10223
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Fatos básicos da adição na calculadora

Plano de aula de Matemática com atividades para o 2º do Fundamental sobre adição - decomposição de números - uso da calculadora.

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Elena Roman de Oliveira Toledo

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Maria Elena Roman de Oliveira Toledo

Mentor: Carina do Espírito Santo

Especialista de área: Luciana Tenuta.

Habilidade da BNCC

(EF02MA05) Criação de estratégias pessoais de cálculo envolvendo adição e subtração.

Objetivos específicos

Recorrer à decomposição dos números e ao cálculo mental para resolver adições em uma calculadora.

Conceito-chave

Adição - decomposição de números - Uso da calculadora.

Recursos necessários

  • Uma calculadora para cada aluno;
  • Atividades impressas;
  • Datashow(opcional).

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia ou projete o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Garanta que, no dia da atividade, todos os alunos tenham, em mãos, uma calculadora. Ela pode ser providenciada por você ou, trazida por eles (pode ser a do celular). Se possível, projete a calculadora do seu computador para que todos os seus alunos possam ver o que você está mostrando e fazendo. Inicie a atividade fazendo um levantamento prévio sobre o que eles já sabem sobre a calculadora, com perguntas do tipo:

  • Quem aqui já utilizou uma calculadora?
  • Para que você já a utilizou? Em qual(is) situação(ões)?
  • Você já viu alguém usando uma calculadora? Com qual finalidade? Em qual situação?

Ensine para seus alunos como utilizar uma calculadora: as teclas, os sinais matemáticos, a memória. Proponha alguns cálculos para que sejam feitos utilizando as diferentes teclas. Simule a composição dos números na calculadora, para facilitar a atividade posterior com as teclas proibidas.

Propósito: Apresentar a calculadora para os alunos para utilizá-la como instrumento facilitador da realização de cálculos matemáticos.

Discuta com a turma:

  • A calculadora facilita os cálculos matemáticos?
  • Devemos sempre confiar nela? (Espera-se que as discussões levem à percepção de que como instrumento tecnológico, a calculadora pode ter algum defeito ou, que podemos digitar um valor/sinal errado e, consequentemente, obter um resultado errado.
  • É possível fazer cálculos se a calculadora tiver alguma tecla quebrada?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Garanta que, no dia da atividade, todos os alunos tenham, em mãos, uma calculadora. Ela pode ser providenciada por você ou, trazida por eles (pode ser a do celular). Se possível, projete a calculadora do seu computador para que todos os seus alunos possam ver o que você está mostrando e fazendo. Inicie a atividade fazendo um levantamento prévio sobre o que eles já sabem sobre a calculadora, com perguntas do tipo:

  • Quem aqui já utilizou uma calculadora?
  • Para que você já a utilizou? Em qual(is) situação(ões)?
  • Você já viu alguém usando uma calculadora? Com qual finalidade? Em qual situação?

Ensine para seus alunos como utilizar uma calculadora: as teclas, os sinais matemáticos, a memória. Proponha alguns cálculos para que sejam feitos utilizando as diferentes teclas.

Propósito: Apresentar a calculadora para os alunos para utilizá-la como instrumento facilitador da realização de cálculos matemáticos.

Discuta com a turma:

  • A calculadora facilita os cálculos matemáticos?
  • Devemos sempre confiar nela? (Espera-se que as discussões levem à percepção de que como instrumento tecnológico, a calculadora pode ter algum defeito ou, que podemos digitar um valor/sinal errado e, consequentemente, obter um resultado errado.
  • É possível fazer cálculos se a calculadora tiver alguma tecla quebrada?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: No dia da atividade, peça para que os alunos tragam para a sala de aula uma calculadora (pode ser a do celular). Organize os alunos em duplas e peça para que, em um primeiro momento, realizem as atividades propostas, individualmente. Ofereça a cada aluno um pedaço de fita crepe ou durex colorido para que ocultem a tecla que não pode ser utilizada em cada um dos cálculos. Peça que registrem, na tabela, os cálculos utilizados para que chegassem ao resultado. Oportunize, em um primeiro momento, uma socialização das estratégias utilizadas, em duplas. Peça que cada indivíduo da dupla registre a estratégia utilizada pelo colega. Faça perguntas enquanto circula pela sala, durante a realização da atividade e interfira quando for necessário.

Propósito: Oportunizar a realização de cálculos de adição utilizando a calculadora.

Utilizar a decomposição de números para a realização de cálculos,desenvolvendo estratégias de cálculo mental.

Discuta com a turma:

  • Como você está fazendo para substituir a tecla proibida?
  • Por que você escolheu fazer isso?
  • Há outras possibilidades de substituí-la? Como?

Sugestão de leitura: Decomposição de números com a calculadora "quebrada"

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 6 a 8 )

Orientação: Peça que algumas duplas relatem como resolveram a situação proposta. Aqui você encontra possíveis soluções, porém só as apresente caso não aparecerem. Incentive os alunos para falarem sobre o processo de resolução e as diferenças encontradas em relação às soluções adotadas pelos colegas. Registre as soluções relatadas no quadro para que possam ser visualizadas. Dê créditos aos alunos, escrevendo o nome na resolução apresentada.

Propósito: Socializar e discutir as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para a resolução das adições com o uso da calculadora, sem usar uma das teclas.

Discuta com a turma:

  • Como vocês fizeram para resolver sem usar as teclas proibidas?
  • Foi difícil?
  • Como pensaram para resolver?
  • Tem outras teclas que podemos usar , diferentes da que pensaram?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 6 a 8 )

Orientação: Peça que algumas duplas relatem como resolveram a situação proposta. Aqui você encontra possíveis soluções, porém só as apresente caso não aparecerem. Incentive os alunos para falarem sobre o processo de resolução e as diferenças encontradas em relação às soluções adotadas pelos colegas. Registre as soluções relatadas no quadro para que possam ser visualizadas. Dê créditos aos alunos, escrevendo o nome na resolução apresentada.

Propósito: Socializar e discutir as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para a resolução das adições com o uso da calculadora, sem usar uma das teclas.

Discuta com a turma:

  • Como vocês fizeram para resolver sem usar as teclas proibidas?
  • Foi difícil?
  • Como pensaram para resolver?
  • Tem outras teclas que podemos usar , diferentes da que pensaram?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 6 a 8 )

Orientação: Peça que algumas duplas relatem como resolveram a situação proposta. Aqui você encontra possíveis soluções, porém só as apresente caso não aparecerem. Incentive os alunos para falarem sobre o processo de resolução e as diferenças encontradas em relação às soluções adotadas pelos colegas. Registre as soluções relatadas no quadro para que possam ser visualizadas. Dê créditos aos alunos, escrevendo o nome na resolução apresentada.

Propósito: Socializar e discutir as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para a resolução das adições com o uso da calculadora, sem usar uma das teclas.

Discuta com a turma:

  • Como vocês fizeram para resolver sem usar as teclas proibidas?
  • Foi difícil?
  • Como pensaram para resolver?
  • Tem outras teclas que podemos usar , diferentes da que pensaram?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia o slide para as crianças. Peça que manifestem suas impressões sobre o uso da calculadora e a aula de hoje.

Propósito: Retomar o que foi feito na atividade.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 3 minutos.

Orientação: Projete e leia o slide para os alunos, ou escreva o resumo no quadro.

Propósito: Resumir as aprendizagens da aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem utilizando a calculadora. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos utilizem estratégias pessoais para realizar a atividade proposta, mobilizando as aprendizagens construídas durante a aula.

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia ou projete o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Maria Elena Roman de Oliveira Toledo

Mentor: Carina do Espírito Santo

Especialista de área: Luciana Tenuta.

Habilidade da BNCC

(EF02MA05) Criação de estratégias pessoais de cálculo envolvendo adição e subtração.

Objetivos específicos

Recorrer à decomposição dos números e ao cálculo mental para resolver adições em uma calculadora.

Conceito-chave

Adição - decomposição de números - Uso da calculadora.

Recursos necessários

  • Uma calculadora para cada aluno;
  • Atividades impressas;
  • Datashow(opcional).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Garanta que, no dia da atividade, todos os alunos tenham, em mãos, uma calculadora. Ela pode ser providenciada por você ou, trazida por eles (pode ser a do celular). Se possível, projete a calculadora do seu computador para que todos os seus alunos possam ver o que você está mostrando e fazendo. Inicie a atividade fazendo um levantamento prévio sobre o que eles já sabem sobre a calculadora, com perguntas do tipo:

  • Quem aqui já utilizou uma calculadora?
  • Para que você já a utilizou? Em qual(is) situação(ões)?
  • Você já viu alguém usando uma calculadora? Com qual finalidade? Em qual situação?

Ensine para seus alunos como utilizar uma calculadora: as teclas, os sinais matemáticos, a memória. Proponha alguns cálculos para que sejam feitos utilizando as diferentes teclas. Simule a composição dos números na calculadora, para facilitar a atividade posterior com as teclas proibidas.

Propósito: Apresentar a calculadora para os alunos para utilizá-la como instrumento facilitador da realização de cálculos matemáticos.

Discuta com a turma:

  • A calculadora facilita os cálculos matemáticos?
  • Devemos sempre confiar nela? (Espera-se que as discussões levem à percepção de que como instrumento tecnológico, a calculadora pode ter algum defeito ou, que podemos digitar um valor/sinal errado e, consequentemente, obter um resultado errado.
  • É possível fazer cálculos se a calculadora tiver alguma tecla quebrada?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Garanta que, no dia da atividade, todos os alunos tenham, em mãos, uma calculadora. Ela pode ser providenciada por você ou, trazida por eles (pode ser a do celular). Se possível, projete a calculadora do seu computador para que todos os seus alunos possam ver o que você está mostrando e fazendo. Inicie a atividade fazendo um levantamento prévio sobre o que eles já sabem sobre a calculadora, com perguntas do tipo:

  • Quem aqui já utilizou uma calculadora?
  • Para que você já a utilizou? Em qual(is) situação(ões)?
  • Você já viu alguém usando uma calculadora? Com qual finalidade? Em qual situação?

Ensine para seus alunos como utilizar uma calculadora: as teclas, os sinais matemáticos, a memória. Proponha alguns cálculos para que sejam feitos utilizando as diferentes teclas.

Propósito: Apresentar a calculadora para os alunos para utilizá-la como instrumento facilitador da realização de cálculos matemáticos.

Discuta com a turma:

  • A calculadora facilita os cálculos matemáticos?
  • Devemos sempre confiar nela? (Espera-se que as discussões levem à percepção de que como instrumento tecnológico, a calculadora pode ter algum defeito ou, que podemos digitar um valor/sinal errado e, consequentemente, obter um resultado errado.
  • É possível fazer cálculos se a calculadora tiver alguma tecla quebrada?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: No dia da atividade, peça para que os alunos tragam para a sala de aula uma calculadora (pode ser a do celular). Organize os alunos em duplas e peça para que, em um primeiro momento, realizem as atividades propostas, individualmente. Ofereça a cada aluno um pedaço de fita crepe ou durex colorido para que ocultem a tecla que não pode ser utilizada em cada um dos cálculos. Peça que registrem, na tabela, os cálculos utilizados para que chegassem ao resultado. Oportunize, em um primeiro momento, uma socialização das estratégias utilizadas, em duplas. Peça que cada indivíduo da dupla registre a estratégia utilizada pelo colega. Faça perguntas enquanto circula pela sala, durante a realização da atividade e interfira quando for necessário.

Propósito: Oportunizar a realização de cálculos de adição utilizando a calculadora.

Utilizar a decomposição de números para a realização de cálculos,desenvolvendo estratégias de cálculo mental.

Discuta com a turma:

  • Como você está fazendo para substituir a tecla proibida?
  • Por que você escolheu fazer isso?
  • Há outras possibilidades de substituí-la? Como?

Sugestão de leitura: Decomposição de números com a calculadora "quebrada"

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 6 a 8 )

Orientação: Peça que algumas duplas relatem como resolveram a situação proposta. Aqui você encontra possíveis soluções, porém só as apresente caso não aparecerem. Incentive os alunos para falarem sobre o processo de resolução e as diferenças encontradas em relação às soluções adotadas pelos colegas. Registre as soluções relatadas no quadro para que possam ser visualizadas. Dê créditos aos alunos, escrevendo o nome na resolução apresentada.

Propósito: Socializar e discutir as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para a resolução das adições com o uso da calculadora, sem usar uma das teclas.

Discuta com a turma:

  • Como vocês fizeram para resolver sem usar as teclas proibidas?
  • Foi difícil?
  • Como pensaram para resolver?
  • Tem outras teclas que podemos usar , diferentes da que pensaram?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 6 a 8 )

Orientação: Peça que algumas duplas relatem como resolveram a situação proposta. Aqui você encontra possíveis soluções, porém só as apresente caso não aparecerem. Incentive os alunos para falarem sobre o processo de resolução e as diferenças encontradas em relação às soluções adotadas pelos colegas. Registre as soluções relatadas no quadro para que possam ser visualizadas. Dê créditos aos alunos, escrevendo o nome na resolução apresentada.

Propósito: Socializar e discutir as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para a resolução das adições com o uso da calculadora, sem usar uma das teclas.

Discuta com a turma:

  • Como vocês fizeram para resolver sem usar as teclas proibidas?
  • Foi difícil?
  • Como pensaram para resolver?
  • Tem outras teclas que podemos usar , diferentes da que pensaram?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 6 a 8 )

Orientação: Peça que algumas duplas relatem como resolveram a situação proposta. Aqui você encontra possíveis soluções, porém só as apresente caso não aparecerem. Incentive os alunos para falarem sobre o processo de resolução e as diferenças encontradas em relação às soluções adotadas pelos colegas. Registre as soluções relatadas no quadro para que possam ser visualizadas. Dê créditos aos alunos, escrevendo o nome na resolução apresentada.

Propósito: Socializar e discutir as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para a resolução das adições com o uso da calculadora, sem usar uma das teclas.

Discuta com a turma:

  • Como vocês fizeram para resolver sem usar as teclas proibidas?
  • Foi difícil?
  • Como pensaram para resolver?
  • Tem outras teclas que podemos usar , diferentes da que pensaram?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia o slide para as crianças. Peça que manifestem suas impressões sobre o uso da calculadora e a aula de hoje.

Propósito: Retomar o que foi feito na atividade.

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 3 minutos.

Orientação: Projete e leia o slide para os alunos, ou escreva o resumo no quadro.

Propósito: Resumir as aprendizagens da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem utilizando a calculadora. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos utilizem estratégias pessoais para realizar a atividade proposta, mobilizando as aprendizagens construídas durante a aula.

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 2º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem leitura, escrita e comparação de números de até três algarismos, utilização de contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 no cálculo mental de adição e subtração, criação de estratégias pessoais e uso de algoritmos para cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação por 2 e 3, dobro e triplo, metade, terça parte e representação na reta numerada.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano