15881
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Introdução ao gênero contos de humor

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Ensino Fundamental sobre comparar diferentes gêneros de humor que circulam em diferentes suportes.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana do Nascimento Ramos

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Mariana do Nascimento Ramos
Mentor: Érica Silva
Especialista: Silvia Albert

Título da aula: Introdução ao gênero contos de humor

Finalidade da aula: Comparar diferentes gêneros de humor que circulam em diferentes suportes, inclusive o digital, com o conto de humor, considerando as estratégias linguísticas utilizadas e as  condições de produção, a fim de reconhecer os valores sociais, culturais e humanos e diferentes visões de mundo que os constituem.

Ano: 7º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Contos de humor

Objeto(s) do conhecimento: Reconstrução das condições de produção, circulação e recepção. Apreciação e réplica.Prática de linguagem: Leitura

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP44

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos de humor e no campo de atuação artístico literário.
A aula faz parte do módulo de Leitura (abertura).

 

Materiais necessários:  

  • Material em sala de aula: computador, projetor, fotocópias do texto literário A velhinha contrabandista, de Stanislaw Ponte Preta (recomendado um para cada aluno).

 

Informações sobre o gênero: O conto é uma narrativa breve escrita em prosa e que, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço, é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.

 

Dificuldades antecipadas: O professor deve considerar uma possível dificuldade por parte dos alunos em fazer inferências e alinhar referências intertextuais específicas que farão essa ponte entre seu contexto e o conto de humor estudado.

 

Referências sobre o assunto:

  • BERGSON, Henri. O riso. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1983.
  • COSTA, Flavio Moreira da. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Ediouro: Rio de Janeiro, 2001.
  • DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Textos Humorísticos. Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-humoristicos.htm>. Acesso em: 3 de agosto de 2018.

Código: LPO7_05SQA01

(EF69LP44) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas