Plano de Aula

Plano de aula: Escala global e local: atuação da empresa McDonald’s na Europa

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Internacionalização, mundialização e globalização

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano:

Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade tem como objetivo analisar fatos e situações para compreender a integração mundial, sob o aspecto político, econômico e cultural, tecendo uma comparação entre as diferentes interpretações de globalização e mundialização. Nesta aula a finalidade específica é levar o aluno a compreender a articulação entre as escalas global e local a partir da análise da atuação da empresa McDonald's na Europa em um contexto de mundialização, na qual é dado ênfase aos aspectos culturais. Para abordar essa temática se faz uso de charge, imagens e de dados quantitativos (gráfico e tabela).

Materiais necessários:

Esta aula foi preparada para ser projetada, caso sua unidade escolar não possua equipamento você deve providenciar cópia do material (slides de 3 a 15). O ideal é que a cópia seja colorida, caso não seja possível, ao apresentar as imagens ao aluno, dê ênfase aos detalhes. As cópias das imagens da mudança da cor do logotipo, slide 3 e 11, precisam ser coloridas. Será necessário lápis preto, régua, borracha e também 1 folha da atividade norteadora por dupla, entregue por você; caso não seja possível reproduzir a atividade, ela deve ser escrita no quadro.

Material complementar:

Etapa de contextualização:

<https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hW67vsdBQ4AfGRnxCVz2gPhCRws7fVacNhZYmVEuQB8SD2ehYwAJZccjSKcG/geo9-05und01-contextualizacao-imagens.pdf>

Etapa de problematização:

<https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wmnBkaEwG59xZSspk96KxjPTjRhEj7yp6NSSRmk3ejECSBKxBa3RNS2dkseN/geo9-05und01-problematizacao-material-para-impressao.pdf>

Etapa da ação propositiva:

<https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TYUHTStdeMQ8XmczBNZAwznQwPvFN64sAGdk2qTzsu9yewjkpE6wDeacEEAU/geo9-05und01-acao-propositiva-atividade-para-impressao.pdf>

Etapa da sistematização

<https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FcCjyWeNcN3ANGrJaGwCvh7tvcFZHEh56A2RPjkhpkCk3fjBVmeMQGK9UsQv/geo9-05und01-sistematizacao-resolucao-da-atividade.pdf>

Para você saber mais:

É importante contextualizar que grande parte dos autores entendem que globalização e mundialização são sinônimos, sendo uma distinção idiomática, na qual os ingleses preferem utilizar da terminologia globalização e franceses adotam mundialização. No entanto, alguns autores preferem se ater ao termo globalização como um processo econômico-tecnológico e mundialização atrelado aos processos de ordem cultural (HAESBAERT; LIMONAD, 2007).

O território em tempos de globalização de Rogério Haesbaert e Ester Limonad. Disponível em:

<http://www.ligiatavares.com/gerencia/uploads/arquivos/6477dd13d45c1917f9e8147345657e7e.pdf>. Acesso em: 05 nov. 2018.

Globalização de Wagner de Cerqueira e Francisco. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/globalizacao.htm>. Acesso em: 05 nov. 2018.

McDonald’s: Implantação e apropriação de um fenômeno global no espaço nacional de Ana Isabel Jorge Soares Mantas. Disponível em:

<https://aps.pt/wp-content/uploads/2017/08/DPR4628d6b350935_1.pdf>. Acesso em: 05 nov. 2018.

McDonald´s de Mundo das Marcas. Disponível em: http://mundodasmarcas.blogspot.com/2006/05/mcdonalds-inveno-do-fast-food.html>. Acesso em: 05 nov. 2018.

O ensino de geografia a partir da compreensão do contexto local e suas relações com a totalidade de

Sandro de Castro Pitano e Rosa Elena Noal. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/14530>. Acesso em: 17 nov. 2018.

Contextos prévios:

É necessário que ao aplicar este plano de aula o aluno já tenha compreensão dos aspectos que envolvem a temática sobre globalização e mundialização.

Referência:

HAESBAERT, Rogério; LIMONAD, Ester. O território em tempos de globalização. Revista Eletrônica de Ciências Sociais Aplicadas e outras coisas. Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 39-52, 2007. Disponível em: <http://www.ligiatavares.com/gerencia/uploads/arquivos/6477dd13d45c1917f9e8147345657e7e.pdf>. Acesso em: 05 nov. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Fale para a turma que nesta aula eles trabalharão em duplas a temática sobre a escala global e local analisando o exemplo da atuação da rede McDonald's no continente europeu. A partir da análise de uma charge, imagens, gráfico e uma tabela os alunos deverão estabelecer relações de como uma empresa que atua no nível global se estrutura e adapta à cultura local. Os alunos apresentarão como atividade final um quadro com reflexões a partir de perguntas norteadoras.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO