GEO4_06UND09 - Ação Propositiva_ Caiçaras
Plano de Aula
Plano de aula: Comunidades tradicionais e seus territórios
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Localização, distribuição de terras indígenas e comunidades quilombolas nas unidades da federação.
Por: Julliana Rodrigues
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade nessa aula e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para serem entregues às crianças ou, na falta desses recursos, é possível escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o tema ou a problematização, por exemplo.
Materiais necessários: Projetor para exibir os slides que fazem parte dessa aula e material complementar.
Material complementar:
Comunidade de fundo de pasto (Ação Propositiva) - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CRsXawA3WbpHPg7DvXteTjfNVkEGK8mqav8ZTdJxpFHZW4EyF7a8mF69PSgf/geo4-06und09-acao-propositiva-comunidades-de-fundo-de-pasto.pdf
Quebradeiras de coco babaçu (Ação Propositiva) - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/buzSCy9XEAj5sTwWMRE9f5w9Gv79uv89ffCMTaFJ8b9mhknvvugKqfEYXHK8/geo4-06und09-acao-propositiva-quebradeiras-de-babacu.pdf
Caiçaras (Ação Propositiva) - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zAYTQSkpFvTEF8e8xNb2am5xTuBmYj4Mghk2JVcXqCvMk24asxZcXg8zY62g/geo4-06und09-acao-propositiva-caicaras.pdf
Seringueiros (Ação Propositiva) - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5dHNSs5CJbffhJSjVftcR5gpJqXjxEyxb9whb8cum84xAjdZyEShfkz8tMXZ/geo4-06und09-acao-propositiva-seringueiros.pdf
Faxinalenses (Ação Propositiva) - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gTU8TM4dtW5vKGXNJ6GnE8tfFNhDuYwWxhNbXw6aueQWnVqcUsm4gVTWwNh8/geo4-06und09-acao-propositiva-faxinalenses.pdf
Para você saber mais:
Povos e Comunidades Tradicionais. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/desenvolvimento-rural/terras-ind%C3%ADgenas,-povos-e-comunidades-tradicionais>. Acesso em: 01 mar 2019.
Comunidades ou Populações Tradicionais. Instituto Eco Brasil. Disponível em:<http://www.ecobrasil.eco.br/noticias-rodape/1272-comunidades-ou-populacoes-tradicionais>. Acesso em: 01 mar 2019.
Acesse também os links disponíveis como fonte nos materiais complementares.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete e leia o tema da aula aos alunos. Explique que nessa aula eles conhecerão algumas comunidades tradicionais do Brasil e a relação delas com o território onde vivem.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS