15311
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Produção de textos

Plano de aula - Planejando notícias online

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Planejando notícias online

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniela Aparecida Vieira

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Daniela Vieira
Mentor: Conceição Maria Alves
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Planejando notícias online
Finalidade da aula: Elaborar um roteiro para produção de notícias a fim de planejar uma notícia online com base nos temas pesquisados, no roteiro e em suas características composicionais.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Notícia online
Objeto(s) do conhecimento: Relação do texto com o contexto de produção e experimentação de papéis sociais. Estratégia de produção: planejamento de textos informativos
Prática de linguagem: Produção de textos
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP06/EF67LP09
Esta é a 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso dest plano em sequência.  

Código: LPO7_01SQA13

(EF67LP09) Planejar notícia impressa e para circulação em outras mídias (rádio ou TV/vídeo), tendo em vista as condições de produção, do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. –, a partir da escolha do fato a ser noticiado (de relevância para a turma, escola ou comunidade), do levantamento de dados e informações sobre o fato – que pode envolver entrevistas com envolvidos ou com especialistas, consultas a fontes, análise de documentos, cobertura de eventos etc.–, do registro dessas informações e dados, da escolha de fotos ou imagens a produzir ou a utilizar etc. e a previsão de uma estrutura hipertextual (no caso de publicação em sites ou blogs noticiosos).

(EF69LP06) Produzir e publicar notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens, reportagens multimidiáticas, infográficos, podcasts noticiosos, entrevistas, cartas de leitor, comentários, artigos de opinião de interesse local ou global, textos de apresentação e apreciação de produção cultural – resenhas e outros próprios das formas de expressão das culturas juvenis, tais como vlogs e podcasts culturais, gameplay, detonado etc.– e cartazes, anúncios, propagandas, spots, jingles de campanhas sociais, dentre outros em várias mídias, vivenciando de forma significativa o papel de repórter, de comentador, de analista, de crítico, de editor ou articulista, de booktuber, de vlogger (vlogueiro) etc., como forma de compreender as condições de produção que envolvem a circulação desses textos e poder participar e vislumbrar possibilidades de participação nas práticas de linguagem do campo jornalístico e do campo midiático de forma ética e responsável, levando-se em consideração o contexto da Web 2.0,


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas