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Plano de aula > Geografia > 6º ano > Unidade

Plano de aula - Aquíferos brasileiros

Plano de aula de Geografia com atividades para 6° ano do Fundamental sobre Conhecer e comparar as características dos aquíferos Guarani e Alter do Chão

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosana Rasera Garagorry

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade diz respeito a estudos de biodiversidade relacionando esferas das necessidades de usos de recursos naturais -água - em diferentes escalas e usos alternativos visando a sustentabilidade, a conservação e/ou preservação ambiental, exploração, circulação (fluxos), transformação e consumo de recursos naturais.

Neste plano, os alunos terão a oportunidade de rever o conceito de aquífero, saber da existência de dois grandes e importantes aquíferos brasileiros, bem como comparar suas características com base na observação de um mapa e na leitura de textos. Para essa atividade organize a sala em quartetos.

A aplicação desse plano possibilita, também, resgatar e ampliar outros conhecimentos desenvolvidos na habilidade EF06GE04.

Materiais necessários: Datashow, quadro, duas cópias impressas dos anexos 1 e 2 para cada quarteto, uma cópia impressa do anexo 3 para cada aluno. Garantir que os alunos tenham 2 canetas marca texto ou dois lápis, de cores diferentes,

Material complementar:

Textos. Disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/d4epqjgaNcHmbDJz2yATBbsCTPrr7QV24PQjb8bDvjsMSfxdcwSFJBwH8bpj/geo6-12und01-acao-propositiva-textos.pdf

Mapa. Os maiores aquíferos do Brasil. Disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5en5QARNcVx5x85BU36CnuQF3f4zhm7VdcmX4DZVjECaEV6yE8c5gzB22kAx/geo6-12und01-contextualizacao-mapa-maiores-aquiferos-do-brasil.pdf

Quadro resumo. Disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8hrMK4eXXFZhBGSCWuEYGtUmkuDXEMjjzCP29Z9z8PYbmZvMnVfEzYEMg8w8/geo6-12und01-acao-propositiva-quadro-resumo.pdf

Mapa. Brasil - Regiões. Disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aFmdknpAqzQh7Aakp9ZabyJQFpMmXSsT47C6UpZQAd5SVgxahhJRahGSzAYY/geo6-12und01-problematizacao-mapa-brasil-regioes.pdf

Orientações. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3BSgQrqenn89rfeGAvpXpcQKTu6j8ZYxMZcHzrENQYFYgjngdFkUDwP9Q53D/geo6-12und01-acao-propositiva-orientacoes.pdf

Gabarito do quadro resumo. Disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/j9DEhUWtcvHgjJd8qwQjA2naMZGkwZMNpNk9zaEYVUBXd9CXUAyDaa9yXZu3/geo6-12und01-sistematizacao-gabarito-do-quadro-resumo.pdf

Para você saber mais:

Segundo a Agência Nacional de Águas, “As águas subterrâneas são formadas pelo excedente das águas de chuvas que percorrem camadas abaixo da superfície do solo e preenchem os espaços vazios entre as rochas. Essas formações geológicas permeáveis são chamadas de aquíferos e são classificadas em três tipos: fraturado, poroso e cárstico. Dessa forma, os aquíferos são uma reserva de água embaixo do solo, abastecida pela chuva, e funciona como uma espécie de caixa d’água que alimenta os rios. Para maiores informações consultar o site: http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/panorama-das-aguas/quantidade-da-agua/agua-subterranea

Mais informações:

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Águas Subterrâneas. Um recurso a ser conhecido e protegido. Brasília, 2007. Disponível em: http://www.mma.gov.br/estruturas/167/_publicacao/167_publicacao28012009044356.pdf

CETESB - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. Águas Subterrâneas. Aquífero Guarani. São Paulo, 2018. Disponível em: https://cetesb.sp.gov.br/aguas-subterraneas/programa-de-monitoramento/

consulta-por-aquíferos-monitorados/aquifero-guarani/

ABAS - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas. Águas subterrâneas, o que são? São Paulo. Disponível em:

www.abas.org/educacao.php

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA. Laboratório de Climatologia e Análise Ambiental. Aquífero Alter do Chão, no norte do país, pode ser o maior do mundo. Juiz de Fora, 2010. Disponível em:

http://www.ufjf.br/labcaa/2010/04/15/aquifero-alter-do-chao-no-norte-do-pais-pode-ser-o-maior-do-mundo/

INSTITUTO HUMANITAS UNISINOS. Alter do chão: um aquífero de 84 quadrilhões de litros de água. Entrevista especial com André Montenegro Duarte. São Leopoldo, 2010. Disponível em:

http://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/35015-alter-do-chao-um-aquifero-de-84-quadrilhoes-de-litros-de-agua-entrevista-especial-com-andre-montenegro-duarte

Vídeos:

Série especial mostra o aquífero guarani, um dos maiores reservatórios de água doce. Jornal da EPTV. 5:05 min. Exibido em 11 de março de 2015. Disponível em:

http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/jornal-da-eptv/videos/v/serie-especial-mostra-o-aquifero-guarani-um-dos-maiores-reservatorios-de-agua-doce/4026889/

Reserva do Aquífero Guarani é um dos bens mais preciosos da humanidade. Globo Repórter.12 min. Exibido em 18 de fevereiro de 2005. Disponível em: https://globoplay.globo.com/v/2448488/

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Projete, fale ou escreva no quadro o tema da aula e verifique o conhecimento que eles têm sobre o assunto. Pergunte, por exemplo, se eles sabem o que é, para que serve e como se forma um aquífero. Após a fala dos alunos, reforce o conceito de aquífero, e se achar necessário, escreva-o no quadro.

Em seguida, explique que nesta aula eles irão conhecer e comparar dois importantes aquíferos brasileiros e que, para tanto, deverão consultar um mapa e textos informativos para, em seguida, construir um quadro resumo das características dos aquíferos Guarani e Alter do Chão.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Apresente o mapa para a sala, leia com os alunos o título, chame a atenção para a escala, pergunte se a escala representada é gráfica ou numérica e o que ela indica. Após isso, com o objetivo de despertá-los para o tema, lance para a sala algumas questões. Por exemplo: Vocês sabem que no Brasil existem dois grandes aquíferos? No mapa eles estão representados com qual cor? Quais são os nomes deles? Qual é maior?

Caso não haja condições de projetar o mapa, faça uso de um mapa presente em um livro, atlas ou faça uma cópia do mapa Os maiores aquíferos do Brasil.

Material complementar:

Mapa. Os maiores aquíferos do Brasil. Disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5en5QARNcVx5x85BU36CnuQF3f4zhm7VdcmX4DZVjECaEV6yE8c5gzB22kAx/geo6-12und01-contextualizacao-mapa-maiores-aquiferos-do-brasil.pdf

Como adequar à sua realidade:

Se o município em que o aluno vive está sobre um dos aquíferos que serão estudados, procure saber como ele está sendo usado. A companhia de saneamento básico, responsável pelo município, ou órgãos ligados à questão ambiental, podem ser fontes de informações.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Projete este slide, leia o texto presente nele e comente com os alunos que o mapa já nos indica algumas características de cada um dos dois aquíferos, como por exemplo, a localização (região), a extensão superficial, se está ou não totalmente localizado em território nacional, no entanto, se quiserem obter mais informações terão que consultar outras fontes. É importante sinalizar quais informações eles podem obter do mapa mas deixe que eles, posteriormente, descubram sozinhos, auxiliando-os apenas quando for necessário.

Caso não tenha como projetar o slide, fale, enquanto eles observam um mapa presente em um livro didático, atlas ou imprima o mapa.

Material complementar:

Mapa. Os maiores aquíferos do Brasil. Disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5en5QARNcVx5x85BU36CnuQF3f4zhm7VdcmX4DZVjECaEV6yE8c5gzB22kAx/geo6-12und01-contextualizacao-mapa-maiores-aquiferos-do-brasil.pdf

Se necessário, apresente o mapa Brasil - Regiões, disponível em: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7KSXZENWThKAn7GYSkcFKtDdhWv7E94CZ3GSJnSHpHXg9SjZMDq5fwxZGKQC/geo6-12und01-contextualizacao-mapa-maiores-aquiferos-do-brasil.pdf >, imprima-o ou peça que observem esse mapa no atlas ou em um livro didático.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Projete este slide, leia o texto presente nele e comente com os alunos que o mapa já nos indica algumas características de cada um dos dois aquíferos, como por exemplo, a localização (região), a extensão superficial, se está ou não totalmente localizado em território nacional, no entanto, se quiserem obter mais informações terão que consultar outras fontes. É importante sinalizar quais informações eles podem obter do mapa mas deixe que eles, posteriormente, descubram sozinhos, auxiliando-os apenas quando for necessário.

Caso não tenha como projetar o slide, fale, enquanto eles observam um mapa presente em um livro didático, atlas ou imprima o mapa.

Material complementar:

Mapa. Os maiores aquíferos do Brasil. Disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5en5QARNcVx5x85BU36CnuQF3f4zhm7VdcmX4DZVjECaEV6yE8c5gzB22kAx/geo6-12und01-contextualizacao-mapa-maiores-aquiferos-do-brasil.pdf

Se necessário, apresente o mapa Brasil - Regiões, disponível em: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aFmdknpAqzQh7Aakp9ZabyJQFpMmXSsT47C6UpZQAd5SVgxahhJRahGSzAYY/geo6-12und01-problematizacao-mapa-brasil-regioes.pdf >, imprima-o ou peça que observem esse mapa no atlas ou em um livro didático.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

Apresente as orientações, leia e explique para a turma as etapas de execução da tarefa, tendo o cuidado de esclarecer todas as dúvidas. Oriente para que eles se organizem em quartetos.

Caso não seja possível apresentar o slide, entregue as orientações impressas ou oriente oralmente o que deve ser feito.

Em seguida, distribua duas cópias impressas dos Textos e do Mapa Maiores Aquíferos para cada quarteto e uma cópia impressa do Quadro Resumo para cada aluno.

Material complementar:

Orientações. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3BSgQrqenn89rfeGAvpXpcQKTu6j8ZYxMZcHzrENQYFYgjngdFkUDwP9Q53D/geo6-12und01-acao-propositiva-orientacoes.pdf

Textos. Disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/d4epqjgaNcHmbDJz2yATBbsCTPrr7QV24PQjb8bDvjsMSfxdcwSFJBwH8bpj/geo6-12und01-acao-propositiva-textos.pdf

Mapa - Os maiores aquíferos do Brasil. Disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5en5QARNcVx5x85BU36CnuQF3f4zhm7VdcmX4DZVjECaEV6yE8c5gzB22kAx/geo6-12und01-contextualizacao-mapa-maiores-aquiferos-do-brasil.pdf

Quadro resumo. Disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8hrMK4eXXFZhBGSCWuEYGtUmkuDXEMjjzCP29Z9z8PYbmZvMnVfEzYEMg8w8/geo6-12und01-acao-propositiva-quadro-resumo.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos

Orientações:

Acompanhe o desenvolvimento do trabalho caminhando pela sala. Tire dúvidas de vocabulário, verifique se estão destacando de forma correta as características de cada aquífero, se estão preenchendo corretamente o quadro e finalmente se elaboraram um título e colocaram a fonte corretamente.

Lembre os alunos que a letra legível e a organização do quadro são critérios importantes.

Quando todos tiverem concluído, faça uma correção oral, pedindo que eles apresentem as suas respostas.

Desdobramentos para as aulas seguintes:

Você pode pedir para que os alunos elaborem em casa, ou na aula seguinte, um pequeno texto comparativo sobre os dois aquíferos, com base nas informações do quadro. O resultado pode ser compartilhado, pedindo que alguns alunos leiam seus textos para a sala.

Essa atividade pode ser feita interdisciplinarmente com Língua Portuguesa. O professor ou a professora do componente pode orientar a estrutura do texto indicando, por exemplo, quais conectivos eles devem usar em um texto comparativo.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Caso haja tempo, projete as respostas para garantir que todos possam corrigir a atividade ou imprima o gabarito para a turma.

Material complementar:

Gabarito do quadro resumo. Disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/j9DEhUWtcvHgjJd8qwQjA2naMZGkwZMNpNk9zaEYVUBXd9CXUAyDaa9yXZu3/geo6-12und01-sistematizacao-gabarito-do-quadro-resumo.pdf

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade diz respeito a estudos de biodiversidade relacionando esferas das necessidades de usos de recursos naturais -água - em diferentes escalas e usos alternativos visando a sustentabilidade, a conservação e/ou preservação ambiental, exploração, circulação (fluxos), transformação e consumo de recursos naturais.

Neste plano, os alunos terão a oportunidade de rever o conceito de aquífero, saber da existência de dois grandes e importantes aquíferos brasileiros, bem como comparar suas características com base na observação de um mapa e na leitura de textos. Para essa atividade organize a sala em quartetos.

A aplicação desse plano possibilita, também, resgatar e ampliar outros conhecimentos desenvolvidos na habilidade EF06GE04.

Materiais necessários: Datashow, quadro, duas cópias impressas dos anexos 1 e 2 para cada quarteto, uma cópia impressa do anexo 3 para cada aluno. Garantir que os alunos tenham 2 canetas marca texto ou dois lápis, de cores diferentes,

Material complementar:

Textos. Disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/d4epqjgaNcHmbDJz2yATBbsCTPrr7QV24PQjb8bDvjsMSfxdcwSFJBwH8bpj/geo6-12und01-acao-propositiva-textos.pdf

Mapa. Os maiores aquíferos do Brasil. Disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5en5QARNcVx5x85BU36CnuQF3f4zhm7VdcmX4DZVjECaEV6yE8c5gzB22kAx/geo6-12und01-contextualizacao-mapa-maiores-aquiferos-do-brasil.pdf

Quadro resumo. Disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8hrMK4eXXFZhBGSCWuEYGtUmkuDXEMjjzCP29Z9z8PYbmZvMnVfEzYEMg8w8/geo6-12und01-acao-propositiva-quadro-resumo.pdf

Mapa. Brasil - Regiões. Disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aFmdknpAqzQh7Aakp9ZabyJQFpMmXSsT47C6UpZQAd5SVgxahhJRahGSzAYY/geo6-12und01-problematizacao-mapa-brasil-regioes.pdf

Orientações. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3BSgQrqenn89rfeGAvpXpcQKTu6j8ZYxMZcHzrENQYFYgjngdFkUDwP9Q53D/geo6-12und01-acao-propositiva-orientacoes.pdf

Gabarito do quadro resumo. Disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/j9DEhUWtcvHgjJd8qwQjA2naMZGkwZMNpNk9zaEYVUBXd9CXUAyDaa9yXZu3/geo6-12und01-sistematizacao-gabarito-do-quadro-resumo.pdf

Para você saber mais:

Segundo a Agência Nacional de Águas, “As águas subterrâneas são formadas pelo excedente das águas de chuvas que percorrem camadas abaixo da superfície do solo e preenchem os espaços vazios entre as rochas. Essas formações geológicas permeáveis são chamadas de aquíferos e são classificadas em três tipos: fraturado, poroso e cárstico. Dessa forma, os aquíferos são uma reserva de água embaixo do solo, abastecida pela chuva, e funciona como uma espécie de caixa d’água que alimenta os rios. Para maiores informações consultar o site: http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/panorama-das-aguas/quantidade-da-agua/agua-subterranea

Mais informações:

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Águas Subterrâneas. Um recurso a ser conhecido e protegido. Brasília, 2007. Disponível em: http://www.mma.gov.br/estruturas/167/_publicacao/167_publicacao28012009044356.pdf

CETESB - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. Águas Subterrâneas. Aquífero Guarani. São Paulo, 2018. Disponível em: https://cetesb.sp.gov.br/aguas-subterraneas/programa-de-monitoramento/

consulta-por-aquíferos-monitorados/aquifero-guarani/

ABAS - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas. Águas subterrâneas, o que são? São Paulo. Disponível em:

www.abas.org/educacao.php

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA. Laboratório de Climatologia e Análise Ambiental. Aquífero Alter do Chão, no norte do país, pode ser o maior do mundo. Juiz de Fora, 2010. Disponível em:

http://www.ufjf.br/labcaa/2010/04/15/aquifero-alter-do-chao-no-norte-do-pais-pode-ser-o-maior-do-mundo/

INSTITUTO HUMANITAS UNISINOS. Alter do chão: um aquífero de 84 quadrilhões de litros de água. Entrevista especial com André Montenegro Duarte. São Leopoldo, 2010. Disponível em:

http://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/35015-alter-do-chao-um-aquifero-de-84-quadrilhoes-de-litros-de-agua-entrevista-especial-com-andre-montenegro-duarte

Vídeos:

Série especial mostra o aquífero guarani, um dos maiores reservatórios de água doce. Jornal da EPTV. 5:05 min. Exibido em 11 de março de 2015. Disponível em:

http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/jornal-da-eptv/videos/v/serie-especial-mostra-o-aquifero-guarani-um-dos-maiores-reservatorios-de-agua-doce/4026889/

Reserva do Aquífero Guarani é um dos bens mais preciosos da humanidade. Globo Repórter.12 min. Exibido em 18 de fevereiro de 2005. Disponível em: https://globoplay.globo.com/v/2448488/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Projete, fale ou escreva no quadro o tema da aula e verifique o conhecimento que eles têm sobre o assunto. Pergunte, por exemplo, se eles sabem o que é, para que serve e como se forma um aquífero. Após a fala dos alunos, reforce o conceito de aquífero, e se achar necessário, escreva-o no quadro.

Em seguida, explique que nesta aula eles irão conhecer e comparar dois importantes aquíferos brasileiros e que, para tanto, deverão consultar um mapa e textos informativos para, em seguida, construir um quadro resumo das características dos aquíferos Guarani e Alter do Chão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Apresente o mapa para a sala, leia com os alunos o título, chame a atenção para a escala, pergunte se a escala representada é gráfica ou numérica e o que ela indica. Após isso, com o objetivo de despertá-los para o tema, lance para a sala algumas questões. Por exemplo: Vocês sabem que no Brasil existem dois grandes aquíferos? No mapa eles estão representados com qual cor? Quais são os nomes deles? Qual é maior?

Caso não haja condições de projetar o mapa, faça uso de um mapa presente em um livro, atlas ou faça uma cópia do mapa Os maiores aquíferos do Brasil.

Material complementar:

Mapa. Os maiores aquíferos do Brasil. Disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5en5QARNcVx5x85BU36CnuQF3f4zhm7VdcmX4DZVjECaEV6yE8c5gzB22kAx/geo6-12und01-contextualizacao-mapa-maiores-aquiferos-do-brasil.pdf

Como adequar à sua realidade:

Se o município em que o aluno vive está sobre um dos aquíferos que serão estudados, procure saber como ele está sendo usado. A companhia de saneamento básico, responsável pelo município, ou órgãos ligados à questão ambiental, podem ser fontes de informações.

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Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Projete este slide, leia o texto presente nele e comente com os alunos que o mapa já nos indica algumas características de cada um dos dois aquíferos, como por exemplo, a localização (região), a extensão superficial, se está ou não totalmente localizado em território nacional, no entanto, se quiserem obter mais informações terão que consultar outras fontes. É importante sinalizar quais informações eles podem obter do mapa mas deixe que eles, posteriormente, descubram sozinhos, auxiliando-os apenas quando for necessário.

Caso não tenha como projetar o slide, fale, enquanto eles observam um mapa presente em um livro didático, atlas ou imprima o mapa.

Material complementar:

Mapa. Os maiores aquíferos do Brasil. Disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5en5QARNcVx5x85BU36CnuQF3f4zhm7VdcmX4DZVjECaEV6yE8c5gzB22kAx/geo6-12und01-contextualizacao-mapa-maiores-aquiferos-do-brasil.pdf

Se necessário, apresente o mapa Brasil - Regiões, disponível em: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7KSXZENWThKAn7GYSkcFKtDdhWv7E94CZ3GSJnSHpHXg9SjZMDq5fwxZGKQC/geo6-12und01-contextualizacao-mapa-maiores-aquiferos-do-brasil.pdf >, imprima-o ou peça que observem esse mapa no atlas ou em um livro didático.

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Orientações:

Projete este slide, leia o texto presente nele e comente com os alunos que o mapa já nos indica algumas características de cada um dos dois aquíferos, como por exemplo, a localização (região), a extensão superficial, se está ou não totalmente localizado em território nacional, no entanto, se quiserem obter mais informações terão que consultar outras fontes. É importante sinalizar quais informações eles podem obter do mapa mas deixe que eles, posteriormente, descubram sozinhos, auxiliando-os apenas quando for necessário.

Caso não tenha como projetar o slide, fale, enquanto eles observam um mapa presente em um livro didático, atlas ou imprima o mapa.

Material complementar:

Mapa. Os maiores aquíferos do Brasil. Disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5en5QARNcVx5x85BU36CnuQF3f4zhm7VdcmX4DZVjECaEV6yE8c5gzB22kAx/geo6-12und01-contextualizacao-mapa-maiores-aquiferos-do-brasil.pdf

Se necessário, apresente o mapa Brasil - Regiões, disponível em: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aFmdknpAqzQh7Aakp9ZabyJQFpMmXSsT47C6UpZQAd5SVgxahhJRahGSzAYY/geo6-12und01-problematizacao-mapa-brasil-regioes.pdf >, imprima-o ou peça que observem esse mapa no atlas ou em um livro didático.

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Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

Apresente as orientações, leia e explique para a turma as etapas de execução da tarefa, tendo o cuidado de esclarecer todas as dúvidas. Oriente para que eles se organizem em quartetos.

Caso não seja possível apresentar o slide, entregue as orientações impressas ou oriente oralmente o que deve ser feito.

Em seguida, distribua duas cópias impressas dos Textos e do Mapa Maiores Aquíferos para cada quarteto e uma cópia impressa do Quadro Resumo para cada aluno.

Material complementar:

Orientações. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3BSgQrqenn89rfeGAvpXpcQKTu6j8ZYxMZcHzrENQYFYgjngdFkUDwP9Q53D/geo6-12und01-acao-propositiva-orientacoes.pdf

Textos. Disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/d4epqjgaNcHmbDJz2yATBbsCTPrr7QV24PQjb8bDvjsMSfxdcwSFJBwH8bpj/geo6-12und01-acao-propositiva-textos.pdf

Mapa - Os maiores aquíferos do Brasil. Disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5en5QARNcVx5x85BU36CnuQF3f4zhm7VdcmX4DZVjECaEV6yE8c5gzB22kAx/geo6-12und01-contextualizacao-mapa-maiores-aquiferos-do-brasil.pdf

Quadro resumo. Disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8hrMK4eXXFZhBGSCWuEYGtUmkuDXEMjjzCP29Z9z8PYbmZvMnVfEzYEMg8w8/geo6-12und01-acao-propositiva-quadro-resumo.pdf

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Tempo sugerido: 28 minutos

Orientações:

Acompanhe o desenvolvimento do trabalho caminhando pela sala. Tire dúvidas de vocabulário, verifique se estão destacando de forma correta as características de cada aquífero, se estão preenchendo corretamente o quadro e finalmente se elaboraram um título e colocaram a fonte corretamente.

Lembre os alunos que a letra legível e a organização do quadro são critérios importantes.

Quando todos tiverem concluído, faça uma correção oral, pedindo que eles apresentem as suas respostas.

Desdobramentos para as aulas seguintes:

Você pode pedir para que os alunos elaborem em casa, ou na aula seguinte, um pequeno texto comparativo sobre os dois aquíferos, com base nas informações do quadro. O resultado pode ser compartilhado, pedindo que alguns alunos leiam seus textos para a sala.

Essa atividade pode ser feita interdisciplinarmente com Língua Portuguesa. O professor ou a professora do componente pode orientar a estrutura do texto indicando, por exemplo, quais conectivos eles devem usar em um texto comparativo.

Slide Plano Aula

Orientações:

Caso haja tempo, projete as respostas para garantir que todos possam corrigir a atividade ou imprima o gabarito para a turma.

Material complementar:

Gabarito do quadro resumo. Disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/j9DEhUWtcvHgjJd8qwQjA2naMZGkwZMNpNk9zaEYVUBXd9CXUAyDaa9yXZu3/geo6-12und01-sistematizacao-gabarito-do-quadro-resumo.pdf

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