15780
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Produção de textos

Plano de aula - Produzindo crônicas - Planejamento

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Ensino Fundamental sobre planejar a escrita de Crônica a partir de uma notícia.

Plano 13 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Janira Alencar Vieira De Sousa

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Produção de texto.

Materiais necessários: - Projetor

- Cópias dos textos para todas as duplas

- Caixa para armazenar as perguntas do sorteio

- Perguntas

- Folha de planejamento

Informações sobre o gênero: A palavra Crônica vem do grego Chronos, e o gênero, de fato, possui uma ligação direta com o tempo, pois tem por base fatos simples, do cotidiano, expostos em linguagem literária. Os textos se caracterizam por serem narrativas curtas, com tempo, espaço e personagens reduzidos e predominância de linguagem coloquial.

Dificuldades antecipadas: O planejamento do texto é uma etapa de suma importância para o processo de escrita. Nele, os alunos projetarão os aspectos relevantes para a sua escrita, como enredo, personagens, ambiente etc. É importante acompanhar esse trabalho, mediando-o e sugerindo correções/alterações. (Por exemplo, no gênero em questão, Crônica, é importante que a história tenha poucas personagens, que a linguagem seja simples e acessível, que a narrativa não seja muito extensa, que o texto provoque uma reflexão no leitor, ainda que por meio do humor).

Nos módulos anteriores, foram desenvolvidos trabalhos e atividades que garantem a aquisição necessária para a produção do gênero Crônica: Leitura, interpretação e análise de diversos modelos do gênero; apresentação de diversos cronistas, para que os alunos tenham contato com estilos, linguagens e temáticas diferentes; análise dos recursos linguísticos comuns ao gênero, com destaque para os discursos direto e indireto e o emprego dos verbos de elocução; planejamento e produção de texto oral.

Referências sobre o assunto:

LEAL, Telma Ferraz; BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi. Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. Pernambuco: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO: [s. n.], 2006. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf. Acesso em 16/12/2018.

Produção de texto: como ensinar os alunos a escrever de verdade, Thaís Gurgel, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/231/producao-de-texto-como-ensinar-os-alunos-a-escrever-de-verdade. Acesso em 03/12/2018.

VIEIRA, Martha Lourenço; VAL, Maria da Graça Costa. Produção de Textos Escritos: construção de espaços de interlocução. Minas Gerais: Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale). Faculdade de Educação da UFMG, 2005. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2005%20Producao_textos_escritos.pdf. Acesso em: 03/12/2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia para os alunos o tema da aula e permita que eles imaginem do que ela irá tratar.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos

Orientações: (Válida para os slides 3 e 4)

  • Distribua o tempo da seguinte maneira: 4 minutos para a leitura e explicação das regras do jogo + 7 minutos para o jogo.
  • Leia a instrução contida na lâmina 3. Faça-o com entusiasmo, procurando despertar nos alunos o interesse pelo jogo. O objetivo desse momento é quebrar o gelo e envolver os alunos na escrita, além de, principalmente, revisitar as características do gênero necessárias à produção. Atenção: As habilidades elencadas no slide referem-se às aulas anteriores da sequência, durante as quais foram trabalhadas as etapas necessárias à produção do gênero (apresentação e análise de diversos modelos e autores, análise dos recursos linguísticos dos textos, produção de crônica oral).
  • Convoque um aluno para ler a primeira regra, exposta na lâmina 4. Em seguida, solicite a outro aluno que leia a segunda regra e dê continuidade, até que as seis regras sejam contempladas.
  • Caso haja necessidade, explique a orientação após a leitura. As regras 4 e 5 são as que trazem mais possibilidade de dúvidas. Em relação à quarta, é importante estabelecer um movimento que valha para todos, cujo descumprimento invalida a prioridade em responder à pergunta. Já a quinta refere-se à contagem de ponto: cada resposta completa vale 2 pontos e parcialmente correta vale 1. Caso a dupla responda de forma incorreta, ela não ganha pontos, mas também não os perde.
  • Reúna os alunos em duplas, as quais, preferencialmente, serão pensadas previamente. É importante, nesse agrupamento, reunir alunos cujas habilidades de escrita se somarão. Isso garantirá a troca de conhecimentos e a contribuição de ambos no processo de escrita, de modo que a participação de um não abafe a do outro ou, ainda, que nenhum dos dois se omita, deixando para o colega a responsabilidade da produção.
  • Dê início ao jogo: sorteie a pergunta, leia-a para o grupo, dê o comando para que levantem as mãos. As respostas devem ser analisadas coletivamente e a soma dos pontos, registradas no quadro.

Materiais complementares:

  • Para imprimir as perguntas do jogo, clique aqui.
  • Caso deseje acessar a resolução das perguntas do jogo, clique aqui.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações: (Válida para os slides 3 e 4)

  • Distribua o tempo da seguinte maneira: 4 minutos para a leitura e explicação das regras do jogo + 7 minutos para o jogo.
  • Leia a instrução contida na lâmina 3. Faça-o com entusiasmo, procurando despertar nos alunos o interesse pelo jogo. O objetivo desse momento é quebrar o gelo e envolver os alunos na escrita, além de, principalmente, revisitar as características do gênero necessárias à produção. Atenção: As habilidades elencadas no slide referem-se às aulas anteriores da sequência, durante as quais foram trabalhadas as etapas necessárias à produção do gênero (apresentação e análise de diversos modelos e autores, análise dos recursos linguísticos dos textos, produção de crônica oral).
  • Convoque um aluno para ler a primeira regra, exposta na lâmina 4. Em seguida, solicite a outro aluno que leia a segunda regra e dê continuidade, até que as seis regras sejam contempladas.
  • Caso haja necessidade, explique a orientação após a leitura. As regras 4 e 5 são as que trazem mais possibilidade de dúvidas. Em relação à quarta, é importante estabelecer um movimento que valha para todos, cujo descumprimento invalida a prioridade em responder à pergunta. Já a quinta refere-se à contagem de ponto: cada resposta completa vale 2 pontos e parcialmente correta vale 1. Caso a dupla responda de forma incorreta, ela não ganha pontos, mas também não os perde.
  • Reúna os alunos em duplas, as quais, preferencialmente, serão pensadas previamente. É importante, nesse agrupamento, reunir alunos cujas habilidades de escrita se somarão. Isso garantirá a troca de conhecimentos e a contribuição de ambos no processo de escrita, de modo que a participação de um não abafe a do outro ou, ainda, que nenhum dos dois se omita, deixando para o colega a responsabilidade da produção.
  • Dê início ao jogo: sorteie a pergunta, leia-a para o grupo, dê o comando para que levantem as mãos. As respostas devem ser analisadas coletivamente e a soma dos pontos, registradas no quadro.

Materiais complementares:

  • Para imprimir as perguntas do jogo, clique aqui.
  • Caso deseje acessar a resolução das perguntas do jogo, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 34 minutos

Orientações:

  • Distribua o tempo da seguinte maneira: 14 minutos para a leitura e discussão das notícias + 20 minutos para o planejamento.
  • Explique aos alunos que, relembradas as características referentes ao gênero Crônica, eles agora terão a missão de produzir seus próprios textos, os quais comporão um livro de crônicas da turma. O livro poderá ser divulgado de duas maneiras: 1) Imprimir uma cópia para cada aluno, para que ele possa apreciá-lo com seus familiares e guardá-lo de recordação. 2) Caso a escola não tenha recursos para fazer cópias para todos, imprimir uma cópia para a sala, a qual ficará uma semana com cada aluno, para que todos possam apreciar e conhecer todos os textos, em sistema de rodízio. Após isso, o livro fará parte do acervo da Biblioteca da escola.
  • As crônicas, como é comum ao gênero, serão criadas a partir de uma notícia de jornal. É importante explicar aos alunos que eles não terão que reproduzir a notícia em forma de crônica, mas criar um texto a partir dela. Por exemplo, uma crônica que fale sobre o mesmo assunto, ou a partir da reflexão que a notícia provocar neles.
  • Entregue a cada dupla uma cópia da notícia 1, Hipopótamo foge do zoológico, mas volta apenas dois minutos depois. Proponha uma leitura coletiva e, após ela, lance alguns questionamentos ao grupo, a fim de promover a compreensão textual. As perguntas são:
  • Sobre o que fala o texto que acabamos de ler?
  • Onde ele foi publicado?
  • Quem é o público-alvo desse texto; ou seja, para quem provavelmente ele foi escrito?
  • Onde aconteceu o fato noticiado?
  • Como a equipe do zoológico ficou sabendo da fuga do animal?
  • Como o hipopótamo conseguiu escapar do zoológico? E como ele foi recuperado?
  • Levante hipóteses: O que pode ter levado o hipopótamo a voltar para o zoológico, logo após a sua saída?
  • Na sua opinião, por que esse acontecimento virou uma notícia?
  • A partir dessa notícia, que assuntos poderiam ser o tema das crônicas que iremos escrever?
  • Em seguida, entregue a cada dupla uma cópia da notícia 2, Jovens voluntários visitam idosos e realizam boas ações, em Manaus. Novamente proponha uma leitura coletiva e, após ela, lance as seguintes perguntas:
  • Sobre o que fala a notícia?
  • Quem é o público-alvo desse texto; ou seja, para quem provavelmente ele foi produzido?
  • Qual a intenção do autor desse texto ao produzi-lo?
  • A notícia divulga uma ação desenvolvida por alguns jovens. Que ação é essa?
  • O que os jovens fazem, durante as visitas, junto aos idosos?
  • O projeto Tchibum é formado por um grupo de amigos que teve a ideia de visitar idosos em abrigo. Eles passaram a convidar outros amigos e, assim, o projeto foi crescendo. Você conhece alguma história parecida, ou seja, de uma ideia simples que tenha por objetivo ajudar as pessoas?
  • A partir dessa notícia, que assuntos poderiam ser o tema das crônicas que iremos escrever?
  • Explique aos alunos que eles deverão escolher um dos dois textos lidos para servir de inspiração para a crônica que irão produzir. Por ora, eles irão dedicar-se somente ao planejamento, enfocando aspectos como: personagens, ambiente, estilo da crônica (se será jornalística, reflexiva ou de humor), enredo. Todas essas questões devem ser registradas na folha de planejamento e serão retomadas, na próxima aula, para a elaboração do texto propriamente dito.
  • Acompanhe a elaboração do planejamento, observando e orientando-os em relação às características do gênero (retomadas no início da aula); à presença de marcas de humor (no caso de optarem produzir uma crônica humorística) ou de reflexão (caso optem por essa abordagem); à adequação da relação entre o texto original (notícia) e o que irão produzir; ao uso de linguagem adequada ao gênero, dentre outras.

Materiais complementares:

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Lance os questionamentos do slide 6 para o grupo e abra espaço para que comentem. Espera-se que eles percebam que hoje foi desenvolvido um planejamento/roteiro de uma crônica e que esse trabalho é importante, pois garantirá a produção da crônica propriamente dita, que será realizada na próxima aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Produção de texto.

Materiais necessários: - Projetor

- Cópias dos textos para todas as duplas

- Caixa para armazenar as perguntas do sorteio

- Perguntas

- Folha de planejamento

Informações sobre o gênero: A palavra Crônica vem do grego Chronos, e o gênero, de fato, possui uma ligação direta com o tempo, pois tem por base fatos simples, do cotidiano, expostos em linguagem literária. Os textos se caracterizam por serem narrativas curtas, com tempo, espaço e personagens reduzidos e predominância de linguagem coloquial.

Dificuldades antecipadas: O planejamento do texto é uma etapa de suma importância para o processo de escrita. Nele, os alunos projetarão os aspectos relevantes para a sua escrita, como enredo, personagens, ambiente etc. É importante acompanhar esse trabalho, mediando-o e sugerindo correções/alterações. (Por exemplo, no gênero em questão, Crônica, é importante que a história tenha poucas personagens, que a linguagem seja simples e acessível, que a narrativa não seja muito extensa, que o texto provoque uma reflexão no leitor, ainda que por meio do humor).

Nos módulos anteriores, foram desenvolvidos trabalhos e atividades que garantem a aquisição necessária para a produção do gênero Crônica: Leitura, interpretação e análise de diversos modelos do gênero; apresentação de diversos cronistas, para que os alunos tenham contato com estilos, linguagens e temáticas diferentes; análise dos recursos linguísticos comuns ao gênero, com destaque para os discursos direto e indireto e o emprego dos verbos de elocução; planejamento e produção de texto oral.

Referências sobre o assunto:

LEAL, Telma Ferraz; BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi. Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. Pernambuco: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO: [s. n.], 2006. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf. Acesso em 16/12/2018.

Produção de texto: como ensinar os alunos a escrever de verdade, Thaís Gurgel, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/231/producao-de-texto-como-ensinar-os-alunos-a-escrever-de-verdade. Acesso em 03/12/2018.

VIEIRA, Martha Lourenço; VAL, Maria da Graça Costa. Produção de Textos Escritos: construção de espaços de interlocução. Minas Gerais: Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale). Faculdade de Educação da UFMG, 2005. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2005%20Producao_textos_escritos.pdf. Acesso em: 03/12/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia para os alunos o tema da aula e permita que eles imaginem do que ela irá tratar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos

Orientações: (Válida para os slides 3 e 4)

  • Distribua o tempo da seguinte maneira: 4 minutos para a leitura e explicação das regras do jogo + 7 minutos para o jogo.
  • Leia a instrução contida na lâmina 3. Faça-o com entusiasmo, procurando despertar nos alunos o interesse pelo jogo. O objetivo desse momento é quebrar o gelo e envolver os alunos na escrita, além de, principalmente, revisitar as características do gênero necessárias à produção. Atenção: As habilidades elencadas no slide referem-se às aulas anteriores da sequência, durante as quais foram trabalhadas as etapas necessárias à produção do gênero (apresentação e análise de diversos modelos e autores, análise dos recursos linguísticos dos textos, produção de crônica oral).
  • Convoque um aluno para ler a primeira regra, exposta na lâmina 4. Em seguida, solicite a outro aluno que leia a segunda regra e dê continuidade, até que as seis regras sejam contempladas.
  • Caso haja necessidade, explique a orientação após a leitura. As regras 4 e 5 são as que trazem mais possibilidade de dúvidas. Em relação à quarta, é importante estabelecer um movimento que valha para todos, cujo descumprimento invalida a prioridade em responder à pergunta. Já a quinta refere-se à contagem de ponto: cada resposta completa vale 2 pontos e parcialmente correta vale 1. Caso a dupla responda de forma incorreta, ela não ganha pontos, mas também não os perde.
  • Reúna os alunos em duplas, as quais, preferencialmente, serão pensadas previamente. É importante, nesse agrupamento, reunir alunos cujas habilidades de escrita se somarão. Isso garantirá a troca de conhecimentos e a contribuição de ambos no processo de escrita, de modo que a participação de um não abafe a do outro ou, ainda, que nenhum dos dois se omita, deixando para o colega a responsabilidade da produção.
  • Dê início ao jogo: sorteie a pergunta, leia-a para o grupo, dê o comando para que levantem as mãos. As respostas devem ser analisadas coletivamente e a soma dos pontos, registradas no quadro.

Materiais complementares:

  • Para imprimir as perguntas do jogo, clique aqui.
  • Caso deseje acessar a resolução das perguntas do jogo, clique aqui.
Slide Plano Aula

Orientações: (Válida para os slides 3 e 4)

  • Distribua o tempo da seguinte maneira: 4 minutos para a leitura e explicação das regras do jogo + 7 minutos para o jogo.
  • Leia a instrução contida na lâmina 3. Faça-o com entusiasmo, procurando despertar nos alunos o interesse pelo jogo. O objetivo desse momento é quebrar o gelo e envolver os alunos na escrita, além de, principalmente, revisitar as características do gênero necessárias à produção. Atenção: As habilidades elencadas no slide referem-se às aulas anteriores da sequência, durante as quais foram trabalhadas as etapas necessárias à produção do gênero (apresentação e análise de diversos modelos e autores, análise dos recursos linguísticos dos textos, produção de crônica oral).
  • Convoque um aluno para ler a primeira regra, exposta na lâmina 4. Em seguida, solicite a outro aluno que leia a segunda regra e dê continuidade, até que as seis regras sejam contempladas.
  • Caso haja necessidade, explique a orientação após a leitura. As regras 4 e 5 são as que trazem mais possibilidade de dúvidas. Em relação à quarta, é importante estabelecer um movimento que valha para todos, cujo descumprimento invalida a prioridade em responder à pergunta. Já a quinta refere-se à contagem de ponto: cada resposta completa vale 2 pontos e parcialmente correta vale 1. Caso a dupla responda de forma incorreta, ela não ganha pontos, mas também não os perde.
  • Reúna os alunos em duplas, as quais, preferencialmente, serão pensadas previamente. É importante, nesse agrupamento, reunir alunos cujas habilidades de escrita se somarão. Isso garantirá a troca de conhecimentos e a contribuição de ambos no processo de escrita, de modo que a participação de um não abafe a do outro ou, ainda, que nenhum dos dois se omita, deixando para o colega a responsabilidade da produção.
  • Dê início ao jogo: sorteie a pergunta, leia-a para o grupo, dê o comando para que levantem as mãos. As respostas devem ser analisadas coletivamente e a soma dos pontos, registradas no quadro.

Materiais complementares:

  • Para imprimir as perguntas do jogo, clique aqui.
  • Caso deseje acessar a resolução das perguntas do jogo, clique aqui.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 34 minutos

Orientações:

  • Distribua o tempo da seguinte maneira: 14 minutos para a leitura e discussão das notícias + 20 minutos para o planejamento.
  • Explique aos alunos que, relembradas as características referentes ao gênero Crônica, eles agora terão a missão de produzir seus próprios textos, os quais comporão um livro de crônicas da turma. O livro poderá ser divulgado de duas maneiras: 1) Imprimir uma cópia para cada aluno, para que ele possa apreciá-lo com seus familiares e guardá-lo de recordação. 2) Caso a escola não tenha recursos para fazer cópias para todos, imprimir uma cópia para a sala, a qual ficará uma semana com cada aluno, para que todos possam apreciar e conhecer todos os textos, em sistema de rodízio. Após isso, o livro fará parte do acervo da Biblioteca da escola.
  • As crônicas, como é comum ao gênero, serão criadas a partir de uma notícia de jornal. É importante explicar aos alunos que eles não terão que reproduzir a notícia em forma de crônica, mas criar um texto a partir dela. Por exemplo, uma crônica que fale sobre o mesmo assunto, ou a partir da reflexão que a notícia provocar neles.
  • Entregue a cada dupla uma cópia da notícia 1, Hipopótamo foge do zoológico, mas volta apenas dois minutos depois. Proponha uma leitura coletiva e, após ela, lance alguns questionamentos ao grupo, a fim de promover a compreensão textual. As perguntas são:
  • Sobre o que fala o texto que acabamos de ler?
  • Onde ele foi publicado?
  • Quem é o público-alvo desse texto; ou seja, para quem provavelmente ele foi escrito?
  • Onde aconteceu o fato noticiado?
  • Como a equipe do zoológico ficou sabendo da fuga do animal?
  • Como o hipopótamo conseguiu escapar do zoológico? E como ele foi recuperado?
  • Levante hipóteses: O que pode ter levado o hipopótamo a voltar para o zoológico, logo após a sua saída?
  • Na sua opinião, por que esse acontecimento virou uma notícia?
  • A partir dessa notícia, que assuntos poderiam ser o tema das crônicas que iremos escrever?
  • Em seguida, entregue a cada dupla uma cópia da notícia 2, Jovens voluntários visitam idosos e realizam boas ações, em Manaus. Novamente proponha uma leitura coletiva e, após ela, lance as seguintes perguntas:
  • Sobre o que fala a notícia?
  • Quem é o público-alvo desse texto; ou seja, para quem provavelmente ele foi produzido?
  • Qual a intenção do autor desse texto ao produzi-lo?
  • A notícia divulga uma ação desenvolvida por alguns jovens. Que ação é essa?
  • O que os jovens fazem, durante as visitas, junto aos idosos?
  • O projeto Tchibum é formado por um grupo de amigos que teve a ideia de visitar idosos em abrigo. Eles passaram a convidar outros amigos e, assim, o projeto foi crescendo. Você conhece alguma história parecida, ou seja, de uma ideia simples que tenha por objetivo ajudar as pessoas?
  • A partir dessa notícia, que assuntos poderiam ser o tema das crônicas que iremos escrever?
  • Explique aos alunos que eles deverão escolher um dos dois textos lidos para servir de inspiração para a crônica que irão produzir. Por ora, eles irão dedicar-se somente ao planejamento, enfocando aspectos como: personagens, ambiente, estilo da crônica (se será jornalística, reflexiva ou de humor), enredo. Todas essas questões devem ser registradas na folha de planejamento e serão retomadas, na próxima aula, para a elaboração do texto propriamente dito.
  • Acompanhe a elaboração do planejamento, observando e orientando-os em relação às características do gênero (retomadas no início da aula); à presença de marcas de humor (no caso de optarem produzir uma crônica humorística) ou de reflexão (caso optem por essa abordagem); à adequação da relação entre o texto original (notícia) e o que irão produzir; ao uso de linguagem adequada ao gênero, dentre outras.

Materiais complementares:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Lance os questionamentos do slide 6 para o grupo e abra espaço para que comentem. Espera-se que eles percebam que hoje foi desenvolvido um planejamento/roteiro de uma crônica e que esse trabalho é importante, pois garantirá a produção da crônica propriamente dita, que será realizada na próxima aula.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 5º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano