15951
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - A musicalidade nos poemas de forma fixa: Assonância e aliteração

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Ensino Fundamental sobre comparar poemas de forma fixa a fim de sistematizar a repetição harmônica de sons vocálicos (assonância) e consonantais (aliteração).

Plano 05 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marianna Zaroni Parro

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Cópias impressas de cada texto disponibilizado na aula, computador, projetor multimídia, tela, lápis e papel.

Informações sobre o gênero: O poema é um gênero literário marcado pela musicalidade, pela subjetividade e pela escrita em versos, os quais podem ser elaborados em forma fixa ou livre, ou seja, que seguem, ou não, um padrão e métrica definidos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em trabalhar com os conceitos de estrofe, rima e verso e, inclusive, em perceber a semelhança sonora entre palavras com grafias distintas.

Referências sobre o assunto:

Figuras de Linguagem. Disponível em: <https://www.figurasdelinguagem.com/assonancia/>. Acesso em: 16 set. 2018.

Assonância. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/assonancia/>. Acesso em: 16 set. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente aos alunos o título da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Mostre aos alunos o poema “Cultura”, de Arnaldo Antunes, disponível em http://www.arnaldoantunes.com.br/new/sec_textos_list.php?page=1&id=212
  • Peça para que eles observem as palavras como sapo, papo, gato, cavalo, carrapato, cabrito, cordeiro, cabra, girafa, canso, mais, maso, metade. O que essas palavras têm em comum? Mostre para os alunos a repetição de vogais A; E e O e das consoantes C, M, P, R, S e T que ocorre nos versos em palavras que estão dispostas próximas ao longo do texto, como, por exemplo: sapo e papo; cabrito e cobra; novo e ovo; corpo e porco.
  • Reforce que estas são figuras de linguagem denominadas assonância e aliteração. Os sons repetidos podem ser idênticos ou apenas parecidos, mas funcionam, acusticamente, para marcar o ritmo e uma sequência de termos; ou mesmo para intensificar o sentido que está sendo transmitido. Ou seja, ao perceber as palavras que se aproximam do ponto de vista sonoro, não basta lê-las, é preciso também prestar atenção ao som que elas têm. Neste sentido, reforce que o mesmo som pode ser representado com caracteres diferentes, e que é esta representação sonora, e não gráfica, que deve ser levada em conta no momento de trabalhar figuras sonoras.
  • Caso julgue pertinente, mostre para os alunos o vídeo do poema.

Materiais complementares:

O poema de Arnaldo Antunes está disponível online.

ANTUNES, Arnaldo. Cultura.O Globo.2009. Disponível em: <http://www.arnaldoantunes.com.br/new/sec_textos_list.php?page=1&id=212>. Acesso em: 16 set. 2018.

O vídeo do poema de Arnaldo Antunes está disponível online.

Cultura - Arnaldo Antunes (Nome). 2010. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Aguu_QzCQy8>. Acesso em: 16 set. 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Peça para que os alunos se organizem em círculos e distribua o poema "Doce Mar", de Arnaldo Antunes, para metade da sala; e o poema "O Mar", do mesmo autor, para a outra metade da sala.
  • Comece lendo o poema "Doce Mar" e, em seguida, "O Mar". Peça para que cada aluno leia uma estrofe dos poemas.
  • Faça, em seguida, com que os alunos ouçam os textos musicados e declamados pelo autor, incentivando-os a perceber quais são os sons que se repetem em cada um dos textos
  • Discuta com os alunos, oralmente, sobre qual repetição sonora predomina em cada um dos poemas.
  • Mostre aos alunos, durante a leitura, que no poema "Doce Mar" há a predominância dos sons do A, D, M e S. Já no poema "O Mar" há a repetição dos sons do A, O, X e M. Mostre como o som do [s] se repete em consoantes distintas, como o S, CH, S e SS.
  • Pergunte aos alunos a que esta repetição sonora os remete. O objetivo desta atividade é fazer com que eles percebam como a repetição, principalmente das consoantes, remete ao barulho, ao movimento do mar.
  • O tempo sugerido para esta atividade é de 15 minutos.

Materiais complementares:

Doce mar, de Arnaldo Antunes: http://www.arnaldoantunes.com.br/new/sec_discografia_sel.php?id=14 Acesso em: 22 set.2018.

O mar, de Arnaldo Antunes

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Explique aos alunos que agora será a vez deles construírem poemas.
  • Divida os alunos em trios e distribua uma folha em branco. Proponha aos alunos que criem um novo poema a partir das estrofes dos dois poemas de Arnaldo Antunes, aproximando-as por sonoridade, ou seja, escolhendo a sequência das estrofes a partir dos sons que se repetem, ou mesmo a partir das rimas. Para auxiliá-los, mostre o exemplo do slide. Eles podem, inclusive, dar um novo título ao poema. Não é necessário utilizar todas as estrofes dos poemas. Não há uma resposta correta para esta atividade. A ideia é que os alunos brinquem com os sons das palavras.
  • Traga algumas palavras soltas e distribua entre os grupos. Se julgar pertinente, leve uma lista de palavras para que eles possam se basear. Mostre que, caso eles desejem ou seja necessário, podem substituir algumas palavras do poema por aquela que está exposta no slide ou por outra que desejarem.
  • Circule entre os grupos e os auxilie a construir os poemas.
  • O tempo sugerido para esta atividade é de 20 minutos.

Materiais complementares: As sugestões de palavras para a atividade, para impressão, estão disponíveis aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Peça para que alguns grupos leiam seus poemas. Se julgar necessário, exponha alguns poemas dos alunos na sala. Uma outra atividade interessante que pode ser realizada é, a partir das produções dos alunos, criar um único poema da sala, juntando, coletivamente, algumas partes de cada um dos poemas elaborados pelos grupos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Cópias impressas de cada texto disponibilizado na aula, computador, projetor multimídia, tela, lápis e papel.

Informações sobre o gênero: O poema é um gênero literário marcado pela musicalidade, pela subjetividade e pela escrita em versos, os quais podem ser elaborados em forma fixa ou livre, ou seja, que seguem, ou não, um padrão e métrica definidos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em trabalhar com os conceitos de estrofe, rima e verso e, inclusive, em perceber a semelhança sonora entre palavras com grafias distintas.

Referências sobre o assunto:

Figuras de Linguagem. Disponível em: <https://www.figurasdelinguagem.com/assonancia/>. Acesso em: 16 set. 2018.

Assonância. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/assonancia/>. Acesso em: 16 set. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente aos alunos o título da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Mostre aos alunos o poema “Cultura”, de Arnaldo Antunes, disponível em http://www.arnaldoantunes.com.br/new/sec_textos_list.php?page=1&id=212
  • Peça para que eles observem as palavras como sapo, papo, gato, cavalo, carrapato, cabrito, cordeiro, cabra, girafa, canso, mais, maso, metade. O que essas palavras têm em comum? Mostre para os alunos a repetição de vogais A; E e O e das consoantes C, M, P, R, S e T que ocorre nos versos em palavras que estão dispostas próximas ao longo do texto, como, por exemplo: sapo e papo; cabrito e cobra; novo e ovo; corpo e porco.
  • Reforce que estas são figuras de linguagem denominadas assonância e aliteração. Os sons repetidos podem ser idênticos ou apenas parecidos, mas funcionam, acusticamente, para marcar o ritmo e uma sequência de termos; ou mesmo para intensificar o sentido que está sendo transmitido. Ou seja, ao perceber as palavras que se aproximam do ponto de vista sonoro, não basta lê-las, é preciso também prestar atenção ao som que elas têm. Neste sentido, reforce que o mesmo som pode ser representado com caracteres diferentes, e que é esta representação sonora, e não gráfica, que deve ser levada em conta no momento de trabalhar figuras sonoras.
  • Caso julgue pertinente, mostre para os alunos o vídeo do poema.

Materiais complementares:

O poema de Arnaldo Antunes está disponível online.

ANTUNES, Arnaldo. Cultura.O Globo.2009. Disponível em: <http://www.arnaldoantunes.com.br/new/sec_textos_list.php?page=1&id=212>. Acesso em: 16 set. 2018.

O vídeo do poema de Arnaldo Antunes está disponível online.

Cultura - Arnaldo Antunes (Nome). 2010. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Aguu_QzCQy8>. Acesso em: 16 set. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Peça para que os alunos se organizem em círculos e distribua o poema "Doce Mar", de Arnaldo Antunes, para metade da sala; e o poema "O Mar", do mesmo autor, para a outra metade da sala.
  • Comece lendo o poema "Doce Mar" e, em seguida, "O Mar". Peça para que cada aluno leia uma estrofe dos poemas.
  • Faça, em seguida, com que os alunos ouçam os textos musicados e declamados pelo autor, incentivando-os a perceber quais são os sons que se repetem em cada um dos textos
  • Discuta com os alunos, oralmente, sobre qual repetição sonora predomina em cada um dos poemas.
  • Mostre aos alunos, durante a leitura, que no poema "Doce Mar" há a predominância dos sons do A, D, M e S. Já no poema "O Mar" há a repetição dos sons do A, O, X e M. Mostre como o som do [s] se repete em consoantes distintas, como o S, CH, S e SS.
  • Pergunte aos alunos a que esta repetição sonora os remete. O objetivo desta atividade é fazer com que eles percebam como a repetição, principalmente das consoantes, remete ao barulho, ao movimento do mar.
  • O tempo sugerido para esta atividade é de 15 minutos.

Materiais complementares:

Doce mar, de Arnaldo Antunes: http://www.arnaldoantunes.com.br/new/sec_discografia_sel.php?id=14 Acesso em: 22 set.2018.

O mar, de Arnaldo Antunes

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Explique aos alunos que agora será a vez deles construírem poemas.
  • Divida os alunos em trios e distribua uma folha em branco. Proponha aos alunos que criem um novo poema a partir das estrofes dos dois poemas de Arnaldo Antunes, aproximando-as por sonoridade, ou seja, escolhendo a sequência das estrofes a partir dos sons que se repetem, ou mesmo a partir das rimas. Para auxiliá-los, mostre o exemplo do slide. Eles podem, inclusive, dar um novo título ao poema. Não é necessário utilizar todas as estrofes dos poemas. Não há uma resposta correta para esta atividade. A ideia é que os alunos brinquem com os sons das palavras.
  • Traga algumas palavras soltas e distribua entre os grupos. Se julgar pertinente, leve uma lista de palavras para que eles possam se basear. Mostre que, caso eles desejem ou seja necessário, podem substituir algumas palavras do poema por aquela que está exposta no slide ou por outra que desejarem.
  • Circule entre os grupos e os auxilie a construir os poemas.
  • O tempo sugerido para esta atividade é de 20 minutos.

Materiais complementares: As sugestões de palavras para a atividade, para impressão, estão disponíveis aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Peça para que alguns grupos leiam seus poemas. Se julgar necessário, exponha alguns poemas dos alunos na sala. Uma outra atividade interessante que pode ser realizada é, a partir das produções dos alunos, criar um único poema da sala, juntando, coletivamente, algumas partes de cada um dos poemas elaborados pelos grupos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP54 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano