxinha. Onde será que ela escondeu as chaves?

Será que nós iremos descobrir?

Contexto prévio: As pistas deverão ser afixadas nas paredes da sala antes da entrada das crianças.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rDvGEAnpQ953crepumrFqXhmBR8VVwKcjDWRYvd6HXuay8acR3MwrBm6cZqj/geo1-08und09-pistas.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Questione-os sobre como podemos representar os elementos da paisagem. Permita que falem livremente sobre as diferentes possibilidades de representação e deixe fluir a criatividade. Em seguida lance a eles os seguinte desafio: Para sairmos do castelo, temos que decifrar um enigma que é uma imagem que representa um objeto presente em nossa sala. Vamos encontrar o objeto e com as pistas achar a saída do castelo. Oriente as crianças a ouvirem atentamente as pistas/enigmas e se dirigirem aos objetos o mais ordenadamente possível quando descobrirem a resposta.

No próximo objeto haverá outra pista e assim sucessivamente até encontrarem as chaves da sala.

Para não correrem, evitando acidentes, se necessário, diga que a bruxinha pediu para que andem em câmera lenta, então elas se deslocarão devagar pela sala.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Nesta etapa, as crianças irão passear pela sala e identificarão as pistas/enigmas deixadas “pela bruxinha” pelas paredes.

Não se esqueça de que as pistas deverão ter sido afixadas nas paredes antes da entrada das crianças em sala.

Leia em voz alta com entonação de mistério e deixe que as crianças observem a imagem afixada nas paredes e procurem o objeto correspondente.

Pistas:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rDvGEAnpQ953crepumrFqXhmBR8VVwKcjDWRYvd6HXuay8acR3MwrBm6cZqj/geo1-08und09-pistas.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Após os estudantes encontrarem as soluções para os enigmas e conseguirem as chaves (Você pode deixar no último local chaves verdadeiras ou réplicas grandes feitas em papelão) eles realizarão uma atividade para “explicar” para a bruxinha, como cumpriram os desafios.

Converse com eles sobre as representações gráficas utilizadas nesta atividade, exponha os objetos próximos às suas ilustrações, peça que comparem e percebam a forma/posição em que foram fotografados. Nesse momento, avalie se as crianças conseguiram perceber as representações em diferentes pontos de vista e ser conseguiram identificar as representações gráficas, como numa legenda.

Nesta atividade, os estudantes completarão as lacunas com o nome dos objetos representados e ilustrarão estes objetos no espaço destinado para tal.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rDvGEAnpQ953crepumrFqXhmBR8VVwKcjDWRYvd6HXuay8acR3MwrBm6cZqj/geo1-08und09-pistas.pdf

Você pode adaptar os objetos e formas livremente conforme a realidade da sua sala de aula.

Para você saber mais:

As diferentes representações, a partir de visões oblíquas e verticais, serão essenciais no futuro para a interpretação das legendas dos mapas.

SILVA, Simone Aparecida. Alfabetização Cartográfica para os alunos do curso de formação de docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Londrina, 2008. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1481-6.pdf>. Acesso em: 21 fev 2019.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Formas de representação e pensamento espacial do 1º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01GE08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano