GEO9_05UND05 - Ação propositiva
Plano de Aula
Plano de aula: Divergência cultural e mundialização
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Internacionalização, mundialização e globalização
Por: Cibele Oliveira
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta habilidade tem como objetivo analisar fatos e situações para compreender a integração mundial, sob o aspecto político, econômico e cultural, tecendo uma comparação entre as diferentes interpretações de globalização e mundialização. Nesta aula a finalidade específica é levar o aluno a analisar e debater sobre um dos aspectos negativos da globalização que é a divergência entre diferentes culturas e a não aceitação da prática de alguns hábitos.
Você pode relacionar a esta aula à habilidade EF09GEO01 que aborda a hegemonia europeia na economia, na política e na cultura. Hegemonia que na atualidade continua a vigorar e influenciar culturalmente, causando, como a exemplo desta aula, divergências e conflitos.
Materiais necessários:
Esta aula foi preparada para ser projetada, caso sua unidade escolar não possua equipamento você deve providenciar cópia do material. O ideal é que a cópia seja colorida, caso não seja possível, ao apresentar as imagens ao aluno, dê ênfase aos detalhes. Será necessário lápis preto, borracha e caderno (ou folha para anotações).
Material complementar:
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/38FpYRRy7KtsqqHcrURhpwFWYGZsTjxWvRHX3RzD2KN72bVGskG8zb5rXpZc/geo9-05und05-contextualizacao.pdf
Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XYSMW3rhRsDdFpRD3B9PD2YP4gyFsG2ZSVdG43yqWQk6b9PMq2DC8MgzCvkN/geo9-05und05-problematizacao.pdf
Ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/J8YzWXXutnXKYs9JsPMjxCAG2NJDjPxSj2HMRxyNdZEufPBPHw296DeCtN8w/geo9-05und05-acao-propositiva.pdf
Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wn8gxCWBdxXpwFFkJMQN26pkGexfB2wpsTj2s5QFJqxCBRvvz356BWXyvVzu/geo9-05und05-sistematizacao.pdf
Para você saber mais:
Mundialização e globalização são termos constantemente utilizados como sinônimos, sendo uma distinção idiomática, na qual os ingleses preferem utilizar da terminologia globalização e franceses adotam mundialização (HAESBAERT; LIMONAD, 2007). Porém alguns autores como o René Dreifuss (1996) e Renato Ortiz (1994) se referem a ele como um processo que envolve a cultura, principalmente às mudanças, incorporações e assimilação de hábitos e costumes de outros lugares. Sendo assim, nesta aula utilizamos o termo mundialização para abordar a questão de proibição do véu islâmico e suas implicações em países da Europa.
O processo de globalização, por ser sócio econômico, tem conduzido cada vez mais a uma interação e estabelecimento de relações internacionais. Essa questão perpassa pelo aumento do fluxo migratório (desencadeado por uma série de fatores) e consequentemente pelo choque de culturas que culmina muitas vezes em aceitação ou divergências de valores, símbolos, hábitos e modos de vida.
Os links relacionados a seguir possuem material de leitura para que você se inteire ainda mais sobre os assuntos da aula.
Comitê da ONU conclui que proibição de véu na França violou liberdade religiosa de duas muçulmanas. ONU Brasil. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/comite-da-onu-conclui-que-proibicao-de-veu-na-franca-violou-liberdade-religiosa-de-duas-muculmanas/>. Acesso em: 15 jan. 2019.
Como organizar um debate. Secretaria de Educação do Paraná. Disponível em: <http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=433>. Acesso em: 17 jan. 2019.
DIANA, Daniela. Características da cultura muçulmana. Toda Matéria. Disponivel em: <https://www.todamateria.com.br/caracteristicas-da-cultura-muculmana/>. Acesso em: 15 jan. 2019.
DREIFUSS, René Armand. A época das perplexidades: Mundialização, Globalização e Planetarização: novos desafios. Petrópolis: Vozes, 1996.
FRANCISCO, Vagner Cerqueira e. O que é Globalização? Disponível em:
<https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/o-que-globalizacao.htm>. Acesso em: 14 jan. 2019.
HAESBAERT, Rogério; LIMONAD, Ester. O território em tempos de globalização. ETC: Revista de Ciências Sociais Aplicadas, 15 de Agosto de 2007, n° 2 (4), vol. 1. Disponível em:
<http://www.ligiatavares.com/gerencia/uploads/arquivos/6477dd13d45c1917f9e8147345657e7e.pdf>. Acesso em: 05 nov. 2018.
LLOSA, Mário Vargas. Véu islâmico: a ponta do iceberg. Disponível em: <http://cella.com.br/conteudo/conteudo_117.pdf>. Acesso em: 16 jan. 2019.
ORTIZ, Renato. Mundialização e cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
Contextos prévios:
É necessário que ao aplicar este plano de aula o aluno já tenha compreensão dos aspectos que envolvem a temática sobre globalização e mundialização. Outro ponto é ter entendimento sobre conflitos com migrantes após os atentados de 2001.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Fale para a turma que nesta aula eles trabalharão em grupos e participarão de uma discussão/debate. A sugestão é que sejam formados quatro ou cinco dependendo do número de alunos da classe. A temática é sobre um dos aspectos negativos da mundialização que é a divergência cultural e a não aceitação de algumas práticas por parte de países que recebem os migrantes.
O tema do debate será pautado na restrição do uso de véus islâmicos em países da Europa, principalmente os que cobrem o rosto (burca e niqab).
A argumentação, mediante a prática pedagógica de realização de debates, está contemplada na competência de número 7 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e parte do pressuposto de levar o aluno, no papel de protagonista, a argumentar sobre fatos e evidências, fazendo com que defendam ideias, confrontem opiniões, executem a habilidade de expressão oral, de organização, além da interpretação e reflexão sobre uma temática ou assunto.
O seu papel aqui, como mediador, é de extrema importância para organizar a atividade e coordenar as falas, além de incentivar a participação de todos os alunos.
É importante ficar claro que dentro da proposta de debate, para além do objetivo de analisar um fato real, há outros pontos importantes, dentre os quais:
- discutir primeiramente com pequenos grupos, com o intuito de dar confiança para poder socializar;
- ao ouvir é importante refletir sobre opiniões contrárias para posteriormente poder confrontar com os colegas de maneira respeitosa;
- propor possíveis soluções, mesmo que no caso analisado elas não se concretizem.
Sugestões de leituras prévias:
A fim de tornar a realização do debate mais profícua, a seguir sugerimos materiais que abordam o tema sobre uso do véu islâmico para leitura prévia dos alunos. Selecione aquele que você considera que será mais adequado a sua turma.
CORPAS, Maria Angeles. Véu islâmico: símbolo religioso, tradição cultural ou instrumento de discriminação? Aleteia. Disponível em:
<https://pt.aleteia.org/2013/05/14/veu-islamico-simbolo-religioso-tradicao-cultural-ou-instrumento-de-discriminacao/>. Acesso em: 21 jan. 2019.
O uso da burca mexe com a Europa. Disponível em: <http://www.oieduca.com.br/artigos/convivendo-com-a-diferenca/o-uso-da-burca-mexe-com-a-europa.html>. Acesso em: 21 jan. 2019.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO