Plano de Aula

Plano de aula: Diferenciar Internacionalização, mundialização e globalização

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Internacionalização, mundialização e globalização

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano:

Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade visa analisar a integração mundial comparando diferentes interpretações sobre o uso dos termos: globalização, mundialização e internacionalização. Em relação a esta aula o objetivo é verificar se a compreensão dos termos ficou clara para os alunos por meio da realização de um desafio.

Materiais necessários:

Esta aula foi preparada para ser projetada, caso sua unidade escolar não possua equipamento você deve providenciar cópia do material. Será necessário também lápis preto, caneta, borracha e uma folha contendo as respostas para o desafio disponível no arquivo: “material complementar - ação propositiva”, palito de sorvete.

Será necessário também um relógio para você cronometrar o tempo de resposta de cada questão do desafio.

Material complementar:

Contextualização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qNdHFzsaQc5sRDgxsyQsqsSH6hzDDbrwQNTu2X3dS2R4qGsatCGYpMS6gfgN/geo9-05und03-contextualizacao.pdf

Problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HjZHgkHEby4uhvQmqsRmdRqsBttewhjbe6dNhb4AdSfmyyHdWmeZa2DuaG6z/geo-05und03-problematizacao.pdf

Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6k5fzG8tWrKKDugPBDXD6uZfNf8bbRUmjdmXnWYC3YkqqB8fGFkgNGz9eqkK/geo9-05und03-acao-propositiva.pdf

Sistematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CmTbrN3S2BhY2AeXcgb5njrVqRerC6mUZGQ9wRAwAZM5HKZtMnBfVyVVbQP3/geo9-05und03-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Os termos globalização, mundialização e internacionalização são utilizados muitas vezes de formas indistintas. Esta aula tem o objetivo de diferenciá-los a partir de suas características mais relevantes, para tanto, é necessário nos embasamos em alguns autores que estabelecem diferenciais entre eles.

Globalização:

O termo “globalização” passou a ser utilizado de forma mais frequente a partir da década de 1960 e desde então não possui uma definição única aceita. De forma geral globalização pode ser definida como uma maior integração e intensificação entre os países e as pessoas em um processo que abrange aspectos políticos, econômicos e sociais. Dentre suas características figuram a ligação à localidades distantes, impulsionamento do comércio mundial com movimentação de capital, avanços dos meios de comunicação e de transporte (HIRST THOMPSON, 1998; GIDDENS, 1991).

Mundialização:

O termo é constantemente utilizado como sinônimo de globalização. Mas autores como o historiador e cientista político René Dreifuss (1996), e o sociólogo Renato Ortiz (1994) se referem a ele como um processo que envolve a cultura, associado principalmente aos modos de viver e pensar. Sendo assim, para esta aula o termo mundialização estará relacionado às mudanças, incorporações e assimilação de hábitos e costumes de outros lugares.

Internacionalização:

Corresponde ao aumento das trocas econômicas envolvendo aspectos políticos e culturais que resultam na ampliação das fronteiras nacionais, ou seja, no aumento da extensão geográfica (HAESBAERT; LIMONAD, 2007). No Brasil a aplicação do conceito perpassa por várias áreas e acaba por resultar uma série de relações internacionais, principalmente na atuação de empresas no exterior e nas últimas décadas envolvendo também setores da educação, tanto do ensino superior, como de escolas particulares de ensino fundamental e médio.

Nas empresas essas relações acontecem quando ela passa a comercializar os seus produtos e serviços em mercados externos por meio de exportação e abertura de lojas em outros países, por exemplo. Já as universidades passaram a praticar intercâmbios, aceitar dupla titulação, desenvolvimento de projetos em parceria com universidades estrangeiras, dentre outros programas que envolvem dois ou mais países. Nas escolas particulares de ensino fundamental e médio a internacionalização acontece quando disponibilizam ensino bilíngue, programa High School, na qual o aluno cursa uma parte ou todo o ensino médio em uma instituição de ensino no exterior, além de exames de proficiência de língua estrangeira.

DREIFUSS, René Armand. A época das perplexidades: Mundialização, Globalização e Planetarização: novos desafios. Petrópolis: Vozes, 1996.

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Globalização. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/globalizacao.htm>. Acesso em: 05 nov. 2018.

GIDDENS, Anthony. As Consequências da Modernidade. 2.ed. São Paulo: UNESP, 1991.

HAESBAERT, Rogério; LIMONAD, Ester. O território em tempos de globalização. Revista Eletrônica de Ciências Sociais Aplicadas e outras coisas, Rio de Janeiro - RJ, v. 1, n. 2, p. 39-52, 2007. Disponível em: <http://www.ligiatavares.com/gerencia/uploads/arquivos/6477dd13d45c1917f9e8147345657e7e.pdf>. Acesso em: 05 nov. 2018.

HIRST, Paul; THOMPSON, Grahame. Globalização em questão. Rio de Janeiro: Vozes, 1998

ORTIZ, Renato. Mundialização e cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

SASSAKI, Cláudio. O que muda nas aulas quando se aplica a sala de aula invertida? Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/3376/blog-tecnologia-educacao-como-funciona-sala-de-aula-invertida>. Acesso em: 01 dez. 2018.

Contextos prévios:

É necessário que o aluno tenha compreensão do significado e das principais características que abarcam os termos globalização, mundialização e internacionalização, para tanto é fundamental que eles tenham estudado em casa e pesquisado previamente o significado e uso adequado de cada termo (aula invertida/ flipped learning).

É pertinente também que cada grupo tenha um nome, uma identificação. Se optar por essa sugestão, peça que a escolha seja feita antecipadamente, assim como a escolha dos componentes do grupo.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Fale para a turma que nesta aula eles trabalharão em grupos; a sugestão é que sejam formados quatro ou cinco dependendo do número de alunos da classe. A temática da aula é sobre a compreensão dos termos internacionalização, mundialização e globalização. Comunique a eles sobre esse desafio e a necessidade de pesquisarem e estudarem o tema antecipadamente. Essa preparação é baseada na metodologia ativa denominada flipped learning, ou sala de aula invertida, na qual o aluno deve pesquisar e estudar o tema em casa para em sala de aula desenvolver uma atividade. A pesquisa e estudo prévio pode ser feito com o uso de linguagens digitais, dicionário, livros. Oriente-os a pesquisarem em fontes confiáveis evitando blogues e sites de informações compartilhadas como o wikipedia. Uma ótima opção são os próprios livros didáticos. A seguir há uma lista de sites com conteúdos confiáveis.

A partir da disponibilidade de material que há em sua unidade escolar, separe e indique os que podem ser consultados pelo aluno. Se houver sala com acesso à internet verifique com a gestão de sua escola sobre a possibilidade de usarem o espaço em horário invertido ao da aula para fazerem a pesquisa.

O material contendo as respostas pode ser entregue impresso pelo professor ou feito pelo aluno.

Caso seja possível sugerimos imprimir as respostas: globalização, mundialização e internacionalização em papel mais grosso, recortar e colar em palito de sorvete, criando assim plaquinhas.

Para você saber mais:

BEZERRA, Juliana. Globalização. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/globalizacao/>. Acesso em: 10 dez. 2018.

CARDOSO, Marcelo. Mundialização. Disponível em: <http://www.trabalhosescolares.net/mundializacao/>. Acesso em: 10 dez. 2018.

Cresce a necessidade pela Internacionalização de empresas brasileiras. Revista Exame. Disponível em: <ttps://exame.abril.com.br/negocios/dino/cresce-a-necessidade-pela-internacionalizacao-de-empresas-brasileiras/>. Acesso em: 17 dez. 2018.

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Globalização. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/globalizacao.htm>. Acesso em: 05 nov. 2018.

PENA, Rodolfo F. Alves. Fases da globalização. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/fases-globalizacao.htm>. Acesso em: 10 dez. 2018.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO