Atividade para impressão_LP07_05SQA01
Plano de Aula
Plano de aula: Introdução ao gênero contos de humor
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de humor
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos de humor e no campo de atuação artístico literário.
A aula faz parte do módulo de Leitura (abertura).
Materiais necessários:
- Material em sala de aula: computador, projetor, fotocópias do texto literário A velhinha contrabandista, de Stanislaw Ponte Preta (recomendado um para cada aluno).
Informações sobre o gênero: O conto é uma narrativa breve escrita em prosa e que, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço, é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.
Dificuldades antecipadas: O professor deve considerar uma possível dificuldade por parte dos alunos em fazer inferências e alinhar referências intertextuais específicas que farão essa ponte entre seu contexto e o conto de humor estudado.
Referências sobre o assunto:
- BERGSON, Henri. O riso. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1983.
- COSTA, Flavio Moreira da. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Ediouro: Rio de Janeiro, 2001.
- DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Textos Humorísticos. Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-humoristicos.htm>. Acesso em: 3 de agosto de 2018.
Tema da Aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Para preparar esta aula, leia e analise previamente o conto de humor A velha contrabandista, de Stanislaw Ponte Preta.
- Comece a aula fazendo esta pergunta para os alunos (você pode projetá-la ou escrever no quadro) e estimule que os alunos respondam livremente. O objetivo é fazer com que os alunos comentem em que situações já ouviram essa pergunta, que servirá como base na introdução de um texto literário que trata de situações engraçadas.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
- Projete o meme e faça perguntas para induzir os alunos:
- Você achou este meme engraçado? Por quê?
- Você poderia citar referências específicas que dialogam com este meme? E no que isso o diferencia?
- Pelas expressões do apresentador, o que ele está sentindo/pensando? Em que isso contrasta com o que está escrito no texto?
- Que elementos tornam este meme cômico?
- Este meme surgiu de uma piada feita pelo apresentador do Jornal Hoje, o jornalista Evaristo Costa: <https://www.youtube.com/watch?v=xA8vOU5baoc>). Caso queira, você pode projetar o vídeo para os alunos. A ideia é contextualizar a turma indicando que as referências do humor precisam ser contextualizadas, e são datadas.
- Anote os elementos de comicidade no quadro, conforme os alunos forem elencando-os. O objetivo desta atividade é mostrar aos alunos, com exemplos concretos e relacionados ao universo deles, que o humor é datado e precisa de referências para além do que está aparente no texto. Fique atento se os alunos perceberam as referências ao Jornal Hoje, retratado no meme. Se houver dúvidas, explique brevemente quem ele é.
- A ideia deste momento é introduzir a ironia que será apresentada no conto A velha contrabandista, fazendo também uma crítica sutil ao humor do conto, que trata de uma velhinha de forma estereotipada. Os alunos, não desmerecendo a qualidade do texto literário, serão induzidos e pensar no humor contido no conto, que é datado, assim como esse meme.
- Dado o caráter imediatista dos memes, caso você julgue necessário, atualize o texto proposto e pesquise alguns memes que estejam circulando no meio digital no momento desta aula, para que possam ser considerados significativos e engraçados pela turma (considerar os aspectos cronológico, social e topográfico do aluno). Dê preferência a memes que poderiam dialogar com esses três aspectos que envolvem o gênero contos de humor (e a própria ideia do cômico, de maneira geral).
Desenvolvimento
Tempo total sugerido: 35 minutos.
Orientações:
- Organize os alunos em dupla ou trio (a depender da quantidade de alunos em sala de aula), para que todos possam participar e dialogar diretamente com os companheiros.
- Distribua as fotocópias do conto A velha contrabandista, de Stanislaw Ponte Preta. Se possível, projete o conto.
- Faça uma leitura em voz alta do conto com os alunos, todos devem participar lendo algum trecho.
- Tempo sugerido para esta atividade de leitura: 15 minutos
Desenvolvimento
Orientações:
- Organizados em duplas ou trios, proponha que os alunos copiem as perguntas do slide no caderno, respondendo-as em seguida. Caso prefira, distribua as perguntas diretamente em uma folha à parte (você encontra o arquivo nos materiais complementares).
- Proponha que os alunos debatam, entre os grupos, sobre os elementos de comicidade no conto, utilizando as questões. Peça que os alunos anotem as conclusões a que chegarem no caderno.
- Quando encerrarem as anotações, peça que compartilhem as explicações encontradas com todos da sala. Peça que cada trio destaque e comente um elemento do conto, intertextual ou intratextual, que provoque a comicidade no texto lido. Fique atento se os alunos destacaram itens lexicais, por exemplo "lambreta" e "velhinha", que remetem à ideia de que o conto não é tão atual. Além disso, os alunos devem perceber como este conto se constrói com base em uma ideia datada de humor - a brincadeira com a “velhinha”, por exemplo, talvez hoje fosse considerada de mau gosto. Você encontra possibilidades de resposta para nos materiais complementares.
- Tempo sugerido para esta atividade de discussão e debate: 20 minutos.
Material complementar: Você encontra a versão para impressão das questões aqui e a folha de respostas para o professor aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Mostre a imagem da velhinha para os alunos e faça essa pergunta: E aí, vocês riram de que no meme das princesas? E no conto da velhinha?
- Encerre a aula com essa imagem, que dialoga com o conto e com caracterização essencial do gênero conto de humor: o elemento surpresa ao final, a quebra de expectativa. O objetivo desta atividade é, depois de analisado o humor em um suporte digital, mostrar aos alunos que a mesma estrutura se dá também no conto, com estratégias linguísticas típicas do gênero conto de humor. Em um meme, por exemplo, a imagem dialoga com os mecanismos de comicidade. No conto, por sua vez, as personagens estereotipadas de acordo com o contexto, a escolha lexical, o tema do enredo, o final inusitado, tudo faz parte de uma estrutura que faz girar o cômico no texto.
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades de produção textual. Escolha o modo mais acessível aos estudantes e às famílias;
Padlet para professor e estudantes;
Mídias de comunicação e interação:
- Indicados como recursos síncronos necessários nesta adaptação: até 4 pessoas, WhatsApp; até 6 pessoas, Instagram; até 50 pessoas, Facebook Messenger ou Skype (versão gratuita). Veja opções disponíveis aqui ou utilize os canais indicados em recursos opcionais, se forem possíveis para todos.
Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Observações gerais:
O estudo do gênero contos de humor, em alguns momentos, solicita atenção aos aspectos da oralidade e da prosódia, que envolvem, por exemplo, entonação e pronúncia. É preciso ler em voz alta, sobretudo alguns textos, pois o humor se faz também pela pronúncia exagerada de alguns sons, pela entonação que se dá à frase ou ainda na imitação de sotaques e variações da língua. Além disso, para compreensão dos efeitos de humor pretendidos, é necessário, muitas vezes, uma discussão com os estudantes sobre os contextos sociocultural e histórico da época em que se deu a produção do texto, e sobre seus conhecimentos prévios, bases para a construção do humor em geral.
Sendo assim, indicamos, sobretudo, o uso de ferramentas que proporcionem encontros síncronos com a turma ou o uso de áudio e vídeo para as interações e envio de atividades entre professores e estudantes durante a sequência de planos dedicados a esse gênero.
Introdução: Contos de Humor – tá rindo de quê?
Nesta adaptação ao plano de aula original, que introduz o gênero contos de humor, sugerimos que você comece já com o slide da Introdução, apresentando o gênero e o meme. Sugerimos que apresente um meme mais recente e que tenha a mesma característica do que está no plano original: a dificuldade de perceber o humor, de entender a graça por causa da falta de conhecimentos prévios sobre a temática ou a situação que deu origem ao meme. Ou seja, é preciso estar a par do contexto para entender a que situação ou assunto o meme se refere e lhe atribuir sentidos, de forma a realizar a intenção de humor do meme.
Sugerimos que faça toda a discussão desta aula de maneira síncrona. Escolha o recurso que melhor se adequar à sua turma e siga as orientações ao professor, que estão na Introdução do plano original, fazendo a adaptações necessárias ao meme mais atualizado que você escolher.
Se preferir, antes desta aula, solicite por e-mail ou mensagem de áudio ou vídeo que os estudantes procurem um meme de um tema ou de uma situação pré-selecionada por você e lhe enviem por e-mail. Diga que você fará uma seleção e que na próxima aula (estabeleça a data) os memes escolhidos vão auxiliá-lo a introduzir o gênero contos de humor. Peça que venham preparados para falar sobre “rir de quê?”.
Na introdução da aula, compartilhe os memes que eles trouxeram, aqueles que achar pertinentes, que auxiliam na análise proposta no plano original. Peça que expliquem por que acharam engraçado o meme, ou seja, qual é a base para se realizar a intenção de humor nesse determinado meme. Essa é uma maneira de trabalhar com uma proposta de aula invertida e de desenvolver o protagonismo dos estudantes.
Desenvolvimento – A velha contrabandista: Stanislaw Ponte Preta
Esta etapa, no plano original, encontra-se em dois slides que envolvem a leitura do conto “A velha contrabandista”, de Stanislaw Ponte Preta.
Sugerimos que trabalhe coletivamente a leitura e discussão do conto, dada a situação do ER, para que esse primeiro contato e as discussões sobre as características do gênero não se alonguem demais. No plano seguinte a este, eles terão oportunidade de discutir e refletir sobre o gênero em duplas e trios.
Recomendamos que, antes da leitura, contextualize quem foi Stanislaw Ponte Preta. É importante ter informações sobre o autor de um texto e da época em que ele foi produzido. É uma forma de auxiliá-los a ampliar seus conhecimentos prévios, que podem ajudá-los na atribuição de sentidos antes mesmo da leitura do texto.
Em seguida, faça a leitura em voz alta do conto, dando ênfase à entonação e às falas dos personagens, diferenciando-as, conforme a orientação ao professor do slide 1 do desenvolvimento.
Após a leitura, compartilhe com os estudantes as perguntas que estão no material complementar, e vá incentivando a participação deles para levantar as características do gênero conto de humor a partir das respostas. Faça-os perceber que as reflexões e discussões que eles trazem são importantes para elaboração e desenvolvimento de novos conhecimentos.
Ao final desta etapa, solicite que coloquem na ferramenta Padlet previamente preparada por você as principais características do gênero e o que discutiram sobre os elementos necessários ao humor, a conseguir fazer graça por meio da linguagem. Estabeleça um prazo para que todos compartilhem suas respostas.
Fechamento: E aí? Você riu de quê?
Nesta adaptação, sugerimos que não siga de todo o que está proposto no plano original. Como os estudantes deixaram suas respostas no Padlet, seria recomendado, nesta etapa, reunir as respostas numa síntese (uma tabela, um texto organizado por itens) para responder às questões propostas na etapa do desenvolvimento. Faça essa síntese conjuntamente, gerando um material que possa compartilhar, orientando-os a arquivá-lo. Assim, os estudantes poderão consultar essa síntese durante toda a sequência de planos sobre o gênero conto de humor.
Convite às famílias
É importante que as famílias sejam informadas que os estudantes estão iniciando uma nova sequência de aulas sobre o gênero conto de humor. Convide os familiares a acompanharem a pesquisa de memes, se você solicitá-la aos estudantes. Além disso, informe-os que os estudantes vão precisar trabalhar colaborativamente em diferentes momentos desta aula. É preciso, então, que reservem o horário da aula para que os estudantes não se atrapalhem com a dinâmica da casa, possam fazer uso do celular, internet etc. Informe, ainda, se haverá sequência dessas atividades relativas ao gênero conto de humor. Nesse caso, adiante-se e faça um cronograma para que todos possam se organizar e auxiliar os estudantes.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Mariana do Nascimento Ramos
Mentor: Érica Silva
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Introdução ao gênero contos de humor
Finalidade da aula: Comparar diferentes gêneros de humor que circulam em diferentes suportes, inclusive o digital, com o conto de humor, considerando as estratégias linguísticas utilizadas e as condições de produção, a fim de reconhecer os valores sociais, culturais e humanos e diferentes visões de mundo que os constituem.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Contos de humor
Objeto(s) do conhecimento: Reconstrução das condições de produção, circulação e recepção. Apreciação e réplica.Prática de linguagem: Leitura
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP44
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos de humor e no campo de atuação artístico literário.
A aula faz parte do módulo de Leitura (abertura).
Materiais necessários:
- Material em sala de aula: computador, projetor, fotocópias do texto literário A velhinha contrabandista, de Stanislaw Ponte Preta (recomendado um para cada aluno).
Informações sobre o gênero: O conto é uma narrativa breve escrita em prosa e que, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço, é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.
Dificuldades antecipadas: O professor deve considerar uma possível dificuldade por parte dos alunos em fazer inferências e alinhar referências intertextuais específicas que farão essa ponte entre seu contexto e o conto de humor estudado.
Referências sobre o assunto:
- BERGSON, Henri. O riso. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1983.
- COSTA, Flavio Moreira da. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Ediouro: Rio de Janeiro, 2001.
- DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Textos Humorísticos. Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-humoristicos.htm>. Acesso em: 3 de agosto de 2018.