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Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Coesão referencial e sequencial nos contos de humor

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Ensino Fundamental sobre reconhecer o modo como a coesão referencial e sequencial é empregada em contos de humor a fim de sistematizá-la como recurso linguístico.

Plano 08 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana do Nascimento Ramos

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de humor e no campo de atuação Artístico-literário.
A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários:

  • Material em sala de aula: computador, projetor, caixas de som, internet, fotocópias dos contos selecionados.

Informações sobre o gênero: O conto é uma narrativa breve escrita em prosa que, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço -, é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.

Dificuldades antecipadas: Possível falta de vocabulário diversificado e reconhecimento gramatical dos vocábulos que ajudam na coesão, tais como pronomes e conjunções.

Referências sobre o assunto:

  • BERGSON, Henri. O riso. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1983.
  • COSTA, Flavio Moreira da. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Ediouro: Rio de Janeiro, 2001.
  • DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Textos Humorísticos. Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-humoristicos.htm>. Acesso em: 3 ago. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

  • Para preparar esta aula, leia e analise previamente o conto O milagre, de Stanislaw Ponte Preta.
  • Apresente brevemente o slide com o tema da aula. Pergunte ao aluno o que ele acha que seria a “costura” de um texto. Se você desenvolveu o plano 7, relembre que esta ideia de “processo” foi citada na finalização daquela aula, quando foi sistematizada a noção de coesão.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações:

  • Projete a tirinha para a turma.
  • Em seguida, peça para dois alunos lerem em voz alta.
  • Depois de ver as reações que a tirinha provoca, procure fazer as seguintes perguntas para a turma:

a) Como é muito usual nas tirinhas de humor, o texto se baseia em um mal-entendido. Que mal-entendido é este?

b) Que vocábulo, especificamente, provoca esse mal-entendido? Por quê?

c) Como este mal-entendido poderia ser resolvido?

d) Como este mal-entendido provoca a comicidade na tirinha?

  • A ideia desta atividade é fazer com que os alunos percebam como o pronome usado na forma verbal apontá-lo, utilizado como elemento de coesão referencial para substituir a expressão “índices de violência”, pode também ser entendido como pronome referente à palavra gráfico, causando um
    mal-entendido linguístico no texto. Este mal-entendido provoca comicidade a partir do momento em que desconstrói a primeira ideia que provavelmente pode se mostrar para o leitor, e que também é o motivo de preocupação do primeiro interlocutor: tomar medidas urgentes em relação aos altos índices de violência.
  • Esta troca de elemento referencial é um típico caso de coesão textual na medida em que entendemos esta como a lógica da relação entre as palavras do texto. Assim, o absurdo da resposta do segundo interlocutor causa a comicidade no texto.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações:

  • Peça para os alunos se dividirem em grupos de no máximo quatro alunos, para que todos participem.
  • Peça para que os grupos leiam o conto O milagre, de Stanislaw Ponte Preta. Sugestão de tempo para esta atividade: 10 minutos.
  • Durante a leitura, o professor pode ir passando pelos grupos e tirando possíveis dúvidas de vocabulário, semântica etc.
  • Em seguida, distribua as seguintes questões em uma folha ou escreva as perguntas no quadro (sugestão de tempo para atividade: 15 minutos):
  • Separe o texto em partes, de acordo com sua progressão temporal.
  • Encontre, no conto, pelo menos três exemplos de coesão referencial e três exemplos de coesão sequencial.
  • Explique como, assim como na tirinha vista anteriormente, o conto O milagre trata da história de um mal-entendido.
  • Que palavra, no texto, provoca esse mal-entendido? Por quê?
  • Explique como esta palavra leva a uma quebra de expectativa no final do conto.
  • O conto O milagre é considerado pertencente ao gênero Contos de humor. Como o humor se constrói no conto?
  • Após o tempo de aplicação do exercício, conduza a correção das respostas pedindo para que cada grupo leia, em voz alta, a resposta de uma das perguntas. Em vez de corrigir a resposta, o professor pode pedir para que outro grupo analise a resposta dada, e assim sucessivamente. Sugestão para esta atividade: 10 minutos.
  • A ideia deste exercício é aprimorar a exercitação de atividades relacionadas à verificação das estruturas de coesão referencial e sequencial, mostrando como, no conto O milagre, estes processos ajudam na caracterização do humor.

Material complementar:

Fonte: STANISLAW PONTE PRETA. O melhor de Stanislaw Ponte Preta. 3a. Edição, Rio de Janeiro, José Olympio, 1988.

A folha de respostas do professor está aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Retome a ideia do tema inicial da aula.
  • Pergunte aos alunos se eles entenderam os conceitos de coesão referencial e sequencial construídos ao longo do exercício anterior. A ideia deste encerramento é concluir a etapa inicial da aula com respostas mais assertivas ligadas à terminologia. Trata-se, portanto, de uma breve retomada que revise os conceitos sistematizados durante a aula.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de humor e no campo de atuação Artístico-literário.
A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários:

  • Material em sala de aula: computador, projetor, caixas de som, internet, fotocópias dos contos selecionados.

Informações sobre o gênero: O conto é uma narrativa breve escrita em prosa que, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço -, é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.

Dificuldades antecipadas: Possível falta de vocabulário diversificado e reconhecimento gramatical dos vocábulos que ajudam na coesão, tais como pronomes e conjunções.

Referências sobre o assunto:

  • BERGSON, Henri. O riso. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1983.
  • COSTA, Flavio Moreira da. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Ediouro: Rio de Janeiro, 2001.
  • DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Textos Humorísticos. Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-humoristicos.htm>. Acesso em: 3 ago. 2018.

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Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

  • Para preparar esta aula, leia e analise previamente o conto O milagre, de Stanislaw Ponte Preta.
  • Apresente brevemente o slide com o tema da aula. Pergunte ao aluno o que ele acha que seria a “costura” de um texto. Se você desenvolveu o plano 7, relembre que esta ideia de “processo” foi citada na finalização daquela aula, quando foi sistematizada a noção de coesão.

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Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações:

  • Projete a tirinha para a turma.
  • Em seguida, peça para dois alunos lerem em voz alta.
  • Depois de ver as reações que a tirinha provoca, procure fazer as seguintes perguntas para a turma:

a) Como é muito usual nas tirinhas de humor, o texto se baseia em um mal-entendido. Que mal-entendido é este?

b) Que vocábulo, especificamente, provoca esse mal-entendido? Por quê?

c) Como este mal-entendido poderia ser resolvido?

d) Como este mal-entendido provoca a comicidade na tirinha?

  • A ideia desta atividade é fazer com que os alunos percebam como o pronome usado na forma verbal apontá-lo, utilizado como elemento de coesão referencial para substituir a expressão “índices de violência”, pode também ser entendido como pronome referente à palavra gráfico, causando um
    mal-entendido linguístico no texto. Este mal-entendido provoca comicidade a partir do momento em que desconstrói a primeira ideia que provavelmente pode se mostrar para o leitor, e que também é o motivo de preocupação do primeiro interlocutor: tomar medidas urgentes em relação aos altos índices de violência.
  • Esta troca de elemento referencial é um típico caso de coesão textual na medida em que entendemos esta como a lógica da relação entre as palavras do texto. Assim, o absurdo da resposta do segundo interlocutor causa a comicidade no texto.

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Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações:

  • Peça para os alunos se dividirem em grupos de no máximo quatro alunos, para que todos participem.
  • Peça para que os grupos leiam o conto O milagre, de Stanislaw Ponte Preta. Sugestão de tempo para esta atividade: 10 minutos.
  • Durante a leitura, o professor pode ir passando pelos grupos e tirando possíveis dúvidas de vocabulário, semântica etc.
  • Em seguida, distribua as seguintes questões em uma folha ou escreva as perguntas no quadro (sugestão de tempo para atividade: 15 minutos):
  • Separe o texto em partes, de acordo com sua progressão temporal.
  • Encontre, no conto, pelo menos três exemplos de coesão referencial e três exemplos de coesão sequencial.
  • Explique como, assim como na tirinha vista anteriormente, o conto O milagre trata da história de um mal-entendido.
  • Que palavra, no texto, provoca esse mal-entendido? Por quê?
  • Explique como esta palavra leva a uma quebra de expectativa no final do conto.
  • O conto O milagre é considerado pertencente ao gênero Contos de humor. Como o humor se constrói no conto?
  • Após o tempo de aplicação do exercício, conduza a correção das respostas pedindo para que cada grupo leia, em voz alta, a resposta de uma das perguntas. Em vez de corrigir a resposta, o professor pode pedir para que outro grupo analise a resposta dada, e assim sucessivamente. Sugestão para esta atividade: 10 minutos.
  • A ideia deste exercício é aprimorar a exercitação de atividades relacionadas à verificação das estruturas de coesão referencial e sequencial, mostrando como, no conto O milagre, estes processos ajudam na caracterização do humor.

Material complementar:

Fonte: STANISLAW PONTE PRETA. O melhor de Stanislaw Ponte Preta. 3a. Edição, Rio de Janeiro, José Olympio, 1988.

A folha de respostas do professor está aqui.

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Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Retome a ideia do tema inicial da aula.
  • Pergunte aos alunos se eles entenderam os conceitos de coesão referencial e sequencial construídos ao longo do exercício anterior. A ideia deste encerramento é concluir a etapa inicial da aula com respostas mais assertivas ligadas à terminologia. Trata-se, portanto, de uma breve retomada que revise os conceitos sistematizados durante a aula.
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