Plano de Aula

Plano de aula: Mundialização: o caso de Mangás e animês

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Internacionalização, mundialização e globalização

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade tem como objetivo analisar fatos e situações para compreender a integração mundial, sob o aspecto político, econômico e cultural, tecendo uma comparação entre as diferentes interpretações de globalização e mundialização. Nesta aula a finalidade específica é levar o aluno a compreender aspectos sobre a mundialização a partir da reflexão que é feita sobre a expansão de mangás e animês, inerentes da cultura japonesa, para o mundo.

Materiais necessários: Esta aula foi preparada para ser projetada, caso sua unidade escolar não possua equipamento você deve providenciar cópia do material. O ideal é que a cópia seja colorida, caso não seja possível, ao apresentar as imagens ao aluno, dê ênfase aos detalhes. Será necessário lápis preto, régua, borracha e também 1 folha da atividade (tamanho A4 com margens). Caso não seja possível reproduzir a folha de atividade, peça para que os alunos façam as margens com antecedência em folha tamanho A4 entregue por você.

Material complementar:

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Q54XcMZHjX44PuxDYZEFJjRjC4eZa4JHhJesEZD6VUCkR8yxWbDgzJj48ZqH/geo9-05und04-contextualizacao.pdf

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sUCRkuSghaEhWa2Ew58GMcGVPARGngsr3Qy7a5FG2bvK5ncacT75fFjxZQ7V/geo9-und04-problematizacao.pdf

Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pnEr6MwxuwkCryFzjDHjyU4akewDdzqqasfMpyrv3JvwaPzF5tdp7vFxvSZ9/geo9-05und04-acao-propositiva.pdf

Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/brdKawdSfzRC3jM2VpwcaAKeKcpJXpbw2uVJ3m7NDVcAWqQKa3XthcMaPYaW/geo9-05und04-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Parte dos autores entendem que os termos globalização e mundialização são sinônimos. No entanto, alguns estudiosos e pesquisadores preferem se ater ao termo globalização quando abordam processos econômico e tecnológicos e utilizam a terminologia de mundialização para se referir aos processos de ordem cultural (HAESBAERT; LIMONAD, 2007).

O termo mangá (manga) no Japão designa quaisquer história em quadrinhos, já no Brasil a expressão é usada como referência as história em quadrinhos no estilo japonês que têm características distintas como: leitura feita da direita para a esquerda; personagens com corpos esguio e olhos grandes (matizes irreais em tons vermelho, laranja e roxos); repleto de onomatopeias; além de originalmente ser editado em preto e branco.

Animê é uma contração da palavra inglesa animation, que quer dizer desenho animado. No Brasil a denominação faz referência aos desenhos animados originários do Japão.

Tanto animês quanto mangás são considerados ícones da cultura popular japonesa que se expandiram para o mundo a partir da década de 1960, com o advento da televisão, e na década de 1980 devido a expansão do uso da internet. Sem dúvida a difusão acelerada das tecnologias representaram fator decisivo para esse aumento. Ambos representam hoje um dos alicerces da cultura de entretenimento japonesa movimentando bilhões de ienes (Luyten, 2014) .

HAESBAERT, Rogério; LIMONAD, Ester. O território em tempos de globalização. ETC: Revista de Ciências Sociais Aplicadas, 15 de Agosto de 2007, n° 2 (4), vol. 1. Disponível em:

<http://www.ligiatavares.com/gerencia/uploads/arquivos/6477dd13d45c1917f9e8147345657e7e.pdf>. Acesso em: 05 nov. 2018.

GOTO, Marcel. Quando surgiram os primeiros mangás e animês? Revista Superinteressante. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quando-surgiram-os-primeiros-mangas-e-animes/>. Acesso em: 21 dez. 2018.

LUYTEN, Sonia M. Bibe. Mangá e animê: ícones da cultura japonesa. Fundação Japão em São Paulo, 2014. Disponível em: <https://fjsp.org.br/site/wp-content/uploads/2014/04/Manga_e_Anime.pdf>. Acesso em: 16 dez. 2018.

PEREIRA, Ilíada Damasceno. Cultura pop japonesa no Brasil. Temática, n. 08. Agosto/2017, NAMID/UFPB. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/viewFile/35730/18141>. Acesso em: 22 dez. 2018.

Contextos prévios:

É necessário que ao aplicar este plano de aula o aluno já tenha compreensão dos aspectos que envolvem a temática sobre globalização e mundialização.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Fale para a turma que nesta aula eles trabalharão individualmente criando uma história em quadrinhos, ou um mangá (estilo japonês), sobre alguma aquisição de cultura vinda de outro país e que tenha passado a ser difundida no Brasil.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO