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Plano de aula > Geografia > 8º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Governo e tensões geopolíticas

Plano de aula de Geografia com atividades para 8º ano do Fundamental sobre problematizar como questionamentos acerca da legitimidade de um governo podem gerar problemas geopolíticos e socioeconômicos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Viviane Lousada Cracel

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp

Valor trabalhado
Participação

Apresentação do tema da aula
Comente que a proposta desta aula é discutir algumas possíveis consequências geopolíticas regionais e mundiais decorrentes do reconhecimento parcial da legitimidade de um governo. O contexto escolhido foi o da Venezuela, devido à atualidade dos fatos e das mudanças nas relações com alguns países, inclusive o Brasil, como consequência do não reconhecimento das eleições no país e, portanto, da não legitimidade do segundo mandato de Nicolás Maduro. É importante que nesse momento você questione se os alunos sabem o significado da palavra "geopolítica". Caso não saibam, você pode solicitar que procurem no dicionário ou então explicar o termo. A aula deve ser conduzida pelo WhatsApp, mas se não houver possibilidade, tente fazer uma adaptação para o e-mail. Procure mostrar e provocar os alunos, durante toda a aula, que a participação da população na cobrança de um governo por melhorias é primordial. Tempo estimado: 5 minutos.

Contextualização
Professor, envie o arquivo disponível aqui e peça aos alunos que leiam as manchetes. Após a leitura, questione-os se já tinham conhecimento desse contexto por meio dos noticiários. Em caso de resposta afirmativa, permita que expressem o que sabem a esse respeito, sem se preocupar ou emitir juízo de valor, pois não é o objetivo. Tenha cuidado nesse momento com os comentários que possam surgir sobre o tema do governo, para que o foco desta etapa não seja perdido. Caso desconheçam esse cenário, estimule-os a comentar o que compreenderam das manchetes. Procure organizar as conversas com os alunos via mensagem ou áudio de WhatsApp. Tempo estimado: 15 minutos.

Problematização
Envie o arquivo disponível aqui. Comece perguntando aos alunos: "Quais consequências geopolíticas e socioeconômicas a não legitimidade total de um governo pode gerar?". Permita que os estudantes expressem suas opiniões iniciais a respeito. É possível que nesse momento os alunos apenas falem algumas palavras como "crise", "conflito", "isolamento", "dificuldade financeira", entre outras. Caso isso ocorra, procure mediar essa discussão a fim de que os alunos expliquem um pouco mais detalhadamente o que estão pensando, trazendo inclusive exemplos, se possível. Apresente a sequência de imagens e manchetes. Caso os alunos participem pouco, incentive-os. Explique que os materiais refletem possíveis consequências geopolíticas e socioeconômicas; a proposta é que auxiliem em um aprofundamento da discussão. As duas primeiras manchetes dizem respeito a consequências geopolíticas, e as três imagens seguintes, a consequências sociais, como inflação, desemprego/baixos salários e migrações forçadas. Elas representam algumas dentre várias possibilidades. Tempo estimado: 25 minutos.

Ação propositiva
Envie o arquivo disponível aqui e divida a sala em grupos de 6 a 8 alunos. Explique que todos os grupos terão que resolver as duas situações-problema. Após a divisão, comente que cada grupo deverá indicar um aluno para ser o coordenador e um para ser o secretário. O primeiro terá como função estimular a discussão entre os participantes do grupo, garantindo que todos possam contribuir, e administrar o tempo a fim de que a atividade seja realizada no prazo estipulado. Já o secretário ficará responsável por organizar as ideias e otimizar a discussão, evitando que haja repetição ou perda de foco durante as discussões. Converse com os alunos para tentarem marcar um horário e fazerem um encontro síncrono; caso não seja possível, devem criar um grupo no WhatsApp para o grupo e trocar mensagens para organizar o trabalho. Essa proposta foi baseada na metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), em que o aluno é o centro do processo de ensino/aprendizagem. O foco principal da ABP é o uso de problemas (no formato de estudos de caso, histórias completas, problemas simulados, entre outros) em que os alunos buscam, de forma autônoma e com discussões em grupo, encontrar soluções e tomar decisões frente à situação apresentada. Tempo estimado: 60 minutos.

Sistematização
Peça ao secretário de cada grupo que envie dois áudios aos demais colegas com as respostas dadas em cada situação. Para facilitar, sugerimos que primeiro envie um áudio com a resposta dada à primeira situação e, na sequência, a sala faz uma breve discussão sobre o que levantaram como possibilidades e hipóteses. Depois, envie um áudio com a resposta dada à segunda situação, seguido novamente de uma breve discussão. Nesse momento de sistematização, é importante que os alunos percebam que a perda da legitimidade do governo vai gerando crises internas e tensões internacionais que podem agravar um contexto regional (com interferência nos países vizinhos e, no caso do exemplo em questão, na integração econômica e política da América do Sul) e global, de polarização, como a aliança com a Rússia e a China contra os Estados Unidos. Tempo estimado: 25 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais para assistirem com seus filhos ao vídeo sobre a Venezuela disponível aqui. Depois disso, peça para discutirem se concordam ou não com os aspectos abordados.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO8_05UND05

(EF08GE05) Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e na África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós-guerra.


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