16132
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Calendário de aniversariantes da turma

Plano de aula de História com atividades para 1º ano do EF sobre Calendário de aniversariantes da turma

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Helena Cristina Cintra Eher

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Elementos ligados a festas de aniversário (vela de bolo, chapeuzinho, bexiga, forminha de brigadeiro etc.); dois calendários grandes - um completo e um só com a divisão dos meses; fichas de canson, cartolina ou papel cartão em branco para os alunos colocarem seu nome e data de aniversário - elas serão colocadas no calendário dos meses; fita adesiva, data show ou quadro.

Material complementar:

Imagens para o contexto

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/C9KbtHveqaQWKZrtNBRsD5rcSZCsVdPQSvRhzgu8gATDd6WZTgFfp8NPPUSP/his1-08und01-imagens-para-o-contexto.pdf

Fichas das datas comemorativas (completas)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qEcvCHwdQQ4Ae9JPqvFTxTenkBWXJGKs8FPQVSF6M84AVA5NtgzGs3zf668f/his1-08und01-fichas-das-datas-comemorativas-completas.pdf

Fichas das datas comemorativas (só imagens)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CH8qHr3W6d4ZrXTVBCd7EVWwsxqR2Hz4avwDcXKmWQN97ePzfPDyj4sEcaet/his1-08und01-fichas-das-datas-comemorativas-so-imagens.pdf

Fichas das datas comemorativas (só contorno)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TSjFJpZ3kkYE9TUaKWyerjfckk59UNBrPqceeMsqEax5QA9uUzaxM7R9mbex/his1-08und01-fichas-das-datas-comemorativas-so-contorno.pdf

Atividade de sistematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZsrXjMGCwdxNEdVEqXnvvs7uPbpusF3UYXFAAJPBkhwvc9jjUBKZdscwJNgK/his1-08und01-atividade-de-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Como e onde foi feito o primeiro calendário

https://novaescola.org.br/conteudo/167/como-onde-feito-primeiro-calendario-babilonia-mesopotamia-sumerios-caldeus

Oito tipos de calendários usados pelo mundo

https://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2016/01/oito-tipos-de-calendarios-usados-pelo-mundo.html

Quando surgiu o costume de comemorar aniversários?

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quando-surgiu-o-costume-de-comemorar-aniversarios/

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos. Certifique-se que todos o compreenderam. Pergunte se sabem o que é um calendário e mostre o calendário completo (com os meses e dias). Converse com eles sobre para que o calendário serve. Peça que encontrem e marquem o dia em que estão.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Sente com os alunos em roda e mostre uma caixa (sacola, cesto ou baú) com os elementos que remetem a festas de aniversário (vela de bolo, chapeuzinho, bexiga, forminha de brigadeiro, etc.). À medida que for tirando os objetos da caixa, pergunte para eles o que são, para que servem e com que data esses objetos estão relacionados.

Se não tiver a possibilidade de reunir esses materiais, imprima as imagens, recorte os cartões e coloque-os dentro da caixa para, da mesma forma, ir retirando e fazendo os questionamentos aos alunos.

Imagens para o contexto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/C9KbtHveqaQWKZrtNBRsD5rcSZCsVdPQSvRhzgu8gATDd6WZTgFfp8NPPUSP/his1-08und01-imagens-para-o-contexto.pdf

Você também pode reunir outras imagens, pedir com antecedência fotos de aniversário dos alunos e até mesmo levar fotos dos seus próprios aniversários para apresentar mais elementos ao longo da conversa.

Os objetos ligados ao aniversário, imagens ou fotos apresentados aos alunos serão as fontes históricas que você usará nesta aula.

Fale com os alunos a respeito da data, instigue-os com perguntas como:

  • Como vocês comemoram o aniversário?
  • O que vocês mais gostam nesta data?
  • Por que comemoramos nosso aniversário?
  • Qual a diferença entre comemorar o aniversário em casa e na escola?
  • Por que é importante saber a data de aniversário dos colegas?

Durante a discussão, garanta que todos possam se expressar. Valorize suas iniciativas e estimule a participação dos mais tímidos com perguntas, mas respeite quem preferir só escutar. Também é um ótimo momento para que eles treinem a habilidade de ouvir o outro e esperar a vez de falar.

Como adequar à sua realidade: Se na sua região houver algum tipo de elemento ou tradição específica ligada ao aniversário, não esqueça de abordar esse item com os alunos.

Para você saber mais:

Quando surgiu o costume de comemorar aniversários?

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quando-surgiu-o-costume-de-comemorar-aniversarios/

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações: Divida os alunos em trios. Faça a divisão colocando no mesmo grupo crianças em diferentes etapas de alfabetização.

Comece mostrando no calendário o dia em que eles estão (e que foi marcado quando vocês conversaram sobre o objetivo da aula). Mostre o calendário que só tem a divisão dos meses (você vai usar apenas ele daqui em diante), peça que identifiquem em que mês estão e que um aluno marque-o no calendário. A partir disso, questione quais são os outros meses do ano, qual o próximo mês e qual foi o anterior. Pergunte se sabem em que mês fazem aniversário e quantos meses faltam para ele chegar. Isso vai ajudar as crianças a pensar na temporalidade atual em um deslocamento para temporalidades futuras.

Entregue uma ficha de canson, cartolina ou papel cartão em branco para os alunos colocarem seu nome e data de aniversário (o tamanho depende do tamanho do seu calendário, mas elas podem ser, por exemplo, do tamanho de ¼ de sulfite ou retângulos menores).

Tenha um registro com as datas de aniversário de todos os alunos, caso alguns deles não saibam ou não se lembrem, e você precise consultar para informá-los.

Circule entre os trios ajudando quem precisar, tanto na escrita do nome quanto da data. Estimule que os alunos dos trios também colaborem entre si.

Quando todos terminarem, chame um de cada vez para colocar sua ficha no mês do calendário correspondente ao seu aniversário (use a fita adesiva).

Enquanto as crianças realizam esse processo, aproveite para instigá-las com perguntas que permitam que percebam a relação de tempo possível de ser observada no calendário, por exemplo:

  • Falta muito para o aniversário dele? Quantos meses?
  • O aniversário dele é antes ou depois do dela? (Comparando o aluno que está colocando sua ficha com o que colocou anteriormente.)
  • O aniversário dele é no começo ou no fim do ano?
  • Tem mais alguém que faz aniversário nesse mesmo mês?

Para você saber mais:

Como e onde foi feito o primeiro calendário

https://novaescola.org.br/conteudo/167/como-onde-feito-primeiro-calendario-babilonia-mesopotamia-sumerios-caldeus

Oito tipos de calendários usados pelo mundo

https://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2016/01/oito-tipos-de-calendarios-usados-pelo-mundo.html

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Imprima as fichas com as datas comemorativas

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qEcvCHwdQQ4Ae9JPqvFTxTenkBWXJGKs8FPQVSF6M84AVA5NtgzGs3zf668f/his1-08und01-fichas-das-datas-comemorativas-completas.pdf

(Nessas fichas, as datas que não têm dia fixo, como o Carnaval, estão seguindo o calendário de 2019)

Outras opções:

  • Imprimir as fichas que têm apenas imagens para você colocar a data

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CH8qHr3W6d4ZrXTVBCd7EVWwsxqR2Hz4avwDcXKmWQN97ePzfPDyj4sEcaet/his1-08und01-fichas-das-datas-comemorativas-so-imagens.pdf

  • Imprimir apenas os contornos e fazer suas próprias fichas

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TSjFJpZ3kkYE9TUaKWyerjfckk59UNBrPqceeMsqEax5QA9uUzaxM7R9mbex/his1-08und01-fichas-das-datas-comemorativas-so-contorno.pdf

  • Em uma aula anterior, você pode fazer com as crianças uma lista das datas comemoradas na escola e pedir que elas confeccionem as fichas com a data, o nome da comemoração e um desenho referente a ela.

Diga aos alunos que o aniversário de cada um é uma data comemorativa pessoal, cada pessoa tem o seu dia para comemorar, e que agora eles vão marcar no calendário datas comemorativas coletivas, ou seja, datas que são significativas para um grupo de pessoas e, por isso, todas essas pessoas a comemoram. É importante que essa ideia fique clara para as crianças ao longo dessa etapa.

Entregue uma ficha por trio. Cada ficha contém uma data e uma imagem referentes a uma comemoração. Peça que os alunos identifiquem a data comemorativa representada na ficha. Quem quiser pode tentar escrever o nome dessa celebração, mas o professor também pode se colocar na posição de escriba do grupo, pedindo que o grupo dite o nome da data para que ele escreva.

Depois, cada trio deve mostrar sua ficha à turma e colocá-la no calendário no mês correspondente (usando fita adesiva). Peça que cada trio fale um pouco sobre a data:

  • Ela é comemorada em casa também ou só na escola?
  • Vocês já comemoraram essa data em outros anos? Como?
  • O que comemoramos nesse dia?
  • Por que esse dia é importante?

Como adequar à sua realidade: Acrescente fichas com datas celebradas em sua região, comunidade e/ou em sua escola. Use apenas fichas que têm significado para sua escola, com datas que serão comemoradas com os alunos ao longo do ano.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Entregue uma folha com a atividade de sistematização para cada aluno.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZsrXjMGCwdxNEdVEqXnvvs7uPbpusF3UYXFAAJPBkhwvc9jjUBKZdscwJNgK/his1-08und01-atividade-de-sistematizacao.pdf

Outra opção é projetar as perguntas no data show ou escrevê-las no quadro e responder coletivamente.

Leia uma pergunta por vez, dê um tempo para que os alunos a respondam, socialize suas respostas e registre-as no quadro. Estimule que consultem o calendário para identificar os meses e as datas.

Na quarta pergunta, deixe que levantem hipóteses e questione suas ideias. É importante que os alunos percebam que essas datas são importantes e têm significado para este grupo, mas que algumas delas não fariam sentido no calendário de outras escolas, no calendário da família ou de outros grupos sociais.

Como adequar à sua realidade: Se preferir, você pode adaptar as questões 2 e 3 usando outras datas mais importantes para seu grupo.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Elementos ligados a festas de aniversário (vela de bolo, chapeuzinho, bexiga, forminha de brigadeiro etc.); dois calendários grandes - um completo e um só com a divisão dos meses; fichas de canson, cartolina ou papel cartão em branco para os alunos colocarem seu nome e data de aniversário - elas serão colocadas no calendário dos meses; fita adesiva, data show ou quadro.

Material complementar:

Imagens para o contexto

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/C9KbtHveqaQWKZrtNBRsD5rcSZCsVdPQSvRhzgu8gATDd6WZTgFfp8NPPUSP/his1-08und01-imagens-para-o-contexto.pdf

Fichas das datas comemorativas (completas)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qEcvCHwdQQ4Ae9JPqvFTxTenkBWXJGKs8FPQVSF6M84AVA5NtgzGs3zf668f/his1-08und01-fichas-das-datas-comemorativas-completas.pdf

Fichas das datas comemorativas (só imagens)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CH8qHr3W6d4ZrXTVBCd7EVWwsxqR2Hz4avwDcXKmWQN97ePzfPDyj4sEcaet/his1-08und01-fichas-das-datas-comemorativas-so-imagens.pdf

Fichas das datas comemorativas (só contorno)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TSjFJpZ3kkYE9TUaKWyerjfckk59UNBrPqceeMsqEax5QA9uUzaxM7R9mbex/his1-08und01-fichas-das-datas-comemorativas-so-contorno.pdf

Atividade de sistematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZsrXjMGCwdxNEdVEqXnvvs7uPbpusF3UYXFAAJPBkhwvc9jjUBKZdscwJNgK/his1-08und01-atividade-de-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Como e onde foi feito o primeiro calendário

https://novaescola.org.br/conteudo/167/como-onde-feito-primeiro-calendario-babilonia-mesopotamia-sumerios-caldeus

Oito tipos de calendários usados pelo mundo

https://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2016/01/oito-tipos-de-calendarios-usados-pelo-mundo.html

Quando surgiu o costume de comemorar aniversários?

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quando-surgiu-o-costume-de-comemorar-aniversarios/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos. Certifique-se que todos o compreenderam. Pergunte se sabem o que é um calendário e mostre o calendário completo (com os meses e dias). Converse com eles sobre para que o calendário serve. Peça que encontrem e marquem o dia em que estão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Sente com os alunos em roda e mostre uma caixa (sacola, cesto ou baú) com os elementos que remetem a festas de aniversário (vela de bolo, chapeuzinho, bexiga, forminha de brigadeiro, etc.). À medida que for tirando os objetos da caixa, pergunte para eles o que são, para que servem e com que data esses objetos estão relacionados.

Se não tiver a possibilidade de reunir esses materiais, imprima as imagens, recorte os cartões e coloque-os dentro da caixa para, da mesma forma, ir retirando e fazendo os questionamentos aos alunos.

Imagens para o contexto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/C9KbtHveqaQWKZrtNBRsD5rcSZCsVdPQSvRhzgu8gATDd6WZTgFfp8NPPUSP/his1-08und01-imagens-para-o-contexto.pdf

Você também pode reunir outras imagens, pedir com antecedência fotos de aniversário dos alunos e até mesmo levar fotos dos seus próprios aniversários para apresentar mais elementos ao longo da conversa.

Os objetos ligados ao aniversário, imagens ou fotos apresentados aos alunos serão as fontes históricas que você usará nesta aula.

Fale com os alunos a respeito da data, instigue-os com perguntas como:

  • Como vocês comemoram o aniversário?
  • O que vocês mais gostam nesta data?
  • Por que comemoramos nosso aniversário?
  • Qual a diferença entre comemorar o aniversário em casa e na escola?
  • Por que é importante saber a data de aniversário dos colegas?

Durante a discussão, garanta que todos possam se expressar. Valorize suas iniciativas e estimule a participação dos mais tímidos com perguntas, mas respeite quem preferir só escutar. Também é um ótimo momento para que eles treinem a habilidade de ouvir o outro e esperar a vez de falar.

Como adequar à sua realidade: Se na sua região houver algum tipo de elemento ou tradição específica ligada ao aniversário, não esqueça de abordar esse item com os alunos.

Para você saber mais:

Quando surgiu o costume de comemorar aniversários?

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quando-surgiu-o-costume-de-comemorar-aniversarios/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações: Divida os alunos em trios. Faça a divisão colocando no mesmo grupo crianças em diferentes etapas de alfabetização.

Comece mostrando no calendário o dia em que eles estão (e que foi marcado quando vocês conversaram sobre o objetivo da aula). Mostre o calendário que só tem a divisão dos meses (você vai usar apenas ele daqui em diante), peça que identifiquem em que mês estão e que um aluno marque-o no calendário. A partir disso, questione quais são os outros meses do ano, qual o próximo mês e qual foi o anterior. Pergunte se sabem em que mês fazem aniversário e quantos meses faltam para ele chegar. Isso vai ajudar as crianças a pensar na temporalidade atual em um deslocamento para temporalidades futuras.

Entregue uma ficha de canson, cartolina ou papel cartão em branco para os alunos colocarem seu nome e data de aniversário (o tamanho depende do tamanho do seu calendário, mas elas podem ser, por exemplo, do tamanho de ¼ de sulfite ou retângulos menores).

Tenha um registro com as datas de aniversário de todos os alunos, caso alguns deles não saibam ou não se lembrem, e você precise consultar para informá-los.

Circule entre os trios ajudando quem precisar, tanto na escrita do nome quanto da data. Estimule que os alunos dos trios também colaborem entre si.

Quando todos terminarem, chame um de cada vez para colocar sua ficha no mês do calendário correspondente ao seu aniversário (use a fita adesiva).

Enquanto as crianças realizam esse processo, aproveite para instigá-las com perguntas que permitam que percebam a relação de tempo possível de ser observada no calendário, por exemplo:

  • Falta muito para o aniversário dele? Quantos meses?
  • O aniversário dele é antes ou depois do dela? (Comparando o aluno que está colocando sua ficha com o que colocou anteriormente.)
  • O aniversário dele é no começo ou no fim do ano?
  • Tem mais alguém que faz aniversário nesse mesmo mês?

Para você saber mais:

Como e onde foi feito o primeiro calendário

https://novaescola.org.br/conteudo/167/como-onde-feito-primeiro-calendario-babilonia-mesopotamia-sumerios-caldeus

Oito tipos de calendários usados pelo mundo

https://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2016/01/oito-tipos-de-calendarios-usados-pelo-mundo.html

Slide Plano Aula

Orientações: Imprima as fichas com as datas comemorativas

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qEcvCHwdQQ4Ae9JPqvFTxTenkBWXJGKs8FPQVSF6M84AVA5NtgzGs3zf668f/his1-08und01-fichas-das-datas-comemorativas-completas.pdf

(Nessas fichas, as datas que não têm dia fixo, como o Carnaval, estão seguindo o calendário de 2019)

Outras opções:

  • Imprimir as fichas que têm apenas imagens para você colocar a data

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CH8qHr3W6d4ZrXTVBCd7EVWwsxqR2Hz4avwDcXKmWQN97ePzfPDyj4sEcaet/his1-08und01-fichas-das-datas-comemorativas-so-imagens.pdf

  • Imprimir apenas os contornos e fazer suas próprias fichas

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TSjFJpZ3kkYE9TUaKWyerjfckk59UNBrPqceeMsqEax5QA9uUzaxM7R9mbex/his1-08und01-fichas-das-datas-comemorativas-so-contorno.pdf

  • Em uma aula anterior, você pode fazer com as crianças uma lista das datas comemoradas na escola e pedir que elas confeccionem as fichas com a data, o nome da comemoração e um desenho referente a ela.

Diga aos alunos que o aniversário de cada um é uma data comemorativa pessoal, cada pessoa tem o seu dia para comemorar, e que agora eles vão marcar no calendário datas comemorativas coletivas, ou seja, datas que são significativas para um grupo de pessoas e, por isso, todas essas pessoas a comemoram. É importante que essa ideia fique clara para as crianças ao longo dessa etapa.

Entregue uma ficha por trio. Cada ficha contém uma data e uma imagem referentes a uma comemoração. Peça que os alunos identifiquem a data comemorativa representada na ficha. Quem quiser pode tentar escrever o nome dessa celebração, mas o professor também pode se colocar na posição de escriba do grupo, pedindo que o grupo dite o nome da data para que ele escreva.

Depois, cada trio deve mostrar sua ficha à turma e colocá-la no calendário no mês correspondente (usando fita adesiva). Peça que cada trio fale um pouco sobre a data:

  • Ela é comemorada em casa também ou só na escola?
  • Vocês já comemoraram essa data em outros anos? Como?
  • O que comemoramos nesse dia?
  • Por que esse dia é importante?

Como adequar à sua realidade: Acrescente fichas com datas celebradas em sua região, comunidade e/ou em sua escola. Use apenas fichas que têm significado para sua escola, com datas que serão comemoradas com os alunos ao longo do ano.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Entregue uma folha com a atividade de sistematização para cada aluno.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZsrXjMGCwdxNEdVEqXnvvs7uPbpusF3UYXFAAJPBkhwvc9jjUBKZdscwJNgK/his1-08und01-atividade-de-sistematizacao.pdf

Outra opção é projetar as perguntas no data show ou escrevê-las no quadro e responder coletivamente.

Leia uma pergunta por vez, dê um tempo para que os alunos a respondam, socialize suas respostas e registre-as no quadro. Estimule que consultem o calendário para identificar os meses e as datas.

Na quarta pergunta, deixe que levantem hipóteses e questione suas ideias. É importante que os alunos percebam que essas datas são importantes e têm significado para este grupo, mas que algumas delas não fariam sentido no calendário de outras escolas, no calendário da família ou de outros grupos sociais.

Como adequar à sua realidade: Se preferir, você pode adaptar as questões 2 e 3 usando outras datas mais importantes para seu grupo.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo do 1º ano :

MAIS AULAS DE História do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01HI08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano