GEO9_05UND04 - Ação Propositiva
Plano de Aula
Plano de aula: Mundialização: o caso de Mangás e animês
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Internacionalização, mundialização e globalização
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta habilidade tem como objetivo analisar fatos e situações para compreender a integração mundial, sob o aspecto político, econômico e cultural, tecendo uma comparação entre as diferentes interpretações de globalização e mundialização. Nesta aula a finalidade específica é levar o aluno a compreender aspectos sobre a mundialização a partir da reflexão que é feita sobre a expansão de mangás e animês, inerentes da cultura japonesa, para o mundo.
Materiais necessários: Esta aula foi preparada para ser projetada, caso sua unidade escolar não possua equipamento você deve providenciar cópia do material. O ideal é que a cópia seja colorida, caso não seja possível, ao apresentar as imagens ao aluno, dê ênfase aos detalhes. Será necessário lápis preto, régua, borracha e também 1 folha da atividade (tamanho A4 com margens). Caso não seja possível reproduzir a folha de atividade, peça para que os alunos façam as margens com antecedência em folha tamanho A4 entregue por você.
Material complementar:
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Q54XcMZHjX44PuxDYZEFJjRjC4eZa4JHhJesEZD6VUCkR8yxWbDgzJj48ZqH/geo9-05und04-contextualizacao.pdf
Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sUCRkuSghaEhWa2Ew58GMcGVPARGngsr3Qy7a5FG2bvK5ncacT75fFjxZQ7V/geo9-und04-problematizacao.pdf
Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pnEr6MwxuwkCryFzjDHjyU4akewDdzqqasfMpyrv3JvwaPzF5tdp7vFxvSZ9/geo9-05und04-acao-propositiva.pdf
Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/brdKawdSfzRC3jM2VpwcaAKeKcpJXpbw2uVJ3m7NDVcAWqQKa3XthcMaPYaW/geo9-05und04-sistematizacao.pdf
Para você saber mais:
Parte dos autores entendem que os termos globalização e mundialização são sinônimos. No entanto, alguns estudiosos e pesquisadores preferem se ater ao termo globalização quando abordam processos econômico e tecnológicos e utilizam a terminologia de mundialização para se referir aos processos de ordem cultural (HAESBAERT; LIMONAD, 2007).
O termo mangá (manga) no Japão designa quaisquer história em quadrinhos, já no Brasil a expressão é usada como referência as história em quadrinhos no estilo japonês que têm características distintas como: leitura feita da direita para a esquerda; personagens com corpos esguio e olhos grandes (matizes irreais em tons vermelho, laranja e roxos); repleto de onomatopeias; além de originalmente ser editado em preto e branco.
Animê é uma contração da palavra inglesa animation, que quer dizer desenho animado. No Brasil a denominação faz referência aos desenhos animados originários do Japão.
Tanto animês quanto mangás são considerados ícones da cultura popular japonesa que se expandiram para o mundo a partir da década de 1960, com o advento da televisão, e na década de 1980 devido a expansão do uso da internet. Sem dúvida a difusão acelerada das tecnologias representaram fator decisivo para esse aumento. Ambos representam hoje um dos alicerces da cultura de entretenimento japonesa movimentando bilhões de ienes (Luyten, 2014) .
HAESBAERT, Rogério; LIMONAD, Ester. O território em tempos de globalização. ETC: Revista de Ciências Sociais Aplicadas, 15 de Agosto de 2007, n° 2 (4), vol. 1. Disponível em:
<http://www.ligiatavares.com/gerencia/uploads/arquivos/6477dd13d45c1917f9e8147345657e7e.pdf>. Acesso em: 05 nov. 2018.
GOTO, Marcel. Quando surgiram os primeiros mangás e animês? Revista Superinteressante. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quando-surgiram-os-primeiros-mangas-e-animes/>. Acesso em: 21 dez. 2018.
LUYTEN, Sonia M. Bibe. Mangá e animê: ícones da cultura japonesa. Fundação Japão em São Paulo, 2014. Disponível em: <https://fjsp.org.br/site/wp-content/uploads/2014/04/Manga_e_Anime.pdf>. Acesso em: 16 dez. 2018.
PEREIRA, Ilíada Damasceno. Cultura pop japonesa no Brasil. Temática, n. 08. Agosto/2017, NAMID/UFPB. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/viewFile/35730/18141>. Acesso em: 22 dez. 2018.
Contextos prévios:
É necessário que ao aplicar este plano de aula o aluno já tenha compreensão dos aspectos que envolvem a temática sobre globalização e mundialização.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Fale para a turma que nesta aula eles trabalharão individualmente criando uma história em quadrinhos, ou um mangá (estilo japonês), sobre alguma aquisição de cultura vinda de outro país e que tenha passado a ser difundida no Brasil.
Contextualização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete ou mostre uma cópia deste slide. Outra alternativa é mostrar um mangá (caso você tenha acesso), mas antes pergunte se algum aluno tem um exemplar, se tiver deixe que ele exponha o material para a sala. Questione se eles conhecem mangás e animês, e se eles gostam. Indague também se eles sabem que esses ícones fazem parte da cultura japonesa.
Para continuidade da aula é importante eles saberem corretamente a definição de mangás e animês e associá-los à cultura popular do Japão.
Fonte da Imagem: Wikimedia commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:%E6%BC%AB%E7%94%BB%E7%A0%94%E7%A9%B6_(75180086).jpg>. Acesso em: 14 jan. 2019
Como adequar à sua realidade:
Pergunte como é possível adquirir ou ter acesso de mangás e animês no município onde eles residem. Verifique com eles se é fácil ter acesso.
Contextualização
Orientações: Projete ou mostre uma cópia deste slide. Se não for possível leia para os alunos esta parte da contextualização.
É importante eles compreenderem quando aconteceu a difusão dos mangás e animês. Outro ponto importante é entender que a expansão aconteceu devido ao processo de mundialização, envolvendo, portanto, a cultura, principalmente dos jovens, que é um público em grande parte aberto a novidades.
Contextualização
Orientações: Projete ou mostre uma cópia deste slide, caso julgue necessário mostrar a ordem de leitura de uma mangá.
Fonte da imagem:
ALMEIDA, Ébert. Dragon Ball Super: mangá revela um Android 17 mais “humano”. Universo Estendido. Disponível em: <https://universoestendido.com.br/livros/hqs-mangas/dragon-ball-super-manga-revela-um-androide-17-mais-humano/>. Acesso em: 28 fev. 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Questione os alunos se eles conseguem identificar onde a foto foi tirada (Convenção Epitanime - evento realizado na França anualmente, dedicado à cultura popular japonesa). É quase impossível alguém acertar a resposta, sendo assim, a situação deixa evidente o processo de mundialização, na qual a cultura e hábito de um país passa a vigorar em outro de forma muito semelhante e até mesmo idêntica.
Material Complementar:
Fonte da imagem:
Epitanime 2009: Stand mangas. Wikimedia commons. Disponível em:
Problematização
Orientações: Os três questionamentos têm como finalidade levar o aluno a refletir sobre o processo de mundialização, que acontece na atualidade principalmente em decorrência da acelerada expansão das tecnologias. Esse contexto possibilita uma comunicação instantânea, que acaba culminando em tendências e hábitos, principalmente em relação ao público jovem que é bastante propenso a seguir novidades, a exemplo da expansão de mangás e animês por todos os continentes.
O interesse dessa expansão não é meramente cultural, na atualidade a mundialização é impulsionada, principalmente, por empresas ligadas à área de entretenimento, que obtém lucros exorbitantes ao difundir seus produtos pelo mundo.
Mangás e animês, para além da representação da cultura popular japonesa, são base de um amplo segmento que inclui filmes, games, publicações, brinquedos, guloseimas, dentre uma infinidade de produtos que são lançados simultaneamente quando uma novo mangá e/ou animê é lançado. Outro ponto é que além da difusão pela internet, grande parte da promoção é realizada em eventos, incluindo feiras e exposições, que para além de reunirem muitas atrações e uma multidão de fãs, tem como resultado altos valores comercializados em produtos.
Fonte da imagem: Anime Contents Expo 2013. Wikimedia commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Anime_Contents_Expo_20130331b.jpg>. Acesso em: 14 jan. 2019
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 37 minutos
Orientações: Distribua a folha com as margens já impressas e fale para os alunos que eles deverão elaborar uma história em quadrinhos ou uma mangá que retrate alguma aquisição de cultura ou hábito vinda de outro país e que passou a ser praticada no Brasil.
Caso não tenha sido possível providenciar cópias, peça com antecedência para que façam as margens em uma folha tamanho A4 cedida por você.
É esperado que eles exemplifiquem sobre alguma manifestação cultural mais recente, já que o Brasil é produto da miscigenação e inúmeros hábitos e costumes são influência dos colonizadores, grupos de imigrantes e africanos (escravizados).
É possível que apareça exemplos como:
- Festa de Halloween;
- Fazer refeições em redes de fast food;
- Referências à músicas estrangeiras, principalmente de língua inglesa;
- Jogar Role-playing game (RPG);
- Assistir séries de televisão (quase totalidade produzida fora do país);
- Uso de redes sociais;
- Uso de roupas e acessório de moda internacional; dentre outros.
Material Complementar:
Ação Propositiva
Orientações: Oriente os alunos a fazerem a divisão dos quadrinhos da maneira que desejarem, podendo ou não deixar as valetas (espaços entre um quadrinho e outro) e optando em fazer uma história em quadrinho ou um mangá (estilo japonês).
É comum quando há uma proposta como esta da ação propositiva muitos alunos gostarem e outros não. Geralmente os que se opõem são os que não desenham tão bem. Deixe claro que o que é válido para o desenvolvimento da atividade é a criatividade e a elaboração dentro daquilo que se pede, que é um exemplo de mundialização que acontece no Brasil na atualidade. É importante esclarecer que a estética e o talento não são requisitos para a atividade.
Oriente-os em relação ao tempo, para que busquem fazer a quantidade de quadrinhos que acreditam que possam terminar.
Ande pela sala e acompanhe a execução da atividade, tire dúvidas se for necessário.
Fonte da Imagem:
Manga: prawidlowy sposob czytania. Wikimedia commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Manga_-_prawidlowy_sposob_czytania.png>. Acesso em: 14 jan. 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Neste momento é para ser realizado a troca de experiência. É a ocasião para que você averigue o que foi criado. Nem todos vão querer mostrar a atividade finalizada, mas incentive-os a falar sobre seus exemplos, procure dentro do tempo sugerido demonstrar o maior número possível de trabalhos.
Material Complementar:
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramenta sugerida
WhatsApp
Valor trabalhado
Cultura
Apresentação do tema da aula
Nesta aula, a finalidade específica é levar os alunos a compreenderem aspectos da mundialização a partir da reflexão sobre a difusão de mangás e animes, inerentes à cultura japonesa, pelo mundo. Fale para a turma que nesta aula eles trabalharão individualmente, criando uma história em quadrinhos, ou um mangá (estilo japonês), sobre alguma aquisição de cultura vinda de outro país e difundida no Brasil. Explique que a aula será realizada pelo WhatsApp da turma (caso a sua turma não tenha, crie um grupo). Tempo estimado: 5 minutos.
Contextualização
Envie o arquivo de contextualização, disponível aqui. Envie um áudio à turma e pergunte se algum aluno tem um exemplar de mangá. Se tiver, deixe que ele exponha o material para a sala (através de fotos). Questione se eles conhecem mangás e animes, e se eles gostam desse tipo de arte e entretenimento. Indague também se eles sabem que esses ícones fazem parte da cultura japonesa. Para continuidade da aula, é importante eles saberem corretamente a definição de mangás e animes, e associá-los à cultura popular do Japão. Solicite que leiam o arquivo enviado acima. Uma possibilidade é adaptar as aulas para o uso do e-mail, caso não seja possível realizá-la via WhatsApp. Tempo estimado: 15 minutos.
Problematização
Professor, envie o arquivo disponível aqui, e peça que reflitam sobre as perguntas e analisem as imagens. Grave um áudio incentivando a participação dos alunos. Destaque que é importante eles compreenderem quando aconteceu a difusão dos mangás e animes. Outro ponto importante é entender que a expansão aconteceu devido ao processo de mundialização, envolvendo, portanto, a cultura, principalmente dos jovens, que é um público em grande parte aberto a novidades. Os mangás e animes movimentam milhões em todo o mundo. Tempo estimado: 20 minutos
Ação propositiva
Envie o arquivo com as atividades, disponível aqui. Explique para os alunos que eles deverão elaborar uma história em quadrinhos ou um mangá retratando alguma aquisição de cultura ou hábito de outro país que passou a ser praticado no Brasil. Grave um áudio explicando os detalhes da atividades que estão no arquivo acima. Eles devem ser bem criativos. Deixe claro que o que é válido para o desenvolvimento da atividade é a criatividade e a elaboração dentro daquilo que se pede, que é um exemplo de mundialização que acontece atualmente no Brasil. É importante esclarecer que a estética e o talento não são requisitos para a atividade. Tempo estimado: 50 minutos.
Sistematização
Uma troca de experiências deve ser realizada neste momento. É a ocasião para que você averigue o que foi criado. Nem todos vão querer mostrar a atividade finalizada, mas incentive-os a enviarem suas produções para o WhatsApp da classe. Se você considerar melhor, solicite que alguns alunos enviem áudios ou vídeos curtos explicando o desenvolvimento e as ideias envolvidas na produção. Tempo estimado: 20 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais para assistirem à reportagem disponível aqui, sobre a cultura japonesa, com seus filhos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Cibele Oliveira
Mentor: Regina Tunes
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 9°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objeto(s) de aprendizagem: Compreender aspectos que envolvem a mundialização por meio da análise de fatos e situações atreladas à expansão da cultura japonesa de mangás e animês pelo mundo.
Habilidade (s) da Base: (EF09GE05) Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização.