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Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Oralidade

Plano de aula - Debate regrado: o planejamento

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Debate regrado: o planejamento

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ilcilene Silva

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ilcilene Silva
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: Debate regrado: o planejamento

Finalidade da aula: Fazer levantamento de aspectos do gênero debate e sintetizá-los em quadro-síntese, reconhecendo os elementos constitutivos do gênero

Ano: 9º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Debate

Objeto(s) do conhecimento: Estratégias de produção: planejamento e participação em debates regrados/ Participação em discussões orais de temas controversos de interesse da turma e/ou de relevância social

Prática de linguagem: Oralidade

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP13,EF69LP14, EF69LP15, EF89LP12

Esta é a 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.  


Código: LPO9_11SQA11

(EF69LP13) Engajar-se e contribuir com a busca de conclusões comuns relativas a problemas, temas ou questões polêmicas de interesse da turma e/ou de relevância social.

(EF69LP14) Formular perguntas e decompor, com a ajuda dos colegas e dos professores, tema/questão polêmica, explicações e ou argumentos relativos ao objeto de discussão para análise mais minuciosa e buscar em fontes diversas informações ou dados que permitam analisar partes da questão e compartilhá-los com a turma.

(EF69LP15) Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os turnos de fala, na participação em discussões sobre temas controversos e/ou polêmicos.

(EF89LP12) Planejar coletivamente a realização de um debate sobre tema previamente definido, de interesse coletivo, com regras acordadas e planejar, em grupo, participação em debate a partir do levantamento de informações e argumentos que possam sustentar o posicionamento a ser defendido (o que pode envolver entrevistas com especialistas, consultas a fontes diversas, o registro das informações e dados obtidos etc.), tendo em vista as condições de produção do debate – perfil dos ouvintes e demais participantes, objetivos do debate, motivações para sua realização, argumentos e estratégias de convencimento mais eficazes etc. e participar de debates regrados, na condição de membro de uma equipe de debatedor, apresentador/mediador, espectador (com ou sem direito a perguntas), e/ou de juiz/avaliador, como forma de compreender o funcionamento do debate, e poder participar de forma convincente, ética, respeitosa e crítica e desenvolver uma atitude de respeito e diálogo para com as ideias divergentes.


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