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Plano de aula - Quantas Horas?

Plano de aula de Matemática com atividades para 2o ano do EF sobre Quantas Horas?

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Livia Cardozo Amarante

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Lívia Cardozo Amarante

Mentora: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidades da BNCC

(EF02MA19) Medir a duração de um intervalo de tempo por meio de relógio digital e registrar o horário do início e do fim do intervalo.

Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Relatar em linguagem verbal ou não verbal sequência de acontecimentos relativos a um dia, utilizando, quando possível, os horários dos eventos, (EF01MA16)

Objetivos Específicos

Compreender as diferenças entre os relógios analógicos e digitais;

Passar as horas dos relógios analógicos para digitais e vice e versa.

Conceito chave

Relógio analógico e digital

Recursos necessários

Folhas de atividades

Lápis e  borracha


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 e 4)

Orientações: Coloque os alunos em círculo, faça uma roda de conversa relembrando sobre os tipos de relógios que eles conhecem, e para que servem. Apresente no slide a conversa entre João e Guilherme. Pergunte se eles conhecem o relógio analógico e digital, e se algum aluno utiliza e sabe ver as horas neles. Se na sala de aula tiver algum relógio, aproveite para explorar. Compare o relógio analógico, que tem ponteiros, ao digital, que as horas são marcadas por números. Ouça as respostas dos alunos e acrescente novos questionamentos de acordo com o conhecimento da turma.

Propósito: Lembrar como são os relógios analógicos e digitais.

Discuta com a turma:

- Para que serve um relógio?

- Na sua casa tem relógio digital? E analógico?

- Qual a diferença entre relógio analógico e digital

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 e 4)

Orientações: Após a conversa inicial, apresente a atividade aos alunos. Agora, podem sentar em duplas para refletirem juntos sobre as questões. A atividade de retomada consiste em passar as horas de um relógio analógico para digital, e vice versa. Solicite que os alunos tentem verificar a hora marcada no relógio analógico de João. Deixe que discutam e exponham suas ideias. Incentive-os a passar a hora para o relógio digital. Lembre que os horários que os alunos terão que marcar nos relógios analógicos depois do meio dia (12 horas) são representados por 13, 14, 15, 16 e assim por diante, até completar as 24 horas ou meia noite (24 horas ou 0 horas); que os primeiros dois números representam as horas, e os dois números finais os minutos; e ainda que separamos as horas dos minutos por dois pontos ( : ). Agora, os alunos deverão verificar a hora marcada no relógio digital de Guilherme e passar para o relógio analógico de João. Deixe que façam a tentativa. Antes que o professor relembre os conceitos, é necessário ouvir e perceber os conhecimentos prévios dos alunos. Estimule os alunos a se expressarem oralmente, questione-os sobre os ponteiros do relógio, para que serve o pequeno e o grande. Após a exposição dos alunos, o professor pode falar sobre o relógio analógico, explicar sobre os ponteiros, o maior representa as horas e o menor representa os minutos. Que o dia tem 24 horas, que cada hora tem 60 minutos. Depois, solicite que exponham suas respostas e os caminhos que utilizaram para realizar a atividade.

Propósito: Lembrar os conceitos sobre os relógios analógicos e digitais.

Discuta com a turma:

- Você consegue ler as horas em relógios digitais? E em analógicos?

- Qual dos ponteiros no relógio analógico representa as horas, o maior ou menor?

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos (slides 5 a 7)

Orientações: Converse com os alunos sobre as noções que eles têm a respeito da duração do tempo, como por exemplo quanto tempo eles acreditam que demoram ao sair de casa até a escola. Peça que anotem num papel e calculem que horas teriam que sair de casa para chegar a tempo na escola. É importante verificar se eles já têm essa noção. Deixar que exponham para os colegas suas considerações. Após essa conversa inicial, solicite aos alunos que individualmente iniciem a leitura da atividade e façam as primeiras análises. Questione-os sobre o enunciado, se preciso leia novamente em voz alta. Utilize as anotações dos alunos para fazer uma comparação, como por exemplo, quem acredita que leva o mesmo tempo que os personagens no trajeto de casa até a escola. Propor que os alunos calculem mentalmente outros horários, como por exemplo se saíssem de casa às 12 horas, que horário os personagens chegariam à escola.

O Guia de Intervenção também pode te ajudar a perceber as principais dificuldades dos alunos em relação à aula.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Consulte aqui mais informações sobre Medida de Tempo.

Você também pode ver esse vídeo que ensina a ler as horas em relógios analógicos e digitais.

Para saber mais sobre trocas que fazem os alunos avançarem clique aqui.

Propósito: Analisar as primeiras considerações sobre a questão.

Discuta com a turma:

- Quem demora mais tempo para chegar à escola, João, Karina ou Ana?

- Quem chega primeiro?

- Se eles saíssem de casa às 12 horas, que horário chegariam à escola?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos (slides 5 a 7)

Orientações: Nesse momento, solicite que os alunos formem grupos com 3 componentes. Os grupos deverão discutir para encontrar os horários corretos para fazerem as marcações nos relógios digitais e analógicos. Deixe que façam suas hipóteses de marcações nos relógios. Após a atividade, peça que os grupos socializem suas respostas e as marcações nos relógios.

Professor, é importante observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, faça as intervenções necessárias com o objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem.

Propósito: Realizar marcações nos relógios analógicos e digitais.

Discuta com a turma:

- 13 horas corresponde a que horas? E 17 horas?

- Qual a diferença entre o relógio analógico e o digital?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos (slides 5 a 7)

Orientações: Ainda em grupos, passe para esse slide que tem uma nova proposta, agora do horário de saída da escola para o trajeto até a casa. Perceba que agora os alunos terão que refletir que o tempo gasto para a ida até a escola é o mesmo tempo para o retorno para a casa. Pode surgir na discussão que o tempo gasto para a volta para casa seja maior por conta de ter que passar em algum outro lugar, parar na padaria etc, ou menor por voltar de carro ou moto. Essa discussão é válida, aproveite então essas questões para que os alunos façam a estimativa de tempo, como por exemplo de carro demora mais ou menos tempo, etc. Circule pela sala verificando se os alunos estão interagindo e discutindo sobre a atividade. Proponha aos grupos que socializem suas respostas. Eles podem ir no quadro, desenhar um relógio análogico e outro digital e marcar as horas.

Propósito: Realizar marcações nos relógios analógicos e digitais.

Discuta com a turma:

- Quanto tempo você gasta para voltar para casa após a escola? É o mesmo tempo que leva na ida?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 10)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem suas estratégias e resoluções, passe para esta série de slides. Neles, os alunos verão passo a passo a compreensão das questões referentes ao momento de chegada na escola e da chegada em casa, e a marcação nos relógios analógicos e digitais. Apresente aos alunos a confusão de Carolina sobre a ordem de chegada das crianças na escola. Questione-os sobre o tempo que cada um demora para chegar à escola, quem leva mais tempo, quem leva menos tempo etc. Em seguida, promova um debate, peça que os alunos se dividam na sala de acordo com a resposta que acham correta, letra A, B ou C. Peça que os alunos expliquem porque escolheram cada letra.

Propósito: Refletir sobre o tempo gasto por cada aluno chegar à escola e ordenar corretamente.

Discuta com a turma:

- Qual a letra está com a ordem correta de chegada na escola? Como vocês chegaram nessa conclusão?

- Quem levar mais tempo será o primeiro a chegar à escola? Ou menos tempo?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 10)

Orientações: Nesse slide, os alunos deverão refletir sobre o horário de entrada na escola (13 horas) e se ocorreu algum atraso de acordo com o tempo que cada um gasta para chegar. E também sobre o retorno para casa. Questione se concordam com o pensamento de Carolina. Deixe que exponham sua opinião.

Propósito: Refletir sobre o tempo gasto por cada aluno chegar à escola e em casa.

Discuta com a turma:

- Você concorda com Carolina, Karina chegou atrasada na escola?

- No final da aula, quem chegou em casa primeiro? Foi João, como Carolina acredita?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 10)

Orientações: Apresente aos alunos as marcações nos relógios de Carolina e peça que analisem. Questione-os sobre o que aconteceu com as marcações nos relógios de Carolina, se concordam ou não. Deixe que exponham suas ideias. Solicitar que a sala se divida ao meio, aqueles que acham as marcações de Carolina corretas e os que acham que estão incorretas. O grupo que acha que está incorreta, peça que exponham sua opinião e digam onde está o erro. Verifique se irão perceber que dois relógios analógicos estão com os ponteiros invertidos.

Propósito: Discutir sobre as marcações nos relógios analógicos e digitais.

Discuta com a turma:

- Se João chega na escola 12h40min saindo de casa às 12h30min, quanto tempo demorou? Está correto?

- Se Karina chegou na escola à 1 hora, é correto afirmar que chegou atrasada?

- Você concorda com as marcações nos relógios que Carolina fez?

- Como saber as horas que devem ser marcadas nos relógios?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade, retomando com os alunos os passos que seguiram para realizar as marcações nos relógios analógicos e digitais.

Propósito: Encerrar a aula retomando os caminhos percorridos para a realização das atividades.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 12 e 13)

Orientações: Entregue para os alunos a atividade, deixe que leiam individualmente e façam a análise do enunciado da questão e realizem a atividade. Solicite que atentem-se ao enunciado e as horas marcadas em cada relógio. Esse é o momento de perceber se todos os alunos avançaram na aprendizagem, então procure identificar e anotar os comentários de cada um e registre as soluções na lousa.

Propósito: Avaliar o processo de aprendizagem em relação ao conhecimento sobre as marcações de horas em relógios analógicos e digitais.

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 12 e 13)

Orientações: Nesse momento os alunos realizarão as marcações nos relógios analógicos, porém com uma diferença de 20 minutos sobre os relógios digitais. É o momento de verificar a aprendizagem dos alunos.

Propósito: Avaliar o processo de aprendizagem em relação ao conhecimento sobre as marcações de horas em relógios analógicos e digitais.

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Lívia Cardozo Amarante

Mentora: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidades da BNCC

(EF02MA19) Medir a duração de um intervalo de tempo por meio de relógio digital e registrar o horário do início e do fim do intervalo.

Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Relatar em linguagem verbal ou não verbal sequência de acontecimentos relativos a um dia, utilizando, quando possível, os horários dos eventos, (EF01MA16)

Objetivos Específicos

Compreender as diferenças entre os relógios analógicos e digitais;

Passar as horas dos relógios analógicos para digitais e vice e versa.

Conceito chave

Relógio analógico e digital

Recursos necessários

Folhas de atividades

Lápis e  borracha

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 e 4)

Orientações: Coloque os alunos em círculo, faça uma roda de conversa relembrando sobre os tipos de relógios que eles conhecem, e para que servem. Apresente no slide a conversa entre João e Guilherme. Pergunte se eles conhecem o relógio analógico e digital, e se algum aluno utiliza e sabe ver as horas neles. Se na sala de aula tiver algum relógio, aproveite para explorar. Compare o relógio analógico, que tem ponteiros, ao digital, que as horas são marcadas por números. Ouça as respostas dos alunos e acrescente novos questionamentos de acordo com o conhecimento da turma.

Propósito: Lembrar como são os relógios analógicos e digitais.

Discuta com a turma:

- Para que serve um relógio?

- Na sua casa tem relógio digital? E analógico?

- Qual a diferença entre relógio analógico e digital

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 e 4)

Orientações: Após a conversa inicial, apresente a atividade aos alunos. Agora, podem sentar em duplas para refletirem juntos sobre as questões. A atividade de retomada consiste em passar as horas de um relógio analógico para digital, e vice versa. Solicite que os alunos tentem verificar a hora marcada no relógio analógico de João. Deixe que discutam e exponham suas ideias. Incentive-os a passar a hora para o relógio digital. Lembre que os horários que os alunos terão que marcar nos relógios analógicos depois do meio dia (12 horas) são representados por 13, 14, 15, 16 e assim por diante, até completar as 24 horas ou meia noite (24 horas ou 0 horas); que os primeiros dois números representam as horas, e os dois números finais os minutos; e ainda que separamos as horas dos minutos por dois pontos ( : ). Agora, os alunos deverão verificar a hora marcada no relógio digital de Guilherme e passar para o relógio analógico de João. Deixe que façam a tentativa. Antes que o professor relembre os conceitos, é necessário ouvir e perceber os conhecimentos prévios dos alunos. Estimule os alunos a se expressarem oralmente, questione-os sobre os ponteiros do relógio, para que serve o pequeno e o grande. Após a exposição dos alunos, o professor pode falar sobre o relógio analógico, explicar sobre os ponteiros, o maior representa as horas e o menor representa os minutos. Que o dia tem 24 horas, que cada hora tem 60 minutos. Depois, solicite que exponham suas respostas e os caminhos que utilizaram para realizar a atividade.

Propósito: Lembrar os conceitos sobre os relógios analógicos e digitais.

Discuta com a turma:

- Você consegue ler as horas em relógios digitais? E em analógicos?

- Qual dos ponteiros no relógio analógico representa as horas, o maior ou menor?

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos (slides 5 a 7)

Orientações: Converse com os alunos sobre as noções que eles têm a respeito da duração do tempo, como por exemplo quanto tempo eles acreditam que demoram ao sair de casa até a escola. Peça que anotem num papel e calculem que horas teriam que sair de casa para chegar a tempo na escola. É importante verificar se eles já têm essa noção. Deixar que exponham para os colegas suas considerações. Após essa conversa inicial, solicite aos alunos que individualmente iniciem a leitura da atividade e façam as primeiras análises. Questione-os sobre o enunciado, se preciso leia novamente em voz alta. Utilize as anotações dos alunos para fazer uma comparação, como por exemplo, quem acredita que leva o mesmo tempo que os personagens no trajeto de casa até a escola. Propor que os alunos calculem mentalmente outros horários, como por exemplo se saíssem de casa às 12 horas, que horário os personagens chegariam à escola.

O Guia de Intervenção também pode te ajudar a perceber as principais dificuldades dos alunos em relação à aula.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Consulte aqui mais informações sobre Medida de Tempo.

Você também pode ver esse vídeo que ensina a ler as horas em relógios analógicos e digitais.

Para saber mais sobre trocas que fazem os alunos avançarem clique aqui.

Propósito: Analisar as primeiras considerações sobre a questão.

Discuta com a turma:

- Quem demora mais tempo para chegar à escola, João, Karina ou Ana?

- Quem chega primeiro?

- Se eles saíssem de casa às 12 horas, que horário chegariam à escola?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos (slides 5 a 7)

Orientações: Nesse momento, solicite que os alunos formem grupos com 3 componentes. Os grupos deverão discutir para encontrar os horários corretos para fazerem as marcações nos relógios digitais e analógicos. Deixe que façam suas hipóteses de marcações nos relógios. Após a atividade, peça que os grupos socializem suas respostas e as marcações nos relógios.

Professor, é importante observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, faça as intervenções necessárias com o objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem.

Propósito: Realizar marcações nos relógios analógicos e digitais.

Discuta com a turma:

- 13 horas corresponde a que horas? E 17 horas?

- Qual a diferença entre o relógio analógico e o digital?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos (slides 5 a 7)

Orientações: Ainda em grupos, passe para esse slide que tem uma nova proposta, agora do horário de saída da escola para o trajeto até a casa. Perceba que agora os alunos terão que refletir que o tempo gasto para a ida até a escola é o mesmo tempo para o retorno para a casa. Pode surgir na discussão que o tempo gasto para a volta para casa seja maior por conta de ter que passar em algum outro lugar, parar na padaria etc, ou menor por voltar de carro ou moto. Essa discussão é válida, aproveite então essas questões para que os alunos façam a estimativa de tempo, como por exemplo de carro demora mais ou menos tempo, etc. Circule pela sala verificando se os alunos estão interagindo e discutindo sobre a atividade. Proponha aos grupos que socializem suas respostas. Eles podem ir no quadro, desenhar um relógio análogico e outro digital e marcar as horas.

Propósito: Realizar marcações nos relógios analógicos e digitais.

Discuta com a turma:

- Quanto tempo você gasta para voltar para casa após a escola? É o mesmo tempo que leva na ida?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 10)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem suas estratégias e resoluções, passe para esta série de slides. Neles, os alunos verão passo a passo a compreensão das questões referentes ao momento de chegada na escola e da chegada em casa, e a marcação nos relógios analógicos e digitais. Apresente aos alunos a confusão de Carolina sobre a ordem de chegada das crianças na escola. Questione-os sobre o tempo que cada um demora para chegar à escola, quem leva mais tempo, quem leva menos tempo etc. Em seguida, promova um debate, peça que os alunos se dividam na sala de acordo com a resposta que acham correta, letra A, B ou C. Peça que os alunos expliquem porque escolheram cada letra.

Propósito: Refletir sobre o tempo gasto por cada aluno chegar à escola e ordenar corretamente.

Discuta com a turma:

- Qual a letra está com a ordem correta de chegada na escola? Como vocês chegaram nessa conclusão?

- Quem levar mais tempo será o primeiro a chegar à escola? Ou menos tempo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 10)

Orientações: Nesse slide, os alunos deverão refletir sobre o horário de entrada na escola (13 horas) e se ocorreu algum atraso de acordo com o tempo que cada um gasta para chegar. E também sobre o retorno para casa. Questione se concordam com o pensamento de Carolina. Deixe que exponham sua opinião.

Propósito: Refletir sobre o tempo gasto por cada aluno chegar à escola e em casa.

Discuta com a turma:

- Você concorda com Carolina, Karina chegou atrasada na escola?

- No final da aula, quem chegou em casa primeiro? Foi João, como Carolina acredita?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 10)

Orientações: Apresente aos alunos as marcações nos relógios de Carolina e peça que analisem. Questione-os sobre o que aconteceu com as marcações nos relógios de Carolina, se concordam ou não. Deixe que exponham suas ideias. Solicitar que a sala se divida ao meio, aqueles que acham as marcações de Carolina corretas e os que acham que estão incorretas. O grupo que acha que está incorreta, peça que exponham sua opinião e digam onde está o erro. Verifique se irão perceber que dois relógios analógicos estão com os ponteiros invertidos.

Propósito: Discutir sobre as marcações nos relógios analógicos e digitais.

Discuta com a turma:

- Se João chega na escola 12h40min saindo de casa às 12h30min, quanto tempo demorou? Está correto?

- Se Karina chegou na escola à 1 hora, é correto afirmar que chegou atrasada?

- Você concorda com as marcações nos relógios que Carolina fez?

- Como saber as horas que devem ser marcadas nos relógios?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade, retomando com os alunos os passos que seguiram para realizar as marcações nos relógios analógicos e digitais.

Propósito: Encerrar a aula retomando os caminhos percorridos para a realização das atividades.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 12 e 13)

Orientações: Entregue para os alunos a atividade, deixe que leiam individualmente e façam a análise do enunciado da questão e realizem a atividade. Solicite que atentem-se ao enunciado e as horas marcadas em cada relógio. Esse é o momento de perceber se todos os alunos avançaram na aprendizagem, então procure identificar e anotar os comentários de cada um e registre as soluções na lousa.

Propósito: Avaliar o processo de aprendizagem em relação ao conhecimento sobre as marcações de horas em relógios analógicos e digitais.

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 12 e 13)

Orientações: Nesse momento os alunos realizarão as marcações nos relógios analógicos, porém com uma diferença de 20 minutos sobre os relógios digitais. É o momento de verificar a aprendizagem dos alunos.

Propósito: Avaliar o processo de aprendizagem em relação ao conhecimento sobre as marcações de horas em relógios analógicos e digitais.

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

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