8 cursos NOVA ESCOLA para professores de Ensino Médio

Novo Ensino Médio, BNCC, metodologias ativas e gêneros digitais são alguns temas das formações online

POR:
Ana Paula Bimbati
Foto: Getty Image

A partir de 2021, o Novo Ensino Médio chega nas escolas e, com ele, novos desafios para os professores dessa etapa. Para quem está buscando se preparar para este momento e se familiarizar com conceitos trazidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) desta etapa de ensino, o catálogo de cursos de NOVA ESCOLA agora também conta com as primeiras formações gratuitas para os últimos anos da Educação Básica. “São cursos que apoiam os professores a entenderem conceitualmente as indicações de itinerários formativos e os eixos estruturantes, mas também em como colocá-las em prática”, explica a coordenadora pedagógica de projetos, Carolina Miranda

Os novos cursos são gratuitos e totalmente online e trazem, inclusive, experiências de educadores que já atuam desenvolvendo algumas das competências previstas nos eixos estruturantes. “Além dos cursos sobre o Novo Ensino Médio, acessando o catálogo, os educadores poderão conhecer cursos com temas transversais, como metodologias ativas e avaliação, fundamentais para a formação continuada do professor”, sugere Barbara Castro, coordenadora de cursos NOVA ESCOLA. Confira abaixo nossa seleção de cursos para você, que é docente do Ensino Médio:

1. Ensino Médio na BNCC – Criatividade e Empreendedorismo
Você conhece as mudanças que deverão acontecer a partir do ano que vem no Ensino Médio? Neste curso de 8 videoaulas, ouvimos professores, alunos e especialistas sobre as principais mudanças que acontecem com a chegada da BNCC. Além disso, os cursistas conhecerão práticas reais baseadas nos eixos estruturantes de criatividade e empreendedorismo desenvolvidas.

Espera-se que, ao final deste curso, o cursista seja capaz de:

- Compreender as principais mudanças no Ensino Médio;
- Planejar aulas e atividades que estimulem a participação dos estudantes;
- Planejar aulas e atividades que desenvolvam as habilidades dos eixos estruturantes Processos Criativos e Empreendedorismo.

2. Ensino Médio na BNCC – Investigação e Intervenção
Neste curso, além de aprender sobre as principais características do Novo Ensino Médio, você vai entender como aplicar os eixos Investigação Científica e Mediação e Intervenção Sociocultural na prática. Você vai ter acesso também a ferramentas e materiais de apoio para o seu estudo. 

Espera-se que, ao final deste curso, o cursista seja capaz de:

- Compreender as principais mudanças no Ensino Médio;
- Planejar aulas e atividades que estimulem a participação dos estudantes;
- Planejar aulas e atividades que desenvolvam as habilidades dos eixos estruturantes Investigação Científica e Mediação e Intervenção Sociocultural.

3. Metodologias ativas para aulas a distância - Como usar o FlipGrid
Durante o ensino remoto tem se buscado novas ferramentas para continuar utilizando as metodologias ativas. Uma sugestão é o FlipGrid, que permite criar salas personalizadas.  No curso, você vai aprender como usar a ferramenta para dialogar com escolas e famílias, criar discussões com a turma e dar feedbacks de atividades.

Espera-se que, ao final deste curso, o cursista seja capaz de:

- Entender o que é o FlipGrid e como criar salas personalizadas dentro do ambiente da ferramenta;
- Refletir sobre princípios e práticas de Metodologias Ativas;
- Saber como criar QR Code.

4. Metodologias Ativas: trabalhando com projetos durante a quarentena
Uma metodologia ativa bastante utilizada no Ensino Médio é o trabalho com projetos. O modelo pode ser utilizado de forma presencial mas também com alunos no ensino remoto. Veja o passo a passo de como colocar em prática, seus benefícios e a relação com a família durante o processo fazendo este curso aqui.

Espera-se que, ao final deste curso, o cursista seja capaz de:

- Entender o que é aprendizagem baseada em projetos;
- Saber como colocar em prática;

5. Usando o Instagram e recursos avançados do Facebook
As redes sociais estão no dia a dia dos jovens, então, por que não trazer essa ferramenta para sua aula? A professora Juliana Cardoso conta neste curso como trabalhar com o Instagram e o Facebook e sugere também uma atividade e como estreitar laços pelos aplicativos com a turma.

Espera-se que, ao final deste curso, o cursista seja capaz de:

- Entender todas as possibilidades de comunicação do Facebook, como grupos e o Messenger;
- Conhecer os recursos do Instagram;
- Fazer o melhor uso de aulas síncronas via lives nas redes sociais.

6. Metodologias Ativas - Como inovar sem tecnologia
A falta de acesso à internet não é um limitador para desenvolver metodologias ativas com a turma. Neste curso, você vai saber como colocar o aluno como protagonista do seu processo de aprendizagem de maneira off-line.

Espera-se que, ao final deste curso, o cursista seja capaz de:

- Compreender o trabalho em grupo com a participação ativa e coletiva dos alunos;
- Identificar o desenvolvimento de competências da BNCC no trabalho em grupo e na aprendizagem baseada em problemas;
- Estruturar e avaliar uma proposta para trabalho em grupo e aprendizagem baseada em problemas.

7. Avaliação na Educação Básica - Como e porque fazer?
Como escolher boas estratégias para avaliar a turma? Com experiência como professora de escola pública e atual coordenadora de uma escola em Seabra (BA), Janaína Barros explica alguns conceitos relacionados ao tema e indica como aprimorar as práticas de avaliação.

Espera-se que, ao final deste curso, o cursista seja capaz de:

- Compreender o trabalho em grupo com a participação ativa e coletiva dos alunos;
- Identificar o desenvolvimento de competências da BNCC no trabalho em grupo e na aprendizagem baseada em problemas;
- Estruturar e avaliar uma proposta para trabalho em grupo e aprendizagem baseada em problemas.

8. Mão na massa: como trabalhar com HQs, vlogs, podcasts e outros gêneros digitais
Assim como as redes sociais, alguns gêneros digitais fazem parte do dia a dia dos alunos, é o caso de HQs, vlogs e até podcasts. Veja como uma professora fez isso na prática e aprofunde seus conhecimentos sobre como inserir gêneros digitais na sua aula. Conheça ainda sugestões para falta de acesso à internet neste curso da NOVA ESCOLA.

Espera-se que, ao final deste curso, o cursista seja capaz de:

- Saber incluir gêneros digitais na sua aula;
- Conduzir as propostas de produção de conteúdos digitais;
- Levar os alunos a fazerem uma análise crítica das redes sociais.

Tags

Guias

Tags

Guias