15774
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Hipertextos e hiperlinks em verbetes enciclopédicos digitais: conectando informações

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Hipertextos e hiperlinks em verbetes enciclopédicos digitais: conectando informações

Plano 08 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gleiciane Rosa Vinote Rocha

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Verbete de enciclopédia e videominuto e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários:

- Três verbetes enciclopédicos digitais de estilos diferentes, de acordo com o público e o contexto de circulação:
1- Wikipédia. Selfie. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Selfie. Acesso em: 30 de setembro de 2018.
2 - Escola Britannica. Fotografia. Disponível: https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/fotografia/482208. Acesso em: 7 de outubro de 2018. (Apesar de o nome do site ser dicionário, trata-se de um verbete enciclopédico, pois vai além da conceituação.)

3 - Wikipédia. Fotografia.Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fotografia. Acesso em: 7 de outubro de 2018.

- Videominuto: Lauro.Socorro! Que que é hipertexto?. Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=YhB4D41MLC8. Acesso em: 7 de outubro de 2018.
- Internet, datashow/computador ou celulular, ou laboratório de informática, ou, em último caso, textos impressos com os hiperlinks marcados.

Informações sobre o gênero:

Verbete enciclopédico é um gênero textual de natureza expositiva, encontrado, como o nome já diz, em enciclopédias. Elas são organizadas em verbetes. Eles têm como objetivo apresentar definições e informações sobre determinado assunto, utilizando linguagem objetiva e impessoal. Podem conter gráficos, ilustrações e subdivisões para complementar as informações. Atualmente, há mais uso das enciclopédias virtuais, sendo a WIKIPÉDIA a mais conhecida. Ela é colaborativa, ou seja, todos podem editar e fornecer conteúdo, criando ou modificando um verbete, tornando, assim, o texto dinâmico. A leitura em um verbete enciclopédico impresso e virtual também muda, uma vez que virtualmente ela não é linear e os hipertextos permitem que o leitor opte por diferentes caminhos e textos, aprofundando o tema.
O videominuto tem como objetivo homenagear, criticar, informar ou gerar humor, tendo um tempo determinado em torno de 1 minuto.

Dificuldades antecipadas:

A turma pode ter dificuldade de entender a importância dos hipertextos como fontes de ampliação temática.

Referências sobre o assunto:

- COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
- DIONÍSIO, Angela P. Verbetes: um gênero além do dicionário. In: DIONÍSIO, Angela P.; MACHADO, Anna R.; BEZERRA, M. Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
- PORSCHE, Sandra Cristina. et al. O gênero verbete no ensino. Simpósio Internacional de Gêneros Textuais. Disponível em: <https://www.ucs.br/ucs/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/arquivos/o_genero_verbete_no_ensino.pdf>. Acesso em: 3/7/2018.
- NERY, Alfredina. Escrita de verbetes enciclopédicos. Revista Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/6043/escrita-de-verbetes-enciclopedicos> Acesso em: 3/7/2018.
- DUQUE, Ana Paula. Redação hipertextual coletiva na Wikipedia. Estudos Linguísticos. Disponível em: <http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/volumes/38/EL_V38N3_02.pdf>. Acesso em: 3/7/2018.
- LIMA, Vanessa. Verbete digital: análise de gênero na Wikipédia. Revista L@el em (Dis- Revista L@el em (Dis-)curso. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/2991>. Acesso em: 3/7/2018.
- SILVA, Flavio. Enciclopédia x Wikipédia. Revista Letra Magna. Disponível em: http://www.letramagna.com/artigo13_XII.pdf>. Acesso em: 3/7/2018.

- BARBOSA, Jacqueline P. As práticas de linguagem contemporâneas e a BNCC. Disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/arquivos/7589/npl31.pdf Acesso em: 4 de setembro de 2018.
- TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gêneros orais: conceituação e caracterização. Anais do SILEL. Volume 3, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2013.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos. Não dê maiores informações para não prejudicar o andamento da atividade realizada na introdução.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

1. Projete o questionamento no slide para que os alunos respondam oralmente, de forma espontânea.

2. Faça uma correção participativa pedindo aos alunos que respondam de forma espontânea e voluntária às questões. Se nenhum aluno se voluntariar, faça indicações pontuais, estimulando a participação deles, com questões como: Não tem problema errar, o importante é a participação, Estamos aqui para aprender juntos, Quem gostaria de contribuir? ou outras do tipo.
Eles deverão perceber que a opção correta é a letra a, uma vez que é a que representa um elemento formado por um trecho de texto ou elemento gráfico que fica em destaque e ao ser acionado por um clique leva a um novo documento.

3. Explique ainda aos alunos que o termo link na informática também é chamado de hiperlink.

Fique atento para não ultrapassar o tempo de 3 minutos na realização desta atividade.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

1. Em seguida, peça aos alunos que, com base na atividade 1, criem uma definição para a expressão hiperlink, completando a frase projetada e copiando-a no caderno.

Para acessar a sugestão de resolução desta atividade, clique aqui.

Fique atento ao tempo de execução desta atividade. Você terá até 5 minutos para realizá-la. Logo, seja breve nas exposições orais realizadas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

1. Projete a tela acima e clique no link para abrir a página.
Wikipédia. Selfie. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Selfie. Acesso em: 7 de outubro de 2018.

2. Em seguida, peça aos alunos que identifiquem os hiperlinks presentes no texto. Se possível, solicite a três alunos que venham até ao computador e cliquem nos hiperlinks. Caso não seja possível, peça que respondam, oralmente, de forma espontânea. Se nenhum aluno se voluntariar, estimule a participação deles com perguntas como: Tem alguma parte destacada? De que cor? ou outras questões do tipo.

Eles deverão observar que os hiperlinks, assim como visto na introdução, estão destacados, neste caso, em azul.

3. Em seguida, pergunte aos alunos o que aconteceu ao clicar nos hiperlinks.
Eles deverão perceber que eles abrem novas páginas, que conduzem aos assuntos descritos nas palavras em azuis.

Fique atento para não ultrapassar o tempo de 10 minutos na realização desta atividade.


Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

1. Comente com os alunos que os os hiperlinks criaram um novo tipo de texto e uma nova maneira de ler os textos, que são os hipertextos.

2. Projete o slide acima e clique no link para abrir a página. Em seguida, peça aos alunos que identifiquem no subtítulo “Introdução” esta nova forma de leitura.
Escola Britannica. Fotografia. Disponível em: https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/fotografia/482208. Acesso em: 7 de outubro de 2018.

O alunos deverão perceber que nesta página o leitor pode não ler o texto de forma linear, mas pode optar por ver a foto em destaque, ou depois as demais fotos abaixo clicando nos triângulos, assim como clicar nos hiperlinks e ser direcionado para outra página e só depois voltar, ou ainda pode optar por outros caminhos, como primeiro clicar nos hiperlinks, depois nos triângulos que mostram diferentes fotos e, por último, na foto em destaque.

Atenção: O tempo máximo de duração desta atividade deve ser 9 minutos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

1. Para ampliar esta informação, exiba o videominuto clicando no link abaixo.

Lauro. Socorro! Que que é hipertexto?. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YhB4D41MLC8. Acesso em: 7 de outubro de 2018.

Observação: Caso esta seja a primeira aula que você utiliza um videominuto, explique para os alunos que eles nasceram na era tecnológica, em que a transmissão de conteúdo se dá de forma mais dinâmica, e que um gênero que se aproxima do verbete de enciclopédia na função de transmitir conteúdos e em aspectos estruturais é o videominuto.

2. Após a exibição, peça a alguns alunos, de forma organizada, que compartilhem, com base no que acabaram de assistir, o conceito de hipertexto, fazendo um breve resumo.
Eles deverão perceber que é um texto com informações escritas em que sua organização permite que o leitor tenha liberdade de escolher diversos caminhos para leitura, pois não está preso a um encadeamento linear e sim por blocos vinculados. Aproveite e comente com os alunos que existem hipertextos impressos também, por exemplo, caixas boxes com informações extras.

Fique atento para não ultrapassar o tempo de 10 minutos na realização desta atividade.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações:

1. Projete na tela a imagem acima. Pergunte aos alunos em que ela se relaciona ao conceito de hipertexto e qual a função de um hiperlink/hipertexto num verbete de enciclopédia.

2. Peça-lhes que anotem no caderno as conclusões a que chegarem, completando o parágrafo escrito anteriormente.

3 - Solicite que alguns alunos socializem a resposta dada na questão do slide anterior.

Os alunos deverão perceber que, assim como num hiperlink, as bolas estão ligadas e levam a novos caminhos. Também devem perceber que as ligações permitem diversos caminhos para ser percorridos, como blocos vinculados, o mesmo acontece com os hipertextos.
Também deverão perceber que num verbete de enciclopédia, os hiperlinks/hipertextos têm a função de conduzir a outros textos e propor novas estratégias de leitura, funcionando como ampliadores de conceitos sobre o tema pesquisado.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Verbete de enciclopédia e videominuto e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários:

- Três verbetes enciclopédicos digitais de estilos diferentes, de acordo com o público e o contexto de circulação:
1- Wikipédia. Selfie. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Selfie. Acesso em: 30 de setembro de 2018.
2 - Escola Britannica. Fotografia. Disponível: https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/fotografia/482208. Acesso em: 7 de outubro de 2018. (Apesar de o nome do site ser dicionário, trata-se de um verbete enciclopédico, pois vai além da conceituação.)

3 - Wikipédia. Fotografia.Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fotografia. Acesso em: 7 de outubro de 2018.

- Videominuto: Lauro.Socorro! Que que é hipertexto?. Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=YhB4D41MLC8. Acesso em: 7 de outubro de 2018.
- Internet, datashow/computador ou celulular, ou laboratório de informática, ou, em último caso, textos impressos com os hiperlinks marcados.

Informações sobre o gênero:

Verbete enciclopédico é um gênero textual de natureza expositiva, encontrado, como o nome já diz, em enciclopédias. Elas são organizadas em verbetes. Eles têm como objetivo apresentar definições e informações sobre determinado assunto, utilizando linguagem objetiva e impessoal. Podem conter gráficos, ilustrações e subdivisões para complementar as informações. Atualmente, há mais uso das enciclopédias virtuais, sendo a WIKIPÉDIA a mais conhecida. Ela é colaborativa, ou seja, todos podem editar e fornecer conteúdo, criando ou modificando um verbete, tornando, assim, o texto dinâmico. A leitura em um verbete enciclopédico impresso e virtual também muda, uma vez que virtualmente ela não é linear e os hipertextos permitem que o leitor opte por diferentes caminhos e textos, aprofundando o tema.
O videominuto tem como objetivo homenagear, criticar, informar ou gerar humor, tendo um tempo determinado em torno de 1 minuto.

Dificuldades antecipadas:

A turma pode ter dificuldade de entender a importância dos hipertextos como fontes de ampliação temática.

Referências sobre o assunto:

- COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
- DIONÍSIO, Angela P. Verbetes: um gênero além do dicionário. In: DIONÍSIO, Angela P.; MACHADO, Anna R.; BEZERRA, M. Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
- PORSCHE, Sandra Cristina. et al. O gênero verbete no ensino. Simpósio Internacional de Gêneros Textuais. Disponível em: <https://www.ucs.br/ucs/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/arquivos/o_genero_verbete_no_ensino.pdf>. Acesso em: 3/7/2018.
- NERY, Alfredina. Escrita de verbetes enciclopédicos. Revista Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/6043/escrita-de-verbetes-enciclopedicos> Acesso em: 3/7/2018.
- DUQUE, Ana Paula. Redação hipertextual coletiva na Wikipedia. Estudos Linguísticos. Disponível em: <http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/volumes/38/EL_V38N3_02.pdf>. Acesso em: 3/7/2018.
- LIMA, Vanessa. Verbete digital: análise de gênero na Wikipédia. Revista L@el em (Dis- Revista L@el em (Dis-)curso. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/2991>. Acesso em: 3/7/2018.
- SILVA, Flavio. Enciclopédia x Wikipédia. Revista Letra Magna. Disponível em: http://www.letramagna.com/artigo13_XII.pdf>. Acesso em: 3/7/2018.

- BARBOSA, Jacqueline P. As práticas de linguagem contemporâneas e a BNCC. Disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/arquivos/7589/npl31.pdf Acesso em: 4 de setembro de 2018.
- TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gêneros orais: conceituação e caracterização. Anais do SILEL. Volume 3, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2013.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos. Não dê maiores informações para não prejudicar o andamento da atividade realizada na introdução.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

1. Projete o questionamento no slide para que os alunos respondam oralmente, de forma espontânea.

2. Faça uma correção participativa pedindo aos alunos que respondam de forma espontânea e voluntária às questões. Se nenhum aluno se voluntariar, faça indicações pontuais, estimulando a participação deles, com questões como: Não tem problema errar, o importante é a participação, Estamos aqui para aprender juntos, Quem gostaria de contribuir? ou outras do tipo.
Eles deverão perceber que a opção correta é a letra a, uma vez que é a que representa um elemento formado por um trecho de texto ou elemento gráfico que fica em destaque e ao ser acionado por um clique leva a um novo documento.

3. Explique ainda aos alunos que o termo link na informática também é chamado de hiperlink.

Fique atento para não ultrapassar o tempo de 3 minutos na realização desta atividade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

1. Em seguida, peça aos alunos que, com base na atividade 1, criem uma definição para a expressão hiperlink, completando a frase projetada e copiando-a no caderno.

Para acessar a sugestão de resolução desta atividade, clique aqui.

Fique atento ao tempo de execução desta atividade. Você terá até 5 minutos para realizá-la. Logo, seja breve nas exposições orais realizadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

1. Projete a tela acima e clique no link para abrir a página.
Wikipédia. Selfie. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Selfie. Acesso em: 7 de outubro de 2018.

2. Em seguida, peça aos alunos que identifiquem os hiperlinks presentes no texto. Se possível, solicite a três alunos que venham até ao computador e cliquem nos hiperlinks. Caso não seja possível, peça que respondam, oralmente, de forma espontânea. Se nenhum aluno se voluntariar, estimule a participação deles com perguntas como: Tem alguma parte destacada? De que cor? ou outras questões do tipo.

Eles deverão observar que os hiperlinks, assim como visto na introdução, estão destacados, neste caso, em azul.

3. Em seguida, pergunte aos alunos o que aconteceu ao clicar nos hiperlinks.
Eles deverão perceber que eles abrem novas páginas, que conduzem aos assuntos descritos nas palavras em azuis.

Fique atento para não ultrapassar o tempo de 10 minutos na realização desta atividade.


Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

1. Comente com os alunos que os os hiperlinks criaram um novo tipo de texto e uma nova maneira de ler os textos, que são os hipertextos.

2. Projete o slide acima e clique no link para abrir a página. Em seguida, peça aos alunos que identifiquem no subtítulo “Introdução” esta nova forma de leitura.
Escola Britannica. Fotografia. Disponível em: https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/fotografia/482208. Acesso em: 7 de outubro de 2018.

O alunos deverão perceber que nesta página o leitor pode não ler o texto de forma linear, mas pode optar por ver a foto em destaque, ou depois as demais fotos abaixo clicando nos triângulos, assim como clicar nos hiperlinks e ser direcionado para outra página e só depois voltar, ou ainda pode optar por outros caminhos, como primeiro clicar nos hiperlinks, depois nos triângulos que mostram diferentes fotos e, por último, na foto em destaque.

Atenção: O tempo máximo de duração desta atividade deve ser 9 minutos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

1. Para ampliar esta informação, exiba o videominuto clicando no link abaixo.

Lauro. Socorro! Que que é hipertexto?. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YhB4D41MLC8. Acesso em: 7 de outubro de 2018.

Observação: Caso esta seja a primeira aula que você utiliza um videominuto, explique para os alunos que eles nasceram na era tecnológica, em que a transmissão de conteúdo se dá de forma mais dinâmica, e que um gênero que se aproxima do verbete de enciclopédia na função de transmitir conteúdos e em aspectos estruturais é o videominuto.

2. Após a exibição, peça a alguns alunos, de forma organizada, que compartilhem, com base no que acabaram de assistir, o conceito de hipertexto, fazendo um breve resumo.
Eles deverão perceber que é um texto com informações escritas em que sua organização permite que o leitor tenha liberdade de escolher diversos caminhos para leitura, pois não está preso a um encadeamento linear e sim por blocos vinculados. Aproveite e comente com os alunos que existem hipertextos impressos também, por exemplo, caixas boxes com informações extras.

Fique atento para não ultrapassar o tempo de 10 minutos na realização desta atividade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações:

1. Projete na tela a imagem acima. Pergunte aos alunos em que ela se relaciona ao conceito de hipertexto e qual a função de um hiperlink/hipertexto num verbete de enciclopédia.

2. Peça-lhes que anotem no caderno as conclusões a que chegarem, completando o parágrafo escrito anteriormente.

3 - Solicite que alguns alunos socializem a resposta dada na questão do slide anterior.

Os alunos deverão perceber que, assim como num hiperlink, as bolas estão ligadas e levam a novos caminhos. Também devem perceber que as ligações permitem diversos caminhos para ser percorridos, como blocos vinculados, o mesmo acontece com os hipertextos.
Também deverão perceber que num verbete de enciclopédia, os hiperlinks/hipertextos têm a função de conduzir a outros textos e propor novas estratégias de leitura, funcionando como ampliadores de conceitos sobre o tema pesquisado.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP43 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08LP14 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP30 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano