Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero soneto e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Textos impressos e/ou digitais. Projetor ou quadro digital para apresentação, notebooks ou outro tipo de device para pesquisa na internet e elaboração de material escrito para o evento.
Informações sobre o gênero: Soneto, poema de forma fixa, com 14 versos, cuja formação mais usual é 4-4-3-3 ou 4-4-4-2. Normalmente o soneto apresenta rimas e suas sílabas poéticas são decassílabos ou versos alexandrinos.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade na interpretação dos textos. Não reconhecimento dos recursos paralinguísticos e cinésicos, da gestualidade e da pantomima para a construção de efeitos de sentido. Constrangimento para fazer a leitura expressiva dos sonetos e expor opinião. Esclarecer as dúvidas dos alunos e incentivar a troca de informações nos grupos e entre os grupos para que todos alcancem os objetivos da aula.
Referências sobre o assunto:
ALVES, José Hélder Pinheiro. Caminhos da abordagem do poema em sala de aula. Graphos. João Pessoa, v. 10, n. 1, 2008 – ISSN 1516-1536. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/graphos/article/viewFile/4299/3250>. Acesso em: 17 jul. 2018.
COSTA, Marta Moraes da. Teoria da literatura II. Curitiba: IESDE Brasil, 2008.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Oralidade e escrita. Signótica, 9:119-145, jan./dez. 1997. Disponível em: <file:///C:/Users/USER/Downloads/7396-27693-1-PB.pdf>. Acesso em: 25 out. 2018.
PIGNATARI, Décio. O que é comunicação poética. São Paulo: Brasiliense, 1987.
PLAZA, Júlio. Tradução Intersemiótica. São Paulo: Perspectiva, 2000.
ROJO, Roxane. As relações entre fala e escrita: mitos e perspectivas - caderno do professor. Coleção alfabetização e letramento. Belo Horizonte: Ceale, 2006.
SANTAELLA, Lucia. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal: aplicações na hipermídia. 3. ed. São Paulo: Iluminuras: FAPESP, 2005.
SILVA, E.F.; DE JESUS, W.G. Como e por que trabalhar a poesia na sala de aula. Revista Graduando. Nº 2, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www2.uefs.br/dla/graduando/n2/n2.21-34.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2018.
TEIXEIRA, Madalena Telles; REIS, Maria Filomena. A Organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa. Meta: Avaliação | Rio de Janeiro, v. 4, n. 11, p. 162-187, mai./ago. 2012. Disponível em : <http://www.adventista.edu.br/_imagens/area_academica/files/A%20organiza%C3%A7%C3%A3o%20do%20espa%C3%A7o%20em%20sala%20de%20aula.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Projete ou escreva o título da aula e explique que os alunos participarão de um karaokê de sonetos. Eles devem escolher um soneto para cantar ou declamar.
- Caso ache viável, pode abrir o evento para outras classes ou até mesmo para toda a comunidade escolar, Defina seu objetivo antes de aplicar esta aula. Caso opte por envolver outras classes ou toda a escola, inclua na preparação do evento uma seleção de sonetos que ficará disponível para o público no dia do evento, assim eles poderão escolher o que irão apresentar da mesma forma como acontece nos karaokês musicais.
Materiais complementares: Para acessar um modelo de cardápio para o karaokê, clique aqui.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Informe aos alunos que eles devem organizar o evento, decidindo sobre algumas questões. Por exemplo: haverá acompanhamento de instrumentos/DJ? Quem toca? Quem canta? Quem faz a música para o poema? Para isso eles serão divididos em grupos e deverão preencher um documento apontando as decisões tomadas, especificando os materiais necessários para realização do karaokê e indicando quem será o responsável por cada parte do projeto.
- Cada equipe fará a gestão de um item da organização: divulgação do evento, ordem das apresentações e mestre de cerimônias, música/equipamentos, produção do evento (ambientação da sala, registro das apresentações, suporte no dia do evento etc.). O grupo deve definir qual papel cada um irá desenvolver.
Materiais complementares:
Para acessar um modelo de documento para a organização do evento, clique aqui.
Para acessar a descrição dos itens da organização do karaokê, clique aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- As equipes devem preencher o documento compartilhado e apresentar ao restante da sala o que decidiram. Também devem definir se as apresentações serão em grupo, em dupla ou individual. Pode ser estabelecido um número de inscrições por categoria: solo, dupla ou grupo. As categorias podem ser definidas também pelo autor, época ou tipo de soneto (italiano ou inglês).
- Explique que os grupos deverão providenciar o desenvolvimento de sua parte do projeto e trazer finalizada no dia do evento. Peça que, no documento, indiquem o que irão precisar e providencie o material necessário.
- Crie um formulário online para as inscrições no evento. Projete o link no quadro e peça que os alunos façam sua inscrição no karaokê. Eles podem usar seus celulares, mas disponibilize também um ou mais notebooks ou tablets para este fim. Caso os alunos não decidam durante a aula qual soneto irão apresentar, compartilhe o link para inscrições posteriores, mas estabeleça um prazo para encerramento.
Materiais complementares:
Para acessar um modelo de documento para a organização do evento, clique aqui.
Para acessar um tutorial sobre como criar um Formulário Google, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Logo que finalizarem as inscrições no karaokê, peça que iniciem os ensaios e pensem nos arranjos (para aqueles que optarem por cantar). Não é obrigatório que todos do grupo cantem e, caso se sentirem envergonhados para cantar, explique a possibilidade da declamação.
- Ressalte a importância do treino, tanto para a canção quanto para a declamação, para que eles consigam por meio da pausa, ritmo, entonação e outros elementos emocionar o público no dia do evento.
Materiais complementares: Para acessar um tutorial sobre como criar um Formulário Google, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Retome as orientações sobre a organização do evento, ressaltando a importância de todos cumprirem sua parte para o sucesso do evento.
- Informe que eles devem ensaiar suas apresentações e se preparar bem para o karaokê.
- Antes de encerrar a aula, faça uma provocação: Cantar ou declamar? Escolha alguns alunos para justificar sua escolha no karaokê de sonetos, justificando a preferência por cantar ou declamar.
Observação: Caso julgue necessário, crie um grupo no WhatsApp para facilitar a comunicação e agilizar os preparativos para o karaokê.