15535
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Produção de textos

Plano de aula - Escrevendo uma notícia online

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Ensino Fundamental sobre textualização, tendo em vista suas condições de produção, as características do gênero em questão, o estabelecimento de coesão, adequação à norma-padrão.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Teresa Tezolini Sugahara

Sugestão de adaptação para ensino remoto
Atenção: esta adaptação reúne os três planos de aula de produção de Notícias online.

Recursos indicados

- Necessários:
Mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades de produção textual;
Editor de texto, como Word ou similar, no computador, ou Notas (editáveis), no celular (escolha o modo mais acessível aos estudantes e às famílias;
Google Sites, para criação, nomeação e cópia (tutoriais disponível aquiaqui); 
WordArt, disponível aqui, para criar nuvens de palavras (tutorial disponível aqui).
Curadoria de imagens com licença aberta (creative commons) para os estudantes: Pixabay (disponível aqui); Pxhere (disponível aqui); Unsplash (disponível aqui); Pexels (disponível aqui); Public Domain Pictures (disponível aqui); Nappy (disponível aqui).

- Opcionais:
Canais para aulas online, como o Google Meet (tutorial disponível aqui) ou o Zoom (tutorial disponível aqui);
Editor de texto compartilhado para edição colaborativa, como Google Docs (tutorial disponível aqui).

Orientações iniciais
Para a produção de uma notícia online, reunimos nessa adaptação os três últimos planos de aula previstos na sequência LPO7_01SQA, gênero notícias online, os quais trabalham com as três etapas essenciais da produção textual: planejamento, desenvolvimento e revisão/reescrita, descritas, a seguir, na Introdução, Desenvolvimento e Fechamento desta adaptação, respectivamente.
Procuramos manter, de forma resumida, as principais orientações e atividades de cada um desses planos, adequando-os para o ensino remoto de modo a permitir que os estudantes possam elaborar seus textos de maneira sistematizada e acompanhada, utilizando propostas colaborativas, rubricas com critérios de avaliação e socialização de produções.
Elabore uma mensagem para ser enviada aos estudantes por áudio, vídeo ou texto escrito, com imagens ou não, em que você apresente o tema dessa sequência de produção textual, que deverá ser realizada em 3 aulas intercaladas no período de, em média, 10 dias. Esse procedimento é necessário para que os estudantes tenham tempo hábil para realizar o processo de produção textual. Faça um cronograma das datas das aulas correspondentes à Introdução (Planejando uma notícia online); Desenvolvimento (Redigir uma notícia online para compartilhar com colegas em um site da turma) e Fechamento (Revisando e publicando notícias online em um site da turma).
Informe aos estudantes que trabalharão em duplas em todas as etapas, caso você possa contar com as ferramentas do Google Docs (escrita compartilhada e colaborativa), ou apenas na revisão, em que os estudantes poderão enviar os textos por WhatsApp ao colega revisor. Estabeleça, desde essa primeira mensagem, como será a escolha ou determinação da dupla parceira. O professor deve ter em mente a sua turma e a tônica das relações de trabalho e amizade para que defina se o processo de escolha ficará mais na mão do professor ou dos estudantes. Ressalte que a produção será publicada em um site da turma, que será criado por você, de forma a motivá-los para a escrita da notícia e a escolha de imagens. Reforce a ideia de textos autorais, originais, e a importância de assumir esse contrato de responsabilidade.

Introdução: Planejando uma notícia online
No plano original (LPO7_01SQA13), o tema proposto é ecologia/meio ambiente. Sugerimos, no entanto, que o professor proponha um tema que esteja em destaque nas mídias de notícias online à época da aula e que envolva o estado, a cidade ou a comunidade em que se situa a escola. A seguir, indicamos um link para uma notícia que aborda o tema da Covid-19, que está gerando muitas notícias e mobilizando as pessoas nesta época. Selecionamos a notícia disponível aqui (acessada em 21/06/20).
Nessa primeira aula, é importante que se proponha o tema, seja determinada a dupla e se apresente uma notícia sobre o tema escolhido para análise e discussão (siga as orientações do plano original), além da pauta a ser preenchida para a próxima aula (veja no plano original o modelo de pauta, que poderá ser modificado e adequado à sua proposta). Envie mensagens às duplas, por WhatsApp, para que elas possam também se comunicar com você durante a aula.

Determine um tempo para que as duplas conversem sobre o tema, se conheçam melhor e discutam a pauta, trocando ideias sobre imagens a utilizar e onde buscar informações sobre o tema. Os alunos devem enviar uma mensagem ao professor por WhatsApp ou e-mail, elencando o que foi discutido e definido nesse compartilhamento, e anexar a pauta com o que ficou definido. O ideal é que tenham praticamente terminado de escrever a pauta.

Envie aos alunos um cronograma com as datas das próximas duas aulas, as atividades de cada uma e a descrição do que deve ser feito como tarefa de casa.

Desenvolvimento: Redigir uma notícia online para compartilhar com colegas em um site da turma
Nessa aula, referente ao plano original (LPO7_01SQA14), é o momento de produção escrita e composição da notícia (texto verbal e imagens). Siga as orientações do plano original, na parte Introdução, fazendo-o de maneira síncrona ou assíncrona, conforme as possibilidades de sua turma. Caso não seja possível acessar o Google Docs, oriente que cada integrante da dupla faça o texto individualmente, seguindo a pauta definida pela dupla e a seleção das imagens, que já devem ter sido escolhidas. Informe aos alunos que eles podem e devem interagir por WhatsApp (por meio de mensagens escritas, áudios ou ligações) para compartilhar e tornar essa escrita o mais colaborativa possível. Estabeleça um tempo dessa aula para que finalizem essa produção e lhe enviem por WhatsApp ou e-mail. Lembre-se de que a concentração pode ser menor em tempos de isolamento. É possível dar um prazo de um ou dois dias para a entrega.
Eles devem enviar a você o que foi produzido na aula.

Nesta etapa, apresente por fotos, link ou mensagem o site que você criou para a turma. É uma maneira de incentivar a produção da notícia.

Fechamento: Revisando e publicando notícias online em um site da turma
Nessa aula, referente ao plano original (LPO7_01SQA15), é o momento de revisar o texto para publicação. Siga as orientações do plano original na Introdução. Lembre os alunos de que, na dupla, um revisará o texto do outro. Ressalte os cuidados que se deve ter com a produção do colega para que seja uma revisão respeitosa e que realmente auxilie no aperfeiçoamento dos textos da dupla. Um deve ajudar o outro e fazer críticas construtivas. Se não houver possibilidade de uma interação síncrona com os estudantes, envie um áudio aos alunos retomando as características do gênero e o que deve ser observado na revisão, e mande uma ficha de revisão para que eles releiam atentamente o texto do colega. Siga as orientações do plano original (Desenvolvimento e Fechamento).
Estabeleça um tempo para essa revisão e reescrita, e solicite que enviem mensagem informando se finalizaram ou não. Determine, então, um novo prazo para a entrega final das notícias produzidas com as imagens, já prontas para a publicação.

Ao final dessa aula, reserve alguns minutos e solicite aos alunos que enviem a você, por áudio ou por escrito, palavras e/ou expressões que explicitem a opinião deles sobre essa atividade. Crie uma nuvem de palavras por meio da ferramenta WordArt e compartilhe com a turma, assim que possível, essa devolutiva das duplas com seus comentários (do professor) sobre o resultado alcançado. Se houver críticas e opiniões negativas, procure enviar devolutivas motivando-os à refletir sobre suas atitudes e seu compromisso durante o trabalho.

A cada etapa dessa adaptação, leia os textos dos estudantes, anotando potencialidades e fragilidades, para que possa acompanhar o desenvolvimento de cada um deles e de sua turma como um todo.

Convite às famílias
Desde o início dessa sequência de aulas, compartilhe com as famílias esse processo de produção, o cronograma e os procedimentos necessários para um bom resultado, de forma que os responsáveis possam auxiliar os estudantes a se organizar para elaborar o texto, acessar sites para selecionar as imagens e fazer a produção, colaborativamente, com o parceiro da dupla.
Lembre os responsáveis de que eles podem auxiliar estabelecendo horários para essa produção de forma a facilitar a concentração do estudante e possibilitar a conversa, a troca com o colega, em momentos que não atrapalhem a dinâmica da casa, por exemplo.
Ao final, envie um convite para que todos da família saibam a data da publicação das notícias, visitem o site e deixem seus comentários motivando os estudantes a novas produções. Deixe também seus comentários para cada um, apontando, em primeiro lugar, as potencialidades do trabalho realizado.

Sugestão Enviada Por: Silvia Albert


Código: LPO7_01SQA14

(EF67LP09) Planejar notícia impressa e para circulação em outras mídias (rádio ou TV/vídeo), tendo em vista as condições de produção, do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. –, a partir da escolha do fato a ser noticiado (de relevância para a turma, escola ou comunidade), do levantamento de dados e informações sobre o fato – que pode envolver entrevistas com envolvidos ou com especialistas, consultas a fontes, análise de documentos, cobertura de eventos etc.–, do registro dessas informações e dados, da escolha de fotos ou imagens a produzir ou a utilizar etc. e a previsão de uma estrutura hipertextual (no caso de publicação em sites ou blogs noticiosos).

(EF67LP10) Produzir notícia impressa tendo em vista características do gênero – título ou manchete com verbo no tempo presente, linha fina (opcional), lide, progressão dada pela ordem decrescente de importância dos fatos, uso de 3ª pessoa, de palavras que indicam precisão –, e o estabelecimento adequado de coesão e produzir notícia para TV, rádio e internet, tendo em vista, além das características do gênero, os recursos de mídias disponíveis e o manejo de recursos de captação e edição de áudio e imagem.

(EF69LP06) Produzir e publicar notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens, reportagens multimidiáticas, infográficos, podcasts noticiosos, entrevistas, cartas de leitor, comentários, artigos de opinião de interesse local ou global, textos de apresentação e apreciação de produção cultural – resenhas e outros próprios das formas de expressão das culturas juvenis, tais como vlogs e podcasts culturais, gameplay, detonado etc.– e cartazes, anúncios, propagandas, spots, jingles de campanhas sociais, dentre outros em várias mídias, vivenciando de forma significativa o papel de repórter, de comentador, de analista, de crítico, de editor ou articulista, de booktuber, de vlogger (vlogueiro) etc., como forma de compreender as condições de produção que envolvem a circulação desses textos e poder participar e vislumbrar possibilidades de participação nas práticas de linguagem do campo jornalístico e do campo midiático de forma ética e responsável, levando-se em consideração o contexto da Web 2.0,

(EF69LP08) Revisar/editar o texto produzido – notícia, reportagem, resenha, artigo de opinião, dentre outros –, tendo em vista sua adequação ao contexto de produção, a mídia em questão, características do gênero, aspectos relativos à textualidade, a relação entre as diferentes semioses, a formatação e uso adequado das ferramentas de edição (de texto, foto, áudio e vídeo, dependendo do caso) e adequação à norma culta.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas