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Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Produção de textos

Plano de aula - Produção de um infográfico animado

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Fundamental sobre produção de infográficos animados

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Ormastroni De Carvalho Santos

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Juliana Ormastroni
Mentor: Erica Silva
Especialista: Silvia Albert

Título da aula: Produção de um infográfico animado

Finalidade da aula: Elaborar um infográfico animado com base em estudos realizados sobre o gênero anteriormente a fim de mobilizar os conhecimentos construídos acerca da construção composicional, das condições de produção e do estilo do gênero com o objetivo de divulgar os estudos sobre textos de divulgação científica.

 Ano:7º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Infográfico estático e animado/videoaula

Objeto(s) do conhecimento: Estratégias de produção: planejamento e produção de apresentações orais

Prática de linguagem: Produção de texto

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP35/EF69LP36/EF67LP21


Sobre esta aula
: Esta é 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Infográfico estático e animado e videoaula e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Produção de texto.

Materiais necessários: Laboratório de informática para que os alunos possam acessar o programa disponível em <https://www.renderforest.com/pt/Promotional/kinetic-typography-maker>, acesso em: 5 jan. 2019, voltado à elaboração de infográfico animado. Caso a escola não disponibilize laboratório de informática, é possível agendar os computadores e os notebooks disponíveis na escola. Os alunos também poderão usar os próprios celulares.

Pen drive para salvar os infográficos.

Planejamento da produção do infográfico realizada anteriormente.

Informações sobre o gênero: O Infográfico é um gênero que integra modalidades semióticas. Ele pode ser constituído por textos, quadros, legendas,  mapas, números, ícones, ilustrações, fotografias, fundos e tabelas. É preciso esclarecer aos alunos que o gênero Infográfico representa uma mistura, de forma dinâmica, do texto verbal com o não verbal, originando um universo visualmente chamativo. Explique aos seus alunos sobre as esferas em que este gênero circula, principalmente no campo das Práticas de estudo e pesquisa,  com o objetivo de transmitir informações amplas e precisas e promover a compreensão de processos, experiências e fatos científicos. Não se esqueça de mostrar-lhes que existem tanto o infográfico estático quanto o infográfico em movimento/animado (em vídeos), além do infográfico interativo, que demanda uma ação do leitor para acessar, digitalmente, as informações e as explicações. A videoaula, embora tenha marcas de gênero primário, como a oralidade, é considerada um gênero secundário, visto que implica determinados momentos de planejamento e elaboração. A videoaula caracteriza-se ainda pela utilização da mídia audiovisual, a interação assíncrona ou ausência de interação com os alunos e emprego simultâneo de várias linguagens visuais e recursos de áudio. O fato de a videoaula ser gravada possibilita que ela passe por processos de edições e regravações. O uso de roteiros e esquematizações para apresentação das aulas faz com que este gênero constitua mais situações construídas e menos momentos espontâneos, se comparadas a uma aula presencial. Por exemplo, em momentos em que o professor tece cumprimentos e despedidas nas aulas, considerados como acontecimentos espontâneos, simples e, logo, primários, ao integrar as diversas videoaulas, tais momentos transformam-se em formas preconcebidas de um modo de enunciar.

Dificuldades antecipadas:

Os alunos podem encontrar dificuldades em produzir o gênero do discurso infográfico e em utilizar os recursos tecnológicos, o que pode ser superado com o programa disponível em <https://www.renderforest.com/pt/Promotional/kinetic-typography-maker>, acesso em: 5 jan. 2019. O programa é gratuito e fácil de usar.

Lembramos que essa aula pode se desdobrar em outras aulas, conforme a necessidade de tempo dos alunos.

Referências sobre o assunto:

DIONISIO, A. P. Gêneros textuais e multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M; GAYDECZKA, B. ; BRITO, K. S. (Org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p.137-152.

MANFRÉ, Priscila; SAITO, Cláudia L. Nascimento. Para um estudo do gênero textual infográfico. In: CELLI – COLÓQUIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS. 3, 2007, Maringá. Anais... Maringá, 2009, p. 1955-1964. Disponível em: <http://www.ple.uem.br/3celli_anais/trabalhos/estudos_linguisticos/pfd_linguisticos/085.pdf>. Acesso em: 5 ago. 2018.

MUSSIO, Simone Cristina. Transformações contemporâneas: as ressignificações do conceito videoaula tendo em vista a alteração do mídium.  In.: VI Colóquio da ALED Brasil. Trabalhos completos.São Carlos, 2014. Ed. 2, v. 1, n. 2, s/n. Disponível em: <http://www.revistaaledbr.ufscar.br/index.php/revistaaledbr/article/viewFile/59/54>. Acesso em: 5 ago. 2018.

OLIVEIRA, Alexandre; STADLER, Pâmela de Carvalho. Videoaulas: uma forma de contextualizar a teoria na prática. In: 20o CIAED–Congresso Internacional ABED de Educação a distância. 2014, Curitiba. Anais... Curitiba, 2014, p. 1-8. Disponível em: <http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/352.pdf> . Acesso em: 5 ago. 2018.

PACHECO, Mariana do Carmo. Gênero textual infográfico; Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/genero-textual-infografico.htm>. Acesso em: 25 nov. 2018.

PAIVA, F. A. O gênero textual infográfico: leitura de um gênero textual multimodal por alunos da 1ª série do ensino médio. Revista L@el em (Dis-)curso. Volume 3, 2011, p. 87-101. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/1905>. Acesso em: 12 ago. 2018.


Código: LPO7_08SQA14

(EF67LP21) Divulgar resultados de pesquisas por meio de apresentações orais, painéis, artigos de divulgação científica, verbetes de enciclopédia, podcasts científicos etc.

(EF69LP35) Planejar textos de divulgação científica, a partir da elaboração de esquema que considere as pesquisas feitas anteriormente, de notas e sínteses de leituras ou de registros de experimentos ou de estudo de campo, produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como artigo de divulgação científica, artigo de opinião, reportagem científica, verbete de enciclopédia, verbete de enciclopédia digital colaborativa , infográfico, relatório, relato de experimento científico, relato (multimidiático) de campo, tendo em vista seus contextos de produção, que podem envolver a disponibilização de informações e conhecimentos em circulação em um formato mais acessível para um público específico ou a divulgação de conhecimentos advindos de pesquisas bibliográficas, experimentos científicos e estudos de campo realizados.

(EF69LP36) Produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como artigos de divulgação científica, verbete de enciclopédia, infográfico, infográfico animado, podcast ou vlog científico, relato de experimento, relatório, relatório multimidiático de campo, dentre outros, considerando o contexto de produção e as regularidades dos gêneros em termos de suas construções composicionais e estilos.


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