15375
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Produção de textos

Plano de aula - Estratégias de planejamento de poemas de forma fixa e livre

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Ensino Fundamental sobre o planejamento de um poema composto de versos livres e de versos fixos.

Plano 13 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marianna Zaroni Parro

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Poema e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Produção de texto.

Materiais necessários: Computador, projetor multimídia, tela, lápis, papel.

Informações sobre o gênero: O Poema é um gênero literário marcado pela musicalidade, pela subjetividade e pela escrita em versos, os quais podem ser elaborados em forma fixa ou livre, ou seja, que seguem, ou não, padrão e métrica definidos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não ter se apropriado da estrutura dos poemas de forma fixa ou livre ou da construção da métrica.

Referências sobre o assunto:

GEBARA, Ana Elvira Luciano. O poema, um texto marginalizado. In: CHIAPPINI, Lígia (coord.-geral). Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2007.

PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. 2ª Ed. João Pessoa: Idéia, 2002.

SORRENTI, Neusa. A poesia vai à escola: reflexões, comentários e dicas de atividades. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

TERRA, E. Da leitura literária à produção de textos. São Paulo: Contexto, 2018. Capítulo “A poesia” p. 83-98.

TAVARES, B. Contando histórias em versos. Poesia e romanceiro popular no Brasil. São Paulo: Ed 34, 2005. Parte I. A poesia. p.15-57.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Peça para que os alunos se organizem em duplas a fim de favorecer a troca de ideias e o consequente enriquecimento na produção do texto.
  • Apresente aos alunos o título da aula e explique que este será o momento em que, em duplas, eles irão pensar em temáticas para, posteriormente, produzir poemas de forma fixa ou livre.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Organize os alunos em seus grupos de trabalho.
  • Converse com os alunos sobre os temas mais comuns encontrados em poemas. Instigue-os a pensar em escrever poemas sobre outros temas que fujam do senso comum, como amor e sentimentos, e que abordem questões diferentes das que eles estão acostumados a ler, buscando diferentes formas de organização destes poemas. Se julgar necessário, relembre com os alunos as temáticas que foram trabalhadas ao longo dos planos de aula anteriores como manifestações culturais, temas do cotidiano, questões sociais etc. Ao pensar em temas do cotidiano, informá-los que ser algo que aconteceu com eles recentemente ou algo que os tenha marcado muito.
  • Anote as temáticas sugeridas pelos alunos no quadro.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

  • Peça para que os alunos escolham, a princípi de três a quatro temas principais para trabalhar e também a forma (livre ou fixa) em que irão produzir o poema, relembranndo com eles as características dos poemas de forma fixa e de forma livre. Os poemas de forma fixa são organizados em versos e estrofes e possuem esquema de rimas. Já os poemas de forma livre normalmente possuem uma única estrofe e não apresentam rimas. Preencha a tabela com esses dados, coletivamente.
  • Peça para que os alunos pensem e escrevam palavras que estejam relacionadas aos temas que escolheram para a produção textual do poema.
  • Explique que, com base nestas palavras, eles deverão criar o eu-lírico do poema. Peça para que listem uma série de características de quem e como será este personagem, trazendo o máximo de elementos possíveis. Eles também podem se basear em algum personagem de livro ou filme de que gostam. Tendo como base o(s) tema(s) escolhido(s), ou o personagem, incentive-os a compreender quais são os sentimentos e as percepções deste personagem e anotem no caderno.
  • Peça para que, depois desta etapa, os grupos que trabalhem com temáticas semelhantes se reúnam e discutam possíveis abordagens, ou seja, definam a intencionalidade (levar a refletir sobre um tema, emocionar, sensibilizar, fazer uma crítica social, divertir etc.) do poema. Oriente os alunos para que registrem as ideias no caderno, pois elas irão auxiliá-los na produção textual do poema.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Peça para os alunos que compartilhem suas ideias com o restante da sala e deem sugestões em relação à temática escolhida e à abordagem dos outros grupos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Poema e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Produção de texto.

Materiais necessários: Computador, projetor multimídia, tela, lápis, papel.

Informações sobre o gênero: O Poema é um gênero literário marcado pela musicalidade, pela subjetividade e pela escrita em versos, os quais podem ser elaborados em forma fixa ou livre, ou seja, que seguem, ou não, padrão e métrica definidos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não ter se apropriado da estrutura dos poemas de forma fixa ou livre ou da construção da métrica.

Referências sobre o assunto:

GEBARA, Ana Elvira Luciano. O poema, um texto marginalizado. In: CHIAPPINI, Lígia (coord.-geral). Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2007.

PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. 2ª Ed. João Pessoa: Idéia, 2002.

SORRENTI, Neusa. A poesia vai à escola: reflexões, comentários e dicas de atividades. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

TERRA, E. Da leitura literária à produção de textos. São Paulo: Contexto, 2018. Capítulo “A poesia” p. 83-98.

TAVARES, B. Contando histórias em versos. Poesia e romanceiro popular no Brasil. São Paulo: Ed 34, 2005. Parte I. A poesia. p.15-57.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Peça para que os alunos se organizem em duplas a fim de favorecer a troca de ideias e o consequente enriquecimento na produção do texto.
  • Apresente aos alunos o título da aula e explique que este será o momento em que, em duplas, eles irão pensar em temáticas para, posteriormente, produzir poemas de forma fixa ou livre.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Organize os alunos em seus grupos de trabalho.
  • Converse com os alunos sobre os temas mais comuns encontrados em poemas. Instigue-os a pensar em escrever poemas sobre outros temas que fujam do senso comum, como amor e sentimentos, e que abordem questões diferentes das que eles estão acostumados a ler, buscando diferentes formas de organização destes poemas. Se julgar necessário, relembre com os alunos as temáticas que foram trabalhadas ao longo dos planos de aula anteriores como manifestações culturais, temas do cotidiano, questões sociais etc. Ao pensar em temas do cotidiano, informá-los que ser algo que aconteceu com eles recentemente ou algo que os tenha marcado muito.
  • Anote as temáticas sugeridas pelos alunos no quadro.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

  • Peça para que os alunos escolham, a princípi de três a quatro temas principais para trabalhar e também a forma (livre ou fixa) em que irão produzir o poema, relembranndo com eles as características dos poemas de forma fixa e de forma livre. Os poemas de forma fixa são organizados em versos e estrofes e possuem esquema de rimas. Já os poemas de forma livre normalmente possuem uma única estrofe e não apresentam rimas. Preencha a tabela com esses dados, coletivamente.
  • Peça para que os alunos pensem e escrevam palavras que estejam relacionadas aos temas que escolheram para a produção textual do poema.
  • Explique que, com base nestas palavras, eles deverão criar o eu-lírico do poema. Peça para que listem uma série de características de quem e como será este personagem, trazendo o máximo de elementos possíveis. Eles também podem se basear em algum personagem de livro ou filme de que gostam. Tendo como base o(s) tema(s) escolhido(s), ou o personagem, incentive-os a compreender quais são os sentimentos e as percepções deste personagem e anotem no caderno.
  • Peça para que, depois desta etapa, os grupos que trabalhem com temáticas semelhantes se reúnam e discutam possíveis abordagens, ou seja, definam a intencionalidade (levar a refletir sobre um tema, emocionar, sensibilizar, fazer uma crítica social, divertir etc.) do poema. Oriente os alunos para que registrem as ideias no caderno, pois elas irão auxiliá-los na produção textual do poema.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Peça para os alunos que compartilhem suas ideias com o restante da sala e deem sugestões em relação à temática escolhida e à abordagem dos outros grupos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP51 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP31 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano