10243
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 3º ano > Geometria

Plano de aula - Receita matemática! Contando faces, vértices e arestas

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Identificar e contar faces, vértices e arestas das pirâmides e prisma de base triangular.

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Poliana Aparecida Meredik Capelesso

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Objetivo 2. Aquecimento 3. Organização a atividade principal 4. Atividade principal 5. Discussão das soluções 6. Sistematização do Conceito 7. Encerramento 8. Raio X Materiais e Atividades
download Baixar plano

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Poliana Aparecida Meredik Capelesso

Mentor: Daniela Pannuti

Revisor Pedagógico: Eliane Zanin

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF02MA14) Reconhecimento e analisar figuras não planas, suas características e representações (esfera, cilindro, cubo, pirâmides, bloco retangular, prisma de base triangular, faces, arestas e vértices, planificação).

Objetivos específicos

Identificar e contar faces, vértices e arestas dos sólidos geométricos.

Conceito-chave

Reconhecer, classificar e diferenciar as figuras geométricas espaciais de acordo com algumas características, mais especificamente faces, vértices e arestas.

Recursos necessários

  • Massinha de modelar/gomas,
  • Palito de churrasco/dente ou picolé,
  • Lápis,
  • Borracha,
  • Embalagens que representem os sólidos geométricos ou os próprios sólidos geométricos em madeira,
  • Folha das Atividades (impressas, passadas no quadro);
  • Datashow (opcional).





Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia o objetivo da aula para os alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Providencie figuras geométricas não planas ou objetos que se assemelham a elas. Para esta aula sugere-se que sejam o cubo, paralelepípedo e pirâmide de base quadrangular. Discuta com turma. Ouça as respostas dos alunos. Pode ser que tenha algum aluno que já tenha algum conhecimento destes conceitos. Deixe que levantem hipóteses e depois fale que a hoje eles aprenderão a identificar aresta, vértice e face dos sólidos geométricos. Explique rapidamente que um vértice é o ponto comum entre os lados de uma figura geométrica, uma aresta é um segmento de reta onde duas faces se encontram e que face é cada um dos lados do sólido.

Propósito: Introduzir os conceitos de aresta, vértice e face.

Discuta com a turma:

  • O que vocês acham que é uma aresta? Face? Vértice?
  • Alguém poderia vir e me mostrar nestas figuras geométricas não planas onde fica a aresta, vértice ou face?

Organização a atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.(slides 4 a 6)

Orientação: Organize da maneira que achar mais interessante os materiais a serem utilizados. Pode ser massinha de modelar/gomas e palitos de churrasco/dente/picolé. Sugere-se que a atividade seja feita em duplas, a fim que haja uma troca de experiências entre os alunos. Entregue os materiais para as duplas, o suficiente para montar um esboço de uma figura geométrica não plana. Por exemplo para a montagem de um cubo recomenda-se que cada aluno tenha no mínimo 12 palitos. Oriente os alunos para organizarem suas mesas para que não haja nenhum objeto que possa vir a atrapalhar na atividade e que não mexam nos materiais antes da explicação do que será feito.

Propósito: Organizar as duplas de trabalho e entregar os materiais necessários para a atividade.

Discuta com a turma:

  • Todos receberam o materiais necessários para a atividade?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Material de Apoio:

As trocas que fazem a turma avançar

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.(slides 4 a 6)

Orientação: Antes de iniciar a atividade com os alunos faça um modelo coletivo para exemplificar o que deve ser feito. Use o manual que está nos Materiais Complementares para verificar como deve ser feita a montagem das figuras geométricas não planas. Após deixe os alunos produzirem e explorar a suas produções. Nesta atividade você promoverá a autonomia dos alunos, seja um mediador da aprendizagem, observe a produção deles, apenas interfira quando achar necessário. Fica a critério a seu critério quantas figuras montar na atividade, sugere-se que sejam duas, ou no máximo três, e que todos sigam uma ordem e façam a mesma figura, com a finalidade de explorar coletivamente cada uma.Explique que depois de produzirem seus sólidos, eles farão a atividade para identificação de suas faces, arestas e vértices. Imprima a atividade para cada um dos alunos, você encontra nos Materiais Complementares. Se optar por fazer outros sólidos que não sejam os sugeridos, inclua-os ou substitua-os na atividade escrita. Diga que depois de tudo pronto, farão a socialização das produções e a correção da atividade.Circule entre eles e vá fazendo questionamentos individuais sobre os conceitos.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam a localização das faces, vértices e arestas.

Discuta com a turma:

  • O cubo (ou outra figura geométrica) possui quantos vértices? Faces? E arestas?
  • As arestas são sempre formadas pela junção de que? E os vértices?
  • Alguém saberia me dizer o que concluiu sobre a face?

Sugere-se que a cada forma geométrica construída sejam feitos questionamentos.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos. (slides 4 a 6)

Orientação: Entregue uma cópia desta atividade para cada um dos alunos,você encontra nos Materiais Complementares. Explique que depois de produzirem seus sólidos, eles farão a atividade para identificação de suas faces, arestas e vértices. Se optar por fazer outros sólidos que não sejam os sugeridos, inclua-os ou substitua-os na atividade escrita. Diga que depois de tudo pronto, farão a socialização das produções e a correção da atividade.Circule entre eles e vá fazendo questionamentos individuais sobre os conceitos.Deixe que usem os sólidos produzidos para a identificação e contagem das faces, arestas e vértices. Ao final, peça que escrevam com suas palavras o que entenderam sobre as faces, vértices e arestas.

Propósito: Fazer com que os alunos identifiquem, conceituem e localizem as faces, vértices e arestas.

Discuta com a turma:

  • O cubo (ou outra figura geométrica) possui quantos vértices? Faces? E arestas?
  • As arestas são sempre formadas pela junção de que? E os vértices?
  • Alguém saberia me dizer o que concluiu sobre a face?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.(slides 7 e 8)

Orientação: Estimule os alunos a compartilharem as suas produções. Após finalizar a aula, se possível, promova uma exposição das peças no pátio da escola, ou na própria sala. Faça com que os alunos verbalizem a nomenclatura do seu sólido produzido, bem como, peça para alguns alunos a identificarem as faces, vértices e arestas da figura.

Propósito: Socializar as produções e verbalizar os conceitos.

Discuta com a turma:

  • Qual sólido geométrico você produziu?
  • Aponte onde estão as faces. E as arestas? E os vértices, quantos são?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.(slides 7 e 8)

Orientação: Corrija a atividade escrita, coletivamente. Faça com que os alunos verbalizem as nomenclaturas dos sólidos produzidos pela turma, e digam quantas faces, vértices e arestas eles têm. Peça que falem com suas palavras o que entenderam sobre as faces, vértices e arestas.

Propósito: Discutir as soluções da atividade atividade principal a partir da troca de experiências entre os alunos.

Discuta com a turma:

  • Como chamamos estes sólidos geométricos?
  • Aponte onde estão as faces. E as arestas? E os vértices, quantos são?
  • Quem poderia dizer a sua conclusão sobre o que são faces, vértice e arestas?

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Retome a atividade realizada reforçando o que são faces, vértices e arestas. Procure fazer o desenho acima no quadro, ou projete este slide, a fim dos alunos visualizarem melhor cada uma das partes.

Propósito: Reforçar os conhecimentos obtidos nesta aula.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Projete este slide ou escreva o resumo no quadro e peça que registrem em seus cadernos.

Propósito: Resumir a aprendizagem do dia.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.(slides 11 e 12)

Orientação: Realize a leitura do enunciado e peça aos alunos para que acompanhem esta leitura. Deixe com que os alunos resolvam a proposta individualmente. Enquanto produzem individualmente passe nas mesas para verificar o que eles estão conseguindo fazer ou não.

Discuta com a turma:

  • Você consegue descobrir qual é essa figura sem que eu te dê novas pistas? Quais são os possíveis resultados?
  • Por que você pensou nisso? Como você chegou neste resultado? ...).
  • Existe só uma possibilidade de resposta?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos..(slides 11 e 12)

Orientação: Realize a leitura do enunciado e peça aos alunos para que acompanhem esta leitura. Deixe com que os alunos resolvam a proposta individualmente. Enquanto produzem individualmente passe nas mesas para verificar o que eles estão conseguindo fazer ou não.

Discuta com a turma:

  • Você consegue descobrir qual é essa figura sem que eu te dê novas pistas? Quais são os possíveis resultados?
  • Por que você pensou nisso? Como você chegou neste resultado? ...).
  • Existe só uma possibilidade de resposta?

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia o objetivo da aula para os alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Poliana Aparecida Meredik Capelesso

Mentor: Daniela Pannuti

Revisor Pedagógico: Eliane Zanin

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF02MA14) Reconhecimento e analisar figuras não planas, suas características e representações (esfera, cilindro, cubo, pirâmides, bloco retangular, prisma de base triangular, faces, arestas e vértices, planificação).

Objetivos específicos

Identificar e contar faces, vértices e arestas dos sólidos geométricos.

Conceito-chave

Reconhecer, classificar e diferenciar as figuras geométricas espaciais de acordo com algumas características, mais especificamente faces, vértices e arestas.

Recursos necessários

  • Massinha de modelar/gomas,
  • Palito de churrasco/dente ou picolé,
  • Lápis,
  • Borracha,
  • Embalagens que representem os sólidos geométricos ou os próprios sólidos geométricos em madeira,
  • Folha das Atividades (impressas, passadas no quadro);
  • Datashow (opcional).




Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Providencie figuras geométricas não planas ou objetos que se assemelham a elas. Para esta aula sugere-se que sejam o cubo, paralelepípedo e pirâmide de base quadrangular. Discuta com turma. Ouça as respostas dos alunos. Pode ser que tenha algum aluno que já tenha algum conhecimento destes conceitos. Deixe que levantem hipóteses e depois fale que a hoje eles aprenderão a identificar aresta, vértice e face dos sólidos geométricos. Explique rapidamente que um vértice é o ponto comum entre os lados de uma figura geométrica, uma aresta é um segmento de reta onde duas faces se encontram e que face é cada um dos lados do sólido.

Propósito: Introduzir os conceitos de aresta, vértice e face.

Discuta com a turma:

  • O que vocês acham que é uma aresta? Face? Vértice?
  • Alguém poderia vir e me mostrar nestas figuras geométricas não planas onde fica a aresta, vértice ou face?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.(slides 4 a 6)

Orientação: Organize da maneira que achar mais interessante os materiais a serem utilizados. Pode ser massinha de modelar/gomas e palitos de churrasco/dente/picolé. Sugere-se que a atividade seja feita em duplas, a fim que haja uma troca de experiências entre os alunos. Entregue os materiais para as duplas, o suficiente para montar um esboço de uma figura geométrica não plana. Por exemplo para a montagem de um cubo recomenda-se que cada aluno tenha no mínimo 12 palitos. Oriente os alunos para organizarem suas mesas para que não haja nenhum objeto que possa vir a atrapalhar na atividade e que não mexam nos materiais antes da explicação do que será feito.

Propósito: Organizar as duplas de trabalho e entregar os materiais necessários para a atividade.

Discuta com a turma:

  • Todos receberam o materiais necessários para a atividade?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Material de Apoio:

As trocas que fazem a turma avançar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.(slides 4 a 6)

Orientação: Antes de iniciar a atividade com os alunos faça um modelo coletivo para exemplificar o que deve ser feito. Use o manual que está nos Materiais Complementares para verificar como deve ser feita a montagem das figuras geométricas não planas. Após deixe os alunos produzirem e explorar a suas produções. Nesta atividade você promoverá a autonomia dos alunos, seja um mediador da aprendizagem, observe a produção deles, apenas interfira quando achar necessário. Fica a critério a seu critério quantas figuras montar na atividade, sugere-se que sejam duas, ou no máximo três, e que todos sigam uma ordem e façam a mesma figura, com a finalidade de explorar coletivamente cada uma.Explique que depois de produzirem seus sólidos, eles farão a atividade para identificação de suas faces, arestas e vértices. Imprima a atividade para cada um dos alunos, você encontra nos Materiais Complementares. Se optar por fazer outros sólidos que não sejam os sugeridos, inclua-os ou substitua-os na atividade escrita. Diga que depois de tudo pronto, farão a socialização das produções e a correção da atividade.Circule entre eles e vá fazendo questionamentos individuais sobre os conceitos.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam a localização das faces, vértices e arestas.

Discuta com a turma:

  • O cubo (ou outra figura geométrica) possui quantos vértices? Faces? E arestas?
  • As arestas são sempre formadas pela junção de que? E os vértices?
  • Alguém saberia me dizer o que concluiu sobre a face?

Sugere-se que a cada forma geométrica construída sejam feitos questionamentos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos. (slides 4 a 6)

Orientação: Entregue uma cópia desta atividade para cada um dos alunos,você encontra nos Materiais Complementares. Explique que depois de produzirem seus sólidos, eles farão a atividade para identificação de suas faces, arestas e vértices. Se optar por fazer outros sólidos que não sejam os sugeridos, inclua-os ou substitua-os na atividade escrita. Diga que depois de tudo pronto, farão a socialização das produções e a correção da atividade.Circule entre eles e vá fazendo questionamentos individuais sobre os conceitos.Deixe que usem os sólidos produzidos para a identificação e contagem das faces, arestas e vértices. Ao final, peça que escrevam com suas palavras o que entenderam sobre as faces, vértices e arestas.

Propósito: Fazer com que os alunos identifiquem, conceituem e localizem as faces, vértices e arestas.

Discuta com a turma:

  • O cubo (ou outra figura geométrica) possui quantos vértices? Faces? E arestas?
  • As arestas são sempre formadas pela junção de que? E os vértices?
  • Alguém saberia me dizer o que concluiu sobre a face?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.(slides 7 e 8)

Orientação: Estimule os alunos a compartilharem as suas produções. Após finalizar a aula, se possível, promova uma exposição das peças no pátio da escola, ou na própria sala. Faça com que os alunos verbalizem a nomenclatura do seu sólido produzido, bem como, peça para alguns alunos a identificarem as faces, vértices e arestas da figura.

Propósito: Socializar as produções e verbalizar os conceitos.

Discuta com a turma:

  • Qual sólido geométrico você produziu?
  • Aponte onde estão as faces. E as arestas? E os vértices, quantos são?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.(slides 7 e 8)

Orientação: Corrija a atividade escrita, coletivamente. Faça com que os alunos verbalizem as nomenclaturas dos sólidos produzidos pela turma, e digam quantas faces, vértices e arestas eles têm. Peça que falem com suas palavras o que entenderam sobre as faces, vértices e arestas.

Propósito: Discutir as soluções da atividade atividade principal a partir da troca de experiências entre os alunos.

Discuta com a turma:

  • Como chamamos estes sólidos geométricos?
  • Aponte onde estão as faces. E as arestas? E os vértices, quantos são?
  • Quem poderia dizer a sua conclusão sobre o que são faces, vértice e arestas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Retome a atividade realizada reforçando o que são faces, vértices e arestas. Procure fazer o desenho acima no quadro, ou projete este slide, a fim dos alunos visualizarem melhor cada uma das partes.

Propósito: Reforçar os conhecimentos obtidos nesta aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Projete este slide ou escreva o resumo no quadro e peça que registrem em seus cadernos.

Propósito: Resumir a aprendizagem do dia.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.(slides 11 e 12)

Orientação: Realize a leitura do enunciado e peça aos alunos para que acompanhem esta leitura. Deixe com que os alunos resolvam a proposta individualmente. Enquanto produzem individualmente passe nas mesas para verificar o que eles estão conseguindo fazer ou não.

Discuta com a turma:

  • Você consegue descobrir qual é essa figura sem que eu te dê novas pistas? Quais são os possíveis resultados?
  • Por que você pensou nisso? Como você chegou neste resultado? ...).
  • Existe só uma possibilidade de resposta?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos..(slides 11 e 12)

Orientação: Realize a leitura do enunciado e peça aos alunos para que acompanhem esta leitura. Deixe com que os alunos resolvam a proposta individualmente. Enquanto produzem individualmente passe nas mesas para verificar o que eles estão conseguindo fazer ou não.

Discuta com a turma:

  • Você consegue descobrir qual é essa figura sem que eu te dê novas pistas? Quais são os possíveis resultados?
  • Por que você pensou nisso? Como você chegou neste resultado? ...).
  • Existe só uma possibilidade de resposta?

Slide Plano Aula
  • Para o professor
  • Documento

    Guia de intervenções

  • Documento

    Resolução da atividade principal

  • Documento

    Resolução das atividades complementares

  • Documento

    Resolução do Raio X

  • Para o aluno
  • Documento

    Atividade principal

  • Documento

    Atividades complementares

  • Documento

    Atividade Raio X


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 01

Descobrindo os sólidos geométricos: Esfera e cilindro

AULA 02

Reconhecendo a pirâmide e o prisma de base triangular e suas...

AULA 03

E agora! É paralelepípedo ou cubo?

AULA 04

Mão na massa: construindo as planificações do cubo e paralel...

AULA 05

Carimbo matemático! Associando as figuras planas como parte ...

AULA 07

Encontrando as figuras geométricas não planas em outros cont...

AULA 08

Dominó das Figuras Geométricas não Planas

AULA 09

Brincando de detetive! Desvendando desafios geométricos!

AULA 10

A divertida trilha geométrica!

AULAS DE Geometria do 3º ano :

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem a descrever e localizar a movimentação de pessoas ou objetos no espaço e representá-los através de desenhos, croquis e maquetes; compor e decompor triângulos e quadriláteros associando-os a figuras planas de três e quatro lados; construir e identificar figuras simétricas; reconhecer elementos de prismas e pirâmides em perspectivas ou planificações.

3º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo E agora! É paralelepípedo ou cubo?

3º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Identificando figuras congruentes

3º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Reconhecendo a pirâmide e o prisma de base triangular e suas planificações

3º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Mão na massa: construindo as planificações do cubo e paralelepípedo

3º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Figuras planas ou não planas?

3º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Mapas: entendendo e construindo

3º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Maquete: Nossa sala de aula

3º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Carimbo matemático! Associando as figuras planas como parte das não planas

3º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Receita matemática! Contando faces, vértices e arestas

3º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Descobrindo os sólidos geométricos: Esfera e cilindro

3º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo A minha escola

3º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Diferentes pontos de vista

3º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Conhecendo as formas planas

3º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Analisando as propriedades das figuras planas

3º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Mosaicos e simetria

3º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo AS FIGURAS GEOMÉTRICAS E SUAS PLANIFICAÇÕES

3º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Tangram:Um jogo divertido

3º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Simetria: identificando e construindo!

3º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Figuras planas nas brincadeiras

3º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Descobrindo os polígonos

3º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Composição de figuras com as formas planas

3º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Reconhecimento de figuras planas.

3º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Os sólidos e suas planificações

3º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincando com o Tangram

3º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Eixos de Simetria em figuras planas.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

3º ano / Matemática / Números

Localizar números na reta numerada

3º ano / Matemática / Números

Operações na reta numerada

3º ano / Matemática / Números

Analisando a reta numerada

3º ano / Matemática / Álgebra

Transitividade da igualdade 1

3º ano / Matemática / Números

Divisão Equitativa

3º ano / Matemática / Números

Diferentes estratégias para o cálculo da adição

3º ano / Matemática / Números

Estratégias não convencionais de cálculos

3º ano / Matemática / Números

Estratégias pessoais para o cálculo da multiplicação

3º ano / Matemática / Números

Fatos Fundamentais da multiplicação - Tabuada 1

3º ano / Matemática / Números

Fatos Fundamentais da multiplicação - Tabuada 2

3º ano / Matemática / Números

Multiplicação - Tabela Pitagórica e suas regularidades

3º ano / Matemática / Números

Comparar e ordenar números naturais até quatro algarismos

3º ano / Matemática / Números

Representação e comparação dos números naturais

3º ano / Matemática / Números

Leitura e escrita dos números até quatro algarismos

3º ano / Matemática / Geometria

E agora! É paralelepípedo ou cubo?

3º ano / Matemática / Números

Estratégias não convencionais para o cálculo da multiplicação

3º ano / Matemática / Números

Regularidades que facilitam a memorização da tabuada - propriedade comutativa

3º ano / Matemática / Números

Adição na reta numerada

3º ano / Matemática / Números

Resolução de Problemas de Combinação

3º ano / Matemática / Números

Resolução de Problemas de disposição retangular

3º ano / Matemática / Números

Divisão com ideia de medir

3º ano / Matemática / Geometria

Identificando figuras congruentes

3º ano / Matemática / Números

Divisão com resto 0

3º ano / Matemática / Números

Divisão equitativa com resto diferente de 0

3º ano / Matemática / Álgebra

Batalha dos dados - Etapa I

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA14 da BNCC

3º ano / Matemática / Geometria

E agora! É paralelepípedo ou cubo?

3º ano / Matemática / Geometria

Reconhecendo a pirâmide e o prisma de base triangular e suas planificações

3º ano / Matemática / Geometria

Mão na massa: construindo as planificações do cubo e paralelepípedo

3º ano / Matemática / Geometria

Carimbo matemático! Associando as figuras planas como parte das não planas

3º ano / Matemática / Geometria

Receita matemática! Contando faces, vértices e arestas

3º ano / Matemática / Geometria

Descobrindo os sólidos geométricos: Esfera e cilindro

3º ano / Matemática / Geometria

Os sólidos e suas planificações

3º ano / Matemática / Geometria

Encontrando as figuras geométricas não planas em outros contextos

3º ano / Matemática / Geometria

Dominó das Figuras Geométricas não Planas

3º ano / Matemática / Geometria

Brincando de detetive! Desvendando desafios geométricos!

3º ano / Matemática / Geometria

A divertida trilha geométrica!

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Matemática 1º ANO Matemática 2º ANO Matemática 3º ANO Matemática 4º ANO Matemática 5º ANO Matemática 6º ANO Matemática 7º ANO Matemática 8º ANO Matemática 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades
  • Formação

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann