10182
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Figuras planas na malha quadriculada

POR: Cibele Cristina Escudero 17/07/2018
Código: MAT2_15GEO05

2º ano / Matemática / Geometria

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF02MA15) Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Nomear as figuras planas (triângulo, quadrado e retângulo) e comparar números de vértices e lados utilizando malha quadriculada.

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Discuta com os alunos:

  • O que vocês acham que vamos aprender hoje?


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cibele Cristina Escudero.

Mentor: Cibele Diogo Kimura.

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira.

Habilidade da BNCC

(EF02MA15) Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.

Objetivos específicos

Nomear as figuras planas (triângulo, quadrado e retângulo) e comparar números de vértices e lados utilizando malha quadriculada.

Conceito-chave

Comparar as características das figuras planas como: quadrado, retângulo e triângulo.

Conhecimentos prévios

É importante que eles saibam reconhecer figuras planas e ter noção de vértices e lados.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca para o registro do desenho;
  • Atividades impressas em folhas;
  • Atividades impressas em folha para atividade principal, raio-X e atividades complementares.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos se eles conseguem dizer quais dessas imagens representam figuras planas. E que figuras planas são essas e se identificam onde são os vértices e lados das figuras. Verifique quais objetos eles conseguiram citar. Anote as respostas deles no quadro e discuta sobre as diferentes respostas.

Propósito: Fazer uma retomada, pela voz dos alunos, dentre as imagens dispostas, alguns exemplos de figuras planas.

Discuta com a turma:

  • Quais desses objetos representam figuras planas?
  • Que figuras planas estão sendo representadas?
  • Onde são os vértices e os lados das figuras?

Materiais complementares:

Resolução da retomada

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Contextualize com os alunos a atividade que irão realizar. Informe que será realizada em duplas. A dupla, você professor, deverá organizar de acordo com as dificuldades dos alunos. Importante que essas duplas sejam produtivas, ou seja, com diferentes níveis de aprendizagem. Disponibilize a folha de papel quadriculado para cada dupla.

Explique que eles irão desenhar algumas figuras de acordo com suas características e posteriormente pintar seguindo o critério do número de lados. Enquanto eles realizam a atividade, circule pela classe e verifique como eles estão desenhando. Observe como eles constroem o retângulo já que dois lados são com medidas menores. Verifique também os triângulos, pois deverão desenhar o triângulo com dois lados iguais (isósceles) e o de três lados diferentes (escaleno). Depois que tiverem desenhado as figuras, explique que eles deverão pintar de vermelho as figuras composta por quatro lados e de azul as de três lados.

Propósito: Fazer com que os alunos, por meio das características do número de lados e vértices, consigam desenhar as figuras planas solicitadas.

Discuta com a turma:

  • Qual diferença vocês perceberam entre a figura desenhada no item A e B ? Que figura formou nesses itens?
  • O triângulo só dá para desenhar dessa maneira?
  • Que figura formou no item C?

Materiais Complementares:

Guia de Intervenção

Atividade Principal

Resolução da atividade principal

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Essa discussão deverá ser realizada no coletivo. Neste momento, importante a professora não perder o objetivo da aula, ou seja, que após eles desenharem figuras planas como o triângulo e retângulo eles irão comparar as características relacionadas aos lados e vértices e pintar de acordo com o critério de número de lados.

Levar para o quadro, as diferentes construções, como por exemplo: e triângulo ser desenhado com medidas iguais. Neste momento, importante a professora discutir o porquê construíram uma figura no lugar da outra. Comparar, nessa discussão, o número de lados, o número de vértices e a medidas dos lados, a fim de que eles percebam as diferenças entre as figuras.

Propósito: Proporcionar aos alunos uma reflexão sobre as características do número de lados e de vértices das figuras planas como o retângulo e triângulo.

Discuta com a turma:

  • Vocês desenharam essa figura (triângulo) na letra A, quantos lados ela possui? Quantos vértices?
  • Qual é a diferença entre as figuras do item A e B? É o número de lados? É o número de vértices? O que pode ter acontecido que os desenhos estão diferentes?
  • Na letra C, vocês desenharam qual figura? Quantos lados e vértices ela possui? As medidas de seus lados são iguais? Qual a diferença dessa figura para o quadrado?

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos a comparação entre as características de algumas figuras planas.

Propósito: Fazer com que os alunos utilizem as características como: medidas de lados e vértices das figuras planas para desenhá-las.

Discuta com os alunos:

  • O que vocês aprenderam da diferença com relação a medida dos lados entre o quadrado e o retângulo?
  • E o que temos para falar sobre as características do triângulo?

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Contextualize a nova situação e peça aos alunos que desenhem na malha quadriculada as figuras solicitadas. Explique que a atividade será individual. Enquanto os alunos vão realizando os desenhos, circule pela classe para verificar como eles desenharam as figuras. Observe se eles não estão desenhando figuras de quatro lados e de três lados com medidas diferentes. O raio X é um momento para você poder avaliar se todos os alunos conseguiram avançar no conteúdo proposto. Separe um momento para comparar quais figuras alguns alunos desenharam.

Propósito: Verificar se através do números de lados eles conseguiram formar as figuras planas solicitadas.

Discuta com a turma:

  • Que figura plana vocês desenharam com 4 lados de mesma medida?
  • Que figura plana vocês desenharam com 3 lados de mesma medida?

Materiais complementares:

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complemmentar

Resolução da Atividade Complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cibele Cristina Escudero.

Mentor: Cibele Diogo Kimura.

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira.

Habilidade da BNCC

(EF02MA15) Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.

Objetivos específicos

Nomear as figuras planas (triângulo, quadrado e retângulo) e comparar números de vértices e lados utilizando malha quadriculada.

Conceito-chave

Comparar as características das figuras planas como: quadrado, retângulo e triângulo.

Conhecimentos prévios

É importante que eles saibam reconhecer figuras planas e ter noção de vértices e lados.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca para o registro do desenho;
  • Atividades impressas em folhas;
  • Atividades impressas em folha para atividade principal, raio-X e atividades complementares.

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes