15707
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Produção de textos

Plano de aula - Revisão de escrita argumentativa: o editorial

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Revisão de escrita argumentativa: o editorial

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ilcilene Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui), e o Google Docs (tutorial disponível aqui).

Tema
Grave um áudio ou vídeo e apresente sua aula, utilizando os conteúdos dos slides Tema, de modo a explicar que eles irão planejar a produção de um editorial.

Introdução
Por meio de um grupo de WhatsApp com todos os alunos (ou pelo meio mais acessível a todos), envie o link do texto motivador indicado no slide Introdução e peça que os alunos se organizem em duplas para discutir as atividades em algum aplicativo de mensagens ou conversa (SMS, WhatsApp, Instagram, Messenger etc.) Oriente que os alunos leiam o título do texto enviado a eles e levantem, em suas duplas, hipóteses sobre o texto, enviando suas respostas ao grupo de WhatsApp da turma, em que todos poderão acessá-las. Em seguida, peça que as duplas leiam o texto integralmente e se posicionem sobre o assunto abordado (gravidez na adolescência e o abandono dos estudos), enviando um novo áudio ou mensagem de texto, como é solicitado no plano de aula.

Desenvolvimento
Envie para as duplas (via WhatsApp, em um grupo com todos da classe), um novo vídeo apresentando a proposta de trabalho, conforme as orientações do Desenvolvimento, para planejar a produção de um editorial que argumente sobre as consequências do abandono dos estudos decorrente da gravidez precoce. Para isso, envie o esboço do plano de estudo disponível como material complementar, e peça que eles construam o projeto de texto deles, em conjunto, elencando informações e argumentos pertinentes à defesa do ponto de vista. Depois disso, peça que as duplas exponham, pelo WhatsApp, os seus projetos de texto (por foto do esquema), relatando brevemente as escolhas feitas e pedindo sugestões aos colegas de outros grupos (promova, neste momento, uma interação). Caso seja viável, crie um momento síncrono com os alunos (via Zoom ou Google Meets) para que eles compartilhem os seus planejamentos e troquem sugestões com os colegas. Instigue a participação de todos para rever os planejamentos.

Fechamento
Em um novo áudio, vídeo ou mensagem de texto, pergunte se os alunos pensaram em fazer algumas mudanças depois de observar os comentários dos colegas sobre os planos de textos realizados previamente. Peça, ainda por meio do vídeo, que eles respondam no grupo de WhatsApp, em que todos poderão participar (determine um tempo para que eles respondam). No final do vídeo, diga que a revisão de um planejamento é muito importante para a realização das etapas futuras de uma produção textual, organizando as ideias, a estrutura e a função do texto a ser produzido.

Convite às famílias
Convide a família a revisar os planos de textos produzidos pelos alunos, indicando se está coerente e se as informações escolhidas fazem sentido para o propósito comunicativo.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_11SQA13

(EF89LP10) Planejar artigos de opinião, tendo em vista as condições de produção do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. –, a partir da escolha do tema ou questão a ser discutido(a), da relevância para a turma, escola ou comunidade, do levantamento de dados e informações sobre a questão, de argumentos relacionados a diferentes posicionamentos em jogo, da definição – o que pode envolver consultas a fontes diversas, entrevistas com especialistas, análise de textos, organização esquemática das informações e argumentos – dos (tipos de) argumentos e estratégias que pretende utilizar para convencer os leitores.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas