10182
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Figuras planas na malha quadriculada

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Nomear as figuras planas (triângulo, quadrado e retângulo) e comparar números de vértices e lados utilizando malha quadriculada.

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cibele Cristina Escudero

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cibele Cristina Escudero.

Mentor: Cibele Diogo Kimura.

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira.

Habilidade da BNCC

(EF02MA15) Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.

Objetivos específicos

Nomear as figuras planas (triângulo, quadrado e retângulo) e comparar números de vértices e lados utilizando malha quadriculada.

Conceito-chave

Comparar as características das figuras planas como: quadrado, retângulo e triângulo.

Conhecimentos prévios

É importante que eles saibam reconhecer figuras planas e ter noção de vértices e lados.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca para o registro do desenho;
  • Atividades impressas em folhas;
  • Atividades impressas em folha para atividade principal, raio-X e atividades complementares.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Discuta com os alunos:

  • O que vocês acham que vamos aprender hoje?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos se eles conseguem dizer quais dessas imagens representam figuras planas. E que figuras planas são essas e se identificam onde são os vértices e lados das figuras. Verifique quais objetos eles conseguiram citar. Anote as respostas deles no quadro e discuta sobre as diferentes respostas.

Propósito: Fazer uma retomada, pela voz dos alunos, dentre as imagens dispostas, alguns exemplos de figuras planas.

Discuta com a turma:

  • Quais desses objetos representam figuras planas?
  • Que figuras planas estão sendo representadas?
  • Onde são os vértices e os lados das figuras?

Materiais complementares:

Resolução da retomada

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Contextualize com os alunos a atividade que irão realizar. Informe que será realizada em duplas. A dupla, você professor, deverá organizar de acordo com as dificuldades dos alunos. Importante que essas duplas sejam produtivas, ou seja, com diferentes níveis de aprendizagem. Disponibilize a folha de papel quadriculado para cada dupla.

Explique que eles irão desenhar algumas figuras de acordo com suas características e posteriormente pintar seguindo o critério do número de lados. Enquanto eles realizam a atividade, circule pela classe e verifique como eles estão desenhando. Observe como eles constroem o retângulo já que dois lados são com medidas menores. Verifique também os triângulos, pois deverão desenhar o triângulo com dois lados iguais (isósceles) e o de três lados diferentes (escaleno). Depois que tiverem desenhado as figuras, explique que eles deverão pintar de vermelho as figuras composta por quatro lados e de azul as de três lados.

Propósito: Fazer com que os alunos, por meio das características do número de lados e vértices, consigam desenhar as figuras planas solicitadas.

Discuta com a turma:

  • Qual diferença vocês perceberam entre a figura desenhada no item A e B ? Que figura formou nesses itens?
  • O triângulo só dá para desenhar dessa maneira?
  • Que figura formou no item C?

Materiais Complementares:

Guia de Intervenção

Atividade Principal

Resolução da atividade principal

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Essa discussão deverá ser realizada no coletivo. Neste momento, importante a professora não perder o objetivo da aula, ou seja, que após eles desenharem figuras planas como o triângulo e retângulo eles irão comparar as características relacionadas aos lados e vértices e pintar de acordo com o critério de número de lados.

Levar para o quadro, as diferentes construções, como por exemplo: e triângulo ser desenhado com medidas iguais. Neste momento, importante a professora discutir o porquê construíram uma figura no lugar da outra. Comparar, nessa discussão, o número de lados, o número de vértices e a medidas dos lados, a fim de que eles percebam as diferenças entre as figuras.

Propósito: Proporcionar aos alunos uma reflexão sobre as características do número de lados e de vértices das figuras planas como o retângulo e triângulo.

Discuta com a turma:

  • Vocês desenharam essa figura (triângulo) na letra A, quantos lados ela possui? Quantos vértices?
  • Qual é a diferença entre as figuras do item A e B? É o número de lados? É o número de vértices? O que pode ter acontecido que os desenhos estão diferentes?
  • Na letra C, vocês desenharam qual figura? Quantos lados e vértices ela possui? As medidas de seus lados são iguais? Qual a diferença dessa figura para o quadrado?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos a comparação entre as características de algumas figuras planas.

Propósito: Fazer com que os alunos utilizem as características como: medidas de lados e vértices das figuras planas para desenhá-las.

Discuta com os alunos:

  • O que vocês aprenderam da diferença com relação a medida dos lados entre o quadrado e o retângulo?
  • E o que temos para falar sobre as características do triângulo?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Contextualize a nova situação e peça aos alunos que desenhem na malha quadriculada as figuras solicitadas. Explique que a atividade será individual. Enquanto os alunos vão realizando os desenhos, circule pela classe para verificar como eles desenharam as figuras. Observe se eles não estão desenhando figuras de quatro lados e de três lados com medidas diferentes. O raio X é um momento para você poder avaliar se todos os alunos conseguiram avançar no conteúdo proposto. Separe um momento para comparar quais figuras alguns alunos desenharam.

Propósito: Verificar se através do números de lados eles conseguiram formar as figuras planas solicitadas.

Discuta com a turma:

  • Que figura plana vocês desenharam com 4 lados de mesma medida?
  • Que figura plana vocês desenharam com 3 lados de mesma medida?

Materiais complementares:

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complemmentar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Discuta com os alunos:

  • O que vocês acham que vamos aprender hoje?


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cibele Cristina Escudero.

Mentor: Cibele Diogo Kimura.

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira.

Habilidade da BNCC

(EF02MA15) Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.

Objetivos específicos

Nomear as figuras planas (triângulo, quadrado e retângulo) e comparar números de vértices e lados utilizando malha quadriculada.

Conceito-chave

Comparar as características das figuras planas como: quadrado, retângulo e triângulo.

Conhecimentos prévios

É importante que eles saibam reconhecer figuras planas e ter noção de vértices e lados.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca para o registro do desenho;
  • Atividades impressas em folhas;
  • Atividades impressas em folha para atividade principal, raio-X e atividades complementares.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos se eles conseguem dizer quais dessas imagens representam figuras planas. E que figuras planas são essas e se identificam onde são os vértices e lados das figuras. Verifique quais objetos eles conseguiram citar. Anote as respostas deles no quadro e discuta sobre as diferentes respostas.

Propósito: Fazer uma retomada, pela voz dos alunos, dentre as imagens dispostas, alguns exemplos de figuras planas.

Discuta com a turma:

  • Quais desses objetos representam figuras planas?
  • Que figuras planas estão sendo representadas?
  • Onde são os vértices e os lados das figuras?

Materiais complementares:

Resolução da retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Contextualize com os alunos a atividade que irão realizar. Informe que será realizada em duplas. A dupla, você professor, deverá organizar de acordo com as dificuldades dos alunos. Importante que essas duplas sejam produtivas, ou seja, com diferentes níveis de aprendizagem. Disponibilize a folha de papel quadriculado para cada dupla.

Explique que eles irão desenhar algumas figuras de acordo com suas características e posteriormente pintar seguindo o critério do número de lados. Enquanto eles realizam a atividade, circule pela classe e verifique como eles estão desenhando. Observe como eles constroem o retângulo já que dois lados são com medidas menores. Verifique também os triângulos, pois deverão desenhar o triângulo com dois lados iguais (isósceles) e o de três lados diferentes (escaleno). Depois que tiverem desenhado as figuras, explique que eles deverão pintar de vermelho as figuras composta por quatro lados e de azul as de três lados.

Propósito: Fazer com que os alunos, por meio das características do número de lados e vértices, consigam desenhar as figuras planas solicitadas.

Discuta com a turma:

  • Qual diferença vocês perceberam entre a figura desenhada no item A e B ? Que figura formou nesses itens?
  • O triângulo só dá para desenhar dessa maneira?
  • Que figura formou no item C?

Materiais Complementares:

Guia de Intervenção

Atividade Principal

Resolução da atividade principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Essa discussão deverá ser realizada no coletivo. Neste momento, importante a professora não perder o objetivo da aula, ou seja, que após eles desenharem figuras planas como o triângulo e retângulo eles irão comparar as características relacionadas aos lados e vértices e pintar de acordo com o critério de número de lados.

Levar para o quadro, as diferentes construções, como por exemplo: e triângulo ser desenhado com medidas iguais. Neste momento, importante a professora discutir o porquê construíram uma figura no lugar da outra. Comparar, nessa discussão, o número de lados, o número de vértices e a medidas dos lados, a fim de que eles percebam as diferenças entre as figuras.

Propósito: Proporcionar aos alunos uma reflexão sobre as características do número de lados e de vértices das figuras planas como o retângulo e triângulo.

Discuta com a turma:

  • Vocês desenharam essa figura (triângulo) na letra A, quantos lados ela possui? Quantos vértices?
  • Qual é a diferença entre as figuras do item A e B? É o número de lados? É o número de vértices? O que pode ter acontecido que os desenhos estão diferentes?
  • Na letra C, vocês desenharam qual figura? Quantos lados e vértices ela possui? As medidas de seus lados são iguais? Qual a diferença dessa figura para o quadrado?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos a comparação entre as características de algumas figuras planas.

Propósito: Fazer com que os alunos utilizem as características como: medidas de lados e vértices das figuras planas para desenhá-las.

Discuta com os alunos:

  • O que vocês aprenderam da diferença com relação a medida dos lados entre o quadrado e o retângulo?
  • E o que temos para falar sobre as características do triângulo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Contextualize a nova situação e peça aos alunos que desenhem na malha quadriculada as figuras solicitadas. Explique que a atividade será individual. Enquanto os alunos vão realizando os desenhos, circule pela classe para verificar como eles desenharam as figuras. Observe se eles não estão desenhando figuras de quatro lados e de três lados com medidas diferentes. O raio X é um momento para você poder avaliar se todos os alunos conseguiram avançar no conteúdo proposto. Separe um momento para comparar quais figuras alguns alunos desenharam.

Propósito: Verificar se através do números de lados eles conseguiram formar as figuras planas solicitadas.

Discuta com a turma:

  • Que figura plana vocês desenharam com 4 lados de mesma medida?
  • Que figura plana vocês desenharam com 3 lados de mesma medida?

Materiais complementares:

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complemmentar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 2º ano :

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem localização espacial, leitura e elaboração de plantas baixas, reconhecimento de figuras planas, sólidos geométricos e suas propriedades, problemas envolvendo formas geométricas e suas características.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA15 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano