16223
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 9º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - A Coreia do Norte em tempos de globalização

Plano de aula de Geografia com atividades para 9ºano do Fundamental sobreAnalisar fatores e situações em relação aos meios de transporte e comunicação na Coreia do Norte que denotam sua não participação no processo de globalização

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cibele Oliveira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano:

Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade tem como objetivo analisar fatos e situações para compreender a integração mundial, sob o aspecto político, econômico e cultural. Em relação a esta aula a finalidade é analisar fatores e situações em relação a falta de avanços dos meios de transporte e de comunicação na Coreia do Norte que denotam parte de sua não participação no processo de globalização.

Materiais necessários:

Esta aula foi preparada para ser projetada, caso sua unidade escolar não possua equipamento você deve providenciar cópia do material. O ideal é que a cópia seja colorida, caso não seja possível, ao apresentar as imagens ao aluno dê ênfase aos detalhes. Será necessário também 1 folha pautada tamanho A4 (entregue por você); lápis preto, caneta e borracha. O uso do atlas é opcional e bem-vindo!

Material complementar:

Contextualização:

<https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4ZUzRVebNgx8Wt8PXGFv8D8chr7TRvWsSC93Mcw7Uz9QaqN3CAaZBgKkhYUJ/ef09ge05-02-contextualizacao-imagens.pdf >

Problematização:

<https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/STHQ9uuwbCFdNC9bVP9YCSk7Fm2A2u6RJYVDPkgQvVXqJBYzVfEM4aSYuS5r/geo9-05und02-problematizacao-material-para-impressao.pdf >

Ação Propositiva:

<https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/29seKT6mA6fS7Tpsn6nWJqGXAFc8vj2zMpBRRA6sk53YgbmAHyxyyaRDajg3/geo9-05und02-acao-propositiva-atividade-para-impressao.pdf >

Sistematização:

<https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BZuKjXmPAbKrNFvrbsQgNgz6DqtUxkVmDbxcT5MevtMwz7pRsguA2eUAu5yR/geo9-05und02-sistematizacao-atividade.pdf >

Para você saber mais:

Foi somente nas décadas de 1960 e 1970 que o termo “globalização” passou a ser utilizado de forma mais recorrente e ainda hoje não existe uma definição única e nem mundialmente aceita. De modo geral se atribui à globalização ser um dos processos de aprofundamento e avanço da integração política, econômica, social e cultural, marcada pelo impulsionamento e expansão dos meios de transporte e comunicação entre os países do mundo. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo, principalmente das nações ocidentais. À medida que as distâncias diminuem, aumenta a velocidade relativa da interação social (HIRST; THOMPSON, 1998).

Por ser então um processo associado ao capitalismo, o advento da globalização não aconteceu na Coreia no Norte, já que o país não faz parte do processo de integração e da expansão dos meios de transporte e comunicação. As influências e cultura do exterior, principalmente estadunidense, não são bem aceitas. As relações políticas e comerciais ficam restritas com China e em menor grau com a Rússia, além de outros países, como o Brasil, que se estabelecem apenas algumas transações comerciais.

Uma das explicações encontradas para o grau de isolamento da Coreia do Norte nos dias de hoje é devido a adoção do sistema socialista conexo à necessidade de se proteger de outros países; ao estabelecimento de uma cultuação à personalidade do líder e a instituição de uma sociedade igualitária. Essa necessidade de proteção acontece em função dos traumas de guerras e conflitos ocorridos no século XX (VIZENTINI, PEREIRA, 2014).

O que é Globalização? de Rodolfo Alves Pena. Disponível em:

<https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-globalizacao.htm> Acesso em: 17 nov. 2018.

A discreta transição da Coreia do Norte: diplomacia de risco e modernização sem reforma de Paulo Fagundes Vizentini e Analúcia Danilevicz Pereira. Disponível em:

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73292014000200176&lang=pt> Acesso em: 17 nov. 2018.

Referência:

HIRST, Paul; THOMPSON, Grahame. Globalização em questão. Rio de Janeiro: Vozes, 1998

VIZENTINI, Paulo Fagundes; PEREIRA, Analúcia Danilevicz. A discreta transição da Coreia do Norte: diplomacia de risco e modernização sem reforma. Rev. bras. polít. int., Brasília , v. 57, n. 2, p. 176-195, Dec. 2014 . Disponível em: . Acesso em 17 nov. 2018.

Contextos prévios:

É necessário que ao aplicar este plano de aula o aluno já tenha compreensão dos aspectos que envolvem a temática sobre globalização, além do conhecimento do sistema capitalista e socialista.

Como adequar à sua realidade:

Se você julgar adequado, aborde a questão do uso de internet e acesso a outros lugares a partir de seu município, podendo desta forma dimensionar o grau de inclusão/exclusão na qual a unidade escolar está inserida.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

Fale para a turma que nesta aula eles trabalharão em duplas sobre a temática da globalização e da não participação da Coreia do Norte do processo. A partir da análise do material, que tem como enfoque dois aspectos que caracterizam a globalização na atualidade: expansão dos meios de transporte e da comunicação, os discentes deverão discutir com a dupla e elaborar um texto (ação propositiva).

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

Projete ou mostre as cópias, providenciadas por você, para a sala das três imagens desta etapa (contextualização). Primeiramente é importante que os alunos localizem a Coreia do Norte no mapa-mundi e os países que fazem fronteira, se sua unidade escolar tiver atlas esta é a hora de usá-lo. Em seguida peça para que os alunos falem sobre os detalhes do brasão. É relevante que eles notem o destaque que é dado para uma hidrelétrica. Esse detalhe é importante de ser notado pois no material que eles irão analisar há uma imagem que denota a falta de luminosidade do país em contraste com sua vizinha, a Coreia do Sul.

Material complementar:

Imagens para impressão: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4ZUzRVebNgx8Wt8PXGFv8D8chr7TRvWsSC93Mcw7Uz9QaqN3CAaZBgKkhYUJ/ef09ge05-02-contextualizacao-imagens.pdf >

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Projete ou mostre a cópia da imagem (providenciadas por você). Pergunte aos alunos o que eles acham dessa foto, após ouvi-los, explique que grande parte da população do país não possui o próprio aparelho de televisão, o que leva aos residente da capital Pyongyang ver os noticiários em locais públicos (horários pré-programados). No interior do país poucos habitantes possuem televisão e não há transmissão como a da capital.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

Projete ou mostre (cópias) todo o material contido nesta etapa de problematização, slides de número 05 a 09.

Se não for possível projetar e nem providenciar todas as cópias desta etapa (problematização), priorize a dos slides 07 e 09. O slides 06 e 08, apesar de terem imagens, podem ter seus textos lidos.

Leve os alunos a analisarem em duplas dois dos aspectos sobre a globalização: avanços dos meios de transporte e comunicação. Essas características foram escolhidas para a análise da aula por serem próximas à compreensão que eles têm sobre o assunto, principalmente em relação à comunicação devido ao uso de celular e internet. É esperado que eles reflitam sobre o processo de globalização dos países do mundo, e, consequentemente daqueles que estão excluídos de alguma forma.

Slide 05 - são apresentados dois questionamentos e a orientação para que o aluno possa começar a analisar e refletir sobre fatos e dados da Coreia do Norte. Deixe claro que não é necessário responder nesse momento, pois essas perguntas visam que eles ponderem sobre as particularidades do país.

Slide 06 - a notícia denota que mesmo na capital do país a população não é conectada. Os norte coreanos contam apenas com uma espécie de internet própria, altamente vigiada pelo governo local, que disponibiliza alguns sites e conteúdos de acesso, além do serviço de email que só funciona no país.

Slide 07 - Peça para o aluno ler e analisar o texto. Ele permite ter acesso à informação do contexto atual da aviação da Coreia do Norte, que só tem duas rotas, uma para China e outra para Rússia (países fronteiriços). Em relação ao trem, há no país uma única empresa que pertencente ao Estado. Só é permitido a entrada de estrangeiros para fazer turismo, norte coreanos só podem viajar pelo país ou, em raríssimas exceções, se tiver recebido permissão para sair. O mesmo acontece com os navios de passageiros, a população só saí com autorização. A maior parte da frota é para transporte de cargas.

Slide 08 - a legenda da imagem reforça a realidade de viagem dos norte coreanos, só saem com autorização do governo.

Slide 09 - a imagem visa apresentar o contraste de emissão de luzes que há entre as duas Coreias, que deixa nítido a diferença do grau de urbanização que há entre elas. Sendo assim, é improvávell que a população tenha bens de consumo que requerem o uso de energia, como televisores, aparelhos eletrônicos e celulares.

Material complementar:

Materiais para impressão <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/STHQ9uuwbCFdNC9bVP9YCSk7Fm2A2u6RJYVDPkgQvVXqJBYzVfEM4aSYuS5r/geo9-05und02-problematizacao-material-para-impressao.pdf >

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

A notícia denota que mesmo na capital do país a população não é conectada. Os norte coreanos contam apenas com uma espécie de internet própria, altamente vigiada pelo governo local, que disponibiliza alguns sites e conteúdos de acesso, além do serviço de email que só funciona nos limites do país. Como as tendências do ocidente não fazem parte da cultura do país, selfies e redes sociais ficam de fora. Sob este aspecto você pode estimulá-los a dizer se quando um passeio é realizado, pelo fato de não haver distrações propiciadas pelo uso da internet, se eles pensam que os nortes coreanos aproveitam mais.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Peça para o aluno ler e analisar o texto. Ele permite ter acesso à informação do contexto atual da aviação da Coreia do Norte, que só tem duas rotas, uma para China e outra para Rússia (países fronteiriços). Em relação ao trem, há no país uma única empresa que pertencente ao Estado. Só é permitido a entrada de estrangeiros para fazer turismo, norte coreanos só podem viajar pelo país ou, em raríssimas exceções, se tiver recebido permissão para sair. O mesmo acontece com os navios de passageiros, a população só saí com autorização. A maior parte da frota é para transporte de cargas.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

A legenda da imagem reforça a realidade de viagem dos norte coreanos, que só saem com autorização.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

A imagem visa apresentar o contraste de emissão de luzes que há entre as duas Coreias, que deixa nítido a diferença do grau de urbanização que há entre elas. Sem energia é improvável que a população tenha bens de consumo que requerem o uso de energia, como televisores, aparelhos eletrônicos e celulares.

Fonte da imagem:

Nasa. Disponível em: https://earthobservatory.nasa.gov/images/79796/korea-and-the-yellow-sea

Acesso em: 04 mar. 2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos

Orientações:

Com as duplas já divididas apresente as orientações para a o desenvolvimento da ação propositiva. O mais pertinente é que cada aluno desenvolva seu próprio texto, a relação com a dupla fica restrita a troca de ideias e reflexões.

Se necessário esclareça as dúvidas quanto às análises realizadas. Circule pela sala e acompanhe o trabalho dos alunos.

As questões sugeridas para composição do texto visam nortear a atividade, portanto, deixe bem claro ao aluno que não é para respondê-las.

É esperado que eles compreendam, por meio do material analisado, que na atualidade o grau de inclusão na globalização da Coreia do Norte, sob os aspectos dos avanços da comunicação e meio de transportes, é ainda bastante excluso, deixando a maior parte da população do país isolada dos acontecimentos e processos de integração e comunicação.

É possível que os alunos abordem a questão do desenvolvimento de mísseis e da aproximação com outros países, cabe esclarecer que as decisões têm sido tomadas pelo líder, sendo portanto, mutáveis de acordo com a conjuntura dos acontecimentos mundiais e dos diálogos que ele venha a realizar com governantes de outros países.

Material Complementar:

Atividade para impressão: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/29seKT6mA6fS7Tpsn6nWJqGXAFc8vj2zMpBRRA6sk53YgbmAHyxyyaRDajg3/geo9-05und02-acao-propositiva-atividade-para-impressao.pdf >

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

É esperado que os alunos relatem sobre o uso limitado da internet e a falta de hábito dos norte coreanos em acessar por meio de rede Wi-Fi as redes sociais e compreendam que se trata de uma outra cultura, com outros valores.

Sobre a aviação é importante que eles compreendam que devido a saída dos habitantes do país ser controlada, e as relações internacionais serem limitadas, os voos também são. Dessa forma, as comunicações dependem do governo e cabe a ele disponibilizar ou não.

As imagens noturnas passaram a ser utilizadas como uma ferramenta de medição do grau de urbanização e desenvolvimento de um país. Como a situação das duas Coreias são bastante distintas, o aluno deve perceber e escrever que o regime econômico delas influencia nos rumos que foram dados às economias de cada país é que a decisão da Coreia do Norte ser socialista e ter se fechado ao mundo não faz dela um país que participa do processo de globalização.

Outro país em condição análoga de adoção do sistema socialista que o aluno pode lembrar é Cuba (mesmo tendo um histórico diferente) .

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Reflexão final. A partir da análise e produção do texto os alunos devem tecer considerações sobre os aspectos que analisaram e discutiram com a dupla.

É esperado que eles compreendam que na conjuntura atual a Coreia do Norte encontra-se em um grau de envolvimento com outros países limitado, se restringindo basicamente a relações com a China e Rússia e em menor grau com outras nações do mundo.

Como adequar à sua realidade:

Como reflexão final você pode incentivar os alunos a falarem desses dois aspectos da globalização no Brasil, se eles efetivamente acontecem de forma homogênea pelo país.

Material complementar:

Atividade para impressão: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BZuKjXmPAbKrNFvrbsQgNgz6DqtUxkVmDbxcT5MevtMwz7pRsguA2eUAu5yR/geo9-05und02-sistematizacao-atividade.pdf >

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano:

Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade tem como objetivo analisar fatos e situações para compreender a integração mundial, sob o aspecto político, econômico e cultural. Em relação a esta aula a finalidade é analisar fatores e situações em relação a falta de avanços dos meios de transporte e de comunicação na Coreia do Norte que denotam parte de sua não participação no processo de globalização.

Materiais necessários:

Esta aula foi preparada para ser projetada, caso sua unidade escolar não possua equipamento você deve providenciar cópia do material. O ideal é que a cópia seja colorida, caso não seja possível, ao apresentar as imagens ao aluno dê ênfase aos detalhes. Será necessário também 1 folha pautada tamanho A4 (entregue por você); lápis preto, caneta e borracha. O uso do atlas é opcional e bem-vindo!

Material complementar:

Contextualização:

<https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4ZUzRVebNgx8Wt8PXGFv8D8chr7TRvWsSC93Mcw7Uz9QaqN3CAaZBgKkhYUJ/ef09ge05-02-contextualizacao-imagens.pdf >

Problematização:

<https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/STHQ9uuwbCFdNC9bVP9YCSk7Fm2A2u6RJYVDPkgQvVXqJBYzVfEM4aSYuS5r/geo9-05und02-problematizacao-material-para-impressao.pdf >

Ação Propositiva:

<https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/29seKT6mA6fS7Tpsn6nWJqGXAFc8vj2zMpBRRA6sk53YgbmAHyxyyaRDajg3/geo9-05und02-acao-propositiva-atividade-para-impressao.pdf >

Sistematização:

<https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BZuKjXmPAbKrNFvrbsQgNgz6DqtUxkVmDbxcT5MevtMwz7pRsguA2eUAu5yR/geo9-05und02-sistematizacao-atividade.pdf >

Para você saber mais:

Foi somente nas décadas de 1960 e 1970 que o termo “globalização” passou a ser utilizado de forma mais recorrente e ainda hoje não existe uma definição única e nem mundialmente aceita. De modo geral se atribui à globalização ser um dos processos de aprofundamento e avanço da integração política, econômica, social e cultural, marcada pelo impulsionamento e expansão dos meios de transporte e comunicação entre os países do mundo. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo, principalmente das nações ocidentais. À medida que as distâncias diminuem, aumenta a velocidade relativa da interação social (HIRST; THOMPSON, 1998).

Por ser então um processo associado ao capitalismo, o advento da globalização não aconteceu na Coreia no Norte, já que o país não faz parte do processo de integração e da expansão dos meios de transporte e comunicação. As influências e cultura do exterior, principalmente estadunidense, não são bem aceitas. As relações políticas e comerciais ficam restritas com China e em menor grau com a Rússia, além de outros países, como o Brasil, que se estabelecem apenas algumas transações comerciais.

Uma das explicações encontradas para o grau de isolamento da Coreia do Norte nos dias de hoje é devido a adoção do sistema socialista conexo à necessidade de se proteger de outros países; ao estabelecimento de uma cultuação à personalidade do líder e a instituição de uma sociedade igualitária. Essa necessidade de proteção acontece em função dos traumas de guerras e conflitos ocorridos no século XX (VIZENTINI, PEREIRA, 2014).

O que é Globalização? de Rodolfo Alves Pena. Disponível em:

<https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-globalizacao.htm> Acesso em: 17 nov. 2018.

A discreta transição da Coreia do Norte: diplomacia de risco e modernização sem reforma de Paulo Fagundes Vizentini e Analúcia Danilevicz Pereira. Disponível em:

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73292014000200176&lang=pt> Acesso em: 17 nov. 2018.

Referência:

HIRST, Paul; THOMPSON, Grahame. Globalização em questão. Rio de Janeiro: Vozes, 1998

VIZENTINI, Paulo Fagundes; PEREIRA, Analúcia Danilevicz. A discreta transição da Coreia do Norte: diplomacia de risco e modernização sem reforma. Rev. bras. polít. int., Brasília , v. 57, n. 2, p. 176-195, Dec. 2014 . Disponível em: . Acesso em 17 nov. 2018.

Contextos prévios:

É necessário que ao aplicar este plano de aula o aluno já tenha compreensão dos aspectos que envolvem a temática sobre globalização, além do conhecimento do sistema capitalista e socialista.

Como adequar à sua realidade:

Se você julgar adequado, aborde a questão do uso de internet e acesso a outros lugares a partir de seu município, podendo desta forma dimensionar o grau de inclusão/exclusão na qual a unidade escolar está inserida.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

Fale para a turma que nesta aula eles trabalharão em duplas sobre a temática da globalização e da não participação da Coreia do Norte do processo. A partir da análise do material, que tem como enfoque dois aspectos que caracterizam a globalização na atualidade: expansão dos meios de transporte e da comunicação, os discentes deverão discutir com a dupla e elaborar um texto (ação propositiva).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

Projete ou mostre as cópias, providenciadas por você, para a sala das três imagens desta etapa (contextualização). Primeiramente é importante que os alunos localizem a Coreia do Norte no mapa-mundi e os países que fazem fronteira, se sua unidade escolar tiver atlas esta é a hora de usá-lo. Em seguida peça para que os alunos falem sobre os detalhes do brasão. É relevante que eles notem o destaque que é dado para uma hidrelétrica. Esse detalhe é importante de ser notado pois no material que eles irão analisar há uma imagem que denota a falta de luminosidade do país em contraste com sua vizinha, a Coreia do Sul.

Material complementar:

Imagens para impressão: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4ZUzRVebNgx8Wt8PXGFv8D8chr7TRvWsSC93Mcw7Uz9QaqN3CAaZBgKkhYUJ/ef09ge05-02-contextualizacao-imagens.pdf >

Slide Plano Aula

Orientações:

Projete ou mostre a cópia da imagem (providenciadas por você). Pergunte aos alunos o que eles acham dessa foto, após ouvi-los, explique que grande parte da população do país não possui o próprio aparelho de televisão, o que leva aos residente da capital Pyongyang ver os noticiários em locais públicos (horários pré-programados). No interior do país poucos habitantes possuem televisão e não há transmissão como a da capital.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

Projete ou mostre (cópias) todo o material contido nesta etapa de problematização, slides de número 05 a 09.

Se não for possível projetar e nem providenciar todas as cópias desta etapa (problematização), priorize a dos slides 07 e 09. O slides 06 e 08, apesar de terem imagens, podem ter seus textos lidos.

Leve os alunos a analisarem em duplas dois dos aspectos sobre a globalização: avanços dos meios de transporte e comunicação. Essas características foram escolhidas para a análise da aula por serem próximas à compreensão que eles têm sobre o assunto, principalmente em relação à comunicação devido ao uso de celular e internet. É esperado que eles reflitam sobre o processo de globalização dos países do mundo, e, consequentemente daqueles que estão excluídos de alguma forma.

Slide 05 - são apresentados dois questionamentos e a orientação para que o aluno possa começar a analisar e refletir sobre fatos e dados da Coreia do Norte. Deixe claro que não é necessário responder nesse momento, pois essas perguntas visam que eles ponderem sobre as particularidades do país.

Slide 06 - a notícia denota que mesmo na capital do país a população não é conectada. Os norte coreanos contam apenas com uma espécie de internet própria, altamente vigiada pelo governo local, que disponibiliza alguns sites e conteúdos de acesso, além do serviço de email que só funciona no país.

Slide 07 - Peça para o aluno ler e analisar o texto. Ele permite ter acesso à informação do contexto atual da aviação da Coreia do Norte, que só tem duas rotas, uma para China e outra para Rússia (países fronteiriços). Em relação ao trem, há no país uma única empresa que pertencente ao Estado. Só é permitido a entrada de estrangeiros para fazer turismo, norte coreanos só podem viajar pelo país ou, em raríssimas exceções, se tiver recebido permissão para sair. O mesmo acontece com os navios de passageiros, a população só saí com autorização. A maior parte da frota é para transporte de cargas.

Slide 08 - a legenda da imagem reforça a realidade de viagem dos norte coreanos, só saem com autorização do governo.

Slide 09 - a imagem visa apresentar o contraste de emissão de luzes que há entre as duas Coreias, que deixa nítido a diferença do grau de urbanização que há entre elas. Sendo assim, é improvávell que a população tenha bens de consumo que requerem o uso de energia, como televisores, aparelhos eletrônicos e celulares.

Material complementar:

Materiais para impressão <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/STHQ9uuwbCFdNC9bVP9YCSk7Fm2A2u6RJYVDPkgQvVXqJBYzVfEM4aSYuS5r/geo9-05und02-problematizacao-material-para-impressao.pdf >

Slide Plano Aula

Orientações:

A notícia denota que mesmo na capital do país a população não é conectada. Os norte coreanos contam apenas com uma espécie de internet própria, altamente vigiada pelo governo local, que disponibiliza alguns sites e conteúdos de acesso, além do serviço de email que só funciona nos limites do país. Como as tendências do ocidente não fazem parte da cultura do país, selfies e redes sociais ficam de fora. Sob este aspecto você pode estimulá-los a dizer se quando um passeio é realizado, pelo fato de não haver distrações propiciadas pelo uso da internet, se eles pensam que os nortes coreanos aproveitam mais.

Slide Plano Aula

Orientações:

Peça para o aluno ler e analisar o texto. Ele permite ter acesso à informação do contexto atual da aviação da Coreia do Norte, que só tem duas rotas, uma para China e outra para Rússia (países fronteiriços). Em relação ao trem, há no país uma única empresa que pertencente ao Estado. Só é permitido a entrada de estrangeiros para fazer turismo, norte coreanos só podem viajar pelo país ou, em raríssimas exceções, se tiver recebido permissão para sair. O mesmo acontece com os navios de passageiros, a população só saí com autorização. A maior parte da frota é para transporte de cargas.

Slide Plano Aula

Orientações:

A legenda da imagem reforça a realidade de viagem dos norte coreanos, que só saem com autorização.

Slide Plano Aula

Orientações:

A imagem visa apresentar o contraste de emissão de luzes que há entre as duas Coreias, que deixa nítido a diferença do grau de urbanização que há entre elas. Sem energia é improvável que a população tenha bens de consumo que requerem o uso de energia, como televisores, aparelhos eletrônicos e celulares.

Fonte da imagem:

Nasa. Disponível em: https://earthobservatory.nasa.gov/images/79796/korea-and-the-yellow-sea

Acesso em: 04 mar. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos

Orientações:

Com as duplas já divididas apresente as orientações para a o desenvolvimento da ação propositiva. O mais pertinente é que cada aluno desenvolva seu próprio texto, a relação com a dupla fica restrita a troca de ideias e reflexões.

Se necessário esclareça as dúvidas quanto às análises realizadas. Circule pela sala e acompanhe o trabalho dos alunos.

As questões sugeridas para composição do texto visam nortear a atividade, portanto, deixe bem claro ao aluno que não é para respondê-las.

É esperado que eles compreendam, por meio do material analisado, que na atualidade o grau de inclusão na globalização da Coreia do Norte, sob os aspectos dos avanços da comunicação e meio de transportes, é ainda bastante excluso, deixando a maior parte da população do país isolada dos acontecimentos e processos de integração e comunicação.

É possível que os alunos abordem a questão do desenvolvimento de mísseis e da aproximação com outros países, cabe esclarecer que as decisões têm sido tomadas pelo líder, sendo portanto, mutáveis de acordo com a conjuntura dos acontecimentos mundiais e dos diálogos que ele venha a realizar com governantes de outros países.

Material Complementar:

Atividade para impressão: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/29seKT6mA6fS7Tpsn6nWJqGXAFc8vj2zMpBRRA6sk53YgbmAHyxyyaRDajg3/geo9-05und02-acao-propositiva-atividade-para-impressao.pdf >

Slide Plano Aula

Orientações:

É esperado que os alunos relatem sobre o uso limitado da internet e a falta de hábito dos norte coreanos em acessar por meio de rede Wi-Fi as redes sociais e compreendam que se trata de uma outra cultura, com outros valores.

Sobre a aviação é importante que eles compreendam que devido a saída dos habitantes do país ser controlada, e as relações internacionais serem limitadas, os voos também são. Dessa forma, as comunicações dependem do governo e cabe a ele disponibilizar ou não.

As imagens noturnas passaram a ser utilizadas como uma ferramenta de medição do grau de urbanização e desenvolvimento de um país. Como a situação das duas Coreias são bastante distintas, o aluno deve perceber e escrever que o regime econômico delas influencia nos rumos que foram dados às economias de cada país é que a decisão da Coreia do Norte ser socialista e ter se fechado ao mundo não faz dela um país que participa do processo de globalização.

Outro país em condição análoga de adoção do sistema socialista que o aluno pode lembrar é Cuba (mesmo tendo um histórico diferente) .

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Reflexão final. A partir da análise e produção do texto os alunos devem tecer considerações sobre os aspectos que analisaram e discutiram com a dupla.

É esperado que eles compreendam que na conjuntura atual a Coreia do Norte encontra-se em um grau de envolvimento com outros países limitado, se restringindo basicamente a relações com a China e Rússia e em menor grau com outras nações do mundo.

Como adequar à sua realidade:

Como reflexão final você pode incentivar os alunos a falarem desses dois aspectos da globalização no Brasil, se eles efetivamente acontecem de forma homogênea pelo país.

Material complementar:

Atividade para impressão: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BZuKjXmPAbKrNFvrbsQgNgz6DqtUxkVmDbxcT5MevtMwz7pRsguA2eUAu5yR/geo9-05und02-sistematizacao-atividade.pdf >

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 9º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09GE05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano