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Plano de aula - Bacia hidrográfica e Regiões Hidrográficas Brasileiras

Plano de aula de Geografia com atividades para 6º ano do Fundamental sobre compreender os elementos que definem uma bacia hidrográfica e caracterizar as regiões hidrográficas brasileiras.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosana Rasera Garagorry

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano: GEO6_12UND06

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.

- Optativas: Google Classroom, YouTube.

Valor trabalhado

Cidadania
Respeito ao ambiente
Participação
Protagonismo

Apresentação do tema da aula (15 minutos)

O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes compreendam os elementos que definem uma bacia hidrográfica e caracterizar as regiões hidrográficas brasileiras. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e informe que eles irão revisar conceitos ligados a bacias hidrográficas e conhecerem como o Brasil organizou suas bacias em regiões hidrográficas. Informe também que essas informações serão organizadas em uma pasta elaborada com cartolina ou papel cartão.

Contextualização (60 minutos – assincronamente)

Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.

As demais imagens da contextualização, não sendo possível enviar elas, peça que observem em um livro didático ou atlas de forma ampliada.

Pergunte o que essa imagem tem a ver com o tema da aula. Espera-se que os alunos relacionem as veias da folha de couve com a organização de uma bacia hidrográfica. O veio central corresponderia ao rio principal e os veios secundários aos afluentes.

Apresente o esquema (slide 4) e encaminhe a sua interpretação com as seguintes perguntas:

     - O que eles observam?
     - Que relação existe entre chuva e rio?
     - O que orienta os cursos de água de uma bacia?
     - O que vai acontecendo no terreno à medida que a água vai escorrendo das áreas mais altas para as mais baixas?
     - O que separa a área de uma bacia das demais?

Peça que localizem no esquema as áreas que correspondem aos divisores de água. Projete ou escreva no quadro o conceito de bacia hidrográfica (slide 5). Em seguida, peça que observem em um atlas ou em um livro didático um mapa das bacias hidrográficas brasileiras e realize algumas perguntas para auxiliá-los na interpretação. Por exemplo:

     - o que as cores indicam?
     - Em quantas bacias a rede de drenagem brasileira está dividida?
     - Qual é a maior bacia?
     - Em qual bacia hidrográfica o estado onde vivem está localizado?
     - Quais bacias apresentam rios de maiores extensões?

Comente que existem outros mapas que podem apresentar algumas variações. Explique, também, que nem todas as bacias hidrográficas brasileiras têm sua área total concentrada no território nacional. A bacia Amazônica, por exemplo, abrange terras de outros seis países da América do Sul (slide 7).

     - Material da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CfH5Vd6qGz2kWQfqpxPVRFrVTXMBYacG7RzD3SR2KxUzAKxX7AGaw3d9v37K/geo6-12und06-material-da-contextualizacao.pdf. Acesso em 04/07/2020.

Problematização (40 minutos - assincronamente)

Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original, peça que observem em um atlas ou em um livro didático o mapa das regiões hidrográficas. Provoque a turma perguntando o que esse mapa se diferencia do mapa de bacias hidrográficas que observaram anteriormente. Peça que voltem a observar o mapa das Bacias Hidrográficas do Brasil do livro didático ou atlas. Certamente muitos alunos vão observar que o número de regiões é maior do que o de bacias. Não deixe de dizer que o mapa das bacias hidrográficas tem sua regionalização baseada em outros critérios.

     - Material da Problematização https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aeJNDASkj2QKx3ypdxzHgpdYn2Qu8RjBkPWRN9h8cqF87fQTS9W9JBcBTqqJ/geo6-12und06-material-da-problematizacao.pdf. Acesso em 04/07/2020.

Ação propositiva (três dias - assincronamente)

Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Envie o Material da Ação Propositiva
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WHeFQA9h45dSUUq85GDkYdc7baKJ7wfzFp3ATWjZQAFgS3NYfuxNeC4t5h2s/geo6-12und06-material-da-acao-propositiva.pdf. Acesso em 04/07/2020.

Sistematização (30 minutos- assincronamente)

Oriente que os estudantes enviem as respostas das atividades para você, faça o feedback.

Convite às famílias

Oriente que as famílias assistam e façam a leitura dos materiais que seguem como sugestão:

     - Divisões Hidrográficas do Brasil, disponível em: http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/aguas-no-brasil/panorama-das-aguas/copy_of_divisoes-hidrograficas, Acesso em 30/06/2020

     - Rios e bacias do Brasil formam uma das maiores redes fluviais do mundo. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/noticias/meio-ambiente/2009/10/rios-e-bacias-do-brasil-formam-uma-das-maiores-redes-fluviais-do-mundo, Acesso em 30/06/2020

     - A bacia Hidrográfica, disponível em: http://www.planejamento.mppr.mp.br/arquivos/File/bacias_hidrograficas/planejamento_manejo_e_gestao_unidade_1.pdf, Acesso em 30/06/2020

     - VÍDEO 1 - O QUE SÃO BACIAS HIDROGRÁFICAS?- https://www.youtube.com/watch?v=OtUuK6nELGg. Acesso em 04/07/2020.

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO6_12UND06

(EF06GE12) Identificar o consumo dos recursos hídricos e o uso das principais bacias hidrográficas no Brasil e no mundo, enfatizando as transformações nos ambientes urbanos.


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