15434
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Oralidade

Plano de aula - A produção de um vídeo-minuto a partir de slides de apresentação

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Fundamental sobre produção de vídeo-minuto

Plano 10 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gleiciane Rosa Vinote Rocha

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia e vídeo-minuto e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários:
- Computador ou celular;

- Projetor multimídia;

- Internet;
- Programa de edição de vídeos;
- Vídeo-minuto: BLK Mídia. Dicas Para Selfie e Vídeo. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=OOxbgr1c9WE>. Acesso em: 30 out. 2018.

- Reportagem: Tecmundo. Como segurar o seu smartphone na hora de fotografar. Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/como-fazer/40459-como-segurar-o-seu-smartphone-na-hora-de-fotografar.htm>. Acesso em: 30 out. 2018.

- Verbete de enciclopédia: Dicionário Popular. Selfie. Disponível em: <https://www.dicionariopopular.com/selfie/>. Acesso em: 30 out. 2018.

Informações sobre o gênero:

Verbete enciclopédico é um gênero textual de natureza expositiva, encontrado, como o nome já diz, em enciclopédias. Elas são organizadas em verbetes. Eles têm como objetivo apresentar definições e informações sobre um determinado assunto, utilizando linguagem objetiva e impessoal. Podem conter gráficos, ilustrações e subdivisões para complementar as informações. Atualmente, há mais uso das enciclopédias virtuais, sendo a Wikipédia a mais conhecida. Ela é colaborativa, ou seja, todos podem editar e fornecer conteúdo, criando ou modificando um verbete, tornando, assim, o texto dinâmico. A leitura em um verbete enciclopédico impresso e virtual também muda, uma vez que virtualmente ela não é linear e os hipertextos permitem que o leitor opte por diferentes caminhos e textos, aprofundando o tema. O vídeo-minuto tem como objetivo homenagear, criticar, informar ou gerar humor, tendo um tempo determinado em torno de 1 minuto.

Dificuldades antecipadas:

Os alunos podem ter dificuldade para trabalhar com a edição de vídeos.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, Jacqueline P. As práticas de linguagem contemporâneas e a BNCC. Disponível em: <https://www.escrevendoofuturo.org.br/arquivos/7589/npl31.pdf>. Acesso em: 4 set. 2018.

COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
DIONÍSIO, Angela P. Verbetes: um gênero além do dicionário. In: DIONÍSIO, Angela P.; MACHADO, Anna R.; BEZERRA, M. Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
DUQUE, Ana Paula. Redação hipertextual coletiva na Wikipedia. Estudos Linguísticos. Disponível em: <http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/volumes/38/EL_V38N3_02.pdf>. Acesso em: 3 jul. 2018.
LIMA, Vanessa. Verbete digital: análise de gênero na Wikipedia. Revista L@el em (Dis- Revista L@el em (Dis-)curso. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/2991>. Acesso em: 3 jul. 2018.

NERY, Alfredina. Escrita de verbetes enciclopédicos. Revista Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/6043/escrita-de-verbetes-enciclopedicos>. Acesso em: 3 jul. 2018.
PORSCHE, Sandra Cristina. et al. O gênero verbete no ensino. Simpósio Internacional de Gêneros Textuais. Disponível em: <https://www.ucs.br/ucs/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/arquivos/o_genero_verbete_no_ensino.pdf>. Acesso em: 3 jul. 2018.
SILVA, Flavio. Enciclopédia x Wikipedia. Revista Letra Magna. Disponível em: <http://www.letramagna.com/artigo13_XII.pdf>. Acesso em: 3 jul. 2018.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gêneros orais: conceituação e caracterização. Anais do SILEL. Volume 3, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2013.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos. Não dê mais informações para não prejudicar o andamento da atividade realizada na introdução.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

1. Exiba o seguinte vídeo-minuto.
BLK Mídia. Dicas Para Selfie e Vídeo. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=OOxbgr1c9WE>. Acesso em: 30 out. 2018.

2. Em seguida, exiba o seguinte texto e peça a um aluno que o leia:
Tecmundo. Como segurar o seu smartphone na hora de fotografar. Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/como-fazer/40459-como-segurar-o-seu-smartphone-na-hora-de-fotografar.htm>. Acesso em: 30 out. 2018.

Caso não consiga projetar o texto, clique aqui para imprimi-lo.

3. Posteriormente, apresente o seguinte questionamento aos alunos para que respondam, oralmente, numa conversa espontânea:
- O vídeo-minuto e o texto escrito apresentam o mesmo tema. Qual deles traz a informação de forma mais dinâmica? Por quê?

4. Faça uma correção participativa, pedindo aos alunos que respondam de forma espontânea e voluntária às questões. Se nenhum aluno se voluntariar, faça indicações pontuais, estimulando a participação deles, com questões como “Não tem problema errar, o importante é a participação”, “Estamos aqui para aprender juntos”, “Quem gostaria de contribuir” ou outras do tipo. Eles deverão perceber que o vídeo-minuto é uma forma de apresentar os conteúdos de forma mais dinâmica por mesclar o uso de imagens, efeitos de animação, jogo de câmera e narração.

Observação: Para bom andamento desta aula, é preciso que o material seja previamente preparado. Um facilitador é que esta aula seja dada no laboratório de informática da escola. Caso não tenha, uma sugestão é o uso dos celulares dos alunos para busca de imagens e ainda confecção de vídeos ou slides de apresentação*, que se tornarão vídeos. Se a opção for a segunda alternativa, eles devem ser avisados com antecedência para baixar no celular o programa para esse fim e providenciar acesso à Internet.
* Um programa que permite esse tipo de ação é o Movie Maker, mas os alunos podem usar outros que dominem.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

1. Divida a turma em grupos, de acordo com a quantidade de alunos e de computadores ou celulares, assim como segundo as habilidades para edição de vídeos. Tome cuidado para que cada grupo tenha algum aluno que conheça um pouco desse tipo de atividade. Se não for possível, sugira o material complementar, com antecedência, para a turma, a fim de que passem a conhecer técnicas de edição de vídeos.
2. Exiba o verbete de enciclopédia abaixo e peça a três alunos que, de forma alternada, façam a leitura:
Dicionário Popular. Selfie. Disponível em: <https://www.dicionariopopular.com/selfie/>. Acesso em: 30 out. 2018.

Não ultrapasse o tempo de 10 minutos na realização das atividades 1 e 2.

Materiais complementares: Como utilizar o Movie Maker - Professor Valdinei. Como fazer um vídeo incrível com o Movie Maker. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=_wboSlKGhzI>. Acesso em: 30 out. 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

1. Informe aos alunos que o objetivo da aula é selecionar imagens e organizá-las em programas de edição de vídeos ou slides de apresentação, que se transformarão em vídeos, como preparo para a produção de um vídeo-minuto com duração de no máximo 1min40seg, sobre o assunto do verbete lido.
Esclareça que as informações poderão aparecer numa outra ordem, desde que se mantenha um encadeamento de ideias com início, meio e fim.

Para isso, eles devem:

a) Preparar um roteiro escrito, que servirá de base para uma narração futura, contendo as informações do verbete de enciclopédia lido sobre o termo selfie. Lembrando que podem ser feitas alterações no texto, inclusive resumos, já que o tempo máximo é de 1min40seg;
b) Selecionar fotos da Internet que tenham ligação com o roteiro produzido;
c) Agrupar essas fotos em slides de apresentação ou em um outro tipo de programa que permita a transformação em vídeo.

Para isso, dividam as tarefas entre o grupo para que haja um bom gerenciamento do tempo. Escolha quem ficará responsável pela escolha de imagens, quem montará os slides no programa de edição e quem se encarregará da montagem do roteiro. À medida que os responsáveis pelo roteiro o forem produzindo, os demais já vão selecionando imagens e outros as inserindo no programa de edição.

2. Durante a realização das atividades, faça orientações e mediações nas escolhas dos alunos de forma que criem um roteiro sucinto e escolham imagens que tenham relação com o texto que futuramente narrarão.

Fique atento para não ultrapassar o tempo de 28 minutos na realização desta tarefa.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

1. Após a seleção das imagens, sugira a seguinte reflexão para ser respondida, oralmente, pelos alunos:
- Foram encontradas diversas imagens que se relacionavam com o assunto de um dado momento do roteiro. Que critérios foram utilizados por vocês para escolher essas imagens?

2. Peça a alguns alunos que socializem a resposta dada para o questionamento do slide anterior.
Os alunos deverão notar que como se trata de um vídeo, eles optaram por imagens que tinham relação com o roteiro base, mas que também se destacassem seja pelo tamanho, cores ou outro critério.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia e vídeo-minuto e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários:
- Computador ou celular;

- Projetor multimídia;

- Internet;
- Programa de edição de vídeos;
- Vídeo-minuto: BLK Mídia. Dicas Para Selfie e Vídeo. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=OOxbgr1c9WE>. Acesso em: 30 out. 2018.

- Reportagem: Tecmundo. Como segurar o seu smartphone na hora de fotografar. Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/como-fazer/40459-como-segurar-o-seu-smartphone-na-hora-de-fotografar.htm>. Acesso em: 30 out. 2018.

- Verbete de enciclopédia: Dicionário Popular. Selfie. Disponível em: <https://www.dicionariopopular.com/selfie/>. Acesso em: 30 out. 2018.

Informações sobre o gênero:

Verbete enciclopédico é um gênero textual de natureza expositiva, encontrado, como o nome já diz, em enciclopédias. Elas são organizadas em verbetes. Eles têm como objetivo apresentar definições e informações sobre um determinado assunto, utilizando linguagem objetiva e impessoal. Podem conter gráficos, ilustrações e subdivisões para complementar as informações. Atualmente, há mais uso das enciclopédias virtuais, sendo a Wikipédia a mais conhecida. Ela é colaborativa, ou seja, todos podem editar e fornecer conteúdo, criando ou modificando um verbete, tornando, assim, o texto dinâmico. A leitura em um verbete enciclopédico impresso e virtual também muda, uma vez que virtualmente ela não é linear e os hipertextos permitem que o leitor opte por diferentes caminhos e textos, aprofundando o tema. O vídeo-minuto tem como objetivo homenagear, criticar, informar ou gerar humor, tendo um tempo determinado em torno de 1 minuto.

Dificuldades antecipadas:

Os alunos podem ter dificuldade para trabalhar com a edição de vídeos.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, Jacqueline P. As práticas de linguagem contemporâneas e a BNCC. Disponível em: <https://www.escrevendoofuturo.org.br/arquivos/7589/npl31.pdf>. Acesso em: 4 set. 2018.

COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
DIONÍSIO, Angela P. Verbetes: um gênero além do dicionário. In: DIONÍSIO, Angela P.; MACHADO, Anna R.; BEZERRA, M. Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
DUQUE, Ana Paula. Redação hipertextual coletiva na Wikipedia. Estudos Linguísticos. Disponível em: <http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/volumes/38/EL_V38N3_02.pdf>. Acesso em: 3 jul. 2018.
LIMA, Vanessa. Verbete digital: análise de gênero na Wikipedia. Revista L@el em (Dis- Revista L@el em (Dis-)curso. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/2991>. Acesso em: 3 jul. 2018.

NERY, Alfredina. Escrita de verbetes enciclopédicos. Revista Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/6043/escrita-de-verbetes-enciclopedicos>. Acesso em: 3 jul. 2018.
PORSCHE, Sandra Cristina. et al. O gênero verbete no ensino. Simpósio Internacional de Gêneros Textuais. Disponível em: <https://www.ucs.br/ucs/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/arquivos/o_genero_verbete_no_ensino.pdf>. Acesso em: 3 jul. 2018.
SILVA, Flavio. Enciclopédia x Wikipedia. Revista Letra Magna. Disponível em: <http://www.letramagna.com/artigo13_XII.pdf>. Acesso em: 3 jul. 2018.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gêneros orais: conceituação e caracterização. Anais do SILEL. Volume 3, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2013.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos. Não dê mais informações para não prejudicar o andamento da atividade realizada na introdução.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

1. Exiba o seguinte vídeo-minuto.
BLK Mídia. Dicas Para Selfie e Vídeo. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=OOxbgr1c9WE>. Acesso em: 30 out. 2018.

2. Em seguida, exiba o seguinte texto e peça a um aluno que o leia:
Tecmundo. Como segurar o seu smartphone na hora de fotografar. Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/como-fazer/40459-como-segurar-o-seu-smartphone-na-hora-de-fotografar.htm>. Acesso em: 30 out. 2018.

Caso não consiga projetar o texto, clique aqui para imprimi-lo.

3. Posteriormente, apresente o seguinte questionamento aos alunos para que respondam, oralmente, numa conversa espontânea:
- O vídeo-minuto e o texto escrito apresentam o mesmo tema. Qual deles traz a informação de forma mais dinâmica? Por quê?

4. Faça uma correção participativa, pedindo aos alunos que respondam de forma espontânea e voluntária às questões. Se nenhum aluno se voluntariar, faça indicações pontuais, estimulando a participação deles, com questões como “Não tem problema errar, o importante é a participação”, “Estamos aqui para aprender juntos”, “Quem gostaria de contribuir” ou outras do tipo. Eles deverão perceber que o vídeo-minuto é uma forma de apresentar os conteúdos de forma mais dinâmica por mesclar o uso de imagens, efeitos de animação, jogo de câmera e narração.

Observação: Para bom andamento desta aula, é preciso que o material seja previamente preparado. Um facilitador é que esta aula seja dada no laboratório de informática da escola. Caso não tenha, uma sugestão é o uso dos celulares dos alunos para busca de imagens e ainda confecção de vídeos ou slides de apresentação*, que se tornarão vídeos. Se a opção for a segunda alternativa, eles devem ser avisados com antecedência para baixar no celular o programa para esse fim e providenciar acesso à Internet.
* Um programa que permite esse tipo de ação é o Movie Maker, mas os alunos podem usar outros que dominem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

1. Divida a turma em grupos, de acordo com a quantidade de alunos e de computadores ou celulares, assim como segundo as habilidades para edição de vídeos. Tome cuidado para que cada grupo tenha algum aluno que conheça um pouco desse tipo de atividade. Se não for possível, sugira o material complementar, com antecedência, para a turma, a fim de que passem a conhecer técnicas de edição de vídeos.
2. Exiba o verbete de enciclopédia abaixo e peça a três alunos que, de forma alternada, façam a leitura:
Dicionário Popular. Selfie. Disponível em: <https://www.dicionariopopular.com/selfie/>. Acesso em: 30 out. 2018.

Não ultrapasse o tempo de 10 minutos na realização das atividades 1 e 2.

Materiais complementares: Como utilizar o Movie Maker - Professor Valdinei. Como fazer um vídeo incrível com o Movie Maker. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=_wboSlKGhzI>. Acesso em: 30 out. 2018.

Slide Plano Aula

Orientações:

1. Informe aos alunos que o objetivo da aula é selecionar imagens e organizá-las em programas de edição de vídeos ou slides de apresentação, que se transformarão em vídeos, como preparo para a produção de um vídeo-minuto com duração de no máximo 1min40seg, sobre o assunto do verbete lido.
Esclareça que as informações poderão aparecer numa outra ordem, desde que se mantenha um encadeamento de ideias com início, meio e fim.

Para isso, eles devem:

a) Preparar um roteiro escrito, que servirá de base para uma narração futura, contendo as informações do verbete de enciclopédia lido sobre o termo selfie. Lembrando que podem ser feitas alterações no texto, inclusive resumos, já que o tempo máximo é de 1min40seg;
b) Selecionar fotos da Internet que tenham ligação com o roteiro produzido;
c) Agrupar essas fotos em slides de apresentação ou em um outro tipo de programa que permita a transformação em vídeo.

Para isso, dividam as tarefas entre o grupo para que haja um bom gerenciamento do tempo. Escolha quem ficará responsável pela escolha de imagens, quem montará os slides no programa de edição e quem se encarregará da montagem do roteiro. À medida que os responsáveis pelo roteiro o forem produzindo, os demais já vão selecionando imagens e outros as inserindo no programa de edição.

2. Durante a realização das atividades, faça orientações e mediações nas escolhas dos alunos de forma que criem um roteiro sucinto e escolham imagens que tenham relação com o texto que futuramente narrarão.

Fique atento para não ultrapassar o tempo de 28 minutos na realização desta tarefa.

Slide Plano Aula

Orientações:

1. Após a seleção das imagens, sugira a seguinte reflexão para ser respondida, oralmente, pelos alunos:
- Foram encontradas diversas imagens que se relacionavam com o assunto de um dado momento do roteiro. Que critérios foram utilizados por vocês para escolher essas imagens?

2. Peça a alguns alunos que socializem a resposta dada para o questionamento do slide anterior.
Os alunos deverão notar que como se trata de um vídeo, eles optaram por imagens que tinham relação com o roteiro base, mas que também se destacassem seja pelo tamanho, cores ou outro critério.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP38 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano