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Plano de aula - Estratégias de cálculo variadas envolvendo subtração

POR: Elissandra de Oliveira de Almeida 17/07/2018
Código: MAT1_05NUM05

1º ano / Matemática / Números

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA06) Construir fatos fundamentais da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre 1. subtração; contagens e comparar quantidades; estratégias de cálculo pictóricas ou numéricas; cálculo subtrativo em contexto de jogo e de resolução de problema.

 

Objetivo select-down

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores da NOVA ESCOLA

Autor: Elissandra de Oliveira de Almeida

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista: Luciana Tenuta



Habilidade da BNCC

(EF01MA06) - Construir fatos fundamentais da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo  para resolver problemas.



Conhecimentos prévios

Para o desenvolvimento do plano de aula é importante observar se os alunos são capazes de:

  1. Recitar a série numérica até 10;
  2. Relacionar símbolo-quantidade;
  3. Quantificar até 10;
  4. Comparar quantidades por meio de ações que os levem a identificar “quanto tinha” “quanto tirou” e “quanto ficou”;

Objetivos específicos

  1. Verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre resolução de problemas do campo aditivo (subtração);
  2. Realizar contagens e comparar quantidades;
  3. Valorizar as estratégias de cálculo pictóricas, ou numéricas, ou outra, empregadas pelos alunos;
  4. Socializar as representações feitas pelos alunos envolvendo cálculo subtrativo em contexto de jogo e de resolução de problema.

Conceito-chave

Estratégias de resolução de problemas do campo aditivo (subtração) com números até 10.

Recursos necessários

  1. Material manipulável de contagem;
  2. Cartazes com: a Sistematização do conceito (opcional) e com o problema do Aquecimento, caso este não possa ser projetado ou a atividade impressa (opcional);
  3. Atividade principal e atividade do Raio X impressas em folhas do tipo A4 para serem usadas conforme instruções dadas.

    Título do plano - Planos de aula - 1º ano


Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Tempo previsto: 8 minutos.

Orientação: Organize a sala para facilitar a visualização do problema por toda a turma. Projete, reproduza em cartaz ou faça o registro do problema no quadro. Leia o problema duas vezes para a turma. Explore coletivamente as informações numéricas envolvidas na resolução do problema (quantidade inicial de pedaços de chocolate na barra, pedaços de chocolate que sobraram, pedaços de chocolate que foram comidos). Convide um aluno para resolver o problema. Deixe-o à vontade para empregar a estratégia que achar melhor. Estimule-o a falar sobre seu jeito de fazer, explicando aos colegas o porquê de sua estratégia.

Propósito: Identificar os conhecimentos prévios dos alunos em contexto de resolução de problemas do campo aditivo (subtração), observando aspectos pertinentes à: recitação da série, relação símbolo-quantidade, conservação de quantidade, quantificação, contagem, estratégias de cálculo pessoal.

Discuta com a turma

  • Como podemos fazer para conferir o resultado encontrado pelo colega?
  • Será que podemos fazer de outras formas para descobrir quantos pedaços de chocolate Pedro comeu?

Fique atento às considerações dos alunos, aproveite as respostas dadas para planejar as próximas intervenções. Estimule os alunos a pensarem em outras formas de cálculo.

Materiais complementares:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Atividade principal select-down

Tempo previsto: 8 minutos (slides 4 e 5).

Orientação: Entregue a folha de atividades para cada aluno. Projete ou reproduza em cartaz o problema sugerido. Faça a leitura do problema duas vezes para a turma. Certifique-se de que os alunos entenderam o que deve ser feito. Oriente-os a registrarem na mesma folha, logo abaixo do problema, a forma como fizeram para descobrir quantos livros ficaram na estante, registrando no espaço adequado os números necessários para resolver o problema. Coloque à disposição material de contagem que tiver disponível em sala, caso algum aluno queira usar. Deixe os alunos trabalharem individualmente. Passe pelas mesas enquanto os alunos trabalham. Identifique e anote as estratégias empregadas pelos alunos para posterior discussão das soluções.

Propósito: Estimular os alunos a fazerem contagens e comparações, checarem resultados, analisarem as estratégias usadas, construirem e testarem hipóteses de raciocínio e validarem estratégias de cálculo subtrativo.

Discuta com a turma:

  • Você já descobriu quantos livros tem na estante?
  • De onde a professora pegou os 4 livros?
  • Será que ficaram mais ou menos livros na estante?
  • Será que na estante ficaram apenas 5 livros mesmo?
  • Como você vai fazer para descobrir quantos livros ficaram na estante?
  • Será que podemos fazer de outro jeito para descobrir o resultado?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Tempo previsto: 8 minutos (slides 4 e 5).

Orientação: Entregue a folha de atividades para cada aluno. Explique que na tabela deverão registrar as quantidades solicitadas da forma que acharem melhor. Leia as informações que estão na tabela e indique o espaço onde farão o registro. Certifique-se de que os alunos compreenderam como fazer o registro na tabela.

Propósito: Estimular os alunos a fazerem contagens e comparações, checarem resultados, analisarem as estratégias usadas, construirem e testarem hipóteses de raciocínio e validarem estratégias de cálculo subtrativo.

Discussão da solução select-down

Tempo previsto: 14 minutos.

Orientação: Organize a turma em duplas. Divida esse tempo da seguinte forma: 7 minutos para troca de experiências em duplas e 7 minutos para socialização coletiva das descobertas feitas. Escolha a melhor disposição espacial que facilite a interação nas duplas e a socialização coletiva. Forme duplas mistas, se possível, com base nas estratégias de resolução empregadas pelos alunos. Nesse caso, você pode formar as duplas considerando, por exemplo:

  • Um aluno que fez o registro a partir do material junto com outro aluno que não usou o material;
  • Uma dupla formada por alunos que só usaram o material;
  • Uma dupla que fez o registro direto no papel;
  • Uma dupla que tenha feito a contagem nos dedos;
  • Outra possibilidade qualquer que tenha aparecido na sala.

Selecione dentre as possibilidades, alguns exemplos, considerando critérios como:

  • Realização da subtração, retirando-se 4 livros dos 9 que estavam na estante;
  • Contagem por acréscimo: 4 livros mais 1, mais 1, mais 1, mais 1, sendo 4 mais 5 igual à 9;
  • Outro critério que tenha surgido na sala, inclusive com resposta diferente de 5, seja para mais ou para menos.

Socialize os critérios apresentados no slide. Projete ou reproduza em cartaz. Convide os alunos para explicarem o que pensam sobre essas possibilidades. Abra espaço para opiniões diferentes e apresentação de formas de registro diversas (números, desenhos, marcações, traços).

Propósito: Estimular os alunos a socializarem seus registros, validando diferentes estratégias de cálculo, favorecendo a capacidade de pensar sobre a própria atividade matemática, mobilizando os conceitos matemáticos que já dominam além de identificarem diferentes possibilidades de chegar ao resultado.

Discuta com a turma:

  • O que vocês acham dessas formas?
  • Alguém fez igual ou diferente dessas formas? Conte para a turma.
  • Como vocês acham que as crianças que fizeram esses registros pensaram?
  • Quantos livros estavam na estante?
  • Quantos livros a professora pegou?
  • A resposta dada pela menina que aparece no problema está correta? Por quê?
  • O resultado que vocês encontraram foi igual ou diferente?
  • Vocês concordam com as respostas dadas nesses registros (os do slide)?

Sistematização do conceito select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia ou escreva no quadro ou apresente em cartaz a sistematização do conceito. Reforce a ação matemática realizada pelos alunos para descobrir quantos livros ficaram na estante.

Propósito: Destacar que para descobrir quantos livros ficaram na estante precisam usar a quantidade de livros que estavam e a quantidade de livros que foi tirada da estante.

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Faça o fechamento da atividade principal, retomando brevemente o problema proposto.

Propósito: Destacar que para confirmar o resultado encontrado pelos alunos no jogo eles podem contar todos os livros e depois marcar os livros que foram retirados da estante, descobrindo o resultado do problema.

Raio X select-down

Tempo previsto: 8 minutos.

Orientação: Organize os alunos para trabalhar em duplas. Entregue para cada aluno uma cópia da atividade. Leia a atividade pelo menos duas vezes. Certifique-se de que os alunos entenderam o que é para ser feito. Oriente-os a resolverem primeiro sozinhos. Depois, peça que troquem entre si as folhas e façam a conferência do resultado do colega. Em seguida, peça que um explique para o outro como fez para encontrar o resultado. Coloque à disposição da dupla material de contagem que tiver disponível ou o próprio material escolar do aluno (lápis de cor ou giz de cera). Deixe-os à vontade para registrarem o cálculo da maneira que acharem melhor, pedindo que usem o espaço vazio que tiver na folha para fazer o registro.

Propósito: Estimular os alunos a socializarem seus registros, a desenvolverem a capacidade argumentativa ao justificarem suas estratégias, a identificarem outras possibilidades de encontrar o resultado, a conferirem os resultados encontrados aplicando o conhecimento adquirido.

Discuta com a turma:

Enquanto os alunos trabalham em duplas, passe de mesa em mesa e observe as interações estabelecidas. Fique atento às explicações dadas. Anote registros ou falas que chamam a atenção por se diferenciarem do que talvez você esteja esperando que aconteça. Verifique em que medida a fala do aluno é fundamental para validar seu procedimento pessoal de cálculo.

Pergunte:

  • Como você fez para descobrir o resultado?
  • Como seu colega pensou? O que você acha? Você concorda com seu colega?
  • Vocês conseguem pensar em outra forma de resolver?
  • Como vocês podem registrar o que fizeram para descobrir o resultado?
  • Como você fez para conferir o resultado do seu colega? O seu colega fez a conferência do mesmo jeito que você?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano foi elaborado pelo Time de Autores da NOVA ESCOLA

Autor: Elissandra de Oliveira de Almeida

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista: Luciana Tenuta



Habilidade da BNCC

(EF01MA06) - Construir fatos fundamentais da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo  para resolver problemas.



Conhecimentos prévios

Para o desenvolvimento do plano de aula é importante observar se os alunos são capazes de:

  1. Recitar a série numérica até 10;
  2. Relacionar símbolo-quantidade;
  3. Quantificar até 10;
  4. Comparar quantidades por meio de ações que os levem a identificar “quanto tinha” “quanto tirou” e “quanto ficou”;

Objetivos específicos

  1. Verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre resolução de problemas do campo aditivo (subtração);
  2. Realizar contagens e comparar quantidades;
  3. Valorizar as estratégias de cálculo pictóricas, ou numéricas, ou outra, empregadas pelos alunos;
  4. Socializar as representações feitas pelos alunos envolvendo cálculo subtrativo em contexto de jogo e de resolução de problema.

Conceito-chave

Estratégias de resolução de problemas do campo aditivo (subtração) com números até 10.

Recursos necessários

  1. Material manipulável de contagem;
  2. Cartazes com: a Sistematização do conceito (opcional) e com o problema do Aquecimento, caso este não possa ser projetado ou a atividade impressa (opcional);
  3. Atividade principal e atividade do Raio X impressas em folhas do tipo A4 para serem usadas conforme instruções dadas.

    Título do plano - Planos de aula - 1º ano

Tempo previsto: 8 minutos.

Orientação: Organize a sala para facilitar a visualização do problema por toda a turma. Projete, reproduza em cartaz ou faça o registro do problema no quadro. Leia o problema duas vezes para a turma. Explore coletivamente as informações numéricas envolvidas na resolução do problema (quantidade inicial de pedaços de chocolate na barra, pedaços de chocolate que sobraram, pedaços de chocolate que foram comidos). Convide um aluno para resolver o problema. Deixe-o à vontade para empregar a estratégia que achar melhor. Estimule-o a falar sobre seu jeito de fazer, explicando aos colegas o porquê de sua estratégia.

Propósito: Identificar os conhecimentos prévios dos alunos em contexto de resolução de problemas do campo aditivo (subtração), observando aspectos pertinentes à: recitação da série, relação símbolo-quantidade, conservação de quantidade, quantificação, contagem, estratégias de cálculo pessoal.

Discuta com a turma

  • Como podemos fazer para conferir o resultado encontrado pelo colega?
  • Será que podemos fazer de outras formas para descobrir quantos pedaços de chocolate Pedro comeu?

Fique atento às considerações dos alunos, aproveite as respostas dadas para planejar as próximas intervenções. Estimule os alunos a pensarem em outras formas de cálculo.

Materiais complementares:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Tempo previsto: 8 minutos (slides 4 e 5).

Orientação: Entregue a folha de atividades para cada aluno. Projete ou reproduza em cartaz o problema sugerido. Faça a leitura do problema duas vezes para a turma. Certifique-se de que os alunos entenderam o que deve ser feito. Oriente-os a registrarem na mesma folha, logo abaixo do problema, a forma como fizeram para descobrir quantos livros ficaram na estante, registrando no espaço adequado os números necessários para resolver o problema. Coloque à disposição material de contagem que tiver disponível em sala, caso algum aluno queira usar. Deixe os alunos trabalharem individualmente. Passe pelas mesas enquanto os alunos trabalham. Identifique e anote as estratégias empregadas pelos alunos para posterior discussão das soluções.

Propósito: Estimular os alunos a fazerem contagens e comparações, checarem resultados, analisarem as estratégias usadas, construirem e testarem hipóteses de raciocínio e validarem estratégias de cálculo subtrativo.

Discuta com a turma:

  • Você já descobriu quantos livros tem na estante?
  • De onde a professora pegou os 4 livros?
  • Será que ficaram mais ou menos livros na estante?
  • Será que na estante ficaram apenas 5 livros mesmo?
  • Como você vai fazer para descobrir quantos livros ficaram na estante?
  • Será que podemos fazer de outro jeito para descobrir o resultado?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo previsto: 8 minutos (slides 4 e 5).

Orientação: Entregue a folha de atividades para cada aluno. Explique que na tabela deverão registrar as quantidades solicitadas da forma que acharem melhor. Leia as informações que estão na tabela e indique o espaço onde farão o registro. Certifique-se de que os alunos compreenderam como fazer o registro na tabela.

Propósito: Estimular os alunos a fazerem contagens e comparações, checarem resultados, analisarem as estratégias usadas, construirem e testarem hipóteses de raciocínio e validarem estratégias de cálculo subtrativo.

Tempo previsto: 14 minutos.

Orientação: Organize a turma em duplas. Divida esse tempo da seguinte forma: 7 minutos para troca de experiências em duplas e 7 minutos para socialização coletiva das descobertas feitas. Escolha a melhor disposição espacial que facilite a interação nas duplas e a socialização coletiva. Forme duplas mistas, se possível, com base nas estratégias de resolução empregadas pelos alunos. Nesse caso, você pode formar as duplas considerando, por exemplo:

  • Um aluno que fez o registro a partir do material junto com outro aluno que não usou o material;
  • Uma dupla formada por alunos que só usaram o material;
  • Uma dupla que fez o registro direto no papel;
  • Uma dupla que tenha feito a contagem nos dedos;
  • Outra possibilidade qualquer que tenha aparecido na sala.

Selecione dentre as possibilidades, alguns exemplos, considerando critérios como:

  • Realização da subtração, retirando-se 4 livros dos 9 que estavam na estante;
  • Contagem por acréscimo: 4 livros mais 1, mais 1, mais 1, mais 1, sendo 4 mais 5 igual à 9;
  • Outro critério que tenha surgido na sala, inclusive com resposta diferente de 5, seja para mais ou para menos.

Socialize os critérios apresentados no slide. Projete ou reproduza em cartaz. Convide os alunos para explicarem o que pensam sobre essas possibilidades. Abra espaço para opiniões diferentes e apresentação de formas de registro diversas (números, desenhos, marcações, traços).

Propósito: Estimular os alunos a socializarem seus registros, validando diferentes estratégias de cálculo, favorecendo a capacidade de pensar sobre a própria atividade matemática, mobilizando os conceitos matemáticos que já dominam além de identificarem diferentes possibilidades de chegar ao resultado.

Discuta com a turma:

  • O que vocês acham dessas formas?
  • Alguém fez igual ou diferente dessas formas? Conte para a turma.
  • Como vocês acham que as crianças que fizeram esses registros pensaram?
  • Quantos livros estavam na estante?
  • Quantos livros a professora pegou?
  • A resposta dada pela menina que aparece no problema está correta? Por quê?
  • O resultado que vocês encontraram foi igual ou diferente?
  • Vocês concordam com as respostas dadas nesses registros (os do slide)?

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia ou escreva no quadro ou apresente em cartaz a sistematização do conceito. Reforce a ação matemática realizada pelos alunos para descobrir quantos livros ficaram na estante.

Propósito: Destacar que para descobrir quantos livros ficaram na estante precisam usar a quantidade de livros que estavam e a quantidade de livros que foi tirada da estante.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Faça o fechamento da atividade principal, retomando brevemente o problema proposto.

Propósito: Destacar que para confirmar o resultado encontrado pelos alunos no jogo eles podem contar todos os livros e depois marcar os livros que foram retirados da estante, descobrindo o resultado do problema.

Tempo previsto: 8 minutos.

Orientação: Organize os alunos para trabalhar em duplas. Entregue para cada aluno uma cópia da atividade. Leia a atividade pelo menos duas vezes. Certifique-se de que os alunos entenderam o que é para ser feito. Oriente-os a resolverem primeiro sozinhos. Depois, peça que troquem entre si as folhas e façam a conferência do resultado do colega. Em seguida, peça que um explique para o outro como fez para encontrar o resultado. Coloque à disposição da dupla material de contagem que tiver disponível ou o próprio material escolar do aluno (lápis de cor ou giz de cera). Deixe-os à vontade para registrarem o cálculo da maneira que acharem melhor, pedindo que usem o espaço vazio que tiver na folha para fazer o registro.

Propósito: Estimular os alunos a socializarem seus registros, a desenvolverem a capacidade argumentativa ao justificarem suas estratégias, a identificarem outras possibilidades de encontrar o resultado, a conferirem os resultados encontrados aplicando o conhecimento adquirido.

Discuta com a turma:

Enquanto os alunos trabalham em duplas, passe de mesa em mesa e observe as interações estabelecidas. Fique atento às explicações dadas. Anote registros ou falas que chamam a atenção por se diferenciarem do que talvez você esteja esperando que aconteça. Verifique em que medida a fala do aluno é fundamental para validar seu procedimento pessoal de cálculo.

Pergunte:

  • Como você fez para descobrir o resultado?
  • Como seu colega pensou? O que você acha? Você concorda com seu colega?
  • Vocês conseguem pensar em outra forma de resolver?
  • Como vocês podem registrar o que fizeram para descobrir o resultado?
  • Como você fez para conferir o resultado do seu colega? O seu colega fez a conferência do mesmo jeito que você?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores da NOVA ESCOLA

Autor: Elissandra de Oliveira de Almeida

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista: Luciana Tenuta



Habilidade da BNCC

(EF01MA06) - Construir fatos fundamentais da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo  para resolver problemas.



Conhecimentos prévios

Para o desenvolvimento do plano de aula é importante observar se os alunos são capazes de:

  1. Recitar a série numérica até 10;
  2. Relacionar símbolo-quantidade;
  3. Quantificar até 10;
  4. Comparar quantidades por meio de ações que os levem a identificar “quanto tinha” “quanto tirou” e “quanto ficou”;

Objetivos específicos

  1. Verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre resolução de problemas do campo aditivo (subtração);
  2. Realizar contagens e comparar quantidades;
  3. Valorizar as estratégias de cálculo pictóricas, ou numéricas, ou outra, empregadas pelos alunos;
  4. Socializar as representações feitas pelos alunos envolvendo cálculo subtrativo em contexto de jogo e de resolução de problema.

Conceito-chave

Estratégias de resolução de problemas do campo aditivo (subtração) com números até 10.

Recursos necessários

  1. Material manipulável de contagem;
  2. Cartazes com: a Sistematização do conceito (opcional) e com o problema do Aquecimento, caso este não possa ser projetado ou a atividade impressa (opcional);
  3. Atividade principal e atividade do Raio X impressas em folhas do tipo A4 para serem usadas conforme instruções dadas.

    Título do plano - Planos de aula - 1º ano


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