Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero haicai e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística/semiótica.
Informações sobre o gênero: Poema de três versos, num total de 17 sílabas poéticas, geralmente sem rima, nunca expressa sentimentos abertamente; há uma narração de uma situação, como uma fotografia do momento presente, em que uma sensação é sugerida ao leitor.
Materiais necessários: Computador com acesso à internet, projetor, cópia da coletânea de poemas e das atividades propostas.
Dificuldades antecipadas: Reconhecer as rimas internas do poema e perceber seus efeitos no texto. As atividades de descoberta e análise proporcionam contato com essa estrutura.
Referências sobre o assunto:
Caqui: Revista brasileira de haicai. Disponível em: <https://www.kakinet.com/cms/>. Acesso em: 5 set. 2018.
CLEMENT, R. Haicai e suas teorias. 2016. Disponível em: <http://www.sumauma.net/artigos/artigo-rosa3.html->. Acesso em: 5 set. 2018.
FRANCHETTI, P. Haicai: algumas reflexões. 2018 [Blog]. Disponível em: <http://paulofranchetti.blogspot.com/search/label/haicai>. Acesso em: 5 set. 2018.
FRANCHETTI, P. - O Haicai no Brasil. Alea - estudos neolatinos. Rio de Janeiro, vol.10, nº2, jul-dez 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-106X2008000200007>. Acesso em: 24 set. 2018.
GUTTILLA. Rodolfo.(org.) Haicai. Coleção Boa Companhia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
Introdução ao Haicai. Revista Metamorfosis. Disponível em: <http://karamazavi.blogspot.com/2010/04/introducao-ao-haicai.html>. Acesso em: 5 set. 2018.
LUNARDELLI, Mariângela. Diálogos sobre o gênero haicai. In: Um haicai para o estágio, um estágio para o haicai: diálogos sobre gêneros discursivos e a formação docente inicial. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000178942>. Acesso em: 13 ago. 2018.
PAPINI, Cândida. Haicai. In: Gêneros literários. Associação de escritores de Bragança Paulista. Disponível em: <http://www.asesbp.com.br/literatura/haicai.htm>. Acesso em: 5 set. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Leia o tema da aula para os alunos.
- Pergunte aos alunos o que eles sabem sobre rima. Espera-se que os alunos digam, por exemplo, que a rima é a repetição de sons iguais ou similares, que ocorrem em intervalos determinados e reconhecíveis nos versos do poema.
- Pergunte se eles acreditam que a rima afeta o ritmo do verso. Espera-se que eles digam que sim; caso haja opiniões contrárias, não interfira nesse momento. Durante a aula, haverá espaço para construir e reforçar esse conceito.
- Pergunte o que eles sabem/lembram sobre a rima no haicai. Espera-se que eles digam que a rima não é uma característica do haicai tradicional, que segue a linha oriunda do Japão; mas que há brasileiros que incorporaram a rima ao poema.
Introdução
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Projete o slide aos alunos e pergunte-se quais palavras presentes no balão de fala formariam rima.
- Peça para que os alunos identifiquem as palavras “amora” e “agora” “comida” com “vida”.
- Informe a eles que as palavras formam um haicai do Guilherme de Almeida e peça para eles levantarem hipóteses: Como há duas possibilidades/pares de rima se o haicai tem apenas 03 versos? Ouça as hipóteses, espera-se que eles percebam que deverá haver rimas “dentro” dos versos para que essa construção seja possível. As hipóteses, contudo, podem ser variadas, ouça-as sem fazer interferência.
Introdução
Orientações:
- Projete o slide aos alunos e peça a um aluno que leia os poemas.
- Mostre aos alunos como as rimas são apresentadas. Diga aos alunos que as rimas podem ser externas, quando aparecem ao final do verso e rimam com outro verso; é o caso de “amora” e “agora” ou internas, quando rimam dentro no mesmo verso, como em “comida” e “vida”.
- Diga a eles que, no Brasil, Guilherme de Almeida foi o poeta que colocou rima nos haicais. Os haicais que seguem a linha de Guilherme de Almeida devem, além de apresentar 17 sílabas poéticas, trazer rima externa no primeiro e terceiro versos e rima interna no segundo. Guilherme de Almeida era um poeta que primava pelo rigor formal, percebeu que a sonoridade do poema japonês não aparecia nas versões brasileiras e, para aproximá-la da tradição ocidental do fazer poético, inseriu as rimas. Dessa forma, ele assegurou ao haicai uma estrutura rítmica musicada.
- Peça aos alunos que identifiquem elementos temáticos comuns aos dois haicais. Espera-se que eles percebam que as palavras “manhã” e “sol” são dois vocábulos diferentes que podem ser usados para a construção da mesma ideia: “manhã”.
- Peça para que eles observem como cada poeta construiu uma imagem diferente sobre a manhã: No poema de Guilherme de Almeida, a manhã parte da lembrança da infância, um momento passado que vêm à lembrança do poeta através das sensações: sol (calor), amora (gosto). Já no poema de Luci, a manhã é o momento vivido retratado pela poeta no presente: o observar borboletas pressupõe uma pausa na rotina agitada: um descanso no domingo.
- Peça a eles para lerem o segundo poema, de Luci Ikari e pergunte quais as diferenças de ritmo e sonoridade eles percebem entre ambos. Espera-se que eles digam que, apesar de os dois poemas serem breves, a presença de rima, no primeiro, traz à leitura outra sonoridade e interfere no ritmo. O primeiro poema tem mais cadência do que o segundo.
- Peça aos alunos para observarem se a rima interfere na construção da imagem veiculada pelo poema, ou seja, se a imagem do poema 01 é mais clara e mais plástica do que a imagem do poema 02. Espera-se que eles percebam que a rima é um recurso ligado à sonoridade e ritmo do poema, mas não é essencial para a construção da imagem retratada no haicai.
- Mostre aos alunos que, no poema de Luci, mesmo com a ausência de rima, há ritmo, dado pela vogal tônica em cada verso, conforme grifado abaixo, e também pela assonância “i” que aproxima as palavras “brincam”, “canteiros”, “domingos”
Borboletas brincam
Entre os canteiros de flores
Manhã de domingo
Fonte dos poemas:
Almeida, Guilherme de. In: GUTTILLA. Rodolfo.(org.) Hai cai.Coleção Boa Companhia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p . 85
Ikari, Luci. Disponível em: <https://kakinet.com/antologia/>. Acesso em: 12 out. 2018.
Material complementar:
Para saber mais sobre a adaptação do haicai por Guilherme de Almeida, recomenda-se a leitura do artigo:
FRANCHETTI, Paulo. Notas sobre a história do haicai no Brasil. Revista de Letras, vol. 34, 1994, pp. 197–213. Disponível em: <https://www.jstor.org/stable/27666625?seq=1/analyze>. Acesso em: 12 out.2018.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Reúna os alunos em duplas para que eles possam trocar impressões sobre os haicais.
- Entregue para cada dupla cópias da coletânea 01 - haicais com rimas.
- Diga aos alunos que eles estão recebendo trechos de haicais de Cyro Preta e Guilherme de Almeida e que eles deverão terminar os versos, com palavras que assegurem a rima.
- Diga que a escolha das palavras não deve ser aleatória, mas sim atender à característica do haicai de construção de uma imagem verossímil. Neste exercício, os alunos deverão prestar atenção ao primeiro verso do poema a fim de selecionar palavras que sejam adequadas ao contexto.
- Reserve 5 minutos para a escrita e peça para as duplas socializarem suas versões.
- Anote-as no quadro, ou projete um documento em branco e digite-as, para que todos possam ter a visualização da criação dos colegas.
Materiais complementares:
Para acessar os exercícios para impressão, acesse aqui
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete as versões originais dos poemas.
- Peça para que os alunos analisem a diferença de efeito de sentido entre os poemas que eles criaram e os originais. Essa discussão vai variar de acordo com as versões que cada turma apresenta, conduza o olhar para a alteração do sentido em relação à escolha de palavras.
- Explore com os alunos o sentido da expressão “céu grisalho”, no poema do Guilherme de Almeida, que pode remeter a um céu nublado, cinza. Fazendo menção ao outono, junto com a imagem da folha morta, expressa no primeiro parágrafo. No poema do Cyro Preta, trabalhe os sentidos da palavra “só”: “sozinho” e “apenas”, e como essa duplicidade pode interferir na leitura do poema.
- Peça para eles compararem o ritmo e a sonoridade dos poemas criados pelas duplas com os originais e pontuarem as diferenças. Espera-se que eles percebam que a manutenção da rima assegura a sonoridade do poema, mas que o ritmo pode ser alterado pela palavra que foi mudada, pela prosódia da palavra ou pela sua extensão: palavras longas ou curtas interferem no ritmo do poema.
Fonte:
ALMEIDA, G. in: GUTTILLA. Rodolfo.(org.) Haicai. Coleção Boa Companhia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p . 86
PRETA, C. in: GUTTILLA. Rodolfo.(org.) Haicai. Coleção Boa Companhia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p . 63
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Convide os alunos a registrarem, no caderno ou no documento criado de forma compartilhada (alternativa válida para quem está seguindo a sequência), as descobertas sobre a rima no haicai.
- Convide-os a criarem juntos uma frase que apresente a síntese do que observaram. Escreva a frase no quadro para que todos possam visualizá-la.
- Espera-se que, nessa frase, eles digam que a rima no haicai não é obrigatória, não interfere na construção da imagem que o poeta retrata, mas interfere no ritmo e na sonoridade, trazendo mais cadência ao texto.
- Caso haja tempo, lance um desafio aos alunos: que eles criem essa frase com rimas ou que façam, em conjunto, um haicai com rima sobre esse assunto.