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Plano de aula > Matemática > 9º ano > Geometria

Plano de aula - Uma receita para um polígono regular

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre Algoritmo para construção de polígonos regulares

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabricio Eduardo Ferreira

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Slide Plano Aula

MAT9_27GEO04 / Uma receita para um polígono regular

 

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fabricio Eduardo Ferreira

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Habilidade da BNCC

(EF09MA14) Resolver e elaborar problemas de aplicação do teorema de Pitágoras ou das relações de proporcionalidade envolvendo retas paralelas cortadas por secantes.

Objetivos específicos

  • Desenhar com auxílio de régua e transferidor ângulos com medidas pré-definidas;
  • Decompor polígonos em triângulos a partir de um único vértice;
  • Calcular a soma dos ângulos internos de um polígono;
  • Construir um polígono regular a partir da medida de um de seus ângulos internos com auxílio de régua e compasso;
  • Descrever por escrito os passos para obtenção de um polígono regular.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)

Orientações:

Organize a turma em duplas e entregue para cada uma régua e transferidor. Peça para que um dos alunos leia o conteúdo do balão de fala e dê alguns minutos para que os alunos façam a construção de cada ângulo solicitado. Caso algum aluno apresente dificuldade na manipulação do transferidor faça alguns exemplos junto com ele para familiarizá-lo com o posicionamento do transferidor.

Propósito:

Construir alguns ângulos usando transferidor e régua.

Discuta com a turma:

  • Onde devemos posicionar o transferidor inicialmente? Em que posição devemos colocar a régua para traçar o primeiro lado do ângulo?
  • A partir de qual número devemos iniciar a medição do ângulo? E qual deve ser o ponto final da medição do ângulo?

Materiais complementares:

Atividade Retomada para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PADJq3MCabMnvpH4e6A9brrah7f2c8c3fx8wPfVdbnZ4MNXRawBpnTjBcUbq/atividade-retomada-mat9-27geo04.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FAuBtSaKJNpZ9XB66tDG3X2JgwxPjAvUXqvtsErd7BXvbtJtQM7exah5Rzra/resolucao-das-atividades-mat9-27geo04.pdf

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)

Orientações:

Organize a turma em duplas e entregue para cada uma régua e transferidor. Peça para que um dos alunos leia o conteúdo do balão de fala e dê alguns minutos para que os alunos façam a construção de cada ângulo solicitado. Caso algum aluno apresente dificuldade na manipulação do transferidor faça alguns exemplos junto com ele para familiarizá-lo com o posicionamento do transferidor.

Propósito:

Construir alguns ângulos usando transferidor e régua.

Discuta com a turma:

  • Onde devemos posicionar o transferidor inicialmente? Em que posição devemos colocar a régua para traçar o primeiro lado do ângulo?
  • A partir de qual número devemos iniciar a medição do ângulo? E qual deve ser o ponto final da medição do ângulo?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 e 6)

Orientações:

Entregue para cada dupla uma folha com alguns polígonos regulares e solicite para que leiam as perguntas contidas no slide 5. Verifique se alguma dupla não compreendeu algum comando e esclareça se for necessário. O objetivo desta etapa da atividade é levar o aluno a determina o valor de cada ângulo interno de um polígono regular.

Assim que os alunos determinarem os ângulos de cada polígono regular, solicite que as duplas escrevam um roteiro para a construção de um dos polígonos regulares usando régua e transferidor. Os alunos deverão inserir no roteiro cada passo necessário para a construção do polígono desejado a partir da medida de seu ângulo interno. Depois disso convide os alunos a desenharem o polígono utilizando o roteiro produzido por eles próprios.

Propósito:

Calcular a medida do ângulo interno de um polígono regular e elaborar um roteiro para sua construção a partir da medida determinada.

Discuta com a turma:

  • A partir de um vértice quantos triângulos você obteve em cada polígono?
  • Se a soma dos ângulos internos de um triângulo é sempre 180° qual foi a soma dos ângulos internos de cada polígono?
  • Sabendo que os ângulos internos de um polígono regular são congruentes como devemos proceder para determiná-los sabendo a soma dos ângulos do polígono?
  • Qual é o primeiro passo para necessário iniciar a construção do polígono regular?
  • Depois que desenhamos o primeiro ângulo interno como devemos posicionar o transferidor para desenhar o próximo?

Materiais complementares:

Atividade Principal para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6tjwzu2QBpdeWJ5NqjbhX7sYTw96k7YC2QpZmTQ6GkzVxrP7hfyYPeKwaBfT/atividade-principal-mat9-27geo04.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FAuBtSaKJNpZ9XB66tDG3X2JgwxPjAvUXqvtsErd7BXvbtJtQM7exah5Rzra/resolucao-das-atividades-mat9-27geo04.pdf

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 e 6)

Orientações:

Entregue para cada dupla uma folha com alguns polígonos regulares e solicite para que leiam as perguntas contidas no slide 5. Verifique se alguma dupla não compreendeu algum comando e esclareça se for necessário. O objetivo desta etapa da atividade é levar o aluno a determina o valor de cada ângulo interno de um polígono regular.

Assim que os alunos determinarem os ângulos de cada polígono regular, solicite que as duplas escrevam um roteiro para a construção de um dos polígonos regulares usando régua e transferidor. Os alunos deverão inserir no roteiro cada passo necessário para a construção do polígono desejado a partir da medida de seu ângulo interno. Depois disso convide os alunos a desenharem o polígono utilizando o roteiro produzido por eles próprios.

Propósito:

Calcular a medida do ângulo interno de um polígono regular e elaborar um roteiro para sua construção a partir da medida determinada.

Discuta com a turma:

  • A partir de um vértice quantos triângulos você obteve em cada polígono?
  • Se a soma dos ângulos internos de um triângulo é sempre 180° qual foi a soma dos ângulos internos de cada polígono?
  • Sabendo que os ângulos internos de um polígono regular são congruentes como devemos proceder para determiná-los sabendo a soma dos ângulos do polígono?
  • Qual é o primeiro passo para necessário iniciar a construção do polígono regular?
  • Depois que desenhamos o primeiro ângulo interno como devemos posicionar o transferidor para desenhar o próximo?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 e 8)

Orientações:

Escolha algumas produções (certas e erradas) para discutir com a turma sobre como eles determinaram cada ângulo interno dos polígonos regulares. Faça perguntas que conduzam os próprios alunos a compreender como determinar os ângulos internos como, por exemplo, sobre o número de triângulos obtidos a partir de um único vértice, como calcular a soma dos ângulos internos dos polígonos a partir da soma dos ângulos dos triângulos e, por último, como determina o valor de cada ângulo do polígono regular.

Em seguida peça para que os alunos expliquem como elaboraram o roteiro para a construção dos polígonos regulares a partir da medida de seu ângulo interno. Questione os alunos sobre como iniciaram o roteiro, qual a posição que o transferidor deve ser posicionado para continuar a construção e quantas vezes é necessário repetir o procedimento até obter o polígono desejado.

Propósito:

Discutir os procedimentos utilizados pelos alunos na elaboração do roteiro para a construção de um polígono regular.

Discuta com a turma:

  • Por que é importante determinarmos o número de triângulos a partir de um único vértice?
  • Somando as somas dos ângulos internos dos triângulos temos a soma dos ângulos internos dos polígonos? Por quê?
  • O que você pode afirmar sobre a medida dos ângulos internos de um polígono regular? Como podemos utilizar esta informação para determinar a medida de cada ângulo interno?

Materiais complementares:

Guia de intervenção: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8RvyaMa6CQYajWPs9sqCW2tXxe3apDXpbUKCQub8V48yF6vrspceCmJfuty6/guia-de-intervencoes-mat9-27geo04.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FAuBtSaKJNpZ9XB66tDG3X2JgwxPjAvUXqvtsErd7BXvbtJtQM7exah5Rzra/resolucao-das-atividades-mat9-27geo04.pdf

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 e 8)

Orientações:

Escolha algumas produções (certas e erradas) para discutir com a turma sobre como eles determinaram cada ângulo interno dos polígonos regulares. Faça perguntas que conduzam os próprios alunos a compreender como determinar os ângulos internos como, por exemplo, sobre o número de triângulos obtidos a partir de um único vértice, como calcular a soma dos ângulos internos dos polígonos a partir da soma dos ângulos dos triângulos e, por último, como determina o valor de cada ângulo do polígono regular.

Em seguida peça para que os alunos expliquem como elaboraram o roteiro para a construção dos polígonos regulares a partir da medida de seu ângulo interno. Questione os alunos sobre como iniciaram o roteiro, qual a posição que o transferidor deve ser posicionado para continuar a construção e quantas vezes é necessário repetir o procedimento até obter o polígono desejado.

Propósito:

Discutir os procedimentos utilizados pelos alunos na elaboração do roteiro para a construção de um polígono regular.

Discuta com a turma:

  • Por que é importante determinarmos o número de triângulos a partir de um único vértice?
  • Somando as somas dos ângulos internos dos triângulos temos a soma dos ângulos internos dos polígonos? Por quê?
  • O que você pode afirmar sobre a medida dos ângulos internos de um polígono regular? Como podemos utilizar esta informação para determinar a medida de cada ângulo interno?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Projete ou escreva no quadro o conteúdo do balão de fala do slide 9. Faça a leitura das etapas necessárias para a construção de um polígono regular a partir da medida de um de seus ângulos internos com o intuito de levar o aluno a refletir sobre os passos executados ao longo da aula. Durante a leitura sempre questione os alunos sobre a importância de cada uma das etapas desenvolvidas. Se julgar necessário peça para que os alunos anotem os resultados sintetizados por vocês e pergunte quando eles poderão utilizar este procedimento.

Propósito:

Levar o aluno a sintetizar os passos necessários para a elaboração de um roteiro para a construção de um polígono regular a partir da medida de um de seus ângulos internos.

Discuta com a turma:

  • Como você explicaria o que aprendemos na aula de hoje?
  • Quais foram as etapas utilizadas para construir o polígono regular? Todas elas eram importantes? Se mudássemos a ordem delas obteríamos o mesmo resultado final?
  • Em quais condições podemos aplicar o roteiro elaborado nesta aula?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

Projete ou escreva no quadro o comando do slide 10 e peça para que os alunos façam a leitura silenciosa da atividade. Verifique se há algum tipo de incompreensão por parte dos alunos e esclareça antes de iniciá-la. Em seguida peça para que os alunos escrevam um roteiro para a construção de um octógono regular a partir da medida de um de seus ângulos internos. Por último, solicite que os alunos construam o octógono usando transferidor e régua usando o roteiro elaborado por eles mesmos. Recolha as atividade para verificar se o objetivo da aula foi alcançado por cada aluno.

Propósito:

Verificar se o aluno consegue elaborar um roteiro para a construção de um octógono regular a partir da medida de seu ângulo interno.

Discuta com a turma:

  • Qual é a primeira informação que você deverá determinar? Como usar esta informação para dar continuidade à atividade? E em seguida o quê você deve calcular para a construção do octógono regular?
  • Com o roteiro em mãos qual o primeiro traçado que você deverá fazer para iniciar a construção? Em qual posição você deverá colocar o transferidor para dar continuidade à construção? Quantas vezes você deverá repetir este procedimento para obter o octógono regular?

Materiais complementares:

Atividade Raio X para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2mbgxyMdCpt9htVbvFk2tBqguZfCVT3z6e5dK6J4SQ624rFyXqNBXcJ8jcb5/atividade-raio-x-mat9-27geo04.pdf

Atividades complementares: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BZ5tkZwQ97bmj2MwBGNq44pMT6P3aVF7yWYWK92YHKFrRevWq78HqxRx6GhY/atividade-complementar-mat9-27geo04.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FAuBtSaKJNpZ9XB66tDG3X2JgwxPjAvUXqvtsErd7BXvbtJtQM7exah5Rzra/resolucao-das-atividades-mat9-27geo04.pdf

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.


MAT9_27GEO04 / Uma receita para um polígono regular

 

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fabricio Eduardo Ferreira

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Habilidade da BNCC

(EF09MA14) Resolver e elaborar problemas de aplicação do teorema de Pitágoras ou das relações de proporcionalidade envolvendo retas paralelas cortadas por secantes.

Objetivos específicos

  • Desenhar com auxílio de régua e transferidor ângulos com medidas pré-definidas;
  • Decompor polígonos em triângulos a partir de um único vértice;
  • Calcular a soma dos ângulos internos de um polígono;
  • Construir um polígono regular a partir da medida de um de seus ângulos internos com auxílio de régua e compasso;
  • Descrever por escrito os passos para obtenção de um polígono regular.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)

Orientações:

Organize a turma em duplas e entregue para cada uma régua e transferidor. Peça para que um dos alunos leia o conteúdo do balão de fala e dê alguns minutos para que os alunos façam a construção de cada ângulo solicitado. Caso algum aluno apresente dificuldade na manipulação do transferidor faça alguns exemplos junto com ele para familiarizá-lo com o posicionamento do transferidor.

Propósito:

Construir alguns ângulos usando transferidor e régua.

Discuta com a turma:

  • Onde devemos posicionar o transferidor inicialmente? Em que posição devemos colocar a régua para traçar o primeiro lado do ângulo?
  • A partir de qual número devemos iniciar a medição do ângulo? E qual deve ser o ponto final da medição do ângulo?

Materiais complementares:

Atividade Retomada para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PADJq3MCabMnvpH4e6A9brrah7f2c8c3fx8wPfVdbnZ4MNXRawBpnTjBcUbq/atividade-retomada-mat9-27geo04.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FAuBtSaKJNpZ9XB66tDG3X2JgwxPjAvUXqvtsErd7BXvbtJtQM7exah5Rzra/resolucao-das-atividades-mat9-27geo04.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)

Orientações:

Organize a turma em duplas e entregue para cada uma régua e transferidor. Peça para que um dos alunos leia o conteúdo do balão de fala e dê alguns minutos para que os alunos façam a construção de cada ângulo solicitado. Caso algum aluno apresente dificuldade na manipulação do transferidor faça alguns exemplos junto com ele para familiarizá-lo com o posicionamento do transferidor.

Propósito:

Construir alguns ângulos usando transferidor e régua.

Discuta com a turma:

  • Onde devemos posicionar o transferidor inicialmente? Em que posição devemos colocar a régua para traçar o primeiro lado do ângulo?
  • A partir de qual número devemos iniciar a medição do ângulo? E qual deve ser o ponto final da medição do ângulo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 e 6)

Orientações:

Entregue para cada dupla uma folha com alguns polígonos regulares e solicite para que leiam as perguntas contidas no slide 5. Verifique se alguma dupla não compreendeu algum comando e esclareça se for necessário. O objetivo desta etapa da atividade é levar o aluno a determina o valor de cada ângulo interno de um polígono regular.

Assim que os alunos determinarem os ângulos de cada polígono regular, solicite que as duplas escrevam um roteiro para a construção de um dos polígonos regulares usando régua e transferidor. Os alunos deverão inserir no roteiro cada passo necessário para a construção do polígono desejado a partir da medida de seu ângulo interno. Depois disso convide os alunos a desenharem o polígono utilizando o roteiro produzido por eles próprios.

Propósito:

Calcular a medida do ângulo interno de um polígono regular e elaborar um roteiro para sua construção a partir da medida determinada.

Discuta com a turma:

  • A partir de um vértice quantos triângulos você obteve em cada polígono?
  • Se a soma dos ângulos internos de um triângulo é sempre 180° qual foi a soma dos ângulos internos de cada polígono?
  • Sabendo que os ângulos internos de um polígono regular são congruentes como devemos proceder para determiná-los sabendo a soma dos ângulos do polígono?
  • Qual é o primeiro passo para necessário iniciar a construção do polígono regular?
  • Depois que desenhamos o primeiro ângulo interno como devemos posicionar o transferidor para desenhar o próximo?

Materiais complementares:

Atividade Principal para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6tjwzu2QBpdeWJ5NqjbhX7sYTw96k7YC2QpZmTQ6GkzVxrP7hfyYPeKwaBfT/atividade-principal-mat9-27geo04.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FAuBtSaKJNpZ9XB66tDG3X2JgwxPjAvUXqvtsErd7BXvbtJtQM7exah5Rzra/resolucao-das-atividades-mat9-27geo04.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 e 6)

Orientações:

Entregue para cada dupla uma folha com alguns polígonos regulares e solicite para que leiam as perguntas contidas no slide 5. Verifique se alguma dupla não compreendeu algum comando e esclareça se for necessário. O objetivo desta etapa da atividade é levar o aluno a determina o valor de cada ângulo interno de um polígono regular.

Assim que os alunos determinarem os ângulos de cada polígono regular, solicite que as duplas escrevam um roteiro para a construção de um dos polígonos regulares usando régua e transferidor. Os alunos deverão inserir no roteiro cada passo necessário para a construção do polígono desejado a partir da medida de seu ângulo interno. Depois disso convide os alunos a desenharem o polígono utilizando o roteiro produzido por eles próprios.

Propósito:

Calcular a medida do ângulo interno de um polígono regular e elaborar um roteiro para sua construção a partir da medida determinada.

Discuta com a turma:

  • A partir de um vértice quantos triângulos você obteve em cada polígono?
  • Se a soma dos ângulos internos de um triângulo é sempre 180° qual foi a soma dos ângulos internos de cada polígono?
  • Sabendo que os ângulos internos de um polígono regular são congruentes como devemos proceder para determiná-los sabendo a soma dos ângulos do polígono?
  • Qual é o primeiro passo para necessário iniciar a construção do polígono regular?
  • Depois que desenhamos o primeiro ângulo interno como devemos posicionar o transferidor para desenhar o próximo?

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Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 e 8)

Orientações:

Escolha algumas produções (certas e erradas) para discutir com a turma sobre como eles determinaram cada ângulo interno dos polígonos regulares. Faça perguntas que conduzam os próprios alunos a compreender como determinar os ângulos internos como, por exemplo, sobre o número de triângulos obtidos a partir de um único vértice, como calcular a soma dos ângulos internos dos polígonos a partir da soma dos ângulos dos triângulos e, por último, como determina o valor de cada ângulo do polígono regular.

Em seguida peça para que os alunos expliquem como elaboraram o roteiro para a construção dos polígonos regulares a partir da medida de seu ângulo interno. Questione os alunos sobre como iniciaram o roteiro, qual a posição que o transferidor deve ser posicionado para continuar a construção e quantas vezes é necessário repetir o procedimento até obter o polígono desejado.

Propósito:

Discutir os procedimentos utilizados pelos alunos na elaboração do roteiro para a construção de um polígono regular.

Discuta com a turma:

  • Por que é importante determinarmos o número de triângulos a partir de um único vértice?
  • Somando as somas dos ângulos internos dos triângulos temos a soma dos ângulos internos dos polígonos? Por quê?
  • O que você pode afirmar sobre a medida dos ângulos internos de um polígono regular? Como podemos utilizar esta informação para determinar a medida de cada ângulo interno?

Materiais complementares:

Guia de intervenção: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8RvyaMa6CQYajWPs9sqCW2tXxe3apDXpbUKCQub8V48yF6vrspceCmJfuty6/guia-de-intervencoes-mat9-27geo04.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FAuBtSaKJNpZ9XB66tDG3X2JgwxPjAvUXqvtsErd7BXvbtJtQM7exah5Rzra/resolucao-das-atividades-mat9-27geo04.pdf

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Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 e 8)

Orientações:

Escolha algumas produções (certas e erradas) para discutir com a turma sobre como eles determinaram cada ângulo interno dos polígonos regulares. Faça perguntas que conduzam os próprios alunos a compreender como determinar os ângulos internos como, por exemplo, sobre o número de triângulos obtidos a partir de um único vértice, como calcular a soma dos ângulos internos dos polígonos a partir da soma dos ângulos dos triângulos e, por último, como determina o valor de cada ângulo do polígono regular.

Em seguida peça para que os alunos expliquem como elaboraram o roteiro para a construção dos polígonos regulares a partir da medida de seu ângulo interno. Questione os alunos sobre como iniciaram o roteiro, qual a posição que o transferidor deve ser posicionado para continuar a construção e quantas vezes é necessário repetir o procedimento até obter o polígono desejado.

Propósito:

Discutir os procedimentos utilizados pelos alunos na elaboração do roteiro para a construção de um polígono regular.

Discuta com a turma:

  • Por que é importante determinarmos o número de triângulos a partir de um único vértice?
  • Somando as somas dos ângulos internos dos triângulos temos a soma dos ângulos internos dos polígonos? Por quê?
  • O que você pode afirmar sobre a medida dos ângulos internos de um polígono regular? Como podemos utilizar esta informação para determinar a medida de cada ângulo interno?

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Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Projete ou escreva no quadro o conteúdo do balão de fala do slide 9. Faça a leitura das etapas necessárias para a construção de um polígono regular a partir da medida de um de seus ângulos internos com o intuito de levar o aluno a refletir sobre os passos executados ao longo da aula. Durante a leitura sempre questione os alunos sobre a importância de cada uma das etapas desenvolvidas. Se julgar necessário peça para que os alunos anotem os resultados sintetizados por vocês e pergunte quando eles poderão utilizar este procedimento.

Propósito:

Levar o aluno a sintetizar os passos necessários para a elaboração de um roteiro para a construção de um polígono regular a partir da medida de um de seus ângulos internos.

Discuta com a turma:

  • Como você explicaria o que aprendemos na aula de hoje?
  • Quais foram as etapas utilizadas para construir o polígono regular? Todas elas eram importantes? Se mudássemos a ordem delas obteríamos o mesmo resultado final?
  • Em quais condições podemos aplicar o roteiro elaborado nesta aula?

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Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

Projete ou escreva no quadro o comando do slide 10 e peça para que os alunos façam a leitura silenciosa da atividade. Verifique se há algum tipo de incompreensão por parte dos alunos e esclareça antes de iniciá-la. Em seguida peça para que os alunos escrevam um roteiro para a construção de um octógono regular a partir da medida de um de seus ângulos internos. Por último, solicite que os alunos construam o octógono usando transferidor e régua usando o roteiro elaborado por eles mesmos. Recolha as atividade para verificar se o objetivo da aula foi alcançado por cada aluno.

Propósito:

Verificar se o aluno consegue elaborar um roteiro para a construção de um octógono regular a partir da medida de seu ângulo interno.

Discuta com a turma:

  • Qual é a primeira informação que você deverá determinar? Como usar esta informação para dar continuidade à atividade? E em seguida o quê você deve calcular para a construção do octógono regular?
  • Com o roteiro em mãos qual o primeiro traçado que você deverá fazer para iniciar a construção? Em qual posição você deverá colocar o transferidor para dar continuidade à construção? Quantas vezes você deverá repetir este procedimento para obter o octógono regular?

Materiais complementares:

Atividade Raio X para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2mbgxyMdCpt9htVbvFk2tBqguZfCVT3z6e5dK6J4SQ624rFyXqNBXcJ8jcb5/atividade-raio-x-mat9-27geo04.pdf

Atividades complementares: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BZ5tkZwQ97bmj2MwBGNq44pMT6P3aVF7yWYWK92YHKFrRevWq78HqxRx6GhY/atividade-complementar-mat9-27geo04.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FAuBtSaKJNpZ9XB66tDG3X2JgwxPjAvUXqvtsErd7BXvbtJtQM7exah5Rzra/resolucao-das-atividades-mat9-27geo04.pdf

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