Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos de humor e no campo de atuação artístico literário.
A aula faz parte do módulo de Leitura (abertura).
Materiais necessários:
- Material em sala de aula: computador, projetor, fotocópias do texto literário A velhinha contrabandista, de Stanislaw Ponte Preta (recomendado um para cada aluno).
Informações sobre o gênero: O conto é uma narrativa breve escrita em prosa e que, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço, é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.
Dificuldades antecipadas: O professor deve considerar uma possível dificuldade por parte dos alunos em fazer inferências e alinhar referências intertextuais específicas que farão essa ponte entre seu contexto e o conto de humor estudado.
Referências sobre o assunto:
- BERGSON, Henri. O riso. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1983.
- COSTA, Flavio Moreira da. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Ediouro: Rio de Janeiro, 2001.
- DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Textos Humorísticos. Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-humoristicos.htm>. Acesso em: 3 de agosto de 2018.
Tema da Aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Para preparar esta aula, leia e analise previamente o conto de humor A velha contrabandista, de Stanislaw Ponte Preta.
- Comece a aula fazendo esta pergunta para os alunos (você pode projetá-la ou escrever no quadro) e estimule que os alunos respondam livremente. O objetivo é fazer com que os alunos comentem em que situações já ouviram essa pergunta, que servirá como base na introdução de um texto literário que trata de situações engraçadas.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
- Projete o meme e faça perguntas para induzir os alunos:
- Você achou este meme engraçado? Por quê?
- Você poderia citar referências específicas que dialogam com este meme? E no que isso o diferencia?
- Pelas expressões do apresentador, o que ele está sentindo/pensando? Em que isso contrasta com o que está escrito no texto?
- Que elementos tornam este meme cômico?
- Este meme surgiu de uma piada feita pelo apresentador do Jornal Hoje, o jornalista Evaristo Costa: <https://www.youtube.com/watch?v=xA8vOU5baoc>). Caso queira, você pode projetar o vídeo para os alunos. A ideia é contextualizar a turma indicando que as referências do humor precisam ser contextualizadas, e são datadas.
- Anote os elementos de comicidade no quadro, conforme os alunos forem elencando-os. O objetivo desta atividade é mostrar aos alunos, com exemplos concretos e relacionados ao universo deles, que o humor é datado e precisa de referências para além do que está aparente no texto. Fique atento se os alunos perceberam as referências ao Jornal Hoje, retratado no meme. Se houver dúvidas, explique brevemente quem ele é.
- A ideia deste momento é introduzir a ironia que será apresentada no conto A velha contrabandista, fazendo também uma crítica sutil ao humor do conto, que trata de uma velhinha de forma estereotipada. Os alunos, não desmerecendo a qualidade do texto literário, serão induzidos e pensar no humor contido no conto, que é datado, assim como esse meme.
- Dado o caráter imediatista dos memes, caso você julgue necessário, atualize o texto proposto e pesquise alguns memes que estejam circulando no meio digital no momento desta aula, para que possam ser considerados significativos e engraçados pela turma (considerar os aspectos cronológico, social e topográfico do aluno). Dê preferência a memes que poderiam dialogar com esses três aspectos que envolvem o gênero contos de humor (e a própria ideia do cômico, de maneira geral).
Desenvolvimento
Tempo total sugerido: 35 minutos.
Orientações:
- Organize os alunos em dupla ou trio (a depender da quantidade de alunos em sala de aula), para que todos possam participar e dialogar diretamente com os companheiros.
- Distribua as fotocópias do conto A velha contrabandista, de Stanislaw Ponte Preta. Se possível, projete o conto.
- Faça uma leitura em voz alta do conto com os alunos, todos devem participar lendo algum trecho.
- Tempo sugerido para esta atividade de leitura: 15 minutos
Desenvolvimento
Orientações:
- Organizados em duplas ou trios, proponha que os alunos copiem as perguntas do slide no caderno, respondendo-as em seguida. Caso prefira, distribua as perguntas diretamente em uma folha à parte (você encontra o arquivo nos materiais complementares).
- Proponha que os alunos debatam, entre os grupos, sobre os elementos de comicidade no conto, utilizando as questões. Peça que os alunos anotem as conclusões a que chegarem no caderno.
- Quando encerrarem as anotações, peça que compartilhem as explicações encontradas com todos da sala. Peça que cada trio destaque e comente um elemento do conto, intertextual ou intratextual, que provoque a comicidade no texto lido. Fique atento se os alunos destacaram itens lexicais, por exemplo "lambreta" e "velhinha", que remetem à ideia de que o conto não é tão atual. Além disso, os alunos devem perceber como este conto se constrói com base em uma ideia datada de humor - a brincadeira com a “velhinha”, por exemplo, talvez hoje fosse considerada de mau gosto. Você encontra possibilidades de resposta para nos materiais complementares.
- Tempo sugerido para esta atividade de discussão e debate: 20 minutos.
Material complementar: Você encontra a versão para impressão das questões aqui e a folha de respostas para o professor aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Mostre a imagem da velhinha para os alunos e faça essa pergunta: E aí, vocês riram de que no meme das princesas? E no conto da velhinha?
- Encerre a aula com essa imagem, que dialoga com o conto e com caracterização essencial do gênero conto de humor: o elemento surpresa ao final, a quebra de expectativa. O objetivo desta atividade é, depois de analisado o humor em um suporte digital, mostrar aos alunos que a mesma estrutura se dá também no conto, com estratégias linguísticas típicas do gênero conto de humor. Em um meme, por exemplo, a imagem dialoga com os mecanismos de comicidade. No conto, por sua vez, as personagens estereotipadas de acordo com o contexto, a escolha lexical, o tema do enredo, o final inusitado, tudo faz parte de uma estrutura que faz girar o cômico no texto.