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Plano de aula - Receita matemática! Contando faces, vértices e arestas

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Identificar e contar faces, vértices e arestas das pirâmides e prisma de base triangular.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Poliana Aparecida Meredik Capelesso

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Poliana Aparecida Meredik Capelesso

Mentor: Daniela Pannuti

Revisor Pedagógico: Eliane Zanin

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF02MA14) Reconhecimento e analisar figuras não planas, suas características e representações (esfera, cilindro, cubo, pirâmides, bloco retangular, prisma de base triangular, faces, arestas e vértices, planificação).

Objetivos específicos

Identificar e contar faces, vértices e arestas dos sólidos geométricos.

Conceito-chave

Reconhecer, classificar e diferenciar as figuras geométricas espaciais de acordo com algumas características, mais especificamente faces, vértices e arestas.

Recursos necessários

  • Massinha de modelar/gomas,
  • Palito de churrasco/dente ou picolé,
  • Lápis,
  • Borracha,
  • Embalagens que representem os sólidos geométricos ou os próprios sólidos geométricos em madeira,
  • Folha das Atividades (impressas, passadas no quadro);
  • Datashow (opcional).





Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia o objetivo da aula para os alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Providencie figuras geométricas não planas ou objetos que se assemelham a elas. Para esta aula sugere-se que sejam o cubo, paralelepípedo e pirâmide de base quadrangular. Discuta com turma. Ouça as respostas dos alunos. Pode ser que tenha algum aluno que já tenha algum conhecimento destes conceitos. Deixe que levantem hipóteses e depois fale que a hoje eles aprenderão a identificar aresta, vértice e face dos sólidos geométricos. Explique rapidamente que um vértice é o ponto comum entre os lados de uma figura geométrica, uma aresta é um segmento de reta onde duas faces se encontram e que face é cada um dos lados do sólido.

Propósito: Introduzir os conceitos de aresta, vértice e face.

Discuta com a turma:

  • O que vocês acham que é uma aresta? Face? Vértice?
  • Alguém poderia vir e me mostrar nestas figuras geométricas não planas onde fica a aresta, vértice ou face?

Organização a atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.(slides 4 a 6)

Orientação: Organize da maneira que achar mais interessante os materiais a serem utilizados. Pode ser massinha de modelar/gomas e palitos de churrasco/dente/picolé. Sugere-se que a atividade seja feita em duplas, a fim que haja uma troca de experiências entre os alunos. Entregue os materiais para as duplas, o suficiente para montar um esboço de uma figura geométrica não plana. Por exemplo para a montagem de um cubo recomenda-se que cada aluno tenha no mínimo 12 palitos. Oriente os alunos para organizarem suas mesas para que não haja nenhum objeto que possa vir a atrapalhar na atividade e que não mexam nos materiais antes da explicação do que será feito.

Propósito: Organizar as duplas de trabalho e entregar os materiais necessários para a atividade.

Discuta com a turma:

  • Todos receberam o materiais necessários para a atividade?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Material de Apoio:

As trocas que fazem a turma avançar

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.(slides 4 a 6)

Orientação: Antes de iniciar a atividade com os alunos faça um modelo coletivo para exemplificar o que deve ser feito. Use o manual que está nos Materiais Complementares para verificar como deve ser feita a montagem das figuras geométricas não planas. Após deixe os alunos produzirem e explorar a suas produções. Nesta atividade você promoverá a autonomia dos alunos, seja um mediador da aprendizagem, observe a produção deles, apenas interfira quando achar necessário. Fica a critério a seu critério quantas figuras montar na atividade, sugere-se que sejam duas, ou no máximo três, e que todos sigam uma ordem e façam a mesma figura, com a finalidade de explorar coletivamente cada uma.Explique que depois de produzirem seus sólidos, eles farão a atividade para identificação de suas faces, arestas e vértices. Imprima a atividade para cada um dos alunos, você encontra nos Materiais Complementares. Se optar por fazer outros sólidos que não sejam os sugeridos, inclua-os ou substitua-os na atividade escrita. Diga que depois de tudo pronto, farão a socialização das produções e a correção da atividade.Circule entre eles e vá fazendo questionamentos individuais sobre os conceitos.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam a localização das faces, vértices e arestas.

Discuta com a turma:

  • O cubo (ou outra figura geométrica) possui quantos vértices? Faces? E arestas?
  • As arestas são sempre formadas pela junção de que? E os vértices?
  • Alguém saberia me dizer o que concluiu sobre a face?

Sugere-se que a cada forma geométrica construída sejam feitos questionamentos.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos. (slides 4 a 6)

Orientação: Entregue uma cópia desta atividade para cada um dos alunos,você encontra nos Materiais Complementares. Explique que depois de produzirem seus sólidos, eles farão a atividade para identificação de suas faces, arestas e vértices. Se optar por fazer outros sólidos que não sejam os sugeridos, inclua-os ou substitua-os na atividade escrita. Diga que depois de tudo pronto, farão a socialização das produções e a correção da atividade.Circule entre eles e vá fazendo questionamentos individuais sobre os conceitos.Deixe que usem os sólidos produzidos para a identificação e contagem das faces, arestas e vértices. Ao final, peça que escrevam com suas palavras o que entenderam sobre as faces, vértices e arestas.

Propósito: Fazer com que os alunos identifiquem, conceituem e localizem as faces, vértices e arestas.

Discuta com a turma:

  • O cubo (ou outra figura geométrica) possui quantos vértices? Faces? E arestas?
  • As arestas são sempre formadas pela junção de que? E os vértices?
  • Alguém saberia me dizer o que concluiu sobre a face?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.(slides 7 e 8)

Orientação: Estimule os alunos a compartilharem as suas produções. Após finalizar a aula, se possível, promova uma exposição das peças no pátio da escola, ou na própria sala. Faça com que os alunos verbalizem a nomenclatura do seu sólido produzido, bem como, peça para alguns alunos a identificarem as faces, vértices e arestas da figura.

Propósito: Socializar as produções e verbalizar os conceitos.

Discuta com a turma:

  • Qual sólido geométrico você produziu?
  • Aponte onde estão as faces. E as arestas? E os vértices, quantos são?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.(slides 7 e 8)

Orientação: Corrija a atividade escrita, coletivamente. Faça com que os alunos verbalizem as nomenclaturas dos sólidos produzidos pela turma, e digam quantas faces, vértices e arestas eles têm. Peça que falem com suas palavras o que entenderam sobre as faces, vértices e arestas.

Propósito: Discutir as soluções da atividade atividade principal a partir da troca de experiências entre os alunos.

Discuta com a turma:

  • Como chamamos estes sólidos geométricos?
  • Aponte onde estão as faces. E as arestas? E os vértices, quantos são?
  • Quem poderia dizer a sua conclusão sobre o que são faces, vértice e arestas?

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Retome a atividade realizada reforçando o que são faces, vértices e arestas. Procure fazer o desenho acima no quadro, ou projete este slide, a fim dos alunos visualizarem melhor cada uma das partes.

Propósito: Reforçar os conhecimentos obtidos nesta aula.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Projete este slide ou escreva o resumo no quadro e peça que registrem em seus cadernos.

Propósito: Resumir a aprendizagem do dia.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.(slides 11 e 12)

Orientação: Realize a leitura do enunciado e peça aos alunos para que acompanhem esta leitura. Deixe com que os alunos resolvam a proposta individualmente. Enquanto produzem individualmente passe nas mesas para verificar o que eles estão conseguindo fazer ou não.

Discuta com a turma:

  • Você consegue descobrir qual é essa figura sem que eu te dê novas pistas? Quais são os possíveis resultados?
  • Por que você pensou nisso? Como você chegou neste resultado? ...).
  • Existe só uma possibilidade de resposta?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos..(slides 11 e 12)

Orientação: Realize a leitura do enunciado e peça aos alunos para que acompanhem esta leitura. Deixe com que os alunos resolvam a proposta individualmente. Enquanto produzem individualmente passe nas mesas para verificar o que eles estão conseguindo fazer ou não.

Discuta com a turma:

  • Você consegue descobrir qual é essa figura sem que eu te dê novas pistas? Quais são os possíveis resultados?
  • Por que você pensou nisso? Como você chegou neste resultado? ...).
  • Existe só uma possibilidade de resposta?

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia o objetivo da aula para os alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Poliana Aparecida Meredik Capelesso

Mentor: Daniela Pannuti

Revisor Pedagógico: Eliane Zanin

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF02MA14) Reconhecimento e analisar figuras não planas, suas características e representações (esfera, cilindro, cubo, pirâmides, bloco retangular, prisma de base triangular, faces, arestas e vértices, planificação).

Objetivos específicos

Identificar e contar faces, vértices e arestas dos sólidos geométricos.

Conceito-chave

Reconhecer, classificar e diferenciar as figuras geométricas espaciais de acordo com algumas características, mais especificamente faces, vértices e arestas.

Recursos necessários

  • Massinha de modelar/gomas,
  • Palito de churrasco/dente ou picolé,
  • Lápis,
  • Borracha,
  • Embalagens que representem os sólidos geométricos ou os próprios sólidos geométricos em madeira,
  • Folha das Atividades (impressas, passadas no quadro);
  • Datashow (opcional).




Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Providencie figuras geométricas não planas ou objetos que se assemelham a elas. Para esta aula sugere-se que sejam o cubo, paralelepípedo e pirâmide de base quadrangular. Discuta com turma. Ouça as respostas dos alunos. Pode ser que tenha algum aluno que já tenha algum conhecimento destes conceitos. Deixe que levantem hipóteses e depois fale que a hoje eles aprenderão a identificar aresta, vértice e face dos sólidos geométricos. Explique rapidamente que um vértice é o ponto comum entre os lados de uma figura geométrica, uma aresta é um segmento de reta onde duas faces se encontram e que face é cada um dos lados do sólido.

Propósito: Introduzir os conceitos de aresta, vértice e face.

Discuta com a turma:

  • O que vocês acham que é uma aresta? Face? Vértice?
  • Alguém poderia vir e me mostrar nestas figuras geométricas não planas onde fica a aresta, vértice ou face?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.(slides 4 a 6)

Orientação: Organize da maneira que achar mais interessante os materiais a serem utilizados. Pode ser massinha de modelar/gomas e palitos de churrasco/dente/picolé. Sugere-se que a atividade seja feita em duplas, a fim que haja uma troca de experiências entre os alunos. Entregue os materiais para as duplas, o suficiente para montar um esboço de uma figura geométrica não plana. Por exemplo para a montagem de um cubo recomenda-se que cada aluno tenha no mínimo 12 palitos. Oriente os alunos para organizarem suas mesas para que não haja nenhum objeto que possa vir a atrapalhar na atividade e que não mexam nos materiais antes da explicação do que será feito.

Propósito: Organizar as duplas de trabalho e entregar os materiais necessários para a atividade.

Discuta com a turma:

  • Todos receberam o materiais necessários para a atividade?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Material de Apoio:

As trocas que fazem a turma avançar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.(slides 4 a 6)

Orientação: Antes de iniciar a atividade com os alunos faça um modelo coletivo para exemplificar o que deve ser feito. Use o manual que está nos Materiais Complementares para verificar como deve ser feita a montagem das figuras geométricas não planas. Após deixe os alunos produzirem e explorar a suas produções. Nesta atividade você promoverá a autonomia dos alunos, seja um mediador da aprendizagem, observe a produção deles, apenas interfira quando achar necessário. Fica a critério a seu critério quantas figuras montar na atividade, sugere-se que sejam duas, ou no máximo três, e que todos sigam uma ordem e façam a mesma figura, com a finalidade de explorar coletivamente cada uma.Explique que depois de produzirem seus sólidos, eles farão a atividade para identificação de suas faces, arestas e vértices. Imprima a atividade para cada um dos alunos, você encontra nos Materiais Complementares. Se optar por fazer outros sólidos que não sejam os sugeridos, inclua-os ou substitua-os na atividade escrita. Diga que depois de tudo pronto, farão a socialização das produções e a correção da atividade.Circule entre eles e vá fazendo questionamentos individuais sobre os conceitos.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam a localização das faces, vértices e arestas.

Discuta com a turma:

  • O cubo (ou outra figura geométrica) possui quantos vértices? Faces? E arestas?
  • As arestas são sempre formadas pela junção de que? E os vértices?
  • Alguém saberia me dizer o que concluiu sobre a face?

Sugere-se que a cada forma geométrica construída sejam feitos questionamentos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos. (slides 4 a 6)

Orientação: Entregue uma cópia desta atividade para cada um dos alunos,você encontra nos Materiais Complementares. Explique que depois de produzirem seus sólidos, eles farão a atividade para identificação de suas faces, arestas e vértices. Se optar por fazer outros sólidos que não sejam os sugeridos, inclua-os ou substitua-os na atividade escrita. Diga que depois de tudo pronto, farão a socialização das produções e a correção da atividade.Circule entre eles e vá fazendo questionamentos individuais sobre os conceitos.Deixe que usem os sólidos produzidos para a identificação e contagem das faces, arestas e vértices. Ao final, peça que escrevam com suas palavras o que entenderam sobre as faces, vértices e arestas.

Propósito: Fazer com que os alunos identifiquem, conceituem e localizem as faces, vértices e arestas.

Discuta com a turma:

  • O cubo (ou outra figura geométrica) possui quantos vértices? Faces? E arestas?
  • As arestas são sempre formadas pela junção de que? E os vértices?
  • Alguém saberia me dizer o que concluiu sobre a face?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.(slides 7 e 8)

Orientação: Estimule os alunos a compartilharem as suas produções. Após finalizar a aula, se possível, promova uma exposição das peças no pátio da escola, ou na própria sala. Faça com que os alunos verbalizem a nomenclatura do seu sólido produzido, bem como, peça para alguns alunos a identificarem as faces, vértices e arestas da figura.

Propósito: Socializar as produções e verbalizar os conceitos.

Discuta com a turma:

  • Qual sólido geométrico você produziu?
  • Aponte onde estão as faces. E as arestas? E os vértices, quantos são?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.(slides 7 e 8)

Orientação: Corrija a atividade escrita, coletivamente. Faça com que os alunos verbalizem as nomenclaturas dos sólidos produzidos pela turma, e digam quantas faces, vértices e arestas eles têm. Peça que falem com suas palavras o que entenderam sobre as faces, vértices e arestas.

Propósito: Discutir as soluções da atividade atividade principal a partir da troca de experiências entre os alunos.

Discuta com a turma:

  • Como chamamos estes sólidos geométricos?
  • Aponte onde estão as faces. E as arestas? E os vértices, quantos são?
  • Quem poderia dizer a sua conclusão sobre o que são faces, vértice e arestas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Retome a atividade realizada reforçando o que são faces, vértices e arestas. Procure fazer o desenho acima no quadro, ou projete este slide, a fim dos alunos visualizarem melhor cada uma das partes.

Propósito: Reforçar os conhecimentos obtidos nesta aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Projete este slide ou escreva o resumo no quadro e peça que registrem em seus cadernos.

Propósito: Resumir a aprendizagem do dia.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.(slides 11 e 12)

Orientação: Realize a leitura do enunciado e peça aos alunos para que acompanhem esta leitura. Deixe com que os alunos resolvam a proposta individualmente. Enquanto produzem individualmente passe nas mesas para verificar o que eles estão conseguindo fazer ou não.

Discuta com a turma:

  • Você consegue descobrir qual é essa figura sem que eu te dê novas pistas? Quais são os possíveis resultados?
  • Por que você pensou nisso? Como você chegou neste resultado? ...).
  • Existe só uma possibilidade de resposta?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos..(slides 11 e 12)

Orientação: Realize a leitura do enunciado e peça aos alunos para que acompanhem esta leitura. Deixe com que os alunos resolvam a proposta individualmente. Enquanto produzem individualmente passe nas mesas para verificar o que eles estão conseguindo fazer ou não.

Discuta com a turma:

  • Você consegue descobrir qual é essa figura sem que eu te dê novas pistas? Quais são os possíveis resultados?
  • Por que você pensou nisso? Como você chegou neste resultado? ...).
  • Existe só uma possibilidade de resposta?

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