Contexto - Foto da família imperial
Plano de Aula
Plano de aula: A crise do Império brasileiro
Plano 1 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Proclamação da República
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI01, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cópias impressas dos textos e imagem ou projetor para a projeção da imagem e dos slides com orientações. Folhas de papel sulfite.
Material complementar:
Foto da família imperial para impressão:
Pistas sobre as razões que levaram à queda do Império brasileiro para impressão:
Palavras-chave das pistas e parabéns para impressão:
Gabarito e orientações ao professor para impressão:
Para que os alunos aprendam a interpretar fontes históricas, é muito importante que você não forneça a eles as informações básicas sobre a fonte histórica antes da leitura de cada uma delas. Não comece a aula com uma exposição sobre o contexto histórico destes documentos, pois isso os impediria de construir o Contexto com base nas fontes, que é o objetivo central da aula de História.
Para você saber mais:
Questão sucessória:
BARMAN, Roderick. Princesa Isabel do Brasil: gênero e poder no século XIX. São Paulo: Editora Univesp, 2005. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=cTL6qNJ3aZsC&printsec=frontcover&dq=princesa+isabel&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwin5531hpfgAhVXGLkGHRCeB3gQ6AEIKTAA#v=onepage&q=princesa%20isabel&f=false> Acesso em: 1º fev. 2019.
Participação negra na Guerra do Paraguai:
TORAL, André Amaral de. A participação dos negros escravizados na guerra do Paraguai. São Paulo: Estud. Av., vol. 9, nº 24, mai. a ago. 1995.
Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141995000200015> Acesso em: 1º fev. 2019.
BRASIL. Ministério da Justiça e Segurança Pública. Arquivo Nacional. Guerra do Paraguai ou da Tríplice Aliança. Disponível em: < http://www.arquivonacional.gov.br/br/component/tags/tag/guerra-do-paraguai.html>. Acesso em: 2 fev. 2019.
SILVA, Eduardo. O negro e a conquista da abolição. São Paulo: Rev. USP, nº 58, 2003. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/33849>. Acesso em: 2 fev. 2019.
O fortalecimento do Exército e a questão militar:
MILANESI, Dálcio Aurélio. Sobre a Guerra do Paraguai. Maringá-PR: Rev. Urutágua, Nº 5, dez. a mar. 2004. Disponível em: <http://www.urutagua.uem.br/005/06his_milanesi.htm>. Acesso em: 2 fev. 2019.
SILVA, Beatriz Coelho. Questão militar. São Paulo: FGV CPDOC. Disponível em: <https://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/primeira-republica/QUEST%C3%83O%20MILITAR.pdf>. Acesso em: 3 fev. 2019.
PROJETO MEMÓRIA. Glossário: Questão militar. Memória de Rui Barbosa. Disponível em: <http://www.projetomemoria.art.br/RuiBarbosa/glossario/a/militar.htm. Acesso em: 3 fev. 2019.
A questão religiosa:
SOUZA, Ney de. Catolicismo, sociedade e teologia no Brasil Império. Rio de Janeiro: Atualid. Teológica, jan. a abr. 2013. Vol. 46, p. 127-144. Disponível em: <https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/23290/23290.PDFXXvmi=>. Acesso em: 3 fev. 2019.
As campanhas e sociedades abolicionistas e o fim da escravidão:
BRASIL. Saiba mais sobre o Brasil Império. Brasília: Governo do Brasil - Notícias - Cultura, 2017. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/noticias/cultura/2009/11/imperio>. Acesso em: 3 fev. 2019.
Mapas mentais:
LOPES, Ana. Mapas mentais - O que são? Mais Aprendizagem, 2014. Disponível em: <http://www.maisaprendizagem.com.br/mapas-mentais-iniciante/>. Acesso em: 5 fev. 2019.
SEJA UMA PESSOA MELHOR. Tudo sobre mapas mentais - Seja um estudante melhor. YouTube, 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ODkXi59EZKs>. Acesso em: 5 fev. 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Divida a turma em equipes de no máximo quatro pessoas. Projete, escreva no quadro, entregue cópias impressas às equipes ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
O objetivo desta aula é que os alunos sejam capazes de identificar os elementos que levaram à crise do Império brasileiro.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Apresente o slide inicial projetando-o, entregando cópias impressas às equipes, lendo-o ou pedindo que algum estudante leia ou escrevendo-o no quadro. Em seguida, apresente a foto, impressa ou projetada, e peça que os alunos descrevam o que é possível ver na foto. É provável que os alunos comentem sobre a qualidade da foto, as roupas, a expressão facial e a posição dos presentes, a quantidade e o gênero das pessoas, entre outras questões. Estimule os comentários, mas sem deixar de lembrar que a foto pertence a um momento histórico específico e não deve ser qualificada com base nos parâmetros atuais. Informe que estão presentes na foto o imperador D. Pedro II, sua esposa, Teresa Cristina, e suas filhas, Isabel e Leopoldina. Pergunte como ocorre a sucessão em uma monarquia. É possível que algum aluno comente que a sucessão é hereditária, e que passa para o filho mais velho. Chame a atenção para a expressão “filho mais velho”, que faz pensar imediatamente no gênero masculino. O que ocorreria quando D. Pedro II morresse, sendo que ele só tem filhas? Deixe que os alunos se expressem. Informe que, a prioridade para a sucessão, no caso brasileiro, era para o filho mais velho do gênero masculino, mas, na ausência deste, a sucessão passa para a filha mais velha, neste caso a princesa Isabel. Pergunte aos alunos: Será que a sociedade brasileira encararia de maneira natural uma mulher como imperatriz do Brasil? Após se esgotarem os comentários ou acabar o tempo, diga que D. Pedro II acreditava que a sociedade não aceitaria Isabel como imperatriz e até mesmo que ela não conseguiria lidar com o cargo. Por isso não preparou Isabel para exercer o cargo e acreditava que a monarquia estava centrada na sua figura.
Para você saber mais:
BARMAN, Roderick. Princesa Isabel do Brasil: gênero e poder no século XIX. São Paulo: Editora Univesp, 2005. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=cTL6qNJ3aZsC&printsec=frontcover&dq=princesa+isabel&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwin5531hpfgAhVXGLkGHRCeB3gQ6AEIKTAA#v=onepage&q=princesa%20isabel&f=false> Acesso em: 1º fev. 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Apresente o slide inicial projetando-o, entregando cópias impressas às equipes, lendo-o ou pedindo que algum estudante leia ou escrevendo-o no quadro. Em seguida, apresente a foto, impressa ou projetada, e peça que os alunos descrevam o que é possível ver na foto. É provável que os alunos comentem sobre a qualidade da foto, as roupas, a expressão facial e posição dos presentes, a quantidade e o gênero das pessoas, entre outras questões. Estimule os comentários, mas sem deixar de lembrar que a foto pertence a um momento histórico específico e não deve ser qualificada com base nos parâmetros atuais. Informe que estão presentes na foto o imperador D. Pedro II, sua esposa, Teresa Cristina, e suas filhas, Isabel e Leopoldina. Pergunte como ocorre a sucessão em uma monarquia. É possível que algum aluno comente que a sucessão é hereditária e que passa para o filho mais velho. Chame a atenção para a expressão “filho mais velho”, que faz pensar imediatamente no gênero masculino. O que ocorreria quando D. Pedro II morresse, sendo que ele só tem filhas? Deixe que os alunos se expressem. Informe que, a prioridade para a sucessão, no caso brasileiro, era para o filho mais velho do gênero masculino, mas, na ausência deste, a sucessão passa para a filha mais velha, neste caso a princesa Isabel. Pergunte aos alunos: Será que a sociedade brasileira encararia de maneira natural uma mulher como imperatriz do Brasil? Após se esgotarem os comentários ou acabar o tempo, diga que D. Pedro II acreditava que a sociedade não aceitaria Isabel como imperatriz e até mesmo que ela não conseguiria lidar com o cargo. Por isso não preparou Isabel para exercer o cargo e acreditava que a monarquia estava centrada na sua figura.
Para você saber mais:
BARMAN, Roderick. Princesa Isabel do Brasil: gênero e poder no século XIX. São Paulo: Editora Univesp, 2005. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=cTL6qNJ3aZsC&printsec=frontcover&dq=princesa+isabel&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwin5531hpfgAhVXGLkGHRCeB3gQ6AEIKTAA#v=onepage&q=princesa%20isabel&f=false> Acesso em: 1º fev. 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 28 minutos.
Orientações: Explique que eles serão detetives da História e como a atividade funcionará. Entregue a cada equipe a primeira pista. Assim que encontrarem a resposta devem levantar a mão e o professor irá até eles. Se a resposta estiver correta receberão a próxima pista e uma palavra-chave que deverá ser guardada para a atividade da Sistematização. Se a resposta estiver incorreta, retome trechos do respectivo texto que podem ajudar as equipes a chegarem às respostas corretas. Após resolver a pista 5, os alunos receberão uma folha os parabenizando por terminar a atividade.
As respostas corretas estão em um documento para que você possa consultar da forma que achar melhor.
Materiais complementares
Pistas sobre as razões que levaram à queda do Império brasileiro para impressão:
Palavras-chave das pistas e parabéns para impressão:
Gabarito e orientações ao professor para impressão:
Para você saber mais:
Participação negra na Guerra do Paraguai:
TORAL, André Amaral de. A participação dos negros escravizados na guerra do Paraguai. São Paulo: Estud. Av., vol. 9, nº 24, mai. a ago. 1995.
Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141995000200015> Acesso em: 1º fev. 2019.
BRASIL. Ministério da Justiça e Segurança Pública. Arquivo Nacional. Guerra do Paraguai ou da Tríplice Aliança. Disponível em: < http://www.arquivonacional.gov.br/br/component/tags/tag/guerra-do-paraguai.html>. Acesso em: 2 fev. 2019.
SILVA, Eduardo. O negro e a conquista da abolição. São Paulo: Rev. USP, nº 58, 2003. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/33849>. Acesso em: 2 fev. 2019.
O fortalecimento do exército e a questão militar:
MILANESI, Dálcio Aurélio. Sobre a Guerra do Paraguai. Maringá-PR: Rev. Urutágua, dez. a mar. 2004. Nº 5. Disponível em: <http://www.urutagua.uem.br/005/06his_milanesi.htm>. Acesso em: 2 fev. 2019.
SILVA, Beatriz Coelho. Questão militar. São Paulo: FGV CPDOC. Disponível em: <https://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/primeira-republica/QUEST%C3%83O%20MILITAR.pdf>. Acesso em: 3 fev. 2019.
PROJETO MEMÓRIA. Glossário: Questão militar. Memória de Rui Barbosa. Disponível em: <http://www.projetomemoria.art.br/RuiBarbosa/glossario/a/militar.htm. Acesso em: 3 fev. 2019.
A questão religiosa:
SOUZA, Ney de. Catolicismo, sociedade e teologia no Brasil Império. Rio de Janeiro: Atualid. Teológica, jan. a abr. 2013. Vol. 46, p. 127-144. Disponível em: <https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/23290/23290.PDFXXvmi=>. Acesso em: 3 fev. 2019.
As campanhas e sociedades abolicionistas e o fim da escravidão:
BRASIL. Saiba mais sobre o Brasil Império. Brasília: Governo do Brasil - Notícias - Cultura, 2017. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/noticias/cultura/2009/11/imperio>. Acesso em: 3 fev. 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Solicite que os alunos construam um mapa mental sobre as causas do fim do Império brasileiro utilizando as palavras-chave da atividade anterior. Informe que as palavras podem ser usadas mais de uma vez, e neste caso eles podem escrevê-las. Caso os alunos não saibam o que é um mapa mental, explique previamente. Se houver tempo, peça que cada equipe mostre o seu mapa e explique o processo de produção.
Mapa mental é um diagrama onde o tema a ser estudado é colocado no centro de uma folha, e com base neste tema são puxadas setas que apontam para outras palavras relacionadas a ele. Espera-se que no mapa mental os alunos relacionem o fim do Império diretamente a Questão Sucessória, Guerra do Paraguai, Abolição, Questão Religiosa e Campanha Republicana. Por sua vez, a Guerra do Paraguai deve ser relacionada aos negros escravizados e ao Exército, com ambos se relacionando à Abolição. As elites agrárias se relacionam à Abolição e à Campanha Republicana, que também está ligada à Abolição. Por fim, a Questão Religiosa se liga à Igreja Católica.
Outra opção é pedir que os alunos escrevam um texto jornalístico noticiando a queda do governo imperial, utilizando as pistas da atividade anterior para explicar o que levou ao fim do Império.
Para você saber mais:
Mapas mentais:
LOPES, Ana. Mapas mentais - O que são? Mais Aprendizagem, 2014. Disponível em: <http://www.maisaprendizagem.com.br/mapas-mentais-iniciante/>. Acesso em: 5 fev. 2019.
SEJA UMA PESSOA MELHOR. Tudo sobre mapas mentais - Seja um estudante melhor. YouTube, 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ODkXi59EZKs>. Acesso em: 5 fev. 2019.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo, com orientações do professor.
- Optativas: Google Formulários, Google Sala de Aula, Google Meets, Padlet.
Contexto
Encaminhe o objetivo da aula e a fotografia da Família Imperial Brasileira. Utilize o meio que for mais adequado à sua realidade, por escrito, via e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.
Questões para refletir:
- Como são as roupas que estas pessoas estão vestindo?
- Como é a sua postura?
Questões para responder:
- Quem você acha que são as pessoas retratadas na imagem? De quando ela é?
- Como ocorre a sucessão em uma monarquia?
Estabeleça um prazo para que enviem as respostas a esta pergunta para você, através de mensagem pelo Whatsapp, criando uma pergunta no Google Sala de Aula ou por outra plataforma que estejam utilizando.
Problematização
Informe os estudantes sobre como funcionará a brincadeira de detetive. Você pode organizar os alunos em duplas ou trios, para os quais encaminhará uma das pistas e, quando receber a resposta correta (por Whatsapp ou e-mail), encaminhará a próxima e a palavra-chave. Faça assim sucessivamente.
Outra opção é que os estudantes trabalhem individualmente, recebendo as pistas e respondendo às perguntas em um quiz do Google Formulários. Para isso, utilize as configurações de coleta de endereços de e-mail. Com ela, os estudantes têm que se identificar para poder responder o quiz e tornar as questões requeridas (ou required). Dessa forma, os alunos só conseguirão passar para a próxima questão ou pista quando responderem corretamente à questão anterior. Também é necessário colocar os gabaritos (ou answer key) que permitirá que a atividade seja progressiva.
Sistematização
Para fazer os mapas mentais sugeridos no plano de maneira remota, podem ser utilizadas ferramentas que permitem fazer mapas mentais online (como Lucidchart e Mindmeister), ou sites gratuitos, mas que requerem cadastro. Os alunos também podem fazer os mapas-mentais em folhas de papel em casa, enviarem fotos da atividade pelo Whatsapp ou postarem elas na sala da turma no Google Sala de Aula, Padlet ou outra ferramenta que estejam utilizando. O objetivo é que possam ver e comentar os mapas uns dos outros.
Para a segunda opção de sistematização (elaboração de um texto jornalístico noticiando a queda do governo imperial), o texto pode ser construído coletivamente, através de um documento do Google Docs ou, até mesmo, por grupos de Whatsapp.
Outra opção, neste caso, é que os estudantes gravem um pequeno vídeo ou áudio, como se fossem repórteres que apresentam o noticiário na televisão ou no rádio.
Convite às famílias
Possibilite que os estudantes apresentem às famílias a fotografia da família imperial brasileira e as pistas e respostas da problematização.
Caso haja interesse, as famílias podem assistir ao episódio Império, do documentário História do Brasil por Bóris Fausto, disponível no site da Tv Escola (disponível aqui).
Caso os estudantes forem gravar vídeo ou áudio fazendo a matéria jornalística, permita que possam contar com a ajuda de familiares para a produção, respeitando a autoria dos alunos.
Também é possível ver algumas fotografias de itens da coleção da família imperial, disponíveis no site do Museu Imperial do Rio de Janeiro (disponível aqui).
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Monaquelly de Jesus
Mentor: Chayene Santana
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX.
Objeto(s) de conhecimento: Experiências republicanas e práticas autoritárias: as tensões e as disputas do mundo contemporâneo.A Proclamação da República e seus primeiros desdobramentos.
Habilidade(s) da BNCC: EF09HI01 Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil.
Palavras-chave: Império brasileiro, Guerra do Paraguai, Abolição da escravatura.
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