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Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Produção de textos

Plano de aula - Produção de uma Reportagem de divulgação científica

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Fundamental sobre reportagem de divulgação científica

Plano 14 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiana De Souza Azevedo

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem de divulgação científica/Vlog científico e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Produção de texto.

Materiais necessários: Material básico de escrita. Exemplos de textos do gênero: O vírus da imunidade. Disponível em: http://www.comciencia.br/o-virus-da-imunidade/.
Acesso em: 2 dezembro 2018. Mudanças no calendário. Disponível em: http://chc.org.br/mudancas-no-calendario/. Acesso em: 2 dezembro 2018.

Informações sobre o gênero: A Reportagem de divulgação científica e o Vlog científico apresentam informações aprofundadas sobre fatos de natureza científica. A finalidade destes gêneros é a divulgação de pesquisas e estudos, assim eles precisam ser construídos com linguagem clara e objetiva, geralmente utilizando a norma-padrão da língua.

Dificuldades antecipadas: Eventuais dúvidas sobre os elementos de construção composicional do gênero do discurso solicitado, além de refletir sobre o público-alvo e os contextos de produção e recepção.

Referências sobre o assunto:

MOTTA-ROTH, D. MARCUZZO, P. Análise crítica de gêneros midiáticos de popularização da ciência. In.: NASCIMENTO, E.L.; ROJO, R.H.R. (Orgs.) Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014. p. 273-300

LEIBRUDER, A.P. O discurso de divulgação científica. In.: BRANDÃO, H.N. (coord.) Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000. (Coleção aprender e ensinar com textos; v.5), p. 229 - 253.

MARCUSCHI, L.A.; DIONISIO, A.P. (Orgs.) Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Artigos

https://www.researchgate.net/publication/312268919_A_SEDUCAO_DA_AUSENCIA_O_TEXTO_E_A_EPISTEMOLOGIA_DA_CIENCIA

O discurso promocional em artigos de divulgação científica midiática para jovens leitores

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732016000200052&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

Bom exemplares de gêneros:

Links

Comciência publicação eletrônica Labjor UNICAMP: http://www.comciencia.br/

Ciência Hoje – Primeira revista de divulgação científica do Brasil: http://cienciahoje.org.br/noticias/

chc – Ciência Hoje das Crianças: http://chc.org.br/

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente o tema da aula para os estudantes.

  • A Reportagem de divulgação científica apresenta informações aprofundadas sobre fatos de natureza científica. A finalidade deste gênero é a divulgação de pesquisas e estudos, assim precisa ser construído com linguagem clara e objetiva, geralmente utilizando a norma-padrão da língua.
  • A forma de composição de reportagens de divulgação científica pode variar um pouco, dependendo do veículo pesquisado, porém, de forma geral, é composta de: título, olho (texto mais explicativo que o título, que visa prender a atenção do leitor), lide (primeiro parágrafo do texto que fornece uma prévia do que vai ser lido, respondendo a algumas questões, tais como: O quê?, Quem?, como?, Quando?, Onde? e Por quê?, na reportagem, o lide não precisa contemplar todas as perguntas, elas serão respondidas ao longo do corpo do texto), divisão em subtítulos, boxes explicativos ou com sugestões de outras leituras, citações de especialistas no assunto, recursos multimodais (tabelas, gráficos, infográficos, fotos com legenda ou ilustrações) e referências das fontes de pesquisa.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações:

  • Para iniciar esta aula, os estudantes devem ter feito previamente o planejamento do texto e precisam trazer as pesquisas sobre o tema científico do qual tratarão na reportagem.
    A aula LPO7_10SQA13 trata deste assunto.
  • Organize a turma em duplas. Esta organização favorece a troca de ideias entre os estudantes, a cooperação entre eles e o desenvolvimento de ambos.
  • Neste momento, os estudantes precisam citar os seguintes elementos essenciais ao texto: tema, público-alvo, local de circulação do textos, linguagem clara e objetiva
    (norma-padrão da língua), citações de especialistas para usar no texto, recursos multimodais (tabelas, gráficos, infográficos, fotos com legenda ou ilustrações) e referências
    das fontes de pesquisa.
  • O texto “Produção de texto: como ensinar os alunos a escrever de verdade” deve contribuir para o desenvolvimento desta aula. Para acessá-lo clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações:

  • Este é o momento da escrita, momento de colocar em prática os conhecimentos e as reflexões já realizadas sobre escrita, sobre o gênero Reportagem de divulgação científica e sobre o tema Produção.
  • Oriente os estudantes a começar a escrever a primeira versão do texto tendo por base o planejamento e a pesquisa realizados previamente.
  • Lembrando que a forma de composição de Reportagens de divulgação científica pode variar um pouco, dependo do veículo pesquisado, porém, de forma geral, é composta de: título, olho (texto mais explicativo que o título, que visa prender a atenção do leitor), lide (primeiro parágrafo do texto que fornece uma prévia do que vai ser lido, respondendo a algumas questões, tais como, o quê, quem, como, quando, onde e por quê, na reportagem, o lide não precisa contemplar todas as perguntas, elas serão respondidas ao longo do corpo do texto), divisão em subtítulos, boxes explicativos ou com sugestões de outras leituras, citações de especialistas no assunto, recursos multimodais (tabelas, gráficos, infográficos, fotos com legenda ou ilustrações) e referências das fontes de pesquisa.
  • A escrita é em duplas, visando o melhor desenvolvimento dos estudantes e suas habilidades para o trabalho colaborativo, mas eles podem solicitar o seu auxílio se for necessário.
  • Incentive-os a ler o texto ao longo do processo de escrita, pois os estudantes podem acertar o percurso, acrescentar informações ou reformular a escrita.
  • Circule pela sala para acompanhar o trabalho de escrita e orienta os estudantes quando necessário.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Solicite aos estudantes que, de forma breve, compartilhem com a turma as maiores dificuldades e as facilidades que encontraram no processo de escrita até o momento.
  • Esclareça as dúvidas levantadas e parabenize as situações em que os estudantes conseguiram encontrar soluções com o apoio dos colegas.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem de divulgação científica/Vlog científico e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Produção de texto.

Materiais necessários: Material básico de escrita. Exemplos de textos do gênero: O vírus da imunidade. Disponível em: http://www.comciencia.br/o-virus-da-imunidade/.
Acesso em: 2 dezembro 2018. Mudanças no calendário. Disponível em: http://chc.org.br/mudancas-no-calendario/. Acesso em: 2 dezembro 2018.

Informações sobre o gênero: A Reportagem de divulgação científica e o Vlog científico apresentam informações aprofundadas sobre fatos de natureza científica. A finalidade destes gêneros é a divulgação de pesquisas e estudos, assim eles precisam ser construídos com linguagem clara e objetiva, geralmente utilizando a norma-padrão da língua.

Dificuldades antecipadas: Eventuais dúvidas sobre os elementos de construção composicional do gênero do discurso solicitado, além de refletir sobre o público-alvo e os contextos de produção e recepção.

Referências sobre o assunto:

MOTTA-ROTH, D. MARCUZZO, P. Análise crítica de gêneros midiáticos de popularização da ciência. In.: NASCIMENTO, E.L.; ROJO, R.H.R. (Orgs.) Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014. p. 273-300

LEIBRUDER, A.P. O discurso de divulgação científica. In.: BRANDÃO, H.N. (coord.) Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000. (Coleção aprender e ensinar com textos; v.5), p. 229 - 253.

MARCUSCHI, L.A.; DIONISIO, A.P. (Orgs.) Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Artigos

https://www.researchgate.net/publication/312268919_A_SEDUCAO_DA_AUSENCIA_O_TEXTO_E_A_EPISTEMOLOGIA_DA_CIENCIA

O discurso promocional em artigos de divulgação científica midiática para jovens leitores

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732016000200052&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

Bom exemplares de gêneros:

Links

Comciência publicação eletrônica Labjor UNICAMP: http://www.comciencia.br/

Ciência Hoje – Primeira revista de divulgação científica do Brasil: http://cienciahoje.org.br/noticias/

chc – Ciência Hoje das Crianças: http://chc.org.br/

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Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente o tema da aula para os estudantes.

  • A Reportagem de divulgação científica apresenta informações aprofundadas sobre fatos de natureza científica. A finalidade deste gênero é a divulgação de pesquisas e estudos, assim precisa ser construído com linguagem clara e objetiva, geralmente utilizando a norma-padrão da língua.
  • A forma de composição de reportagens de divulgação científica pode variar um pouco, dependendo do veículo pesquisado, porém, de forma geral, é composta de: título, olho (texto mais explicativo que o título, que visa prender a atenção do leitor), lide (primeiro parágrafo do texto que fornece uma prévia do que vai ser lido, respondendo a algumas questões, tais como: O quê?, Quem?, como?, Quando?, Onde? e Por quê?, na reportagem, o lide não precisa contemplar todas as perguntas, elas serão respondidas ao longo do corpo do texto), divisão em subtítulos, boxes explicativos ou com sugestões de outras leituras, citações de especialistas no assunto, recursos multimodais (tabelas, gráficos, infográficos, fotos com legenda ou ilustrações) e referências das fontes de pesquisa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações:

  • Para iniciar esta aula, os estudantes devem ter feito previamente o planejamento do texto e precisam trazer as pesquisas sobre o tema científico do qual tratarão na reportagem.
    A aula LPO7_10SQA13 trata deste assunto.
  • Organize a turma em duplas. Esta organização favorece a troca de ideias entre os estudantes, a cooperação entre eles e o desenvolvimento de ambos.
  • Neste momento, os estudantes precisam citar os seguintes elementos essenciais ao texto: tema, público-alvo, local de circulação do textos, linguagem clara e objetiva
    (norma-padrão da língua), citações de especialistas para usar no texto, recursos multimodais (tabelas, gráficos, infográficos, fotos com legenda ou ilustrações) e referências
    das fontes de pesquisa.
  • O texto “Produção de texto: como ensinar os alunos a escrever de verdade” deve contribuir para o desenvolvimento desta aula. Para acessá-lo clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações:

  • Este é o momento da escrita, momento de colocar em prática os conhecimentos e as reflexões já realizadas sobre escrita, sobre o gênero Reportagem de divulgação científica e sobre o tema Produção.
  • Oriente os estudantes a começar a escrever a primeira versão do texto tendo por base o planejamento e a pesquisa realizados previamente.
  • Lembrando que a forma de composição de Reportagens de divulgação científica pode variar um pouco, dependo do veículo pesquisado, porém, de forma geral, é composta de: título, olho (texto mais explicativo que o título, que visa prender a atenção do leitor), lide (primeiro parágrafo do texto que fornece uma prévia do que vai ser lido, respondendo a algumas questões, tais como, o quê, quem, como, quando, onde e por quê, na reportagem, o lide não precisa contemplar todas as perguntas, elas serão respondidas ao longo do corpo do texto), divisão em subtítulos, boxes explicativos ou com sugestões de outras leituras, citações de especialistas no assunto, recursos multimodais (tabelas, gráficos, infográficos, fotos com legenda ou ilustrações) e referências das fontes de pesquisa.
  • A escrita é em duplas, visando o melhor desenvolvimento dos estudantes e suas habilidades para o trabalho colaborativo, mas eles podem solicitar o seu auxílio se for necessário.
  • Incentive-os a ler o texto ao longo do processo de escrita, pois os estudantes podem acertar o percurso, acrescentar informações ou reformular a escrita.
  • Circule pela sala para acompanhar o trabalho de escrita e orienta os estudantes quando necessário.
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Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Solicite aos estudantes que, de forma breve, compartilhem com a turma as maiores dificuldades e as facilidades que encontraram no processo de escrita até o momento.
  • Esclareça as dúvidas levantadas e parabenize as situações em que os estudantes conseguiram encontrar soluções com o apoio dos colegas.
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