Plano de Aula

Plano de aula: O Movimento Sindical no Brasil no início da República

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Da Primeira República ao fim da Era Vargas

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI0, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Impressão ou projeção das fotos.

Material complementar:

Contexto 1 - Imagem: Greve geral de 1917

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dsKry3sQNX4kHG2zR5SknsgKpyykA934bmjK7bJjCRk2YcbHEcJJn5gxJEjR/his9-02und03-contexto-1-imagem-greve-geral-de-1917.pdf

Contexto 2 - Imagem: Funeral de José Martinez em 1917

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zbDwRh2Y48AP5AeMaUeEbdAfxy8m8eatC3WeycdUXMfFamD2AavS7B4DUkZN/his9-02und03-contexto-2-imagem-funeral-de-jose-martinez-em-1917.pdf

Contexto 3 - Imagem: Grevistas em frente à Crespi em 1917

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/grPK3jG63XWskhSHr7Nxvf3nH3zpPjHjQjG26xRjNnduWmmg4V8DFzT6TJeq/his9-02und03-contexto-3-imagem-grevistas-em-frente-a-crespi-em-1917.pdf

Problematização 1 - Relatos de operários brasileiros no início do século XX

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mvbARkn2TNQpQPfst4CuUJbnRj27t6gWFkFd8jMy8Ejj967NU36bRtwhyHpe/his9-02und03-problematizacao-1-relatos-sobre-operarios-brasileiros-no-inicio-do-seculo-xx.pdf

Problematização 2 - Petições dos operários e o acordo conquistado

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UsEhj7GDXStamxCxVnUBRzemzCwjQh5jhW333H7pG2BzCtdXgEzg6QPauVeC/his9-02und03-problematizacao-2-peticoes-dos-operarios-e-o-acordo-conquistado.pdf

Para você saber mais:

ATÉ CRIANÇAS CRUZARAM OS BRAÇOS NA GREVE GERAL DE 1917. Disponível em <https://artebrasileiros.com.br/opiniao/ate-criancas-cruzaram-os-bracos-na-greve-geral-de-1917/> Acesso em: 5 mar. 2019

RODRIGUES, Carlos. Mestres estrangeiros; operariado nacional: resistências e derrotas no cotidiano da maior fábrica têxtil do Rio de Janeiro (1890-1920). Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas, Universidade de Brasília. Brasília, 2015.

Carlos M. R. Menores dentro da indústria têxtil: Uma análise da fábrica Bangu durante a Primeira República. Vitória-ES: XI Congresso Brasileiro de História Econômica, set. 2015. Disponível em: <http://www.abphe.org.br/arquivos/2015_carlos_molinari_severino_menores-dentro-da-industria-textil-uma-analise-da-fabrica-bangu-durante-a-primeira-republica.pdf>. Acesso em: 11 fev. 2019.

VASCONCELOS, José Mauro de. O meu pé de laranja lima. 3ª edição; 22ª impressão. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2009.

BRASIL, Consolidação das Leis de Trabalho, 2017

Disponível em: <http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/535468/clt_e_normas_correlatas_1ed.pdf> Acesso em: 11 mar. 2019

Texto da reforma trabalhista brasileira de 2017:

Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/L13467.htm> Acesso em: 11 mar. 2019

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. “Carta aberta”; Brasil Escola.

Disponível em . Acesso em: 11 de março de 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

O objetivo dessa aula é que os alunos consigam perceber a relação entre as difíceis condições de trabalho e a falta de direitos
trabalhistas e o surgimento e crescimento do Movimento Sindical na Primeira República.

Para você saber mais:

ATÉ CRIANÇAS CRUZARAM OS BRAÇOS NA GREVE GERAL DE 1917. Disponível em <https://artebrasileiros.com.br/opiniao/ate-criancas-cruzaram-os-bracos-na-greve-geral-de-1917/> Acesso em: 5 mar. 2019

RODRIGUES, Carlos. Mestres estrangeiros; operariado nacional: resistências e derrotas no cotidiano da maior fábrica têxtil do Rio de Janeiro (1890 -1920). Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas, Universidade de Brasília. Brasília, p. 259. 2015

VASCONCELOS, José Mauro de. O meu pé de laranja lima. 3ª edição; 22ª impressão. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2009.

BRASIL, Consolidação das Leis de Trabalho, 2017

Disponível em: <http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/535468/clt_e_normas_correlatas_1ed.pdf> Acesso em: 11 mar. 2019

Texto da reforma trabalhista brasileira de 2017:

Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/L13467.htm> Acesso em: 11 mar. 2019

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. “Carta aberta”; Brasil Escola.

Disponível em . Acesso em: 11 de março de 2019.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados