Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia ou projete o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Garanta que, no dia da atividade, todos os alunos tenham, em mãos, uma calculadora. Ela pode ser providenciada por você ou, trazida por eles (pode ser a do celular). Se possível, projete a calculadora do seu computador para que todos os seus alunos possam ver o que você está mostrando e fazendo. Inicie a atividade fazendo um levantamento prévio sobre o que eles já sabem sobre a calculadora, com perguntas do tipo:
- Quem aqui já utilizou uma calculadora?
- Para que você já a utilizou? Em qual(is) situação(ões)?
- Você já viu alguém usando uma calculadora? Com qual finalidade? Em qual situação?
Ensine para seus alunos como utilizar uma calculadora: as teclas, os sinais matemáticos, a memória. Proponha alguns cálculos para que sejam feitos utilizando as diferentes teclas. Simule a composição dos números na calculadora, para facilitar a atividade posterior com as teclas proibidas.
Propósito: Apresentar a calculadora para os alunos para utilizá-la como instrumento facilitador da realização de cálculos matemáticos.
Discuta com a turma:
- A calculadora facilita os cálculos matemáticos?
- Devemos sempre confiar nela? (Espera-se que as discussões levem à percepção de que como instrumento tecnológico, a calculadora pode ter algum defeito ou, que podemos digitar um valor/sinal errado e, consequentemente, obter um resultado errado.
- É possível fazer cálculos se a calculadora tiver alguma tecla quebrada?
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Garanta que, no dia da atividade, todos os alunos tenham, em mãos, uma calculadora. Ela pode ser providenciada por você ou, trazida por eles (pode ser a do celular). Se possível, projete a calculadora do seu computador para que todos os seus alunos possam ver o que você está mostrando e fazendo. Inicie a atividade fazendo um levantamento prévio sobre o que eles já sabem sobre a calculadora, com perguntas do tipo:
- Quem aqui já utilizou uma calculadora?
- Para que você já a utilizou? Em qual(is) situação(ões)?
- Você já viu alguém usando uma calculadora? Com qual finalidade? Em qual situação?
Ensine para seus alunos como utilizar uma calculadora: as teclas, os sinais matemáticos, a memória. Proponha alguns cálculos para que sejam feitos utilizando as diferentes teclas.
Propósito: Apresentar a calculadora para os alunos para utilizá-la como instrumento facilitador da realização de cálculos matemáticos.
Discuta com a turma:
- A calculadora facilita os cálculos matemáticos?
- Devemos sempre confiar nela? (Espera-se que as discussões levem à percepção de que como instrumento tecnológico, a calculadora pode ter algum defeito ou, que podemos digitar um valor/sinal errado e, consequentemente, obter um resultado errado.
- É possível fazer cálculos se a calculadora tiver alguma tecla quebrada?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: No dia da atividade, peça para que os alunos tragam para a sala de aula uma calculadora (pode ser a do celular). Organize os alunos em duplas e peça para que, em um primeiro momento, realizem as atividades propostas, individualmente. Ofereça a cada aluno um pedaço de fita crepe ou durex colorido para que ocultem a tecla que não pode ser utilizada em cada um dos cálculos. Peça que registrem, na tabela, os cálculos utilizados para que chegassem ao resultado. Oportunize, em um primeiro momento, uma socialização das estratégias utilizadas, em duplas. Peça que cada indivíduo da dupla registre a estratégia utilizada pelo colega. Faça perguntas enquanto circula pela sala, durante a realização da atividade e interfira quando for necessário.
Propósito: Oportunizar a realização de cálculos de adição utilizando a calculadora.
Utilizar a decomposição de números para a realização de cálculos,desenvolvendo estratégias de cálculo mental.
Discuta com a turma:
- Como você está fazendo para substituir a tecla proibida?
- Por que você escolheu fazer isso?
- Há outras possibilidades de substituí-la? Como?
Sugestão de leitura: Decomposição de números com a calculadora "quebrada"
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de Intervenção
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 6 a 8 )
Orientação: Peça que algumas duplas relatem como resolveram a situação proposta. Aqui você encontra possíveis soluções, porém só as apresente caso não aparecerem. Incentive os alunos para falarem sobre o processo de resolução e as diferenças encontradas em relação às soluções adotadas pelos colegas. Registre as soluções relatadas no quadro para que possam ser visualizadas. Dê créditos aos alunos, escrevendo o nome na resolução apresentada.
Propósito: Socializar e discutir as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para a resolução das adições com o uso da calculadora, sem usar uma das teclas.
Discuta com a turma:
- Como vocês fizeram para resolver sem usar as teclas proibidas?
- Foi difícil?
- Como pensaram para resolver?
- Tem outras teclas que podemos usar , diferentes da que pensaram?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 6 a 8 )
Orientação: Peça que algumas duplas relatem como resolveram a situação proposta. Aqui você encontra possíveis soluções, porém só as apresente caso não aparecerem. Incentive os alunos para falarem sobre o processo de resolução e as diferenças encontradas em relação às soluções adotadas pelos colegas. Registre as soluções relatadas no quadro para que possam ser visualizadas. Dê créditos aos alunos, escrevendo o nome na resolução apresentada.
Propósito: Socializar e discutir as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para a resolução das adições com o uso da calculadora, sem usar uma das teclas.
Discuta com a turma:
- Como vocês fizeram para resolver sem usar as teclas proibidas?
- Foi difícil?
- Como pensaram para resolver?
- Tem outras teclas que podemos usar , diferentes da que pensaram?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 6 a 8 )
Orientação: Peça que algumas duplas relatem como resolveram a situação proposta. Aqui você encontra possíveis soluções, porém só as apresente caso não aparecerem. Incentive os alunos para falarem sobre o processo de resolução e as diferenças encontradas em relação às soluções adotadas pelos colegas. Registre as soluções relatadas no quadro para que possam ser visualizadas. Dê créditos aos alunos, escrevendo o nome na resolução apresentada.
Propósito: Socializar e discutir as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para a resolução das adições com o uso da calculadora, sem usar uma das teclas.
Discuta com a turma:
- Como vocês fizeram para resolver sem usar as teclas proibidas?
- Foi difícil?
- Como pensaram para resolver?
- Tem outras teclas que podemos usar , diferentes da que pensaram?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Leia o slide para as crianças. Peça que manifestem suas impressões sobre o uso da calculadora e a aula de hoje.
Propósito: Retomar o que foi feito na atividade.
Encerramento
Tempo Sugerido: 3 minutos.
Orientação: Projete e leia o slide para os alunos, ou escreva o resumo no quadro.
Propósito: Resumir as aprendizagens da aula.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem utilizando a calculadora. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos utilizem estratégias pessoais para realizar a atividade proposta, mobilizando as aprendizagens construídas durante a aula.
Materiais complementares para impressão:
Atividade de Raio X
Resolução do Raio X
Atividade Complementar
Resolução da Atividade Complementar