9490
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Pensando sobre dobro e triplo

Plano de aula de matemática com atividades para 2 do Fundamental sobre compreender que o dobro é duas vezes uma quantidade determinada e triplo é três vezes alguma quantidade.

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata Ariane Capovilla

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Renata Capovilla

Mentora: Gilne Gardesani Fernandez

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF02MA08) Resolver e elaborar problemas envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte, com o suporte de imagens ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais.

Objetivos específicos

Compreender que o dobro é duas vezes uma quantidade determinada e triplo é três vezes alguma quantidade.

Conceito-chave

Dobro como duas vezes uma quantidade e triplo como três vezes uma quantidade.

Recursos necessários

  • Lápis,
  • Borracha,
  • Caderno,
  • Cola,
  • Tesoura,
  • Atividades Impressas (ou escritas no quadro).


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, explicando aos alunos o que deverão aprender com a aula. Procure explicar de forma que os alunos entendam e fiquem interessados.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula aos alunos para que eles saibam o que irão aprender e mantenham mais atenção, além de despertar o interesse.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos como podem saber qual a quantidade de brinquedos cada classe arrecadou, levantando conhecimentos prévios a respeito da multiplicação por dois e por três. Dê um tempo para que pensem e façam anotações de como pensam em resolver o problema e, em seguida, peça para os alunos colocarem suas ideias e vá anotando no quadro.

Propósito: Fazer vir à tona, pela voz dos alunos, quais são seus conhecimentos prévios em relação multiplicação por 2 e por 3, para que depois associem com o dobro e triplo.

Discuta com a turma:

  • Como podemos saber a quantidade de brinquedos arrecadados?
  • De que maneiras podemos chegar ao resultado?

Materiais Complementares:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)

Orientações: Apresente o slide 4 após ter realizado a socialização das ideias dos alunos para fazer o fechamento do aquecimento.

Propósito: Apresentar possibilidades de chegar ao resultado do aquecimento.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 9)

Orientações: Proponha aos alunos o “Multiplicando”, um jogo em que eles praticarão diversas multiplicações. Se possível, imprima as regras, entregue para os estudantes e faça uma leitura compartilhada para tirar as dúvidas. Caso não consiga imprimir para todos, registre no quadro ou em um cartaz que todos consigam ler. Após a leitura das regras, também é possível pedir a um aluno que, voluntariamente, explique para a classe como se joga.

Escolha alguns alunos para fazerem uma rodada no quadro para toda a sala ver como acontece. Caso ainda tenham alguma dúvida, este é um bom momento para esclarecê-las.

Eles podem ainda anotar ou colar as regras no caderno para poder jogar em outras ocasiões com amigos ou mesmo com a família.

Propósito: É esperado que os alunos leiam, discutam e compreendam as regras de um jogo e organizem-se para realizá-lo.

Discuta com a turma:

  • Pergunte aos alunos o que entenderam das regras apresentadas. Aproveite para tirar dúvidas e esclarecer possíveis incompreensões.

Materiais complementares:

Guia de intervenção

Atividade complementar - cartela do jogo

Atividade complementar - dado

Atividade complementar - regra do jogo

Atividade complementar - tabela do jogo

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 9)

Orientações: Nos slides 6 e 7 são apresentadas duas situações hipotéticas de jogadas, para melhor compreensão dos alunos.

No slide 8 é apresentada a finalização das rodadas, com a soma dos pontos.

Eles devem ser usados para apresentar um registro, na prática, para os alunos. Não havendo a possibilidade de imprimir, pode ser construído, junto com os alunos, em papel ou no quadro, como for mais conveniente.

Propósito: Compreensão, com exemplificação, das rodadas do jogo.

Discuta com a turma:

  • Como devemos registrar essas rodadas?
  • Quem vence o jogo?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 9)

Orientações: Nos slides 6 e 7 são apresentadas duas situações hipotéticas de jogadas, para melhor compreensão dos alunos.

No slide 8 é apresentada a finalização das rodadas, com a soma dos pontos.

Eles devem ser usados para apresentar um registro, na prática, para os alunos. Não havendo a possibilidade de imprimir, pode ser construído, junto com os alunos, em papel ou no quadro, como for mais conveniente.

Propósito: Compreensão, com exemplificação, das rodadas do jogo.

Discuta com a turma:

  • Como devemos registrar essas rodadas?
  • Quem vence o jogo?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 9)

Orientações: Nos slides 6 e 7 são apresentadas duas situações hipotéticas de jogadas, para melhor compreensão dos alunos.

No slide 8 é apresentada a finalização das rodadas, com a soma dos pontos.

Eles devem ser usados para apresentar um registro, na prática, para os alunos. Não havendo a possibilidade de imprimir, pode ser construído, junto com os alunos, em papel ou no quadro, como for mais conveniente.

Propósito: Compreensão, com exemplificação, das rodadas do jogo.

Discuta com a turma:

  • Como devemos registrar essas rodadas?
  • Quem vence o jogo?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 9)

Orientações: Entregue a cartela do jogo que imprimiu ou escreva no quadro para que os alunos copiem no caderno. Convide os alunos a jogar em grupos organizados por você.

Não havendo a possibilidade de imprimir os círculos para o jogo, pode também ser usadas caixas de ovos, com os números escritos dentro no lugar dos círculos impressos.

Propósito: Desenvolver os conceitos de dobro e triplo, introduzindo esses termos para ideias de multiplicação por 2 e 3.

Discuta com a turma:

  • Proponha aos alunos que joguem algumas rodadas sozinhos.
  • Se necessário, jogue coletivamente com o grupo.
  • De que forma podemos chamar o resultado da multiplicação por 2?
  • E o resultado da multiplicação por 3?
  • Use o guia de intervenções para acompanhar os avanços e as dificuldades dos alunos e realizar intervenções em relação à multiplicação.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Proponha que façam a organização das multiplicações, separando-as em duas colunas no caderno. Após a organização individual socializem coletivamente, registrando no quadro. Então, apresente o slide 11 com os conceitos de dobro e triplo.

Propósito: O objetivo é que os alunos conheçam a nomenclatura dobro e triplo para os resultados das multiplicações por 2 e 3.

Discuta com a turma:

  • Alguém sabe nomear essas multiplicações?
  • Que nome podemos dar às multiplicações por 2? E por 3?
  • Podemos usar dobro e triplo somente com números?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Proponha que façam a organização das multiplicações, separando-as em duas colunas no caderno. Após a organização individual socializem coletivamente, registrando no quadro. Então, apresente o slide 11 com os conceitos de dobro e triplo.

Propósito: O objetivo é que os alunos conheçam a nomenclatura dobro e triplo para os resultados das multiplicações por 2 e 3.

Discuta com a turma:

  • Alguém sabe nomear essas multiplicações?
  • Que nome podemos dar às multiplicações por 2? E por 3?
  • Podemos usar dobro e triplo somente com números?

Sistematização de conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Nesse momento serão apresentados aos alunos duas situações, onde são solicitados o dobro e triplo. É importante sistematizar coletivamente o conceito. Você pode apresentar outras situações e pedir que os alunos também deem exemplos.

Propósito: O objetivo é que os alunos entendam o uso dos termos e organizem as ideias sobre os conceitos.

Discuta com a turma:

  • Quem pode dar um outro exemplo do uso do dobro?
  • E para o triplo?
  • Como calculamos o dobro e triplo?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes o que significam as palavras dobro e triplo. Peça para que registrem a resolução desse problema de duas formas diferentes.

Propósito: Nesse momento, a ideia é apresentar o novo conceito, focando na aquisição da nova nomenclatura, associada ao seu significado.

Discuta com a turma:

  • Da aula de hoje, o que vocês já sabiam antes?
  • O que aprenderam hoje?
  • O que foi fácil?
  • Tiveram alguma dificuldade?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem.

Propósito: Verificar se os alunos entenderam o conceito de dobro e triplo, associando-o com a multiplicação.

Discuta com a turma:

  • A palavra dobro remete à qual multiplicação? E a palavra triplo?
  • Quais formas utilizaram para resolver às perguntas?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, explicando aos alunos o que deverão aprender com a aula. Procure explicar de forma que os alunos entendam e fiquem interessados.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula aos alunos para que eles saibam o que irão aprender e mantenham mais atenção, além de despertar o interesse.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Renata Capovilla

Mentora: Gilne Gardesani Fernandez

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF02MA08) Resolver e elaborar problemas envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte, com o suporte de imagens ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais.

Objetivos específicos

Compreender que o dobro é duas vezes uma quantidade determinada e triplo é três vezes alguma quantidade.

Conceito-chave

Dobro como duas vezes uma quantidade e triplo como três vezes uma quantidade.

Recursos necessários

  • Lápis,
  • Borracha,
  • Caderno,
  • Cola,
  • Tesoura,
  • Atividades Impressas (ou escritas no quadro).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos como podem saber qual a quantidade de brinquedos cada classe arrecadou, levantando conhecimentos prévios a respeito da multiplicação por dois e por três. Dê um tempo para que pensem e façam anotações de como pensam em resolver o problema e, em seguida, peça para os alunos colocarem suas ideias e vá anotando no quadro.

Propósito: Fazer vir à tona, pela voz dos alunos, quais são seus conhecimentos prévios em relação multiplicação por 2 e por 3, para que depois associem com o dobro e triplo.

Discuta com a turma:

  • Como podemos saber a quantidade de brinquedos arrecadados?
  • De que maneiras podemos chegar ao resultado?

Materiais Complementares:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)

Orientações: Apresente o slide 4 após ter realizado a socialização das ideias dos alunos para fazer o fechamento do aquecimento.

Propósito: Apresentar possibilidades de chegar ao resultado do aquecimento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 9)

Orientações: Proponha aos alunos o “Multiplicando”, um jogo em que eles praticarão diversas multiplicações. Se possível, imprima as regras, entregue para os estudantes e faça uma leitura compartilhada para tirar as dúvidas. Caso não consiga imprimir para todos, registre no quadro ou em um cartaz que todos consigam ler. Após a leitura das regras, também é possível pedir a um aluno que, voluntariamente, explique para a classe como se joga.

Escolha alguns alunos para fazerem uma rodada no quadro para toda a sala ver como acontece. Caso ainda tenham alguma dúvida, este é um bom momento para esclarecê-las.

Eles podem ainda anotar ou colar as regras no caderno para poder jogar em outras ocasiões com amigos ou mesmo com a família.

Propósito: É esperado que os alunos leiam, discutam e compreendam as regras de um jogo e organizem-se para realizá-lo.

Discuta com a turma:

  • Pergunte aos alunos o que entenderam das regras apresentadas. Aproveite para tirar dúvidas e esclarecer possíveis incompreensões.

Materiais complementares:

Guia de intervenção

Atividade complementar - cartela do jogo

Atividade complementar - dado

Atividade complementar - regra do jogo

Atividade complementar - tabela do jogo

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 9)

Orientações: Nos slides 6 e 7 são apresentadas duas situações hipotéticas de jogadas, para melhor compreensão dos alunos.

No slide 8 é apresentada a finalização das rodadas, com a soma dos pontos.

Eles devem ser usados para apresentar um registro, na prática, para os alunos. Não havendo a possibilidade de imprimir, pode ser construído, junto com os alunos, em papel ou no quadro, como for mais conveniente.

Propósito: Compreensão, com exemplificação, das rodadas do jogo.

Discuta com a turma:

  • Como devemos registrar essas rodadas?
  • Quem vence o jogo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 9)

Orientações: Nos slides 6 e 7 são apresentadas duas situações hipotéticas de jogadas, para melhor compreensão dos alunos.

No slide 8 é apresentada a finalização das rodadas, com a soma dos pontos.

Eles devem ser usados para apresentar um registro, na prática, para os alunos. Não havendo a possibilidade de imprimir, pode ser construído, junto com os alunos, em papel ou no quadro, como for mais conveniente.

Propósito: Compreensão, com exemplificação, das rodadas do jogo.

Discuta com a turma:

  • Como devemos registrar essas rodadas?
  • Quem vence o jogo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 9)

Orientações: Nos slides 6 e 7 são apresentadas duas situações hipotéticas de jogadas, para melhor compreensão dos alunos.

No slide 8 é apresentada a finalização das rodadas, com a soma dos pontos.

Eles devem ser usados para apresentar um registro, na prática, para os alunos. Não havendo a possibilidade de imprimir, pode ser construído, junto com os alunos, em papel ou no quadro, como for mais conveniente.

Propósito: Compreensão, com exemplificação, das rodadas do jogo.

Discuta com a turma:

  • Como devemos registrar essas rodadas?
  • Quem vence o jogo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 9)

Orientações: Entregue a cartela do jogo que imprimiu ou escreva no quadro para que os alunos copiem no caderno. Convide os alunos a jogar em grupos organizados por você.

Não havendo a possibilidade de imprimir os círculos para o jogo, pode também ser usadas caixas de ovos, com os números escritos dentro no lugar dos círculos impressos.

Propósito: Desenvolver os conceitos de dobro e triplo, introduzindo esses termos para ideias de multiplicação por 2 e 3.

Discuta com a turma:

  • Proponha aos alunos que joguem algumas rodadas sozinhos.
  • Se necessário, jogue coletivamente com o grupo.
  • De que forma podemos chamar o resultado da multiplicação por 2?
  • E o resultado da multiplicação por 3?
  • Use o guia de intervenções para acompanhar os avanços e as dificuldades dos alunos e realizar intervenções em relação à multiplicação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Proponha que façam a organização das multiplicações, separando-as em duas colunas no caderno. Após a organização individual socializem coletivamente, registrando no quadro. Então, apresente o slide 11 com os conceitos de dobro e triplo.

Propósito: O objetivo é que os alunos conheçam a nomenclatura dobro e triplo para os resultados das multiplicações por 2 e 3.

Discuta com a turma:

  • Alguém sabe nomear essas multiplicações?
  • Que nome podemos dar às multiplicações por 2? E por 3?
  • Podemos usar dobro e triplo somente com números?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Proponha que façam a organização das multiplicações, separando-as em duas colunas no caderno. Após a organização individual socializem coletivamente, registrando no quadro. Então, apresente o slide 11 com os conceitos de dobro e triplo.

Propósito: O objetivo é que os alunos conheçam a nomenclatura dobro e triplo para os resultados das multiplicações por 2 e 3.

Discuta com a turma:

  • Alguém sabe nomear essas multiplicações?
  • Que nome podemos dar às multiplicações por 2? E por 3?
  • Podemos usar dobro e triplo somente com números?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Nesse momento serão apresentados aos alunos duas situações, onde são solicitados o dobro e triplo. É importante sistematizar coletivamente o conceito. Você pode apresentar outras situações e pedir que os alunos também deem exemplos.

Propósito: O objetivo é que os alunos entendam o uso dos termos e organizem as ideias sobre os conceitos.

Discuta com a turma:

  • Quem pode dar um outro exemplo do uso do dobro?
  • E para o triplo?
  • Como calculamos o dobro e triplo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes o que significam as palavras dobro e triplo. Peça para que registrem a resolução desse problema de duas formas diferentes.

Propósito: Nesse momento, a ideia é apresentar o novo conceito, focando na aquisição da nova nomenclatura, associada ao seu significado.

Discuta com a turma:

  • Da aula de hoje, o que vocês já sabiam antes?
  • O que aprenderam hoje?
  • O que foi fácil?
  • Tiveram alguma dificuldade?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem.

Propósito: Verificar se os alunos entenderam o conceito de dobro e triplo, associando-o com a multiplicação.

Discuta com a turma:

  • A palavra dobro remete à qual multiplicação? E a palavra triplo?
  • Quais formas utilizaram para resolver às perguntas?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 2º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem leitura, escrita e comparação de números de até três algarismos, utilização de contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 no cálculo mental de adição e subtração, criação de estratégias pessoais e uso de algoritmos para cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação por 2 e 3, dobro e triplo, metade, terça parte e representação na reta numerada.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano