Plano de Aula

Plano de aula: A Coreia do Norte em tempos de globalização

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Internacionalização, mundialização e globalização

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano:

Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade tem como objetivo analisar fatos e situações para compreender a integração mundial, sob o aspecto político, econômico e cultural. Em relação a esta aula a finalidade é analisar fatores e situações em relação a falta de avanços dos meios de transporte e de comunicação na Coreia do Norte que denotam parte de sua não participação no processo de globalização.

Materiais necessários:

Esta aula foi preparada para ser projetada, caso sua unidade escolar não possua equipamento você deve providenciar cópia do material. O ideal é que a cópia seja colorida, caso não seja possível, ao apresentar as imagens ao aluno dê ênfase aos detalhes. Será necessário também 1 folha pautada tamanho A4 (entregue por você); lápis preto, caneta e borracha. O uso do atlas é opcional e bem-vindo!

Material complementar:

Contextualização:

<https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4ZUzRVebNgx8Wt8PXGFv8D8chr7TRvWsSC93Mcw7Uz9QaqN3CAaZBgKkhYUJ/ef09ge05-02-contextualizacao-imagens.pdf >

Problematização:

<https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/STHQ9uuwbCFdNC9bVP9YCSk7Fm2A2u6RJYVDPkgQvVXqJBYzVfEM4aSYuS5r/geo9-05und02-problematizacao-material-para-impressao.pdf >

Ação Propositiva:

<https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/29seKT6mA6fS7Tpsn6nWJqGXAFc8vj2zMpBRRA6sk53YgbmAHyxyyaRDajg3/geo9-05und02-acao-propositiva-atividade-para-impressao.pdf >

Sistematização:

<https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BZuKjXmPAbKrNFvrbsQgNgz6DqtUxkVmDbxcT5MevtMwz7pRsguA2eUAu5yR/geo9-05und02-sistematizacao-atividade.pdf >

Para você saber mais:

Foi somente nas décadas de 1960 e 1970 que o termo “globalização” passou a ser utilizado de forma mais recorrente e ainda hoje não existe uma definição única e nem mundialmente aceita. De modo geral se atribui à globalização ser um dos processos de aprofundamento e avanço da integração política, econômica, social e cultural, marcada pelo impulsionamento e expansão dos meios de transporte e comunicação entre os países do mundo. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo, principalmente das nações ocidentais. À medida que as distâncias diminuem, aumenta a velocidade relativa da interação social (HIRST; THOMPSON, 1998).

Por ser então um processo associado ao capitalismo, o advento da globalização não aconteceu na Coreia no Norte, já que o país não faz parte do processo de integração e da expansão dos meios de transporte e comunicação. As influências e cultura do exterior, principalmente estadunidense, não são bem aceitas. As relações políticas e comerciais ficam restritas com China e em menor grau com a Rússia, além de outros países, como o Brasil, que se estabelecem apenas algumas transações comerciais.

Uma das explicações encontradas para o grau de isolamento da Coreia do Norte nos dias de hoje é devido a adoção do sistema socialista conexo à necessidade de se proteger de outros países; ao estabelecimento de uma cultuação à personalidade do líder e a instituição de uma sociedade igualitária. Essa necessidade de proteção acontece em função dos traumas de guerras e conflitos ocorridos no século XX (VIZENTINI, PEREIRA, 2014).

O que é Globalização? de Rodolfo Alves Pena. Disponível em:

<https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-globalizacao.htm> Acesso em: 17 nov. 2018.

A discreta transição da Coreia do Norte: diplomacia de risco e modernização sem reforma de Paulo Fagundes Vizentini e Analúcia Danilevicz Pereira. Disponível em:

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73292014000200176&lang=pt> Acesso em: 17 nov. 2018.

Referência:

HIRST, Paul; THOMPSON, Grahame. Globalização em questão. Rio de Janeiro: Vozes, 1998

VIZENTINI, Paulo Fagundes; PEREIRA, Analúcia Danilevicz. A discreta transição da Coreia do Norte: diplomacia de risco e modernização sem reforma. Rev. bras. polít. int., Brasília , v. 57, n. 2, p. 176-195, Dec. 2014 . Disponível em: . Acesso em 17 nov. 2018.

Contextos prévios:

É necessário que ao aplicar este plano de aula o aluno já tenha compreensão dos aspectos que envolvem a temática sobre globalização, além do conhecimento do sistema capitalista e socialista.

Como adequar à sua realidade:

Se você julgar adequado, aborde a questão do uso de internet e acesso a outros lugares a partir de seu município, podendo desta forma dimensionar o grau de inclusão/exclusão na qual a unidade escolar está inserida.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

Fale para a turma que nesta aula eles trabalharão em duplas sobre a temática da globalização e da não participação da Coreia do Norte do processo. A partir da análise do material, que tem como enfoque dois aspectos que caracterizam a globalização na atualidade: expansão dos meios de transporte e da comunicação, os discentes deverão discutir com a dupla e elaborar um texto (ação propositiva).

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO