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Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A musicalidade nos poemas de forma fixa: Assonância e aliteração

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Ensino Fundamental sobre comparar poemas de forma fixa a fim de sistematizar a repetição harmônica de sons vocálicos (assonância) e consonantais (aliteração).

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marianna Zaroni Parro

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Marianna Parro
Mentor: Érica Silva
Especialista: Silvia Albert

Título da aula: A musicalidade nos poemas de forma fixa: Assonância e aliteração

Finalidade da aula: Comparar poemas de forma fixa a fim de sistematizar a repetição harmônica de sons vocálicos (assonância) e consonantais (aliteração) enquanto figuras de linguagem sonoras que, ao conferirem musicalidade aos textos, contribuem para a construção de sentidos, de imagens e para a intensificação sensorial dos poemas.

Ano: 7º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Poema de forma fixa e livre

Objeto(s) do conhecimento: Recursos linguísticos e semióticos que operam nos textos pertencentes aos gêneros literários.

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP54

Sobre esta aula: esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

 

Materiais necessários: Cópias impressas de cada texto disponibilizado na aula, computador, projetor multimídia, tela, lápis e papel.

 

Informações sobre o gênero:  O poema é um gênero literário marcado pela musicalidade, pela subjetividade e pela escrita em versos, os quais podem ser elaborados em forma fixa ou livre, ou seja, que seguem, ou não, um padrão e métrica definidos.

 

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em trabalhar com os conceitos de estrofe, rima e verso e, inclusive, em perceber a semelhança sonora entre palavras com grafias distintas.

 

Referências sobre o assunto:

Figuras de Linguagem. Disponível em: <https://www.figurasdelinguagem.com/assonancia/>. Acesso em: 16 set. 2018.

Assonância. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/assonancia/>. Acesso em: 16 set. 2018.


Código: LPO7_06SQA05

(EF69LP54) Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, como as variações no ritmo, as modulações no tom de voz, as pausas, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e de figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras, a postura corporal e a gestualidade, na declamação de poemas, apresentações musicais e teatrais, tanto em gêneros em prosa quanto nos gêneros poéticos, os efeitos de sentido decorrentes do emprego de figuras de linguagem, tais como comparação, metáfora, personificação, metonímia, hipérbole, eufemismo, ironia, paradoxo e antítese e os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas (adjetivos, locuções adjetivas, orações subordinadas adjetivas etc.), que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo.


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