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Plano de aula: Mundialização: o caso de Mangás e animês

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Internacionalização, mundialização e globalização

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Habilidades BNCC:

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade tem como objetivo analisar fatos e situações para compreender a integração mundial, sob o aspecto político, econômico e cultural, tecendo uma comparação entre as diferentes interpretações de globalização e mundialização. Nesta aula a finalidade específica é levar o aluno a compreender aspectos sobre a mundialização a partir da reflexão que é feita sobre a expansão de mangás e animês, inerentes da cultura japonesa, para o mundo.

Materiais necessários: Esta aula foi preparada para ser projetada, caso sua unidade escolar não possua equipamento você deve providenciar cópia do material. O ideal é que a cópia seja colorida, caso não seja possível, ao apresentar as imagens ao aluno, dê ênfase aos detalhes. Será necessário lápis preto, régua, borracha e também 1 folha da atividade (tamanho A4 com margens). Caso não seja possível reproduzir a folha de atividade, peça para que os alunos façam as margens com antecedência em folha tamanho A4 entregue por você.

Material complementar:

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Q54XcMZHjX44PuxDYZEFJjRjC4eZa4JHhJesEZD6VUCkR8yxWbDgzJj48ZqH/geo9-05und04-contextualizacao.pdf

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sUCRkuSghaEhWa2Ew58GMcGVPARGngsr3Qy7a5FG2bvK5ncacT75fFjxZQ7V/geo9-und04-problematizacao.pdf

Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pnEr6MwxuwkCryFzjDHjyU4akewDdzqqasfMpyrv3JvwaPzF5tdp7vFxvSZ9/geo9-05und04-acao-propositiva.pdf

Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/brdKawdSfzRC3jM2VpwcaAKeKcpJXpbw2uVJ3m7NDVcAWqQKa3XthcMaPYaW/geo9-05und04-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Parte dos autores entendem que os termos globalização e mundialização são sinônimos. No entanto, alguns estudiosos e pesquisadores preferem se ater ao termo globalização quando abordam processos econômico e tecnológicos e utilizam a terminologia de mundialização para se referir aos processos de ordem cultural (HAESBAERT; LIMONAD, 2007).

O termo mangá (manga) no Japão designa quaisquer história em quadrinhos, já no Brasil a expressão é usada como referência as história em quadrinhos no estilo japonês que têm características distintas como: leitura feita da direita para a esquerda; personagens com corpos esguio e olhos grandes (matizes irreais em tons vermelho, laranja e roxos); repleto de onomatopeias; além de originalmente ser editado em preto e branco.

Animê é uma contração da palavra inglesa animation, que quer dizer desenho animado. No Brasil a denominação faz referência aos desenhos animados originários do Japão.

Tanto animês quanto mangás são considerados ícones da cultura popular japonesa que se expandiram para o mundo a partir da década de 1960, com o advento da televisão, e na década de 1980 devido a expansão do uso da internet. Sem dúvida a difusão acelerada das tecnologias representaram fator decisivo para esse aumento. Ambos representam hoje um dos alicerces da cultura de entretenimento japonesa movimentando bilhões de ienes (Luyten, 2014) .

HAESBAERT, Rogério; LIMONAD, Ester. O território em tempos de globalização. ETC: Revista de Ciências Sociais Aplicadas, 15 de Agosto de 2007, n° 2 (4), vol. 1. Disponível em:

<http://www.ligiatavares.com/gerencia/uploads/arquivos/6477dd13d45c1917f9e8147345657e7e.pdf>. Acesso em: 05 nov. 2018.

GOTO, Marcel. Quando surgiram os primeiros mangás e animês? Revista Superinteressante. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quando-surgiram-os-primeiros-mangas-e-animes/>. Acesso em: 21 dez. 2018.

LUYTEN, Sonia M. Bibe. Mangá e animê: ícones da cultura japonesa. Fundação Japão em São Paulo, 2014. Disponível em: <https://fjsp.org.br/site/wp-content/uploads/2014/04/Manga_e_Anime.pdf>. Acesso em: 16 dez. 2018.

PEREIRA, Ilíada Damasceno. Cultura pop japonesa no Brasil. Temática, n. 08. Agosto/2017, NAMID/UFPB. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/viewFile/35730/18141>. Acesso em: 22 dez. 2018.

Contextos prévios:

É necessário que ao aplicar este plano de aula o aluno já tenha compreensão dos aspectos que envolvem a temática sobre globalização e mundialização.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Fale para a turma que nesta aula eles trabalharão individualmente criando uma história em quadrinhos, ou um mangá (estilo japonês), sobre alguma aquisição de cultura vinda de outro país e que tenha passado a ser difundida no Brasil.

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