16665
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 4º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Os africanos trazidos ao Brasil e sua busca por um território de resistência

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre investigar os motivos que levaram os africanos trazidos ao Brasil a buscar um território para formar os quilombos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Julliana Rodrigues

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp e e-mail.

Valores trabalhados
Cidadania; direitos humanos e respeito ao ambiente e a própria coletividade

Apresentação do tema da aula
Para subsidiar a apresentação do tema da aula, encaminhe aos alunos, por e-mail, WhatsApp ou outra ferramenta escolhida pela escola, como agenda ou sala de aula virtual, o vídeo a seguir:
   - Conhecendo museus: Museu Afro Brasil – disponível aqui.

Peça que registrem do que trata o vídeo, destacando a sala do museu que relata como os povos africanos chegavam ao Brasil.

Contextualização
Encaminhe aos alunos:
     - Vídeo: Os africanos - Raízes do Brasil – disponível aqui;
     - Transcrição do vídeo em texto – disponível aqui.

Ambos estão previstos no plano original. Peça aos alunos que leiam o texto e assistam ao vídeo, registrando o que entenderam.

Problematização
Encaminhe o slide do plano original e peça que reflitam sobre a questão problematizadora.

Ação propositiva
Peça aos alunos que, individualmente, elaborem uma história em quadrinhos (HQ) imaginando dois escravizados africanos conversando sobre suas vidas e o que poderiam fazer para conquistarem a independência. Essa ideia é proposta no plano original. Contudo, sugere-se agora que os alunos utilizem o Pixton para a criação da história em quadrinhos.
Para ajudar no uso da ferramenta, acesse o tutorial disponível aqui.
Peça que compartilhem as produções com você.

Sistematização
Nesta etapa, encaminhe as frases aos alunos e peça que as organizem individualmente, conforme previsto no plano original.
O material está disponível aqui.

Convite às famílias
Assistam aos vídeos:
     - Quilombolas preservam tradições, mas não querem parar no tempo - disponível aqui;
     - A vida em um antigo quilombo - disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Simone Falconi


Código: GEO4_06UND05

(EF04GE06) Identificar e descrever territórios étnico-culturais existentes no Brasil, tais como terras indígenas e de comunidades remanescentes de quilombos, reconhecendo a legitimidade da demarcação desses territórios.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 4º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas