Construções Históricas Brasileiras
Plano de Aula
Plano de aula: Minhas memórias, memória do meu povo
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Marcos de memória
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Pedir aos alunos para trazerem fotos de um momento significativo de sua vida, de um lugar, uma viagem para durante a contextualização da aula contar aos colegas sobre esse momento. Se o aluno esquecer a foto ele pode desenhar. Você deverá pedir essa fotos com antecedência. Havendo possibilidade escaneie as fotos e insira no slide da contextualização.
Material complementar:
Para imprimir as imagens das construções históricas brasileiras: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DCfWuGXwJ6zk54GsHPmgxfu7jevyrhRy9sx7tbR762a2ZG3brZfNyWTXhfTk/his5-07und03-construcoes-historicas-brasileiras.pdf
Memória Individual e Memória Coletiva (texto Rita Oliveira): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sjvbsjXvbjakQpw8VTdBTkQAaZQfSyG25WyVfnYCyYDRmB5Z9FHAj3sNEgFY/his5-07und03-memoria-coletiva-e-individual.pdf
Memória e Memória Coletiva (texto Zilda Kessel): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qFwk43tbgTazBxRpYzjhvDTrfckWX2pQYqbNwSE5SsgpzKGMueTNVE9Wz8fy/his5-07und03-memoria-e-memoria-coletiva.pdf
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Inicialmente projete para os alunos esse slide ou escreva o objetivo no quadro. O objetivo dessa aula consiste na compreensão de que memórias compõem a histórias e que as imagens reproduzidas dessa memória nos auxilia na relação passado presente e futuro.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Você deverá pedir com antecedência fotos, objetos (como, por exemplo, suas roupinhas de quando eram bebês, sapatinhos, brinquedos, etc.) para os alunos. Se possível escaneie as fotos e insira nesse slide da contextualização. Não havendo essa possibilidade monte um painel com as fotos e apresente para os alunos nesse momento. Caso algum aluno não tenha entregue a foto na data estabelecida de acordo com sua organização, peça a eles que desenhem esse momento marcante de sua vida, ou seja, sua memória.
Faça as seguintes perguntas para os alunos :
Que lembranças você tem desse momento?
Num segundo momento será feito o registro, com perguntas como, quando isso aconteceu, quem estava com você nesse momento, por que vocês foram para esse local? Trouxeram algum objeto material do local? O que mais te marcou deste momento?
Inclua no roteiro de perguntas as sensações sentidas naquele momento, cheiro, paladar, tato. Se o aluno no momento representado era muito pequeno, você pode perguntar, o que ele sabe sobre aquele dia? Quem relatou a ele? Peça para os alunos escreverem um breve relato desse momento. É muito importante trabalhar a oralidade do aluno para que ele possa desenvolver as habilidades cognitivas superiores.
Como adequar à sua realidade: É necessário que haja fotos de todos os alunos. Caso um aluno não tenha entregue a foto ou objeto na data estabelecida de acordo com sua organização, peça a eles que desenhem esse momento marcante de sua vida, ou seja, sua memória.
Para você saber mais:
KESSEL, Z. Memória e Memória Coletiva. Disponível em: <http://www.museudapessoa.net/public/editor/mem%C3%B3ria_e_mem%C3%B3ria_coletiva.pdf> Acesso em 05/12/2018.
versão para imprimir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qFwk43tbgTazBxRpYzjhvDTrfckWX2pQYqbNwSE5SsgpzKGMueTNVE9Wz8fy/his5-07und03-memoria-e-memoria-coletiva.pdf
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Projetar ou imprimir, as fotos de monumentos históricos brasileiros de diferentes regiões. Use sempre o termo memória para se referir às questões apontadas pelos alunos e para os monumentos também.
Para imprimir acesse esse link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DCfWuGXwJ6zk54GsHPmgxfu7jevyrhRy9sx7tbR762a2ZG3brZfNyWTXhfTk/his5-07und03-construcoes-historicas-brasileiras.pdf
- Qual a função social e histórica dessas representações?
- Qual momento as pessoas dessa, cidade, região ou país estava vivendo quando essas esculturas, pinturas, fotografias foram feitas?
- É possível fazer a leitura, interpretação de uma situação através de imagens?
- Essas produções são individuais ou coletivas?
Peça para os alunos registrarem suas respostas e em seguida ouça os alunos. Promova uma discussão através da mediação, como o que te fez pensar dessa forma? Quais elementos da imagem foi mais significativo para pensar sobre isso? Direcione as perguntas para todos da sala, como você concorda com o que o seu colega disse? E medeie para que o aluno justifique, concordando ou discordando. E para fechar a problematização, promova uma reflexão sobre a importâncias dos museus para a preservação da memória.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Atividades que atinjam funções cognitivas como percepção da minha memória e projetar virtualmente essa memória em forma descritiva, desenhos para depois projetar e perceber que a sociedade tem uma memória coletiva e é resultado da ação das pessoas.
Assim como lugares, pessoas, são importantes para nós e ficam em nossa memória, algumas construções também são importantes pois representam a memória da sociedade. Imagens e monumentos históricos brasileiros de diferentes regiões e textos sobre o momento histórico que essa imagem representa auxilia na percepção da memória.
Diferenciar a memória individual da coletiva.
Para a construção da memória coletiva é necessário a convivência, a relação entre um grupo e vários grupos. O ambiente familiar e depois escolar são os primeiros espaços de convivência e formação de vínculos para a construção da memória coletiva. Quando fazemos parte de um grupo e estamos engajados numa atividade como uma apresentação de final de ano, a memória que terá desse momento é do grupo e não se si próprio isoladamente.
Sendo assim nesse momento relacione a foto do aluno como memória do indivíduo, pessoal e a memória da sociedade, de um fato histórico representada por um monumento, uma representação artística. Relacionar nosso contexto atual para a projeção de que memórias estamos produzindo para o futuro.
- Como produzimos memória?
- Como nossas ações constroem a memórias para gerações futura?
É importante sempre reforçar, trabalhar a oralidade para desenvolver habilidades cognitivas superiores nos alunos.
Como adequar à sua realidade: Após a aula você pode organizar uma exposição com os objetos trazidos pelos alunos. Uma exposição das memórias traduzidas em fotos e objetos e convidar as demais sala para visitar. Os alunos podem ser divididos em grupos e explicar todo o processo realizado em sala e sobre suas memórias e os relatos das memórias dos amigos também.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam que as memórias de um povo compõem a sua história.
Siga as orientações definidas. Envie os documentos e orientações desta etapa para os alunos, utilizando os meios de comunicação estabelecidos pela sua escola. Peça aos alunos que enviem fotos deles de quando eram mais novos e de objetos que são especiais para eles. Para você fazer um mural digital com as fotos dos alunos, assista ao tutorial sobre o aplicativo Padlet e encaminhe aos seus alunos.
Agende uma videoconferência para dar início à proposta.
Problematização
Envie todo o material (documentos, foto dos documentos, orientações) para os alunos através da entrega na escola, pelo grupo de Whatsapp da turma, por e-mail ou Classroom. Siga as orientações definidas.
Para que os alunos possam compreender que as memórias de um povo são importantes para a história, envie links de museus virtuais, visto que estes locais são exemplos vivos de história e preservação da memória. Veja alguns links desses museus:
Masp (disponível aqui).
Louvre (disponível aqui).
Museu de Anne Frank (disponível aqui).
Museu do Vaticano (disponível aqui).
Sistematização
Siga as orientações que são propostas nesta etapa. Agende uma videoconferência para que você apresente o mural construído, para que os alunos possam executar a proposta e conversarem um pouco mais sobre a importância da memória individual e coletiva.
Para conhecer:
- E- mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).
Convite às famílias
Peça que a família, juntamente com o aluno, construa um mural de memórias usando fotos e objetos (digital). Assim que estiver pronto, enviar para o grupo do Whatsapp do grupo e dos familiares para que todos, mesmo distantes, tenham reavivada a memória familiar.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Amanda Reis
Mentor: Jeanine Rodermel
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 5º ano
Unidade temática: Registros da história: linguagens e culturas.
Objeto (s) de conhecimento: As tradições orais e a valorização da memória.O surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias.
Habilidade(s) da BNCC: (EF05HI07) Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória.
Palavras-Chave: Memória, relação passado presente e futuro, tradição oral
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA