Como, e quando, surgiu a globalização
Plano de Aula
Plano de aula: A internet e o processo de globalização
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Globalização
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF09HI32) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cópias impressas do texto e da imagem e/ou projetor (se tiver disponível).
Contexto:
Para você saber mais:
Um sábado Qualquer. Charge 35. Carlos Ruas. 2008. Disponível em: https://www.umsabadoqualquer.com/29-globalizacao/charge35/ acesso em 24 de abril de 2019.
O que é Globalização? Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco em Geografia Econômica. Mundo Educação. https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/o-que-globalizacao.htm acesso em 24 de abril de 2019.
Problematização:
Link: Como, e quando, surgiu a globalização. Jornal da USP:
Link: Mas, afinal, o que é globalização?:
Link do áudio com a entrevista do Professor Pedro Dallari: Como, e quando, surgiu a globalização. Globalização e Cidadania:
Como, e quando, surgiu a globalização. Pedro Dallari. Publicado em 05/07/2017. Por Redação - Editorias: Atualidades, Rádio USP. Jornal da USP. Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/como-e-quando-surgiu-a-globalizacao/ acesso em 03/06/2019.
Links para os textos:
As redes de comunicação no mundo globalizado. Mundo Educação. Thamires Olimpia Silva. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/as-redes-comunicacao-no-mundo-globalizado.htm acesso em 25 de abril de 2019.
Diante de tanta informação, há conhecimento na era da globalização digital? Panorama positivo. Publicado em 22 de novembro de 2019. Disponível em: https://www.meupositivo.com.br/panoramapositivo/diante-de-tanta-informacao-ha-conhecimento-na-era-da-globalizacao-digital/ acesso em 25 de abril de 2019.
Como aproveitar o uso do celular em sala de aula? Par Plataforma Educacional. Amanda Viegas. 27 de junho de 2018. Disponível em: https://www.somospar.com.br/uso-do-celular-em-sala-de-aula/ acesso em 07 de maio de 2019.
O uso do celular como recurso pedagógico. Infogeekie, agosto 25, 2017. Geekie. Disponível em: https://www.geekie.com.br/blog/uso-celular/ acesso em 07 de maio de 2019.
Para você saber mais:
SOUZA, Oreonnilda de; OLIVEIRA, Lourival José de. Globalização e relações de consumo: servidão moderna e degradação ambiental. Revista Direito Ambiental e sociedade, v. 6, n. 2. 2016.p. 160. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/direitoambiental/article/view/4258/2613 acesso em 03/06/2019.
SILVEIRA, Marcelo Deiro Prates . Efeitos da Globalização e da Sociedade em Rede Via Internet na Formação de Identidades Contemporâneas. Psicologia ciência e profissão, 2004, 24 (4), 42-51. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pcp/v24n4/v24n4a06.pdf acesso em 25 de abril 2019.
Sistematização:
Para você saber mais:
GUIMARÃES, Diana. NUNES, Geisiane. PEREIRA Regina. Esquema: um gênero facilitador na recepção e construção textual na universidade. Leia Escola, Campina Grande, v. 17, n. 2, 2017. p. 42 a 52. Disponível em: http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/Leia/article/download/980/571 acesso em 11 de março de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações para o professor : Escreva no quadro ou projete o objetivo da aula e leia em voz alta para os alunos. Esta ação é importante para apresentar o tema ou conteúdo da aula aos alunos.
Para você saber mais:
SOUZA, Oreonnilda de; OLIVEIRA, Lourival José de. Globalização e relações de consumo: servidão moderna e degradação ambiental. Revista Direito Ambiental e sociedade, v. 6, n. 2. 2016.p. 160. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/direitoambiental/article/view/4258/2613 acesso em 03/06/2019.
SILVEIRA, Marcelo Deiro Prates . Efeitos da Globalização e da Sociedade em Rede Via Internet na Formação de Identidades Contemporâneas. Psicologia ciência e profissão, 2004, 24 (4), 42-51. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pcp/v24n4/v24n4a06.pdf acesso em 25 de abril 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Este primeiro momento da aula tem a função de preparar os alunos para o tema (o slide pode ser projetado, ou impresso). Divida a sala em grupos (quatro integrantes cada) e em seguida projete no quadro ou entregue uma cópia da charge presente no slide. A sugestão é que se estabeleça critérios para que os alunos com maior dificuldade em leitura e interpretação de texto façam parceria com alunos que apresentam desenvoltura para escrever e analisar textos.
Inicie a atividade solicitando aos estudantes que observem a charge quadro a quadro. Questione os alunos por meio dessas perguntas: 1. Qual resposta que Adão apresenta para a pergunta de Deus? 2. Procure no dicionário o significado de Globalização e registre no caderno. 3. Por que Adão afirma que a globalização é o símbolo do Mcdonald's? Escreva no caderno sua análise. Para encerrar esta etapa, selecione dois trios para socializar suas respostas e hipóteses.
Sobre a charge: “Jovem designer da cidade de Niterói, criou o blog Um Sábado Qualquer em 2009 aos 23 anos. Carlos Ruas mostra irreverência e muito humor em seus quadrinhos para falar de um dos assuntos mais polêmicos do mundo: a religião. De modo inteligente e sem preconceito, Carlos vem conquistando muitos leitores no Brasil. Hoje, o Um “Sábado Qualquer” são as tirinhas virtuais mais acessadas do país, com mais de 2,7 milhões de leitores no facebook.” Disponível em: https://www.umsabadoqualquer.com/29-globalizacao/charge35/ acesso em 24 de abril de 2019.
Para você saber mais:
Um sábado Qualquer. Charge 35. Carlos Ruas. 2008. Disponível em: https://www.umsabadoqualquer.com/29-globalizacao/charge35/ acesso em 24 de abril de 2019.
O que é Globalização? Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco em Geografia Econômica. Mundo Educação. https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/o-que-globalizacao.htm acesso em 24 de abril de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Neste momento da atividade os grupos farão a leitura e interpretação dos textos para que construam o conceito de globalização, sua relação com o meio digital, a internet e as consequências sociais inerentes a este processo. Separe alguns exemplares de dicionários para disponibilizar aos estudantes, há algumas palavras que precisam do auxílio do dicionário para que os alunos possam atribuir sentido sobre o texto e montar um vocabulário. Controle o tempo.
Observação:
O material para a leitura sobre o tema conta com dois textos que definem Globalização e que podem ser impressos para distribuir aos grupos. Há um áudio da Rádio USP, que traz a entrevista do professor Pedro Dallari sobre o contexto histórico da globalização, além de sites que podem ser acessados.
Perguntas para orientar a leitura e interpretação dos textos sobre o tema:
- Como pode ser definido Globalização?
- Qual o período que surgiu o conceito de Globalização da forma como conhecemos hoje?
- Como a tecnologia e as redes de comunicação auxiliam no processo de Globalização?
- Por que o uso das redes de comunicação e da tecnologia no mundo globalizado não diminuem as diferenças socioeconômicas?
Link: Como, e quando, surgiu a globalização. Jornal da USP:
Link: Mas, afinal, o que é globalização?:
Link do áudio com a entrevista do Professor Pedro Dallari: Como, e quando, surgiu a globalização. Globalização e Cidadania:
Como, e quando, surgiu a globalização. Pedro Dallari. Publicado em 05/07/2017. Por Redação - Editorias: Atualidades, Rádio USP. Jornal da USP. Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/como-e-quando-surgiu-a-globalizacao/ acesso em 03/06/2019.
Orientações para o uso dos textos dos sites: Mundo Educação e Panorama Positivo:
Sugiro que os estudantes façam uma leitura cuidadosa dos tópicos do texto As redes de comunicação no mundo globalizado, publicado no site Mundo Educação. O texto traz o conceito de globalização logo no primeiro parágrafo. O segundo texto responde a pergunta que está no título da reportagem: Diante de tanta informação, há conhecimento na era da globalização digital?, esta leitura objetiva o repertoriar os alunos com informação e conhecimento sobre o tema.
Links para os textos:
As redes de comunicação no mundo globalizado. Mundo Educação. Thamires Olimpia Silva. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/as-redes-comunicacao-no-mundo-globalizado.htm acesso em 25 de abril de 2019.
Diante de tanta informação, há conhecimento na era da globalização digital? Panorama positivo. Publicado em 22 de novembro de 2019. Disponível em: https://www.meupositivo.com.br/panoramapositivo/diante-de-tanta-informacao-ha-conhecimento-na-era-da-globalizacao-digital/ acesso em 25 de abril de 2019.
Os links abaixo relacionados, apresentam metodologias e atividades para o uso do celular em sala de aula e debate o uso de tecnologias digitais em sala de aula.
Como aproveitar o uso do celular em sala de aula? Par Plataforma Educacional. Amanda Viegas. 27 de junho de 2018. Disponível em: https://www.somospar.com.br/uso-do-celular-em-sala-de-aula/ acesso em 07 de maio de 2019.
O uso do celular como recurso pedagógico. Infogeekie, agosto 25, 2017. Geekie. Disponível em: https://www.geekie.com.br/blog/uso-celular/ acesso em 07 de maio de 2019.
Para você saber mais:
SOUZA, Oreonnilda de; OLIVEIRA, Lourival José de. Globalização e relações de consumo: servidão moderna e degradação ambiental. Revista Direito Ambiental e sociedade, v. 6, n. 2. 2016.p. 160. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/direitoambiental/article/view/4258/2613 acesso em 03/06/2019.
SILVEIRA, Marcelo Deiro Prates . Efeitos da Globalização e da Sociedade em Rede Via Internet na Formação de Identidades Contemporâneas. Psicologia ciência e profissão, 2004, 24 (4), 42-51. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pcp/v24n4/v24n4a06.pdf acesso em 25 de abril 2019.
Problematização
Orientações: Para que os alunos elaborem o cartaz é necessário que o grupo construa o conceito de globalização, sua relação com o meio digital, a internet e as consequências sociais inerentes a este processo. Ofereça aos grupos revistas que possam ser recortadas e outros materiais para utilização na elaboração do cartaz (se os estudantes tiverem acesso a celulares e computadores a atividade pode ser elaborada por meio da construção de vídeos, stop motion, fotografias, curtas e outras formas de produção via smartphones*). Controle o tempo.
Observação: Os links abaixo relacionados apresentam metodologias e atividades para o uso do celular em sala de aula e debate o uso de tecnologias digitais em sala de aula.
Como aproveitar o uso do celular em sala de aula? Par Plataforma Educacional. Amanda Viegas. 27 de junho de 2018. Disponível em: https://www.somospar.com.br/uso-do-celular-em-sala-de-aula/ acesso em 07 de maio de 2019.
O uso do celular como recurso pedagógico. Infogeekie, agosto 25, 2017. Geekie. Disponível em: https://www.geekie.com.br/blog/uso-celular/ acesso em 07 de maio de 2019.
Para você saber mais:
SOUZA, Oreonnilda de; OLIVEIRA, Lourival José de. Globalização e relações de consumo: servidão moderna e degradação ambiental. Revista Direito Ambiental e sociedade, v. 6, n. 2. 2016.p. 160. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/direitoambiental/article/view/4258/2613 acesso em 03/06/2019.
SILVEIRA, Marcelo Deiro Prates . Efeitos da Globalização e da Sociedade em Rede Via Internet na Formação de Identidades Contemporâneas. Psicologia ciência e profissão, 2004, 24 (4), 42-51. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pcp/v24n4/v24n4a06.pdf acesso em 25 de abril 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Nesta etapa da aula o objetivo é sistematizar o conhecimento construído pelos alunos. Solicite a dois grupos para que apresentem seu cartaz a classe. Ao final das apresentações sorteie outro grupo para montar um esquema no quadro sistematizando as informações dos cartazes sobre a globalização e sua relação com os meios digitais e a internet solicitando que expliquem o tema. Sintetize o tema sobre o processo de globalização aproveitando a fala dos estudantes, se necessário corrija possíveis equívocos. Recolha os cartazes para avaliar como os alunos aprenderam o tema.
Para você saber mais:
GUIMARÃES, Diana. NUNES, Geisiane. PEREIRA Regina. Esquema: um gênero facilitador na recepção e construção textual na universidade. Leia Escola, Campina Grande, v. 17, n. 2, 2017. p. 42 a 52. Disponível em: http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/Leia/article/download/980/571 acesso em 11 de março de 2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Padlet.
Contexto
Nesta aula você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe o objetivo da aula, o link para que os alunos possam ver a charge no site Um Sábado Qualquer (disponível aqui). ou captura (print) da imagem, e alguns questionamentos. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
- Qual a resposta que Adão apresenta para a pergunta de Deus?
- Qual o significado de Globalização?
(Você pode enviar o link para que os alunos vejam o verbete no Dicionário Priberam ou print da tela (disponível aqui).
- Por que Adão afirma que o símbolo do Mcdonald's é o início da globalização?
Peça para que os alunos reflitam sobre as questões propostas, discutam com os colegas e respondam. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, escrevendo ou mandando pequenos áudios e vídeos. Se os alunos estiverem trabalhando individualmente, peça para que reflitam ou discutam com familiares e respondam. Você pode encaminhar um pequeno áudio, vídeo ou texto, esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que achar necessárias.
Problematização
Nesta etapa da aula, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.
Encaminhe os dois documentos propostos na etapa com o textos “Como e quando surgiu a globalização” e “Mas afinal, o que é globalização?”, o link, para que os alunos possam ouvir a entrevista com o professor Pedro Dallari, e os questionamentos. Se preferir, encaminhe junto os links ou prints dos sites Mundo Educação (disponível aqui) e Panorama Positivo (disponível aqui).
- Como pode ser definido o conceito de Globalização?
- Em qual período surgiu o conceito de Globalização, da forma como conhecemos hoje?
- Como a tecnologia e as redes de comunicação auxiliam no processo de Globalização?
- Por que o uso das redes de comunicação e da tecnologia no mundo globalizado não diminuem as diferenças socioeconômicas?
Estabeleça um prazo para que os alunos/grupos possam refletir, debater e responder as questões. Você pode encaminhar pequenos textos, áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras que achar necessárias.
Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Encaminhe as orientações para que produzam cartazes apresentando o conceito de globalização, a relação com o meio digital, a internet e as consequências sociais inerentes a este processo. Eles podem fazer mini-cartazes em folha sulfite ou no caderno e enviar fotos, ou realizar a atividade no computador e smartphone, utilizando aplicativos ou softwares que permitem edição de imagens e texto, como o Google Apresentações. Ppodem utilizar imagens da internet para ilustrar os cartazes, fazer desenhos ou usar recortes de revistas e jornais que tiverem em casa.
Você pode criar um mural no Padlet para que os alunos postem os cartazes, ou eles podem enviá-las por Whatsapp, Facebook ou Google Sala de Aula.
De qualquer forma, incentive-os a compartilharem as produções com os colegas e comentarem as atividades uns dos outros.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.
As famílias podem conhecer um pouco mais sobre o conceito de globalização ouvindo a entrevista do professor Pedro Dallari para a Rádio USP (disponível aqui).
No site “Um sábado qualquer”, as famílias podem ler mais quadrinhos (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Google Apresentações (como usar): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Isis Ferrari
Mentor: Fernando Menezes
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: A história recente
Objeto (s) de conhecimento: O fim da Guerra Fria e o processo de globalização
Habilidade(s) da BNCC: (EF09HI32) Analisar mudanças e permanências associadas ao processo de globalização, considerando os argumentos dos movimentos críticos às políticas globais.
Palavras-Chave: Globalização; mídias digitais; internet.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA