Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Renata Capovilla
Mentora: Gilne Gardesani Fernandez
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF02MA08) Resolver e elaborar problemas envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte, com o suporte de imagens ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais.
Objetivos específicos
Compreender que o dobro é duas vezes uma quantidade determinada e triplo é três vezes alguma quantidade.
Conceito-chave
Dobro como duas vezes uma quantidade e triplo como três vezes uma quantidade.
Recursos necessários
- Lápis,
- Borracha,
- Caderno,
- Cola,
- Tesoura,
- Atividades Impressas (ou escritas no quadro).
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, explicando aos alunos o que deverão aprender com a aula. Procure explicar de forma que os alunos entendam e fiquem interessados.
Propósito: Apresentar o objetivo da aula aos alunos para que eles saibam o que irão aprender e mantenham mais atenção, além de despertar o interesse.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)
Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos como podem saber qual a quantidade de brinquedos cada classe arrecadou, levantando conhecimentos prévios a respeito da multiplicação por dois e por três. Dê um tempo para que pensem e façam anotações de como pensam em resolver o problema e, em seguida, peça para os alunos colocarem suas ideias e vá anotando no quadro.
Propósito: Fazer vir à tona, pela voz dos alunos, quais são seus conhecimentos prévios em relação multiplicação por 2 e por 3, para que depois associem com o dobro e triplo.
Discuta com a turma:
- Como podemos saber a quantidade de brinquedos arrecadados?
- De que maneiras podemos chegar ao resultado?
Materiais Complementares:
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)
Orientações: Apresente o slide 4 após ter realizado a socialização das ideias dos alunos para fazer o fechamento do aquecimento.
Propósito: Apresentar possibilidades de chegar ao resultado do aquecimento.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 9)
Orientações: Proponha aos alunos o “Multiplicando”, um jogo em que eles praticarão diversas multiplicações. Se possível, imprima as regras, entregue para os estudantes e faça uma leitura compartilhada para tirar as dúvidas. Caso não consiga imprimir para todos, registre no quadro ou em um cartaz que todos consigam ler. Após a leitura das regras, também é possível pedir a um aluno que, voluntariamente, explique para a classe como se joga.
Escolha alguns alunos para fazerem uma rodada no quadro para toda a sala ver como acontece. Caso ainda tenham alguma dúvida, este é um bom momento para esclarecê-las.
Eles podem ainda anotar ou colar as regras no caderno para poder jogar em outras ocasiões com amigos ou mesmo com a família.
Propósito: É esperado que os alunos leiam, discutam e compreendam as regras de um jogo e organizem-se para realizá-lo.
Discuta com a turma:
- Pergunte aos alunos o que entenderam das regras apresentadas. Aproveite para tirar dúvidas e esclarecer possíveis incompreensões.
Materiais complementares:
Atividade complementar - cartela do jogo
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 9)
Orientações: Nos slides 6 e 7 são apresentadas duas situações hipotéticas de jogadas, para melhor compreensão dos alunos.
No slide 8 é apresentada a finalização das rodadas, com a soma dos pontos.
Eles devem ser usados para apresentar um registro, na prática, para os alunos. Não havendo a possibilidade de imprimir, pode ser construído, junto com os alunos, em papel ou no quadro, como for mais conveniente.
Propósito: Compreensão, com exemplificação, das rodadas do jogo.
Discuta com a turma:
- Como devemos registrar essas rodadas?
- Quem vence o jogo?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 9)
Orientações: Nos slides 6 e 7 são apresentadas duas situações hipotéticas de jogadas, para melhor compreensão dos alunos.
No slide 8 é apresentada a finalização das rodadas, com a soma dos pontos.
Eles devem ser usados para apresentar um registro, na prática, para os alunos. Não havendo a possibilidade de imprimir, pode ser construído, junto com os alunos, em papel ou no quadro, como for mais conveniente.
Propósito: Compreensão, com exemplificação, das rodadas do jogo.
Discuta com a turma:
- Como devemos registrar essas rodadas?
- Quem vence o jogo?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 9)
Orientações: Nos slides 6 e 7 são apresentadas duas situações hipotéticas de jogadas, para melhor compreensão dos alunos.
No slide 8 é apresentada a finalização das rodadas, com a soma dos pontos.
Eles devem ser usados para apresentar um registro, na prática, para os alunos. Não havendo a possibilidade de imprimir, pode ser construído, junto com os alunos, em papel ou no quadro, como for mais conveniente.
Propósito: Compreensão, com exemplificação, das rodadas do jogo.
Discuta com a turma:
- Como devemos registrar essas rodadas?
- Quem vence o jogo?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 9)
Orientações: Entregue a cartela do jogo que imprimiu ou escreva no quadro para que os alunos copiem no caderno. Convide os alunos a jogar em grupos organizados por você.
Não havendo a possibilidade de imprimir os círculos para o jogo, pode também ser usadas caixas de ovos, com os números escritos dentro no lugar dos círculos impressos.
Propósito: Desenvolver os conceitos de dobro e triplo, introduzindo esses termos para ideias de multiplicação por 2 e 3.
Discuta com a turma:
- Proponha aos alunos que joguem algumas rodadas sozinhos.
- Se necessário, jogue coletivamente com o grupo.
- De que forma podemos chamar o resultado da multiplicação por 2?
- E o resultado da multiplicação por 3?
- Use o guia de intervenções para acompanhar os avanços e as dificuldades dos alunos e realizar intervenções em relação à multiplicação.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Proponha que façam a organização das multiplicações, separando-as em duas colunas no caderno. Após a organização individual socializem coletivamente, registrando no quadro. Então, apresente o slide 11 com os conceitos de dobro e triplo.
Propósito: O objetivo é que os alunos conheçam a nomenclatura dobro e triplo para os resultados das multiplicações por 2 e 3.
Discuta com a turma:
- Alguém sabe nomear essas multiplicações?
- Que nome podemos dar às multiplicações por 2? E por 3?
- Podemos usar dobro e triplo somente com números?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Proponha que façam a organização das multiplicações, separando-as em duas colunas no caderno. Após a organização individual socializem coletivamente, registrando no quadro. Então, apresente o slide 11 com os conceitos de dobro e triplo.
Propósito: O objetivo é que os alunos conheçam a nomenclatura dobro e triplo para os resultados das multiplicações por 2 e 3.
Discuta com a turma:
- Alguém sabe nomear essas multiplicações?
- Que nome podemos dar às multiplicações por 2? E por 3?
- Podemos usar dobro e triplo somente com números?
Sistematização de conceito
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Nesse momento serão apresentados aos alunos duas situações, onde são solicitados o dobro e triplo. É importante sistematizar coletivamente o conceito. Você pode apresentar outras situações e pedir que os alunos também deem exemplos.
Propósito: O objetivo é que os alunos entendam o uso dos termos e organizem as ideias sobre os conceitos.
Discuta com a turma:
- Quem pode dar um outro exemplo do uso do dobro?
- E para o triplo?
- Como calculamos o dobro e triplo?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes o que significam as palavras dobro e triplo. Peça para que registrem a resolução desse problema de duas formas diferentes.
Propósito: Nesse momento, a ideia é apresentar o novo conceito, focando na aquisição da nova nomenclatura, associada ao seu significado.
Discuta com a turma:
- Da aula de hoje, o que vocês já sabiam antes?
- O que aprenderam hoje?
- O que foi fácil?
- Tiveram alguma dificuldade?
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem.
Propósito: Verificar se os alunos entenderam o conceito de dobro e triplo, associando-o com a multiplicação.
Discuta com a turma:
- A palavra dobro remete à qual multiplicação? E a palavra triplo?
- Quais formas utilizaram para resolver às perguntas?
Materiais Complementares: