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Plano de aula > Geografia > 6º ano > Unidade

Plano de aula - Os caminhos da água

Plano de aula de Geografia com atividades para 6º ano do Fundamental sobre conhecer as características dos rios retificados e meandrados e medidas de revitalização dos cursos d’água.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana De Paula Costa Moraes Carrasco

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano: GEO6_10UND07

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.

- Optativas: Google Classroom, YouTube.

Valor trabalhado

Cidadania
Respeito ao ambiente
Participação

Apresentação do tema da aula (15 minutos)

O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes conheçam as características dos rios retificados e meandrados e medidas de revitalização dos cursos d’água. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e aborde com a turma que os caminhos preferenciais das águas estão relacionados com as características físicas dos terrenos, por essa razão, geralmente, são sinuosos. Fale para eles que, ao ocupar as margens de rios para expansão urbana, o homem fica sujeito a eventos de inundações, pois os cursos d’água, de tempos em tempos, transbordam, ocupando vastas áreas. Então, para evitar tais transtornos acabam por mudar este caminho preferencial das águas com obras de engenharia. Quando as várzeas destinadas à amortização das cheias são ocupadas, muitas vezes, são feitas intervenções, como retificação dos cursos a fim de evitar a inundações das áreas ocupadas pela população.

Contextualização (50 minutos – assincronamente)

Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.

Pergunte aos alunos se já ouviram falar em retificação de cursos d’água? Se disserem que sim, pergunte se percebem vantagens na implantação deste tipo de obra e porquê.

Se quiser ampliar a parte teórica dessa etapa, retome ao slide do plano original. Oriente que as respostas sejam encaminhadas no grupo de WhatsApp da turma.

Problematização (20 minutos - assincronamente)

Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original com as imagens.

Peça para os alunos observarem as imagens. Pergunte se elas remetem a uma localidade conhecida ou se apresentam uma situação que faz parte da sua realidade.

Ação propositiva (quatro dias - assincronamente)

Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Peça que os alunos observem a imagem, leia a descrição no vídeo, e identifique se as características descritas correspondem a canais meandrados ou retificados.

Em seguida envie as atividades que se encontram no link abaixo.

Observação: caso queira complementar com mais informações seu vídeo, retome o slide do plano original.

     - Folha de atividades disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wMJN9hA3YVwpRrbXhg5AkqYKePqykWG3CvF5k8gb9h4YNCBPV9bhkAhYVJqU/geo6-10und7-acao-propositiva-atividade.pdf. Acesso em 30/06/2020

A ATIVIDADE COM A RESPOSTA ESPERADA ESTÁ DISPONÍVEL NO LINK:
     - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XDAvKeNXee38tYgtW2mqkBxzKQh4F52AKvmzwE27tne5pW3qR8aD2SSRCTuu/geo6-10und7-acao-propositiva-respostas.pdf. Acesso em 30/06/2020

Sistematização (40 minutos- assincronamente)

Grave um vídeo, e explique esta atividade tem como objetivo propor soluções para margens alteradas em função da expansão urbana. Para tal, a turma deve ser dividida em equipes e a folha de atividade deve se impressa e entregue para cada uma.

A seguir, encaminhe para a folha de atividade, disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fCkzsqfy7f3MPPZvKGbYSQHmzg8FE9jJkA2YR8bpqNnFZrUhpGEPKhg5ypDT/geo6-10und7-sistematizacao-atividade.pdf. Acesso em 04/07/2020

A atividade consiste em propor medidas de revitalização para o trecho central de um rio urbano. Como não há verbas para investir na revitalização deste trecho de modo que ele desenvolva um curso mais natural e volte a formar meandros, cada equipe deverá escolher uma medida a ser tomada para que ele possa ganhar um aspecto mais natural. Primeiramente deverão selecionar a medida que pode ser utilizada na revitalização do trecho urbano do rio e, em seguida apresentar um projeto de recuperação.

Convite às famílias

Envie o texto que segue como sugestão, para que em família os estudantes possam aprofundar seus conhecimentos.
     - Fonte: Ambiente Legal. Disponível em: http://www.ambientelegal.com.br/apcma-e-contra-retificacao-no-rio-tiete/. Acesso em: 04/07/2020.

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO6_10UND07

(EF06GE10) Explicar as diferentes formas de uso do solo (rotação de terras, terraceamento, aterros etc.) e de apropriação dos recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição), bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.


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